Todo mundo adora procurar restaurantes e dicas de comidinhas imperdíveis durante as viagens, não é mesmo? Mas já parou pra pensar que existem drinks pelo mundo que são super clássicos e fazem parte da história do país ou cidade onde foi inventado?
Se empolgou com esse negócio de bebericar por aí? Então, vem comigo dar a volta ao mundo em 10 coquetéis!
Drinks pelo Mundo
Uma volta ao mundo em 10 drinks
Sling – Singapura
Para começar esse giro dos drinks pelo mundo, que tal começarmos com o drink de Singapura, o famoso Sling.
O Sling foi inventando no início do século XX, pelo bartender Ngiam Tong Boon, no Long Bar, do luxuoso e clássico Raffles Hotel, que aliás é uma das atrações turísticas de Singapura. Além se um excelente hotel para se hospedar, tem bares e restaurantes para qualquer pessoa interessada.
Ele é um coquetel avermelhado com gosto um tanto quanto peculiar; mistura suco de abacaxi, gin, cointreau e outros tantos ingredientes.
Apesar do Sling ter sido inventado no Long Bar, hoje encontramos esse coquetel em menus de muitos bares e restaurantes de Singapura, além de vários lugares ao redor do mundo.
Dicas de Singapura:
O que fazer no Gardens by the Bay em Singapura
Universal Studios de Singapura
Piña Colada – Porto Rico
Um dos meus drinks favoritos desta volta ao mundo em 10 drinks foi inventado pelo bartender Ramón Monchito Romero, depois de longos 3 meses de experimentação.
Em 1978, a Piña Colada virou o coquetel nacional de Puerto Rico e sua fama se espalhou pelo mundo! Que alegria!!!!
A Piña Colada é um coquetel baseado em leite de coco, suco de abacaxi e rum. Super refrescante, geladinho, docinho e delicinha!
Dizem que é um drink com “cara de menina”, mas eu acho que ele combina com verão, calor e com qualquer pessoas que queira bebê-lo!
3 Dias em San Juan, Porto Rico
Pimm’s – Inglaterra
Quando a temperatura fica quente no Reino Unido, todo mundo já sabe que chegou a estação dos Pimm’s!
Esse drink da Inglaterra é muito refrescante e com jeitão de chá gelado, mas que na verdade é composta de gim (o tal pimm’s britânico), limonada/sprite/schepps citrus, gelo e frutinhas. Ou seja, a resposta da Inglaterra para a Sangria espanhola.
A primeira vez que experimentei Pimm’s foi com a Helo em um pub super legal em Greenwich (Londres). Então, nada mais justo que colocar a fotinho dela aí do lado para nos inspirar!
A Helo costumava escrever no aposentado Mi Bloguito.
8 lugares para ver Londres do alto
Pisco Sour – Peru
O legendário Pisco Sour tem origem no Peru, mas muitos outros países também o adotaram como seu, incluindo o Chile. Diz a lenda que o Pisco Sour nasceu em Lima no Morris Bar e foi servido pela primeira vez por volta de 1920. Contudo, alguns estudiosos relatam que o povo Creolo já fazia o drink desde 1903, mas sem um nome específico.
Histórias a parte, o importante é que Pisco Sour é delicioso e os principais ingredientes são o pisco (bebida alcóolica), limão, açúcar, clara de ovo, gelo e angostura.
Sugestão de Roteiro: 1 dia em Lima, Peru
Sangria – Espanha
Mais um drink pelo mundo muito refrescante e das bandas europeias.
A Sangria é a cara da Espanha e atualmente popular no mundo inteiro, especialmente quando acompanhada de tapas (petiscos espanhois).
A origem da bebida Sangria vem da época dos romanos, quando eles trouxeram as primeiras mudas de vinhas para a Espanha. O vinho naquela época era apreciado com ervas e especiarias, mas hoje são as frutinhas que dão o charme e o sabor delicioso do drink.
O nome Sangria vem da coloração que lembra a cor de sangue.
* A foto eu peguei emprestada da querida Viagem com Vivi.
Mais dicas da Espanha
Bairro Gótico em Barcelona num tour guiado
Daiquiri – Cuba
Diz a lenda que o Daiquiri foi criado em Cuba, por Jennings Cox, durante uma festa em 1905.
Quando o engenheiro se viu sem ingredientes alcoólicos para entreter os amigos com os clássicos drinks da época, ele inovou e a mistura de limão, rum bacardi, açúcar e muito gelo picadinho, o sucesso foi instantâneo!
O nome Daiquiri veio da praia próxima a mina de ferro em que Cox trabalhava.
Atualmente, o Daiquiri tem muitas versões para alegrar a maioria dos paladares. E Cuba merece uma salva de palmas, pois além do Daiquiri ela também nos presenteou com o Mojito! Viva Cuba!
* Imagem por idointeractive no flickr
Bellini – Italia
Bellini para mim é uma combinação perfeita de um coquetel para qualquer festa que eu esteja presente!
Um drink leve, charmoso e refrescante. Bellini combina prosecco (o champagne italiano) e nectar de pêssego!
O drink foi inventado em 1948 por Giuseppe Ciprini, o barman do Hary’s Bar em Veneza, aliás, essa é uma dica para quando for a Veneza, pois o bar ainda existe. O nome Bellini foi dado em homenagem ao artista renascentista Giovanni Bellini.
Sem dúvida um dos meus coqueteis favoritos!
* Foto por Mixed Cocktails
Mais dicas de Veneza:
As pontes mais famosas de Veneza
African Obsession – África do Sul
Quem gosta de licores da África do Sul, certamente vai se apaixonar pelo Africa Obsession, pois ele mistura ingredientes como o amarula, creme de cacau, amaretto, gelo e leite (ou creme de leite). Portanto, um drink leitoso, encorpado e delicioso.
Ele nasceu na Cidade do Cabo em um bar de frente ao mar, chamado Baraza. Então, marque na agenda para saborear o African Obsession, no lugar onde ele nasceu! Uma experiência e tanto!
Mais dicas da África do Sul:
Santa Lucia, um destino imperdível na Africa do Sul
Onde ver rinoceronte na Africa do Sul
A imperdível Table Mountain na Cidade do Cabo
Manhattan – Estados Unidos
Drink americano super clássico e famoso, o Manhattan nunca saiu de moda, assim como Nova York!
Confesso que ele sofreu algumas leves modificações desde sua versão original, mas continua chique, elegante e super característico! Composto de whiskey (ou bourbon), vermouth e bitters, o drink provavelmente ganhou o mundo em uma das festa do bar Manhattan Club em homenagem ao pai de Winston Churchill em 1874
* A foto é da Simone, da Clinica Aiki em São Carlos/SP, uma amiga querida que adora bebericar e que produziu esse Manhattan em casa!
Mais dicas de NY:
Melhores Musicais da Broadway em Nova York
Ponte do Brooklyn, história e curiosidades
Caipirinha – Brasil
E claro que não poderia esquecer da nossa caipirinha! Eu amo!!!
Dizem que a caipirinha foi inventada em Piracicada, interior de São Paulo, mas ninguém consegue dizer ao certo. Uma versão é que ela evolui de uma mistura medicinal até chegar na versão que conhecemos hoje, enquanto outros afirmam que foi inventada por latifundiários da região para enaltecer a importância da produção da cana de açucar.
Independente de onde e como surgiu, o fato é que a caipirinha é a cara do Brasil e a adoramos em todas as versões: caipiroska, saquerinha etc…
Mais dicas de lugares para tomar caipirinha:
Curtiram essa lista com 10 drinks pelo mundo?
Há muitos drinks pelo mundo que além de gostosos de degustar, fazem parte da história e cultura de países ou cidades. Espero que tenham gostado da minha seleção de coquetéis e sem dúvida já deu para dar a volta ao mundo bebericando acima, não é mesmo?
Coincidentemente, depois que escrevi esse post, descobri que o pessoal do blog 360 Meridianos já havia publicado um post semelhante, mas a Natália focou na receita dos drinks, enquanto eu fiquei entretida nas histórias.
Agora conta pra gente, qual o seu drink favorito?
Respostas de 10
Tb lembrei do Aperol Spritz, apesar de agora estar no mood do Radler/Cerveja…né Carina? rs
Já se inteirando nas cervejas alemãs, Val? 🙂
Sim, Radler é a cerveja dos ciclistas (Radler é ciclista em alemão) e metade suco de limão, metade cerveja. Fácil de achar, todo mercado vende. 😀
Boa sacada, Mirella! Adorei!
Legal, né Deb?
Bjks e obrigada pelo comentário
Adorei a postagem, muito interessante e muito útil…rs
Não posso deixar de acrescentar um drink que já virou moda por aqui, eu adoro, o italiano SPRITZ: uma mistura de gelo, Aperol, espumante (prosecco de preferência) e uma fatia de laranja. Delicioso, foi o meu drink predileto quando estive no norte da Itália, além do vinho, é claro! Tim-Tim!
Oi Christina…
Essa postagem realmente é muito útil, concordo com você! (risos) 😉
Nossa… esqueci do Stritz!!! Tão gostoso e refrescante 🙂
Obrigada por mencionar aqui… eu (mirella) estou indo para a italia em setembro e quero aproveitar para apresentar essa delicia pra minha mãe que está indo comigo.
Bjos