Moscou é uma das cidades mais lindas do mundo e que tem ícones famosos e imperdíveis numa visita. A Praça Vermelha e suas atrações por si só já valem a viagem à Russia. Mas a cidade ainda tem museus excelentes, suas Estações de Metrô que mais parecem salas de museus e atraem turistas do mundo todo. Além disso, ainda conta com o grande Teatro Bolshoi em Moscou, que hospeda uma das maiores companhias de Ballet do mundo: a Bolshoi Ballet Academy.
Ballet Bolshoi em Moscou
Aliás, o Bolshoi tinha um atrativo extra para mim nesta viagem que fiz a Moscou. Afinal, o Ballet Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia e ela fica exatamente na minha terra natal, em Joinville (Santa Catarina). Como eu já havia visto algumas apresentações na terrinha, durante o famoso Festival de Dança de Joinville, que acontece todos os anos na minha cidade, eu queria muito ver uma apresentação em Moscou. Infelizmente, não foi possível ver um balé, mas o Teatro eu conheci, assim como assisti uma ópera! Então, conto algumas coisas aqui para vocês.
[vc_message message_box_color=”pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Afinal ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
[/vc_message]
Teatro e Ballet Bolshoi
História
O Teatro Bolshoi foi fundado em 1776, quando o príncipe Peter Urusov ganhou da Imperatriz Catarina II da Rússia o direito exclusivo de realizar em Moscou show e comédias musicais. Ele então se associou ao empresário inglês Michael Maddox para fundar o Teatro Público de Moscou. Os primeiros atores eram servos do príncipe e as performances eram encenadas primeiramente em uma casa particular.
Apenas em 1780, quando Maddox transformou-se em único proprietário foi construído um edifício para a companhia na Praça Petrovskaya (agora Teatralnaya) no local do teatro atual. O primeiro o teatro foi chamado de Teatro Petrovsky, já que ficava nesta que era uma das principais ruas da cidade.
Em 1805 o fogo destruiu o edifício, arruinando Maddox e trazendo o teatro para o controle do estado. O que o fez ser rebatizado de Teatro Imperial. 20 anos mais tarde, o prédio foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) e construído de acordo com planos por Andrei Mikhailov para abrigar espetáculos de ópera e balé. Só então passou a ser chamado de Teatro Bolshoi.
Em 18 de janeiro de 1825, o novo Teatro Bolshoi foi reaberto. E foi encenado o ballet Cinderela, do compositor catalão Fernando Sor, com o Ballett Cendrillon.
O palco do Bolshoi foi o primeiro a ver muitas obras notáveis de compositores russos e estreias históricas. Como exemplo, em 4 de março de 1877, o famoso bailado O Lago dos Cisnes de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, foi encenado ali. E também várias composições de Sergei Rachmaninoff.
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]
Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!
[/vc_message]
Renovação do Teatro
Entre julho de 2005 e outubro de 2012 o teatro esteve em profunda remodelação. O edifício, cujas estruturas vem de três eras diferentes, estava bem degradado. Por isto, ele necessitava de uma renovação completa. No início das obras, os técnicos descobriram que a instabilidade do edifício era maior do que a esperada. Isto porque o prédio é estaqueado em postes de madeira e fica em uma parte originalmente pantanosa do centro de Moscou. Por causa disto, as obras se prologam por seis anos.
Estima-se que os custos de renovação totalizaram 25,5 bilhões de rublos, que é o equivalente a quase um bilhão de euros. Mas os números oficiais indicam somente a metade deste valor.
A renovação incluiu a restauração da qualidade acústica original, que foi perdida depois de modificações feitas durante e época soviética. Para isto, equipamentos de som e iluminação de última geração foram instalados. Bem como, retornou-se à decoração original, que remonta à estética da Rússia Imperial. A propósito, isto deu ao ambiente uma atmosfera mais íntima, semelhante a de um teatro da corte czarista.
Dicas de viagem: 12 dicas de viagem para a Rússia (sem complicação!)
Teatro Bolshoi em Moscou
O Teatro Bolshoi é sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou. Também conhecida como Academia de Balé Bolshoi, Companhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi. Aliás, ela é uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo. E seu corpo de profissionais conta com famosos cantores locais, dançarinos, condutores, diretores, além de coreógrafos.
