Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por igrejas. Bem como, se tem uma coisa que fizeram muito bem aqui na França, foram as igrejas. Certamente, uma mais encantadora que a outra, com sua arquitetura especial, sua história, lendas. Por isso, quero apresentar a vocês, uma das mais famosas catedrais da França, a Catedral de Chartres.
Sem dúvida, esta igreja vale o passeio! Inclusive, este é um dos bate volta mais famosos de Paris. Então venha conhecer ela e descobrir seus encantos! Se tiver a oportunidade, vá a Chartres e conheça a Catedral. Afinal, não é à toa que esta Catedral incrível está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Chartres é a mais representativa e completa catedral gótica da França. Assim como, é uma das mais impressionantes obras arquitetônicas do mundo.
+ BATE E VOLTA DE PARIS – 18 PASSEIOS DE 1 DIA DESDE PARIS
+ PRIMEIRA VEZ EM PARIS – O QUE VISITAR EM PARIS

Catedral de Chartres
Obra-prima da arte dos séculos XII e XIII, a Catedral de Nossa Senhora de Chartres sempre foi o fervor dos peregrinos e visitantes. Ela é a expressão do cristianismo no Ocidente. Além de contar com uma arquitetura fascinante, ela é cheia de pedras e contrastes. Chartres tem inúmeras cruzes, torres, rosas e rosetas de tirar o fôlego. Ela foi planejada de forma que a luz entra por grandes janelas com seus lindos vitrais que contribuem para a beleza e prestígio do local.

História
Quando o viajante “moderno” chega ao município de Chartres, sua primeira visão ainda acaba sendo a magnífica e grandiosa catedral. A visão ainda é a mesma que encantou os religiosos do século XIII. Da mesma forma que acontece hoje, eles também peregrinavam até a catedral medieval, que era denominada Notre-Dame de Chartres. Sem dúvida, de uma beleza admirável, onde suas cúpulas se elevam até os céus e sua arquitetura gótica é de tirar o fôlego.
A Catedral de Chartres foi construída por Fulberto de Chartres e infelizmente incendiou-se em 1194. Imediatamente, iniciaram as obras de reconstrução. Mas, devido inúmeros fatores, elas se prolongaram por durante 60 anos.
A parte adicionada porteriomente mais importante foi a torre noroeste, dita Clocher Neuf. Ela foi concluída em 1513 e veio para equilibrar a composição imposta pela primeira torre, que foi erguida em 1160. Inclusive, sua construção representa o ápice do movimento artístico gótico que vigorou na França neste período.
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
A Catedral de Chartres
A vasta nave foi desenhada em puro estilo ogival. Já os adornos são estátuas finamente esculpidas em meados do século XII. Além destas, as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII embelezam ainda mais. Sem dúvida, elas estão todas em notável estado de conservação. Por fim, tudo isto combina de maneira perfeita para formar uma obra-prima inigualável.
A igreja tem uma área superior a 10000 m², ou seja, ela é realmente enorme. Deste modo, ela conta com 130 metros de comprimento e sua largura máxima tem 46 metros.



Vitrais da Catedral de Chartres
No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII. De tal sorte que elas proporcionam um magnífico efeito luminoso no interior da Catedral. Sem dúvida, é possível ver belíssimas imagens quando a luz atravessa estes vitrais. As cores azuis, verdes, vermelhas, amarelas se destacam e enfeitam o ambiente de maneira inigualável.
Apesar da grande quantidade de vitrais, o interior da Catedral é escuro, assim como a Catedral Notre-Dame de Paris. Entretanto, na minha opinião, este é o seu maior charme. Pois, são as cores dos vitrais se mesclam e iluminam a parte interna da Catedral.
Só para exemplificar, alguns vitrais retratam episódios famosos das Sagradas Escrituras. Os quais tinham como objetivo traduzir as ideias do Cristianismo para os peregrinos que não tiveram estudo e que visitavam o local.
Nestes 2.500 m² de vidros repletos de cores, três rosáceas se destacam e são famosas por si só. Entre elas, está a Rosácea do Juízo Final, que data mais ou menos de 1215. Outro ponto importante a observar é a cor dentro da igreja, ali predomina a cor “azul Chartres“. Este é um tom de azul que, dizem, só se via na Catedral. Quer seja verdade, ou não, a cor está eternamente impressa nos vitrais deste templo.

Véu de Maria
Sem dúvida, um dos maiores atrativos da igreja é um mítico recanto (na foto abaixo). Ele atrai inúmeros fiéis que por lá passam para contemplar o véu, que crêem ser, de Maria. Diz a lenda, que Maria o usava no momento do nascimento de Jesus Cristo. Milagrosamente, o véu não foi destruído pelo fogo que consumiu boa parte da Catedral.

Fachadas da Catedral
Quando você for visitar a catedral, não deixe de observar suas fachadas. Elas são verdadeiras obras primas. A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante graças a uma série de esculturas de meados do século XII.
O pórtico principal contém um magnífico relevo de Jesus Cristo glorificado. Já a fachada do transepto meridional (ou nave transversal) organiza-se em torno a imagens do Novo Testamento. Esta fachada narra o Juízo Final e foi feita entre 1224 e 1250. Enquanto que o pórtico oposto, que fica situado no lado norte, é dedicado ao Antigo Testamento e ao advento de Cristo. Inclusive, ele se destaca pela impressionante qualidade do grupo escultórico dedicado à Criação.



