Ando numa fase que adoro viajar para lugares que já passei e aproveitar para incluir uma ou outra de novidade, assim tenho o saudosismo de rever cidades especiais e o entusiasmo de ver algo que só conhecia através de fotos ou descrições de amigos. E foi desse modo que montei esse roteiro pela Europa de 15 dias, incluindo os países Alemanha, Áustria, República Tcheca e uma escapadinha na Eslováquia.
Como fizemos essa viagem no mês de maio com nossas mães no bagageiro, aproveitamos para celebrar com elas o Dia das Mães na Europa! Aliás, foi tudo uma delícia!
Decisão do roteiro Europa e preparação antes da viagem
De modo que decidir um roteiro para Europa nunca é tarefa fácil, já que são tantos lugares para visitar e sempre falta tempo. Logo, o jeito é respirar e ir encaixando as pecinhas da melhor maneira possível.
Como estávamos levando nossas mães e queríamos passar por cidadezinhas menores ao longo do caminho, resolvemos alugar um carro e foi a melhor coisa que fizemos, pois ganhamos flexibilidade.
>>> Faça aqui uma cotação para aluguel de carro na Europa
Apesar de ter sido um roteiro pela Europa extenso, ninguém reclamou, pois alugamos uma van enorme de 9 lugares para todo mundo ficar confortável e sobretudo conhecemos bastante coisa pelo caminho.
DICA IMPORTANTE: Antes de viajar também compramos seguro viagem, que é obrigatório para quem vai a Europa. Comprei o plano da GTA pela Seguros Promo, que tem sempre ótimas promoções e nossos leitores ganham pelo menos 5% desconto quando usam nosso link de afiliado (lembre-se da gente e use nossos links!).
Roteiro pela Europa
Alemanha, Áustria e República Tcheca
Segue abaixo (mais ou menos) o mapa do percurso que fizemos, e como vocês podem ver, chegamos em Frankfurt e retornamos por Munique, ambas cidades na Alemanha.
Em cada cidade que passei neste roteiro na Europa vou contar um pouco do que fizemos e dicas. Ainda vou dar também dicas dos hotéis que ficamos, sendo que optamos por acomodações entre 4 e 5 estrelas, dependendo das ofertas.
Roteiro Europa dia a dia
Dia 1 – Frankfurt, Alemanha
Frankfurt foi a cidade que escolhemos para nos encontrar, pois o aeroporto de Frankfurt é um excelente hub de vôos internacionais na Europa.
Logo na chegada, ainda no aeroporto, pegamos nosso carro alugado (que mais parecia um mini ônibus) e fomos direto para o hotel se arrumar rapidinho. Desta forma, pudemos aproveitar o final da tarde para conhecer um pouquinho de Frankfurt.
Tem muitas dicas aqui no Viajoteca sobre Frankfurt e região, pois a Carina, minha sócia, mora na cidade. Recomendo esses posts:
- O que fazer em em Frankfurt
- Onde ficar em Frankfurt
- Melhores bate e volta a partir de Frankfurt
- Frankfurt Card, vale a pena?
- Como chegar na estação de trem do aeroporto de Frankfurt
- Onde ficar: escolhemos o Adina Apartment Neue Oper que fica bem próximo do centro, tem um bom café da manhã (pago) e achei os quartos agradáveis. Pegamos apartamentos de 2 quartos (2 banheiros) e foi ótimo, perfeita opção para famílias ou grupos. Contudo, aqui tem um post completinho sobre onde ficar em Frankfurt.
- Onde comer: nós escolhemos o Restaurant Klosterhof, um biergarten com comida típica alemã e gostamos muito (as porções são gigantes)!
>>> Saindo de Frankfurt: Tour pelo Vale do Rio Reno
Leia também:
- Pratos Típicos de Frankfurt, várias deliciosas surpresas para se provar e aprovar!
- Adolf Wagner, o restaurante que é uma tradição em Frankfurt
- Curiosidades sobre Frankfurt
Dica importante:
→ Compre o Frankfurt Card e não se preocupe com as filas de entradas e nem transporte, inclusive saindo do aeroporto! Temos um post explicando direitinho se ele vale a pena mesmo. E vale!
