Donauwörth Por Sina Ettmer Photography Shutterstock

A bela Donauwörth, na Rota Romântica – Alemanha

Que a Rota Romântica é cheia de cidades lindas, não é segredo para ninguém. Inclusive, a grande dificuldade para quem resolve fazer esta viagem cênica pela Alemanha é escolher por quais das belas cidades passar. Assim sendo, anote o nome de uma das favoritas, e que nunca fica de fora das listas: Donauwörth.

Realmente ela vale a pena! Sem dúvida, a cidade deve estar na sua lista de viagem pela Rota Romântica! São algumas poucas ruas, mas todas de muita beleza e com inúmeras construções lindas e fotogênicas. Fora a ilhota que fica bem no centro da cidade e onde estão algumas de suas atrações. Além disto, a cidade de Donauwörth é cortada por 2 rios, sendo um deles o famoso  rio Danúbio, e o outro o rio Wörnitz.

Um passeio pela cidade não vai tomar mais do que algumas poucas horas, mas tenho certeza que elas serão muito bem aproveitadas e renderão lindas memórias, além de belas fotos!

Imagem de Birgit Böllinger por Pixabay
Imagem de Birgit Böllinger por Pixabay

Saindo de Munique: Rota Romântica e Rothenburg

Donauwörth, na Rota Romântica

Onde ficar em Donauwörth

Donauwörth faz parte da famosa Rota Romântica da Alemanha, então, ela pode ser uma de suas paradas no meio desta viagem. Inclusive, devido a sua localização, muitos turistas escolhem pernoitar na cidade. Desse modo, para facilitar a vida dos nossos leitores, escolhi com carinho as opções que achei mais interessantes de hotéis em Donauwörth.

Assim sendo, excelentes opções de hotéis em Donauwörth são os Hotel im Ried e o Posthotel Traube. Além destes, outra boa opção é o Hotel zur Promenade. Certamente, eles serão boas bases para seu passeio pela cidade.

História de Donauwörth

Só para situar rapidamente o surgimento da cidade de Donauwörth, ela começou como um vilarejo de pescadores por volta do ano 500 d. C. na pequena Ilha Ried. A ilha Ried é a ilhota que fica no rio Wörnitz, um pouco antes de ele se juntar ao rio Danúbio. Então foi neste lugar que os pescadores fizeram suas casas e onde tudo começou.

Devido sua localização, na junção dos 2 rios, a cidade de Donauwörth sempre foi visada e importante, inclusive tendo sido uma cidade imperial livre. Durante sua história ela se viu envolvida nas guerras religiosas da Reforma e da Contra-Reforma, assim como também na Guerra da Sucessão Espanhola.

Mas o que marcou a cidade foram os bombardeios nos dias 11 e 19 de abril de 1945, quando cerca de ¾ de suas construções foram destruídas e 300 pessoas morreram. Mas nada abate o povo lutador de Donauwörth. Então, já em 1946 seu bravo povo recomeçou a reconstrução, pela sua rua principal, a Reichstrasse.

Por Sina Ettmer Photography
Reichstrasse, Donauwörth – Por Sina Ettmer Photography

Roteiro para conhecer Donauwörth

A pequena cidade pode ser percorrida em algumas horas. Ela é pequena e não chega a ter nem 20 mil habitantes. Portanto, é bem compacta. A visita deve ser feita toda à pé, num passeio muito agradável pelas suas ruas medievais, cheias de casinhas graciosas.

Eu indico estacionar nos arredores da Reichstrasse (ver informações mais abaixo) e começar a caminhada pela cidade por esta que é sua rua principal de comércio. Mas no mapa abaixo, fornecido pelo escritório de turismo de Donauwörth, a numeração das atrações começa pela ilha onde ela foi fundada. O que não interfere de forma alguma na visita.

Algumas das atrações de Donauwörth podem ser acompanhadas abaixo no mapa numerado:

Donauwörth mapa

Insel Ried (ilha Ried) (1)

Este é o ponto onde a cidade foi fundada. Hoje a ilhota é uma das grandes atrações da cidade, além de ser uma das áreas mais agradáveis dela. Aqui, além de apreciar a belas construções da Ilha Ried, não deixe de fotografar a Fischerplatz (Praça do Pescador) com a Fischerbrunnen (Fonte do Pescador).