Interior da Catedral de Chartres
Outra coisa que chama atenção de quem entra na igreja é um desenho no chão, na superfície da nave. Na sua esfera central, há um imenso círculo de mármore preto e branco. O que ali se encontra, constitui praticamente a essência da Catedral, embora seja um símbolo pagão. Este é o famoso Labirinto de Pedra, uma das maiores atrações da Catedral de Chartres.
Embora, o labirinto tenha somente 12,89 metros de extensão, seu caminho repleto de curvas atinge os 261,55 metros. Antes de mais nada, ele representa a viagem dos peregrinos na direção da Terra Sagrada. Por isso mesmo, o labirinto é conhecido como “A Jornada para Jerusalém“. Inclusive, parece que tem uma ligação mística entre as profecias sobre esta cidade sagrada e o labirinto.
Aliás, Chartres era considerada o centro do Planeta na Idade Média. De modo, que isto é reproduzido neste templo pelo labirinto. Assim como, a narrativa do Juízo Final, retratada nos vitrais.

Aliás, nos fundos da Catedral, você encontrará um outro labirinto em seus jardins.


Curiosidades
- A catedral é dedicada ao culto mariano, dai seu nome Notre-Dame de Chartres.
- A torre sul da catedral termina numa flecha muito simples. Aliás, esta flecha foi alvo de muitos comentários de artistas e escritores ao longo dos tempos. A “única no mundo”, conforme dizia Charles Péguy sobre ela.
- A catedral de Chartres possui o mais importante conjunto de vitrais do século XIII. Impressionamente, eles são muito bem conservados. Inclusive, por causa dessa quantidade de vitrais e esculturas, ela é chamada de “a Bíblia feita de pedra”.
- Surpreendentemente, existem 3.500 estátuas dentro da catedral. E, adicionando o número de representações dos vitrais, são 9000 personagens representados na catedral. Somente a fachada tinha 24 grandes estátuas, das quais hoje restam apenas 19, e mais de 300 figuras.

- Os 176 vitrais da Cateral constituem a maior superfície de vitrais expostas num só lugar do mundo. Deste modo, a catedral tem 2.600 m² de vitrais dos séculos XII e XIII. Entretanto, somente três vidraças restam do século XII, com o seu inimitável azul cobalto.
- A cripta exterior é a maior da França. Ela tem três profundas capelas romanas, que são enquadradas por quatro capelas góticas menores do século XIII.

Não perca
Uma linda apresentação de luzes acontece todas as noites, de 11 de abril a 10 de outubro, na fachada da Catedral de Chartres. Com efeito, todo patrimônio da cidade Chartres fica maravilhoso. Isto porque a Catedral e muitos outros prédios da cidade se iluminam para a Fête de la Lumière.
Aliás, este é um dos principais eventos da cidade e é belíssimo. A festa conta com muita luz e música, e o que se vê ali é deixar qualquer um de queixo caído. Fora que a Catedral fica incrivelmente linda! Se tiver a oportunidade, visite a cidade neste período. É imperdível!



Informações Práticas sobre a Catedral de Chartres
Endereço
Cloître Notre Dame, 18, Chartres.
www.diocesechartres.com/cathedrale
http://cathedrale-chartres.monuments-nationaux.fr/en
Horário de funcionamento
A catedral abre diariamente das 8h30 às 19h30.
Entretanto, a catedral está aberta até mais tarde durante os meses de Julho e Agosto. Nestes meses acontecem o Soirées Autrement e a igreja fica aberta até às 22h nas terças, sextas e domingos.
Por favor, note que o fluxo de visitantes na Catedral é interrompida durante a missa e outros serviços, para respeitar a meditação e a oração.
Preço
A entrada na Catedral é gratuita.
Entretanto, eles oferecem uma visita guiada ao custo de € 6,20 (visita guiada – adultos).
Também é possível subir nas torres da igreja para apreciar a vista da cidade. Mas a subida nas torres da igreja também é cobrada e custa €7 (tarifa adulto). Crianças, idosos e estudantes têm tarifas diferenciadas.
COMO CHEGAR
Chartres fica à 97 km a sudoeste de Paris e a 76 km a noroeste de Orleans. Independente de como você vai até lá, ao chegar na cidade, você vai avistar a Catedral de longe. Já que ela fica numa colina, é muito fácil de avistá-la. E a visão da catedral é incrível.
TREM SAINDO DE PARIS
Em Paris você pegará o trem na Gare Montparnasse. Uma vez que tem trem direto para Chartres, a viagem é bem tranquila e levará cerca de uma hora. Os bilhetes custam cerca de €35 ida e volta.
DE CARRO
Caso você optar por ir de carro, pegue a periferia em sentido da A10 / A11. Então, siga as indicações para Le Mans. Depois de alguns quilômetros, você verá a saída para Chartres claramente marcada. Vai ser mais ou menos 1h30 de viagem, entretanto sempre depende do movimento da periferia.
Respostas de 7
Oi Martinha!
Tenho interesse em conhecer a Catedral de Chartres, principalmente para ver de perto e caminhar sobre esse labirinto.
Li em algum lugar que o labirinto fica descoberto apenas todas as sextas feiras, após a Páscoa. E isso ocorre até outubro.
Confere a informação?
Quero programar uma visita a catedral exatamente pra isso. E não posso errar a data dessa visita.
Beijos
Oi Evian, tudo bem?? Isso mesmo.. O labirinto está aberto todas as sextas-feiras entre as 10h e as 17h, desde a Quaresma (dependendo do ano, em datas diferentes) até ao Dia de Todos os Santos (1 de novembro). Vai adorar o passeio, a Catedral num todo é linda =)
Depois me conte o que achou! Bjs!
Martinha, sobre sua paixão por igrejas… já leu Os Pilares da Terra, de Ken Follet? Vai curtir muito!
Tenho o livro mas ainda não li Adri. Obrigada pela dica. Vou começar hoje mesmo. 🙂
Esse livro é muito bacana, já li o livro e assisti a série…
Ambos excelentes!
Boa dica da Dri.
bjos nas duas