Dia 2- Rothenburg ob der Tauber (de Frankfurt a Füssen – Rota Romântica)
A trajeto de Frankfurt à Füssen é longo e demora cerca de 4h30 de carro. Contudo, acordando cedo, principalmente no verão europeu, dá para aproveitar bem o dia e parar em alguma das cidades da Rota Romântica, um dos roteiros mais procurados da Alemanha.
>> Todas as dicas da Rota Romântica
Nós escolhemos conhecer o charmoso vilarejo Rothenburg ob der Tauber, que me faltam palavras para descrever a beleza e fofurice desse lugar. Ficamos passeando pela cidade cerca de 3 a 4 horas seguindo esse roteiro de Rothenburg, não teve erro!
→ Passeio de Frankfurt para Rothenburg ob der Tauber
Leia também:
- A famosa Rota Romântica, na Alemanha
- Donauwörth, na Rota Romântica – Alemanha
- Tauberbischofsheim, na Rota Romântica – Alemanha
Dia 3 – Füssen (Castelo Neuschwanstein e região)
Na primeira manhã em Füssen, acordamos cedo para ver o famoso castelo, mas não tivemos sorte, pois o tempo estava encoberto e acabamos só o vendo o “Castelo da Cinderela” quando chegamos lá em cima.
Os ingressos para visitar o Castelo Neuschwanstein tem horário definido e se você se atrasar, perdeu! Minha dica é comprar o ingresso com antecedência e programar no mínimo 1h15 para a subida.
Para chegar no castelo você tem algumas opções: a pé, de ônibus ou de carroça. Nós fizemos a besteira de ir de carroça e voltar de ônibus, deveríamos ter feito o inverso. Isto porque a carroça demora mais tempo, e pra falar a verdade, eu fiquei morrendo de dó dos cavalos!
No outro dia, acordamos cedo, eu e meu marido, e fizemos o percurso antes mesmo de abrir. Foi perfeito, pois tivemos os arredores do Castelo Neuschwanstein só para a gente!
Se tiver tempo livre, uma dica para conhecer os arredores de Fussen é alugando uma bike, seja ela elétrica ou não. Certamente, uma opção bem legal para quem gosta!
- Onde ficar em Fussen: queria um hotel com vista para o Castelo Neuschwanstein e a Carina me indicou o hotel Villa Ludwig Suite Hotel, foi ótimo! Se preferir ficar no vilarejo de Füssen, a 5 km dali, terá mais opção de “vida pós-castelo” (risos).
- Onde comer: na primeira noite comemos no restaurante pertinho do hotel, no Alpenstuben, o pessoa da recepção nos deu um cupom de desconto e aproveitamos para comer muito aspargos fresco, pois estava na estação. No outro dia escolhemos uma taverna em Füssen que não foi inesquecível!
- Os Castelos mais bonitos da Alemanha
- Roteiro 7 dias na Alemanha
- Füssen: visita guiada (áudio) ao Castelo de Neuschwanstein com ingresso
Extra: Oberammergau
Na parte da tarde, deste mesmo dia, pegamos o carro e fomos conhecer Oberammergau, a cidade das pinturas religiosas nas paredes, e depois, o Palácio de Linderhof. No retorno, pegamos outro caminho e passamos pelo belo Lago Plansee na Áustria! Deu vontade de ficar mais tempo nesse miolinho, muita coisa linda pra ver.
Leia também:
- 12 ideias de bate-volta a partir de Munique na Alemanha
- Roteiro de viagem de 7 dias pela Alemanha – para conhecer e se encantar!
Dia 4 – De Füssen a Salzburgo (parada em Mittenwald)
O caminho de Füssen a Salzburg foi muito especial, pois resolvemos fazer uns desvios sem muito planejamento para ver um pouco dos alpes austríacos e já começar entrar no clima da Noviça Rebelde (risos).
Aproveitamos e demos uma paradinha para esticar as pernas e almoçar e na cidadezinha alemã chamada Mittenwald.
Dia 5 – Salzburgo
Nós ficamos apenas um dia inteiro e duas noites em Salzsburg, mas a verdade é que eu amei Salzburgo e adoraria ter ficado mais tempo para curtir os arredores. A cidade é encantadora e tem bastante coisa pra visitar. Inclusive, já escrevi aqui no blog um post completinho sobre o que fazer em Salzburgo em um dia, incluindo dicas de hotéis e lugares para comer. Passa lá e depois me conta o que acharam!
Nós ficamos no hotel Bristol Salzburg, mas também cogitamos reservar o Hotel Goldgasse (boutique) ou o Hotel Stein, onde tomamos um drink no rooftop a noite! Imperdível!!
→ Salzburg Card: Entradas e Transporte Gratuitos (Super recomendo)
→ Compre antecipado e evite filas! >>> Ingressos Fortaleza de Hohensalzburg em Salzburg
Dia 6 – De Salzburgo a Viena (parada em Hallstatt)
Apesar de ter tido bastante estrada, esse dia foi lindo!
Mais uma vez fizemos um leve desviou para incluir no roteiro o vilarejo de Hallstatt, que sinceramente, estava namorando desde que a Martinha publicou um post sobre esse lugar! E que lugar meus amigos, lindo demais!
Aproveitamos o caminho para também conhecer a Montanha Dachstein e ver de pertinho a vista da plataforma 5 fingers (5 dedos). A emoção já começou nos dois lances de teleférico para chegar no pico dos alpes, e depois, a caminhada até a plataforma só encheu nossos olhos de alegria! Quem tem medo de altura pode ter problema com esse passeio, mas tome coragem e vá, o visual é lindo demais!
→ Excursão de Meio Dia para Hallstatt Saindo de Salzburgo
Dia 7, 8 e 9 – Viena (incluindo Bratislava, na Eslováquia)
Viena é uma cidade imponente, super interessante e belíssima, certamente um grande destino! Assim sendo, ao passear pelos castelos, ruas e parques, claramente nota-se seu passado de glória se misturando com os novos prédios e ao dinamismo dos dias modernos.
É muito interessante observar que Viena está avançando de forma saudável e sem perder a grandeza. Não é à toa que ela há quase 10 anos recebe o título de cidade com melhor qualidade de vida do mundo!
No nosso roteiro, separamos dois dias para conhecer Viena, ou seja, um dia no centro e outro nos arredores. No terceiro dia fizemos um bate e volta a Bratislava, na Eslováquia, que é uma gracinha e se encaixa muito bem nessa proposta.
→ Passeio saindo de Viena: Excursão de um dia a Bratislava
- Onde ficar em Viena: nós optamos pelo Vienna Marriott Hotel que tem um boa localização, bem frente ao Stadtpark (parque), na Avenida Ringstraße.
- Onde comer em Viena: Viena tem tantas opções que fica complicado recomendar, mas minha dica é tentar sair um pouquinho do centro turístico para ter uma experiência mais local e pagar um pouquinho menos.
- Para comer em Bratislava: a saber, adoramos o restaurante Koliba Kamzík.
Mais dicas de Viena:
Dicas de Bratislava:
- Bratislava, um roteiro para conhecer a encantadora capital da Eslováquia!
- Como ir de Viena para Bratislava, na Eslováquia
- O Castelo de Bratislava, uma das maiores atrações da cidade!
Dia 10 – De Viena a Praga, via Český Krumlov
A princípio, na República Tcheca, somente a cidade de Praga estava neste nosso roteiro Europa, mas depois de pensar um pouco, resolvi que deveríamos conhecer pelo menos mais uma cidade no país. Por fim, incluímos Český Krumlov e foi uma decisão perfeita! Adoramos a cidade e ela se encaixa direitinho em uma visita de algumas horas.
Inclusive, já escrevi um post sobre esse dia em Český Krumlov com todas as dicas, passa lá!
→ Em Cesky Krumlov: Passeio tradicional em jangada de madeira
→ Saindo de Praga: viagem de um dia a Český Krumlov
Leia também:
- Olomouc – O tesouro barroco da República Tcheca
- Capela dos Ossos de Kutná Hora na República Tcheca
- Bate-Volta desde Praga – Parque Nacional da Bohemian Switzerland
Dia 11 e 12 – Praga
Eu adoro cidades com relevos diferentes, e assim como Budapeste, Praga tem a parte alta (do castelo) e a parte baixa (da cidade antiga), duas partes bem distintas, mas que se completam. Por certo, dois dias foram o suficiente para conhecermos o básico.
ara explorar a parte alta e o outro para a parte baixa. Sem dúvida, uma dica que já deixo aqui é para atravessar a famosa Ponte Carlos de manhãzinha ou à noite, porque durante o dia aquilo vira um formigueiro.
Eu não comprei o cartão Coll Pass (que acho bem legal), pois um dos dias que estaríamos lá, coincidentemente, era o dia que todos os museus e locais públicos da cidade estavam aberto ao público, então pra gente não compensaria.
DICA: de você gosta de mistérios, recomendo a leitura do post da Fernanda sobre as 7 lendas de Praga.
- Onde ficar: escolhemos o Grandior Hotel Prague e achamos ok. Em resumo, ele se classifica como hotel 5 estrelas, mas é melhor ter uma expectativa de um 4 estrelas.
- Onde comer:para um jantar especial em Praga, recomendo o Restaurant Mlýnec. Entretanto, lembre-se de fazer reserva com antecedência para pegar uma mesa olhando a ponte!
- Castelo de Praga: Tour em Grupo Pequeno com Guia e Ingresso
- CollPass de Praga
Mais dicas de Praga:
- 8 lugares para ver Praga do alto
- Praga e seu Relógio Astronômico
- 4 Mercados de Natal em Praga que você não pode perder
Dia 13 – De Praga a Nuremberg (via Bamberg)
A ideia inicial era ter finalizado essa roteiro pela Europa em Munique, mas estava tendo algum evento na cidade bem nos dias que havíamos programado de estar lá, e infelizmente, ficou impossível encontrar hotéis a preços razoáveis. Assim sendo, nossa alternativa foi mudar um pouquinho os planos e ficar em Nuremberg, que se mostrou uma boa surpresa!
Se for viajar com crianças, em Nuremberg fica o parque de diversão do Playmobil! Olha que bacana incluir isso no seu roteiro.
No caminho de Praga à Nuremberg, aproveitamos o tempo paramos rapidinho em Bamberg, outra cidade fofa da Alemanha, sendo seu principal atrativo a arquitetura enxaimel da prefeitura que acima disso, fica encravada bem no meio do rio!
- Onde comer em Bamberg: com efeito, resolvemos ter nossa parcela de Munique em Bamberg e almoçamos na tradicional cervejaria Hofbräu. Assim como, depois ainda tomamos um café na doceria Zuckerstück, uma gracinha de lugar!
Dia 14 – Nuremberg no nosso Roteiro Europa
Como disse anteriormente, Nuremberg entrou nesse nosso roteiro pela Europa sem querer. Apesar de Munique ter ficado para uma próxima oportunidade, sem dúvida, adoramos ter passado esse dia por lá!
De fato, com essas dicas da Carina de como passar 1 dia em Nuremberg, tudo ficou ainda mais fácil.
- Onde ficar em Nuremberg: Nós escolhemos o Novotel Nuernberg Centre Ville e achamos excelente, mas tem um post aqui no Viajoteca com dicas de mais hospedagem em Nuremberg, que você deveria espiar.
→ Nuremberg: Tour a Pé Cidade Velha e Áreas do Partido Nazista
→ Para Nuremberg: excursão dia todo saindo de Munique de trem
Dia 15 – Nuremberg à Munique – Voo de retorno!
Como vocês puderam ver a viagem foi um espetáculo e inesquecível! De forma que combinamos capitais, cidades pequenas, paisagens de tirar o fôlego e muitos bons momentos em família!
Ainda assim, confesso que nem sempre é fácil viajar em grupo, mas dividir lembranças com pessoas queridas não tem preço! (Ops! Na verdade tem, mas faz parte da viagem!).
Respostas de 18
Olá, amei o roteiro, vou fazer um parecido agora em agosto. Alemanha, Austria, Hungria, Eslováquia e Reública Tcheca (onde vamos entregar o carro). Estou com muita dúvida em relação ao aluguel do carro. Que empresa vcs contrataram? Consigo passar por todos esses países com um carro só? Vamos em 4 adultos e cada um com uma bagagem. Preciso de um autorização para dirigir nesses locais? OU só o passaporte e a carteira de motorista aqui do Brasil já dá.
Dizem que em alguns lugares, algumas marcas de carros não entram. É verdade? Essas burocracias é que assustam um pouco.
Oi, Raquel!
Tudo bem? 🙂
Cada empresa de aluguel de carro tem uma regra, e você vai ter de verificar qual aceitaria que você seguisse com o carro alugado para países como Hungria e Rep. Tcheca. Infelizmente não temos como te dar esta informação. Muitas vezes as empresas não permitem que seus carros sigam para estes lugares. O ideal é pesquisar em cada um a regra deles. Mas já te aviso que a entrega em outro país, diferente do qual você retirou o carro, tem uma taxa extra.
Boa sorte na tua pesquisa!
Oi Raquel, Tudo bem?
Para essa viagem nós alugamos uma van com a Europcar e deu tudo certo.
Mas confirmamos com eles antes que iríamos passar por todos os países para se certificar da cobertura do seguro etc.
Como todos os países hoje são parte da União Européia, acho que não terá problemas, mas melhor SEMPRE perguntar para não ter erro.
Boa sorte
Oi Mirella! Amei seu post! Saindo de Salzburg pra Viena, parando em Hallstatt, quanto tempo vc ficou em Hallstatt? E que horas vc chegou em Viena? Foi tranquilo fazer isso tudo em um mesmo dia? Estou querendo fazer isso e quando li seu post, fiquei mais animada! Obrigada Roberta
Oi Roberta, tudo bem?
Puxa… agora não vou lembrar exatamente a distância e o tempo que gastamos, mas foi um dia longo.
Dito isso, ficamos umas 2h30-3h em Hallstatt, a cidade é bem pequena (mas belíssima), então em 2h você conhece tranquilamente o centrinho histórico e ainda dá tempo de almoçar rapidinho.
Para você ter ideia, nós ainda fomos na montanha 5 fingers que foi sensacional também. 🙂
Se não tiverem medo de estrada, eu acho que vale muito a pena.
Maravilhosa viagem. Parabéns!
E muito boas as dicas constantes do relato. Grato.
Minha esposa e eu estamos organizando uma viagem de 22 noites pela Europa (última semana de setembro até meados de outubro/2023) com o seguinte roteiro:
6 noites em Londres (depois voo p Frankfurt p fazer a Rota Romântica)
1 noite em Frankfurt (Alugar carro. No caminho para Rothemburg, conhecer Wertheim, Würzburg)
3 noites em Rothemburg (2 dias inteiros, um para conhecer a cidade, outro p Nördlingen)
2 noites em Füssen (no caminho p Füssen conhecer Dinkelsbühl, um dia inteiro em Füssen p conhecer os castelos e a cidade)
3 noites em Lermoss (Áustria): no caminho p Lermoss, conhecer Castelo de Ehrenberg e a Highline 179. Fazer check-in no hotel e partir para Garmisch-Partenkirchen (cidade, Partnachklamm e o lago Eibsee). Dois dias inteiros de descanso curtinho a bela paisagem da cidade tranquila e do hotel com vista p montanha Zugspitze.
4 noites em Mondsee (Áustria): no caminho conhecer Innsbruck, 3 dias inteiros, um p Salzburgo, um p Hallstatt e outro p própria cidade)
3 noites em Munique (entregar o carro na chegada).
Gostamos de fazer viagens com tranquilidade, conhecendo menos lugares, com menos bases, p aproveitar mais de cada lugar, mas estamos com dúvidas sobre a rota romântica e essa parte da Áustria. Também estamos pensando em acrescer mais 4 noites e incluir República Tcheca (1 Český Krumlov e 3 Praga). Agradecemos qualquer dica, crítica ou sugestão.
Oi Fabricio,
As melhores dicas da Rota Romântica é a Carina, que mora em Frankfurt, e escreveu esse post aqui: https://www.viajoteca.com/rota-romantica-na-alemanha/ e qualquer coisa, pergunta para ela.
Talvez Fussen mereça mais dias, tem muita coisa para conhecer nessa região, talvez 3 noites, pelo menos.
Sua primeira parte da Austria eu não conheço, então não saberia opinar. Salzburg e Hallstatt são incríveis… eu amei!
É complicado mesmo montar esses roteiros, o pior é que quando a gente começa pesquisar, logo descobre mais um monte de coisa para ver!!! Coisa de doido.
Sua viagem vai ser linda.
Oi, Mirella! Vou ver o post da Carina sim. Obrigado pelas dicas.
Mirella, Tudo bom? Vou ficar hospedada em Nurembeg e quero fazer um bate e volta até Pilsen, vou estar de carro também. Como é para transitar entre a Alemanha e a República Tcheca? É de boa? Precisa pagar alguma taxa como na Aústria? Obrigada!
Oi Paula, Tudo bem?
Cruzamos a fronteira entre a Austria e Rep. Tcheca e depois para Alemanha e não tivemos problema algum.
Eu não lembro de pagar taxa entre fronteiras em nenhum desses lugares.
POrém, em tempo de pandemia, melhor verificar se as fronteiras entre países estarão abertas na época que for viajar, essa informação muda constantemente e melohr estar atenta.
Beijos e obrigada pela visita
Vale a pena viajar de carro? Pq q decisão de ir de carro ?
Oi Erickson,
Eu e meu marido adoramos road trip, então para a gente esse já é um bom motivo para escolher viajar de carro, gostamos também de parar onde achamos interessante e por aí vai. Mas se for só para fazer as cidades principais, ou não gosta de dirigir, o trem funcionaria muito bem também.
Ajudei?
Olá Mirella
Eu e meu esposo estamos querendo ir pra Alemanha em abril de 2023, nós adoramos viajar de carro pelas cidadezinhas, conseguimos passar por outros países ( saindo da Alemanha ) sem problema com carro alugado ? Queremos conhecer uns 3 ou 4 países, adorei suas dicas
Beijos
Debora
Oi, Débora!
Vou te responder pois moro na Alemanha e sei bem deste assunto. 😉
E a responta é depende do país que você pretende visitar. Se você quiser ir pra Suíça, Áustria e alguns outros países, você vai poder ir sem problemas. Lembrando que se você quiser entregar o carro em outro país, você terá de pagar uma taxa a mais.
Mas caso teu desejo seja ir para países como Polônia, República Tcheca e afins, poucas locadoras permitem que seus carros vão para lá. Você vai precisar procurar com cuidado uma locadora que permita e ver as cláusulas do seguro. Certamente você vai pagar um seguro mais elevado, mas tem algumas (poucas) que permitem. Já a maioria tem cláusula no contrato proibindo que o carro circule nestes países. Então você vai ter de fazer uma pesquisa mesmo.
Alguém vai te barrar na hora da saída na Alemanha e pedir a documentação do carro? Pouco provável, mas qualquer dano que acontecer no carro o seguro não cobre. Ou seja, se você for pra Polônia e roubarem o carro, você paga um novo.
Então eu não recomendo de forma alguma, pois as locadoras já não permitem justamente por causa do índice de roubos.
Boa procura e boa viagem!
Esqueci de dizer….pretendo ir na primeira quinzena de fev de 2020.
Uh… indo em fevereiro, acredito que você precise deixar mais tempo para tudo, pois estará mais frio e de repente pode até nevar, na parte da Alemanha e Austria. Eu fiz esse viagem em Maio.
olá! Amei esse teu roteiro, quando encontrei e vi que era muito parecido com o que quero fazer, nossa me encantei demais.
Tem algumas diferença, é que estarei em Paris, irei de trem para Estrasburgo, de lá, vou para Frankfurt onde pegarei um carro para iniciar o percurso…Wurtztburg…Rothenburg Od Der Tauber..Fusssen..Talvez dormir em uma delas, não sei. Depois ir a Salzburg e Viena. dormir em qual delas? O que você acha? Obrigada
Oi Audrei, Tudo bem?
Você já chegou a ler nossas dicas detalhadas de Strasbourg, Frankfurt, rota romântica etc?
Nesse roteiro, como você viu em peguei o carro em Frankfurt e fui até Fussen, parei somente em uma cidade (Rothemburg), mas acho que apertando e chegando mais tarde, dá para fazer duas.
Quanto a Austria, eu acho que precisa dormir nas duas, tanto Salzburg (que merece um dia inteiro) e também Viena (que merece no mínimo 2 dias). A distância entre as duas ee de mais ou menos 3 horas, eu desviei da rota para conhecer Hallstatt e AMEI!!! (tem post aqui no blog).
Ajudei?