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
[/vc_message]
Prédio do Teatro Bolshoi em Moscou
O prédio do Teatro Bolshoi em Moscou é um dos mais belos e um dos melhores edifícios de teatro do mundo. De fato, ele tem um estilo único do classicismo russo. Fora que ele é um importante ponto turístico moscovita, assim como de toda a Rússia.
Tanto que a sua icônica fachada neoclássica foi cunhada em uma moeda russa moderna (prata) e impressa na nota de 100 rublos. Ali estão as 8 grandes colunas encimadas por uma escultura de Apolo na Carruagem do Sol (o símbolo do movimento eterno da arte e da vida) . Certamente, uma construção imponente, que faz jus à sua história e aos corpo de ballet que abriga.
Imponência
O Bolshoi em Moscou é a segunda maior casa de ópera da Europa (depois de La Scala, em Milão), sendo conhecida pelo seu tamanho e excelente acústica. Mesmo seu prédio tendo sido reconstruído e renovado diversas vezes em sua história, o padrão de qualidade se manteve.
O belo edifício é decorado internamente em vermelho e com estuque dourado. Além disso, ele possui murais no teto e enorme lustre de cristal. O palco tem 21 metros de altura, 25 metros de comprimento e 26 metros de largura. Fora estas medidas incríveis, o prédio dá lugar a 2.153 espectadores. As antessalas também são belíssimas e cheias de lindos lustres.
O Teatro Bolshoi em Moscou fica numa praça, a Teatralnaya Ploshad. Em frente do prédio está uma fonte, que estava congelada nos -7 graus que peguei durante minha visita no fim de março.
O Bolshoi em Moscou
O nome do Teatro Bolshoi em russo é Большой театр e significa “Grande Teatro”. O nome vem da palavra russa Большой “Bolshoi”, que quer dizer “grande”.
Em Moscou e em São Petersburgo haviam apenas dois teatros. Um deles destinado à ópera e ao ballet (estes eram conhecidos como Teatros Bolshoi) e outro para tragédias e comédias. A ópera e o ballet eram considerados mais nobres que o drama, e a ópera foi nomeada o “Grande Teatro”. Já o teatro de teatro, era conhecido como “teatro pequeno”, ou teatro de “Maly”, Малиый que é pequeno em russo.
É difícil estimar a importância do Teatro Bolshoi em Moscou para a Rússia. Sem dúvida, ele é uma atração cultural famosa e extremamente respeitada em todo o mundo. Não só por suas criações imortais e seu magnífico edifício, mas também por fazer parte da história russa e mundial.
Importância
Desde a sua criação, o Teatro Bolshoi em Moscou sedia sua companhia de ballet, e é o lar do grupo de bailado Bolshoi. Muitos dos grandes ballets do mundo se apresentaram no teatro Bolshoi em Moscou. Incluindo algumas estreias importantes, como o balé de Tchaikovsky, Lago dos Cisnes, que estreou no teatro no dia 4 de março de 1877. O Bolshoi em Moscou também foi o local da estreia do grande diretor francês, Marius Petipa, com a produção Don Quixote, um Grand Ballet em 4 Atos-8 Cenas, e música de Léon Minkus.
Ao passo que o Bolshoi em Moscou assume seriamente o papel do teatro nacional da Rússia, a política é garantir que 70% do seu repertório seja composto de obras-primas russas. Nos últimos anos, a empresa fez todos os esforços para aumentar o número de obras apresentadas de compositores russos do século XX que não foram executadas ou pouco realizadas na União Soviética. Deste modo, algumas das mais recentes e emocionantes adições ao repertório foram ballets e óperas de Prokofiev, Shostakovich, Stravinsky, etc.
No Teatro Bolshoi em Moscou operam cerca de 900 atores, dançarinos, cantores e músicos. Mas por ser uma companhia de dança mundialmente famosa, as grandes estrelas estão geralmente em turnê por todo o mundo. E portanto, é raro conseguir vê-los em Moscou. O que aconteceu comigo…
Assistindo uma apresentação no Teatro Bolshoi em Moscou
Para os amantes genuínos da ópera e do ballet, e grandes conhecedores, vale a pena fazer alguma pesquisa antes de escolher a apresentação que se deseja ver. Com efeito, a qualidade pode ser variável. De fato, não é tudo que se vê no Teatro Bolshoi em Moscou tem a qualidade do seu ballet, por exemplo.
Mas a grande maioria das pessoas estão interessadas na experiência de conhecer o teatro e ver de perto a beleza deslumbrante do cenário e da atmosfera histórica (eu!). Deste modo, qualquer apresentação ali deve ser mais do que suficiente para garantir uma noite verdadeiramente memorável.
Dica de viagem: Como driblar o fuso horário nas viagens internacionais!
Comprando bilhetes
Você pode comprar bilhetes na internet, direto no site do Teatro Bolshoi. Mas também pode comprar na bilheteria do teatro em Moscou. No entanto, algumas performances vendem muito rápido, por isso pode valer a pena se organizar e comprar online antecipadamente.
As vendas começam cerca de 2-3 meses antes do espetáculo. Caso você queira muito ver uma apresentação e não tenha conseguido comprar os bilhetes, saiba que existem revendedores de bilhetes na frente da entrada do teatro. Mas esteja preparado para pagar um valor superfaturado.
Para fazer a compra online você vai precisar ter um cartão de crédito Visa ou Mastercard. Um voucher vai ser enviado por e-mail e este voucher você vai precisar imprimir e trocar numa bilheteria do teatro própria para isto. Lá eles vão te entregar um bilhete original.
Preste atenção no horário de abertura desta bilheteria. Esta informação vai junto com o voucher, e prestando atenção nela, você não corre o risco de ir até o teatro e encontrar a bilheteria fechada. Isto porque ela não fica aberta sempre.
O site do teatro é muito bom e oferece todas informações necessárias (em inglês). Assim sendo, pode-se consultar o mapa de assentos e a visibilidade de cada lugar, o calendário de apresentações, assim coo os valores mínimos e máximos dos ingressos de cada apresentação (em rublos). Ale´m destas informações, voê pode foicar sabendo os tipos de apresentações que estão acontecendo, como chegar no teatro, além da venda de bilhetes.
Atenção!
Crianças menores de 10 anos não podem entrar no teatro nas apresentações noturnas.
Informações Práticas
Endereço
1, Teatralnaya Ploshad, Moscow, 103009, Russia
Telefone da bilheteria: +7 (495) 455-5555.
Bilheteria abre diariamente entre 12:00 e 19:00 com pausa entre 15:00 e 16:00.
[vc_gmaps link=”#E-8_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”]
Como chegar no Teatro Bolshoi em Moscou
Metrô
As estações mais próximas são a Teatralnaya (saída Bolshoi Theatre), Okhotnyi Ryad (saída Theatre Square) e Ploshad Revolutsii.
Sites oficiais do Bolshoi
Vale a pena comprar antecipadamente:
Chip de celular!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Respostas de 7
Olá Karina nossa q post completo,acabou minhas duvidas…mas em compensação ao restante da viagem a Moscou Afif,só dúvidas….teria alguma ideia de Alguns guias q falam português. Brocas
Fico feliz em saber que ajudei! 🙂
Infelizmente não conheço nenhum guia na cidade. Quando eu fui, um conhecido indicou uma portuguesapara mim, mas ela estava de férias bem quando estive na cidade e não guardei o telefone. Uma pena…
Mas ótima viagem ia vc!
Oi Carina, como eu gostaria que existisse este seu post em 2011 quando fui para a Russia… Teria me poupado muito trabalho. Está completissimo, e endosso todas as suas informações de como comprar os ingressos on line nos sites diretamente. Nos revendedores era exatamente o dobro do que pagamos. Vi o Dom Quixote no Bolshoi (naquele prédio anexo) pois como voce bem disse no post o grande estava em reforma. Mas foi maravilhoso assim mesmo. Vi também o Lago do Cisne no Mariinsky em São Petersburg. Agora fiquei com agua na boca de conhecer o Bolshoi reformado.
Acredita que quando fiquei uma semana a trabalho em Joinville não consegui ver o Bolshoi do Brasil? Bjs
Oi, Flora!!
Hora de voltar! Tanto para Moscou, como para Joinville! 😉
Super obrigada pela tua visita e adorei teu comentário endossando as informações.
Um beijo grande pra vc!
Oi Carina, excelente post e super completo, mesmo!
Obrigada, Pedro! Vindo de um expert em Rússia como vc, é um tremendo elogio!!
Obrigada!
Super beijo pra vc!