Český Krumlov na República Tcheca

O que fazer em Český Krumlov na República Tcheca

Český Krumlov na República Tcheca é uma charmosa cidade medieval situada no sul do país. Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, esta cidade pitoresca é famosa por suas ruelas de paralelepípedos arquitetura barroca e renascentista bem preservada. Certamente um ótimo lugar para passar algumas horas entre um destino e outro, ou até para incluir em um day trip a partir de Praga.

O que mais me impressionou em Cesky Krumlov é que ela possui a alma Tcheca, mas (ainda) não se tornou super lotada de turistas como Praga (mas ainda assim, tem gente pra caramba! (risos). Mas, claro, que não poderia deixar de mencionar seu majestoso castelo, que domina a paisagem da cidade e oferece belas vistas da região.

Para conhecer com calma e evitar as excursões, o ideal é dormir pelo menos uma noite (dicas de hospedagem abaixo), contudo, algumas horas já são suficientes para conhecer Český Krumlov na República Tcheca.

Este artigo irá guiá-lo através das diversas atrações e atividades que Český Krumlov tem a oferecer, proporcionando um roteiro detalhado para que você possa aproveitar ao máximo sua visita a esta joia medieval da República Tcheca. Prepare-se para se encantar com tudo o que Český Krumlov tem a oferecer.

>> Leia também: 8 lugares para ver Praga do alto

Český Krumlov na República Tcheca

Como chegar em Český Krumlov na República Tcheca

Apesar de ser possível fazer o bate e volta de Praga a Cesky Krumlov, o que MUITA gente faz, certamente é importante lembrar que demora cerca de 2h30 o trajeto entre uma cidade e outra. Então, por favor leve isso em consideração.

> De carro a partir de Praga:

Se você se sentir confortável em dirigir no exterior, alugue um carro e vá feliz. Apesar da estrada não ser uma autobahn alemã, não tivemos problema no trajeto.

Nós paramos o carro próximo ao Hotel Bellevue bem na entrada da cidade velha. Nome no estacionamento: Parkoviště P2, endereço: V Jámě, 381 01 Český Krumlov 1, Czechia.

> De carro entre Viena e Praga:

Esse foi o caminho que fizemos, afinal, aproveitamos o dia de estrada entre Viena e Praga para encaixar Český Krumlov no nosso roteiro. Ficamos cerca de 3h30 na cidade e deu para aproveitar. Mas não entramos na parte interna do castelo (ficou para próxima).

De Viena a Český Krumlov são quase 3 horas de estrada e depois mais 2h40 até Praga. Muita estraca, mas valeu a pena!

Nós paramos o carro próximo ao Hotel Bellevue bem na entrada da cidade velha. Nome no estacionamento: Parkoviště P2, endereço: V Jámě, 381 01 Český Krumlov 1, Czechia.

> Excrusão para Český Krumlov a partir de Praga

Para aqueles que não gostam de dirigir e preferem a comodidade de um tour, existem várias opções saindo de Praga, mas não encontrei nenhum em português. De qualquer forma, recomendo verificar esses dois abaixo, pois estão com boas avaliações:

Onde ficar em Cesky Krumlov

Se resolver dar uma esticadinha em Cesky Krumlov, minha dica é optar por ficar em acomodações no centro histórico da cidade. Contudo, se estiver de carro, fique atento a localização, pois o centrinho é restrito para pedestres.

Boas opções de hotéis em Cesky Krumlov:

Booking.com

Breve história de Český Krumlov

Apesar de séculos terem passado, o antigo encanto de Český Krumlov não desapareceu. Sabe aquele tipo de cidade de conto de fadas que a gente fantasia? Ela tem tudo isso, um lindo castelo no topo da colina, uma torre colorida e logo abaixo a vila se esparramando.

Encravada delicadamente na curvatura do Rio Vltava, desde 6000 – 5000 AC há evidência de assentamento de comunidades em Český Krumlov. Começando com as tribos celtas, depois germanas e eslavas, até que na idade média ela ganhou uma população mais estável.

Cesky Czechia

Sua era dourada aconteceu durante os três séculos de reinado dos Rožmberk (Rosenberg), entre 1300 e 1600, aproximadamente. A beleza interior e exterior do Castelo Krumlov, comprova que eles realmente eram uma das famílias mais influentes da Boêmia.

Depois dos Rosenberg, vieram as famílias Eggenberg e Schwarzenberg que também contribuíram com o desenvolvimento arquitetônico, comercial, artístico e cultural da cidade pelos séculos subsequentes.

Český Krumlov na República Tcheca
Imagem por Leonhard Niederwimmer (pixabay)

Uma curiosidade, é que como o reinado de Český Krumlov teve um forte elo com a Áustria, a cidade foi bilíngue (Alemão e Tcheco) por vários séculos.

A cidade teve sorte, pois não sofreu nenhum bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, mas depois que ficou sob domínio soviético, muito do se lado cultural e artístico se perdeu, e a cidade foi se degradando.

Finalmente, em 1992, Český Krumlov foi reconhecida patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Desse modo, ela se reergueu e floresceu! Não é à toa que ela é a segunda cidade mais visitada do país, perdendo somente para Praga.

Mirella e Kiko
Eu e o maridex

Nessa viagem a Europa (um rolê de carro pela Alemanha, Áustria e República Tcheca), eu queria encaixar mais uma cidade Tcheca no meu roteiro além de Praga. A princípio, pensei em Olomouc, que a Martinha tinha escrito aqui no Viajoteca. Mas fazer o trajeto Viena > Olomouc > Praga no mesmo dia, ficaria bem puxado. Pois, não tínhamos dias sobrando para uma dormidinha.

Então, foi que “descobri” Český Krumlov com o pessoal do blog Insider Praga. Aliás, foi uma decisão acertadíssima ter ido pra lá, pois todo mundo adorou!

O centro histórico de Cesky Krumlov é muito compacto e em menos de 30 minutos dá para cruzá-lo de ponta a ponta. Mas, obviamente, você vai querer dar tempo ao tempo e desvendar as ruas com calma.

Tudo está muito bem preservado, apesar de se ver, em algumas ruas laterais, o que décadas de descuido e descaso podem fazer com uma cidade.

Český Krumlov na República Tcheca

Eu amei a maneira que a cidade se estruturou com seu belo castelo e torre no alto da colina e logo abaixo a vila vai ganhando vida. Não tem como se perder, basta ir seguindo a rua principal até chegar na pracinha e depois é ir se explorando as ruas sem se prender demais.

Tivemos apenas 3h30 na cidade e foi pouco! Adoraria ter passado a noite ali para ter o prazer de passear pelas ruas com menos turistas, mas ficou para uma outra oportunidade.

Český Krumlov na República Tcheca
Imagem por FelixMittermeier pixabay

Castelo de Český Krumlov

O complexo do Castelo de Český Krumlov é o segundo maior da República Tcheca, o primeiro é o Praga, claro!

Você pode caminhar pela área externa do castelo gratuitamente e somente se decidir visitá-lo internamente precisará pagar. Então, a dica é ir entrando, e quando não puder, você vai saber (risos). Das áreas livres já dá para ver muita coisa.

A primeira parada para muitos é a torre do castelo, de onde se pode apreciar uma vista panorâmica deslumbrante da cidade e do rio Moldava. Para subir na torre colorida, que a gente vê de praticamente todos os pontos da cidade, também tem custo. Nós não fomos, pois as mães não queriam encarar os 160 degraus.

Os jardins do castelo também são aberto ao público e vale a pena! Contudo, lembre-se que não essa parte não abre no inverno europeu.

Para quem tiver mais tempo e oportunidade de entrar no interior do Castelo de Český Krumlov se prepare para uma viagem no tempo. Cada sala conta uma parte da história, desde o estilo gótico até o barroco, refletindo as várias fases de construção e renovação do castelo ao longo dos séculos.

Não se pode deixar de mencionar o teatro barroco do castelo, que é um dos mais bem preservados do mundo. Construído no século XVIII, ele ainda possui cenários, maquinaria de palco e figurinos originais.

Český Krumlov na República Tcheca

Casas da Rua Latran

Essa ruazinha que liga o portão Budějovická a ponte Lazebnický, nos apresenta uma série de casinhas históricas para observar. Sendo assim, caminhe por ali com calma, olhando as lojinhas e se perdendo na arquitetura barroca e renascentista de Cesky Krumlov

Český Krumlov na República Tcheca


Logo Wise

Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais


Almoce na beira do rio

Se você olhar com calma o mapa de Cesky Krumlov, vai reparar que o Rio Vltava faz um zigue-zague pela cidade, como se estivesse querendo abraça-la. Logo, minha dica é escolher um restaurante a beira do rio e observando parte da cidade. Aliás, fizemos isso e foi uma delícia. Nós comemos no Papa’s Living Restaurant, foi bom, mas nada imperdível (tirando a vista, claro!).

A culinária de Český Krumlov é uma rica representação da tradição tcheca, um prato bastante típico é o ‘svíčková’, composto por carne bovina servida com molho de creme, tradicionalmente acompanhado de knedlíky (bolinhos de pão).

Para aqueles que apreciam uma boa cerveja, Český Krumlov não decepciona. A cidade é lar de diversas cervejarias que produzem cervejas artesanais de alta qualidade, utilizando métodos tradicionais.

Český Krumlov na República Tcheca

Centrinho histórico

Ao terminar de caminhar pela Rua Latran, você vai chegar no centro histórico, que é praticamente cercado pelo rio Vltava.

A dica aqui é se perder! Então, vá caminhando até a pracinha central. Mas não perca o observatório para ver a cidade de outro ângulo e vá curtindo a cidade como se fosse sua!

Český Krumlov na República Tcheca

Igreja de St Vitus

Outra atração que nos chama a atenção ao longe é a Igreja St. Vitus e sua arquitetura em estilo neo-góthico. Pode entrar gratuitamente quando não tiver acontecendo missa.

Český Krumlov na República Tcheca

Experimente trdelnik (doce)

Essa massinha assada é uma delícia e você vai encontrar por todos os cantos da cidade! O cheiro desse negócio me perseguiu o passeio inteirinho! o trdelnik é um doce de massa assada coberta com açúcar e canela, frequentemente recheado com sorvete, chocolate ou frutas. Sua textura crocante por fora e macia por dentro, juntamente com o sabor adocicado, faz dele uma iguaria que agrada a todos os paladares.

Uma coisa eu garanto, achei o trdelnik de Český Krumlov bem mais gostoso dos que experimentei em Praga.

Český Krumlov na República Tcheca
Eu e minha mãe… glutônicas!

E foi assim que tivemos um dia delicioso e mais uma vez se confirmou que as cidades pequenas da Europa, muitas vezes supera o fervo dos grandes centros!!!


Leia mais:

8 lugares para ver Praga do alto

Praga: tudo sobre o Relógio Astronômico

Os Mercados de Natal mais lindos da Europa


Vale a pena comprar antecipadamente:

Powered by GetYourGuide

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 6

  1. Cesky Krumlov é o tipo de cidade quando ouvimos o nome, não damos muita coisa por ela.
    Mas quando chegamos nela o impacto é grande e muita surpresa.

    Cidade fofa que encanta de primeira. Encantamento em cada cantinho.

    Vale a pena incluir essa belezura no roteiro.

    Quanto ao Trdelnik….estou morrendo de vontade aqui só de ver essa foto. Amooo ?

    Estou com saudades da Rep. Tcheca e desse doce divino. Maravilha do leste europeu.

    Bj

    1. Oi querida Evian,
      Confesso que também não estava esperando tanto de Cesky Krumlov, mas foi uma das cidades que mais gostamos do roteiro que fizemos 🙂
      Trdelnik … que delícia!!! Também amooooooooo.
      Beijos e obrigada pelo comentário.