Ainda na ilha é possível se ver outras 2 atrações de Donauwörth: a casa histórias Hohes Meer (2), que significa Mar Alto, e a Hintermeierhaus (3), que abriga um dos museus históricos da cidade, o Heimatmuseum.

Donauwoerth centro antigo

[vc_message message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-ambulance”]

IMPORTANTE!
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Aliás, nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Deixando a ilha, se atravessa o belo Rieder Tor (4), que merece inúmeras fotografias. Assim sendo, não deixe de colocar esta área na sua lista do que fazer em Donauwörth!

Rieder Tor

O Portão Rieder é a única porta da cidade antiga que ainda existe e que fazia parte da antiga muralha que a cercava. No edifício desta porta da cidade fica o Haus der Stadtgeschichte, o Casa da História da Donauwörth. Sua forma vem de 1811, tendo sido restaurado em 1913 e destruído pelo severo bombardeio em 1945. Mas devido sua importância para cidade foi reconstruído em 1946 e restaurado entre 1983 a 1986.

Donauwörth Rieder Tor

Se você seguir à noroeste pela beira do rio, ali perto está a Färbertörl (5), uma das poucas entre as 38 torres das antigas muralhas da cidade que permaneceram de pé.

Donauwoerth Färbertörl

Indo em direção ao centro, logo se passa pela Deutschordenshaus (6).

Deutschordenshaus

A Casa da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos é uma das principais atrações de Donauwörth. Ela foi fundada em 1197 e hoje abriga um escritório da polícia (Polizei, em alemão), uma galeria de artes (Kunstgalerie) e o Enderlesaal, sala em homenagem ao pintor Johann Baptist Enderle.

Rota Romântica Deutschordenshaus

[vc_message message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Boas opções de hospedagem em Donauwörth

Um ótimo hotel em Donauwörth, cheio de conforto e com vistas lindas, é o Parkhotel Donauwörth. Já se você procura um hotel bem central e muito agradável, tente o Hotel im Ried.

Reserve seu hotel na Alemanha ou em Donauwörth no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço.

[/vc_message]

Bem próximo está a Prefeitura Municipal de Donauwörth, a Rathaus (7).

Rathaus

A Prefeitura foi construída aqui em 1236 e foi ampliada em 1308 usando blocos de pedras retiradas do velho Castelo Mangoldstein. Entre 1985-1986, a Prefeitura Municipal foi completamente renovada para marcar o aniversário de “750 anos da Rathaus Donauwörth”. Foi quando o prédio também ganhou um carrilhão de sinos na parte ocidental da prefeitura.

O sino faz apresentações diariamente às 11h e às 16h com canções de peças folclóricas, e que estão ligadas à história da cidade. Pode-se até se ouvir um pedaço da ópera “O Violino Mágico”, de Werner Egk.

Em frente a prefeitura está a Fonte de Sta. Maria, que data de 1854.

Donauwörth rathaus

De Munique: Tour Premium para os Castelos de Neuschwanstein e Linderhof

Nesta região começa a Reichsstraße (8), a principal rua da cidade. Esta é a rua comercial da cidade, onde estão o maior número de lojas e outras empresas que facilitam a vida dos moradores.

Reichsstraße

Conhecida como o coração de Donauwörth, esta rua unia as cidades de Nuremberg e Augsburg, na época do Sacro Império Romano. Ao longo da rua se vê um belo conjunto de casas burguesas, que como tudo aqui, foram destruídas pelas bombas em 1945. Mas com a determinação da população e da prefeitura, foram reconstruídas fielmente a partir de 1946.

Hoje é uma rua muito agradável, com alguns restaurantes e opções de estacionamento.

Reichstrasse rota romântica

Outra atração que deve ser apreciada e que está na Reichstrasse é o prédio da Tanzhaus (13).

Tanzhaus

A Tanzhaus (Casa de Dança) é o antigo salão de baile da cidade. Foi construído em 1400, e que primeiramente servia como mercado e salão de dança. Todos os domingos, tinha uma orquestra que tocava músicas para o povo da cidade dançar. O Salão (Stadtsaal) atualmente é um teatro com 600 lugares e um restaurante.

No 4º andar fica o Museu Arqueológico (Archäologisches Museum) da cidade. Este museu documenta a história da colonização no distrito de Donau-Ries desde a Idade da Pedra até hoje em dia. Uma ótima visita para quem deseja saber mais da evolução da cidade e da região.

Donauwörth Tanzhaus estacionamento

Seguindo a Reichstrasse acima se vê a Reichsstadtbrunnen (15) que é a Fonte da Cidade Imperial. Já na esquerda está a bela Gotisches Liebfrauenmünster (14).

Gotisches Liebfrauenmünster

Esta igreja gótica de tijolos foi construída entre 1444 e 1467 e substituiu a Igreja de Ulrich, que existia previamente nesse local desde o século XI. A igreja contém algumas obras de arte notáveis, incluindo um Cristo gótico que remonta a 1513 no altar-mór. Também tem uma Pietá no lado direito do altar, do ano 1508.

Entretanto, a mais antiga obra de arte é provavelmente uma Madonna de pedra, que fica acima da entrada da sacristia, e que acredita-se ser datada de 1425. Todas estas obras podem ser vistas numa visita à igreja. Além delas, ainda, desde 1938, os afrescos do século XV da igreja estão disponíveis ao público, apesar de a catedral ter sido seriamente danificada por bombas durante a Segunda Guerra Mundial.

A torre da igreja tem 218 degraus e pode ser visitada entre maio e setembro. Nesta torre estão cinco sinos, dentre eles o Pummerin, que é o maior sino na Suábia e também chamado de pequeno irmão do mundialmente famoso Pummerin que fica na Catedral de Viena.

Donauwörth igreja

[vc_message message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Alemanha? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]

Fuggerhaus (16)

Numa das extremidades da Reichsstraße encontra-se o belo prédio que abriga o Conselho Distrital da região Donau-Ries, chamado de Fuggerhaus. Em 1536, os Fugger receberam a proteção do reino – o protetorado da cidade. E eles construíram este edifício de dois andares em 1539 em estilo Renascentista da Suábia, com muitas janelas e arcos redondos sobre as janelas do segundo andar.

Por terem sido uma família importante, receberam inúmeras visitas importantes, entre elas Gustav Adolf (1632) e Karl VI (1711), que foram hóspedes da casa. O lugar é hoje usado pela Prefeitura.

Donauwörth haupstrasse

Saindo um pouco do centro, se chega ao Kloster und Wallfahrtskirche Heilig Kreuz (17).

Barocke Kloster und Wallfahrtskirche Heilig Kreuz

O convento beneditino barroco e Igreja de Santa Cruz tem uma história que remonta ao século XI. Em 1030, o Conde Mangold I trouxe um pequeno pedaço de madeira da cruz de Cristo para Donauwörth, que tinha sido um presente de um imperador bizantino. E algo tão valioso merecia um lugar a altura para ser guardado e preservado. Por este motivo, este mosteiro e a igreja foram construídos.

De forma que este suposto pedaço da cruz ainda está na igreja, a visita se torna obrigatória para quem deseja ver esta relíquia.  Não deixe de prestar atenção também no altar-mor, nos bancos do coro dos séculos XVII e XVIII e no púlpito.

Saindo de Frankfurt: Excursão de 1 Dia a Rothenburg

Passando de novo pela Reichsstraße, e continuando pela Pflegstraße, se chega na Promenade (19), uma rua que é passeio para pedestres e no Invalidenkaserne (18).

Invalidenkaserne

Este é um longo edifício que foi construído em 1715/16 como uma barraca para 400 soldados, que tiveram que ser alojados antes de o quartel ser construído. De 1803 em diante, o quartel foi usado como um lar de inválidos e a partir de 1805 como um hospital. Atualmente é propriedade da cidade.

[vc_message icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Difícil imaginar uma viagem sem contato com familiares e sem poder postar as fotos nas redes sociais, não é mesmo? Então já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

Um pouco adiante, na direita, está o antigo Mosteiro dos Capuchinhos, o Ehem. