Esse Roteiro Cuba para curtir 10 dias em uma das ilhas mais controversas do Caribe mistura um pouco de tudo o que há de melhor no país: praia, cultura e história. Então, ele foi especialmente elaborado para quem vai viajar de forma independente e não quer apenas ficar nos resorts de praia.
Certamente, este Roteiros para Cuba foi pensado para oferecer quase todas as experências que a ilha tem. Mas uma viagem é pouco para aproveitar tudo. Dessa forma, tive de abrir mão de alguns lugares. Então, foi difícil eliminar lugares que estavam iluminando meu coração como Santiago de Cuba, Baracoa e Cayo Largo. Entretanto, o tempo sempre acaba sendo um limitante para nós viajantes. Então, apesar dos pesares, temos que aprender a lidar com isso.
Eu mesma só me dei conta do montante de coisas para fazer em Cuba, quando comecei a pensar no nosso roteiro. Mas uma coisa é certa, o seguro viagem (saúde) é obrigatório para TODOS os visitantes.
Então, segue um Roteiro Cuba que acredito ser perfeito para quem está indo para Cuba pela primeira vez. Pensei nos meus erros e acertos durante a viagem, e criei esse post para vocês aqui no Viajoteca!
Dicas para curtir Cuba e ser feliz!
Roteiro Cuba: 10 Dias
Esse roteiro foi desenhado para os viajantes que tem Havana como ponto de chegada e partida. Então, a partir dali querem misturar um pouco de cidades, praias e história. Acima de tudo, para aqueles que não querem se deslocar entre um ponto e outro de avião.
Abaixo coloquei os número de dias que acho ideal para cada local. Mas dependendo do seu gosto, você pode aumentar mais dias em Havana ou Varadero, por exemplo, como preferir.
Quantos dias em Cuba (cidade a cidade)
Havana: 3 dias (4 noites)
Santa Clara: 1/2 dia
Cienfuegos: 1/2 dia (1 noite)
Trinidad: 1 dia (2 noites)
Varadero: 2 ou 3 dias
Ps: esse roteiro garante uma experiência geral de cada lugar. Por fim, ele brinda com um descanso merecido em Varadero, uma praia paradisíaca perto de Havana. Então, se você tiver mais tempo, saiba que Havana merece 4 dias. Ou seja, o ideal é 3 dias para conhecer o principal e o último para voltar aos lugares preferidos ou explorar lugares mais distantes.
Abaixo vamos aos detalhes…
> CASAS PARTICULARES EM CUBA (DICAS PARA HAVANA, CIENFUEGOS, TRINIDAD E VARADERO)
> RESERVE SEU HOTEL OU CASA PARTICULAR NO BOOKING!
O que fazer em Cuba
Roteiro Detalhado de Cuba
Dia 1 – Havana – Habana Vieja
Havana Vieja é um deleite! Apesar da quantidade imensa de turistas que perambulam por lá, vale muito a pena curtir tudo com muita calma. A pobreza pode assustar um pouco, mas vale a pena ver como vive o povo de verdade.
Abaixo menciono os principais pontos para se visitar de Habana Vieja, em uma order que você também pode seguir. Mas minha dica é se permitir sair das ruas principais. Dessa forma, você vai descobrir a Havana Vieja que ainda não foi restaurada.
O que fazer em Havana Vieja:
- Plaza de San Francisco de Asis
- Plaza Vieja (minha favorita)
- Calle (Rua) Mercederes (Ps: Tome um café expresso no Hotel Florida, o Kiko, marido, disse que foi um dos melhores que já tomou na vida)
- Calle Obispo
- Plaza de la Catedral
- La Bodeguita del Medio (lotadíssima e perdeu o charme)
- Plaza das Armas
Muita gente gosta de fazer um city tour por Havana em um dos carros conversíveis, aqui em uma opção bem recomendada.
Se sobrar tempo, vá visitar o parque militar Morro-Cabaña, escolhendo entre a Fortaleza de San Carlos de La Cabaña OU o Castillo de los Tres Santos Reys Magnos del Morro. Aliás, todas as noites às 21h tem a cerimônia do “cañonazo”, para quem se interessar.
Adorei ter ido tomar um drink no finalzinho da Calle Aguiar, no Cafe de los Artistas (Calle Aguiar No 22 bajos (Callejon de los Peluqueros) e/ Ave, de las Missiones y Peña Pobre).
Dia 2 – Havana – Vedado & un poquito más
Vedado foi a região que nos hospedamos e onde a antiga aristocracia cubana e internacional costumava viver. Então, são tantos casarões e mansões por ali, que a gente fica atordoada. Por isso, caminhar por aquelas ruas me deixou imaginando a riqueza que já passou por aquele lugar.
Nós fizemos todos esses trajetos a pé, mas quem não curte, deve pegar um táxi entre os locais mais distante. Se você for caminhar entre o cemitério e a Plaza de la Revolution, vá pela rua da entrada principal (Calle Zapata). Pois, as outras entradas e ruas adjacentes podem ser perigosas.
O que fazer em Vedado e Região:
- Cemitério Cristobal Colón (abre entre 8h – 17h) – precisa contratar um guia
- Plaza de la Revolucion
- Hotel Habana Libre (o show noturno é um mico, apesar da vista ser bonita)
- Copelia Ice Cream (tem a fila dos locais, para comprar o sorvete mais barato, e a fila dos turistas. Eu não tive paciência de esperar a fila dos locais, então, fui tomar o sorvete na vendinha dos turistas. Confesso que a fama é melhor que o gosto, pois pela minha experiência, o Copelia é um sorvete kibom com cobertura! (risos)
- Edifício Focsa (feio que só ele!)
- Hotel Nacional (entre para tomar um daiquiri olhando o malecon, no final da tarde é ainda mais bonito)
- Tribuna Anti-Imperialista x Embaixada Americana (interessante ver um prédio ao lado da outro)
- Malecon (minha experiência foi que somente a parte em frente ao Hotel Nacional que fica muvucado a noitinha, o resto do dia, é bem tranquilo. Carros passam o tempo todo, mas pessoas, não muitas!)
Se quiser ir a noite no Social Club, um dos bares mais famosos de Havana, compre aqui antecipadamente, eu não fui!
Dia 3 – Havana – Habana Centro
Eu achei essa região do Habana Centro um emaranhado de tudo o que eu esperava de Havana. Ou seja, uma avenida linda com carrões antigos passando. Ao adentrar pelas ruas dos bairros, me deparei com prédios caindo aos pedaços, além de jineteros querendo me tirar um dinheiro. Mas também tem vários lugares para tomar café e muita história.
O que fazer em Habana Centro:
- Casa Partagás (só visitei a loja, não me empolguei em fazer o tour)
- Saratoga Hotel
- Capitolio Nacional (quando fui estava fechado para visitação)
- Parque central
- Floridita
- Museo Nacional de Bellas Artes
- Museo Nacional de Bellas Artes (Arte Cubana)
- Paseo de Marti
- Museo de La Revolucion (entre 09 – 17h – PRECISA VISITAR)
- Monumento Maximo Gomex
Sugestão para almoço: Cafe & Boutique Jacqueline Fumero [Calle Compostela No. 1, esquina a Cuarteles, Plazuela del Angel] ou Habana 61 [Calle Habana No. 61]
Sugestão de jantar em Havana (Paladares):
Los Amigos Restaurante, Calle M No. 253 esquina a 19, Vedado [barato e bom para almoço também]
Cafe Laurent, Penthouse, 257 Calle M (entre 23 e 25), Vedado – reserve mesa na varanda
Atelier, Calle 5ta e/ Paseo y 2, Vedado
El Coninero, Calle 26, Vedado
Dia 4 – Havana > Cienfuegos (pit-stop em Santa Clara)
Estávamos em um grupo de 4 pessoas e contratamos um motorista para nos levar de Havana a Cienfuegos, com direito a uma breve paradinha em Santa Clara.
Para quem está acostumado com arquitetura do interior do Brasil, especialmente interior de São Paulo, não vai se surpreender com Cienfuegos e nem com Santa Clara. Mas preciso ressaltar, que a cidade que nossa amiga alemã mais gostou foi Cienfuegos. Então, lavo minhas mãos (risos), e chego mais uma vez a conclusão que gosto é como bunda, cada um tem a sua!
O legal de Cienfuegos e Trinidad é que o número de turistas que as visitam é mínimo. Então, para aqueles que buscam cidades que ainda não se corromperam ao turismo de massa, essas duas são interessantes.
Santa Clara (3 horas):
Uma das cidades mais avant-guard de Cuba por causa da Universidade. Mas o que leva os turistas à Santa Clara, certamente é o apego histórico com um dos personagens mais marcantes da revolução: “Che Guevara”.
O que fazer em Santa Clara:
- Conjunto Escultórico Comandante Ernesto Che Guevara
- Parque Vidal & Centrinho da cidade
- Fábrica de Tabacos Constantino Pérez Carrodegua
- Monumento a la Toma del Trem Blindado
Cienfuegos
Fundada em 1819, Cienfuegos foi um dos povoados mais recentes de Cuba e com forte influência francesa. Um dos cantores mais famosos do país, Benny Moré, chamava “a pérola do sul” de casa.
O que fazer em Cienfuegos:
- Parque Jose Marti & prédios ao seu redor
- Passeo del Prado & estatua do Benny Moré
- Pier da Calle 29 (no pôr do sol)
Sugestão para jantar: Las Mamparas, Calle 37 # 4004 | Entre 40 y 42.
Dia 5 – Cienfuegos > Rancho Luna > Trinidad
Nesse dia, contratamos mais uma vez um motorista. Dessa vez, para nos levar a Trinidad, mas combinamos que iríamos parar por algumas horas na região praiana de Cienfuegos, Rancho Luna. Apesar de não ter achado a praia nada espetacular, foi gostoso colocar o pé na areia e relaxar um pouco. Ficamos lá cerca de 3 horas tomando sol, antes de seguir estrada para Trinidad.
Dependendo da época, fique de olho na estrada, tem milhares de caranguejos “suicidas” atravessando a pista, fiquei impressionada.
No final da tarde, já instalados na nossa casa particular, fomos dar nossa primeira olhada em Trinidad.
Dia 6 – Trinidad
Essa cidade foi minha queridinha desse Roteiro Cuba e não ficarei surpresa se várias outras pessoas tiverem a mesma impressão. Histórica, compacta e amigável, Trinidad é para Cuba, assim como Paraty é para o Brasil.
O que fazer em Trinidad
Manhã: faça como todo bom turista e vá para a Playa Alcon relaxar.
A tarde, quando o sol baixar, vá explorar a cidade. Pela minha experiência, o gostoso é ir passeando sem pressa, sem muito destino. Achei o roteiro dado pelo guia Lonely Planet tão bacaninha, que vou deixar aqui o mapinha para vocês seguirem:
Sugestão para jantar em Cienfuegos: Sol Ananda, Real 45 | Frente a la Plaza Mayor.
Dia 7, 8, 9 e 10 – Trinidad > Varadero > Havana
Apesar de termos ficado somente um dia inteiro curtindo Varadero, eu recomendo pelo 2 dias para relaxar e poder voltar para casa feliz! Sendo que o ideal mesmo seriam uns 3 dias… 🙂
Contei toda nossa experiência em Varadero nesse post: “Varadero sem resort… sim, é possível!“
Conclusão Roteiro Cuba, 10 dias
E foi assim que tivemos dias mais que especiais em Cuba, descobrindo e entendendo um pouco mais da história tão tumultuada da ilha! Valeu cada segundo e fico me perguntando, porque demorei tanto para visitá-la!
Então, espero que esse Roteiro Cuba te ajude a montar sua viagem e que você também tenha uma viagem linda. Ah! Depois volta aqui e me conta o que achou. 😉
Respostas de 14
Ola Mirela tudo bem?
Eu vou viajar sozinha e adorei todas as dicas
Oi Rosi,
Que bom que gostou… espero que sua viagem seja bem especial. 🙂
Abs
Boa tarde,
Percebi que alugaram taxi para fazer todo estes percursos, mas pergunto se foi só de ida, visto que ficam a dormir fora de Havana ?
obrigado
Olá! Gostaria de saber qual foi mais ou menos o custo da viagem? Obrigada!
Oi Beatriz, Tudo bem?
Para ser sincera não fiz a conta certinha dessa viagem.
Eu acredito que eu e o Kiko gastamos cerca de US$200 por dia, mas a gente curti muito ir em restaurantes legais no jantar, então, esse custo pode cair consideravelmente, se não gastar com isso.
Abs
Olá Mirella, muito legal o seu post. Pretendo viajar para Cuba em breve e usarei seu post como guia. Apenas uma pergunta: os translados entre as cidades foi acertado lá mesmo ou vocês já tinham algum contato? QUando custa em média os translados para as cidades que visitaste?
Obrigada
Oi Juliane,
Obrigada pelas palavras, todos os transfers eu fui conseguindo lá mesmo com o pessoal das casas, eles costumam ser sempre muito solicitos. Eu só reservei com antecedência o transfer que ia nos pegar no aeroporto, fiz isso com o próprio pessoal da casa em Havana.
Eu não lembro o valor que pagamos, mas como estávamos em 4 pessoas, achamos que compensou e não gastamos tempos com ônibus.
Abs
Estimada Mirella, boa tarde! Gostaríamos de fazer o mesmo roteiro de Cuba em 10 dias. Se não se incomodar, poderia indicar as hospedagens que ficou (Principalmente em Varadero)?
Abraço fofor. Parabéns e obrigado
Luciano e Analuiza
Oi Luciano, Tudo bem?
Aqui estão todas as dicas das casas particulares que ficamos em Cuba: https://www.viajoteca.com/casas-particulares-em-cuba/
Mais dicas de Cuba aqui no Viajoteca, clique nesse link: https://www.viajoteca.com/category/destinos/americas/america-central/cuba/
Abs,
Mirella
Gente, adorei!!
Opa! Que legal…
Você está pensando em viajar para Cuba? Quando vai?
Abs
AMEI o roteiro!! To me baseando nele, claro! Bjs
Oi Mari,
Essa post foi em sua homenagem, você sabe, né?
Espero que curta Cuba tão quanto nós gostamos!!!
Bjão
Post perfeito, aliás, o Blog é completo. Gosto demais. Parabéns.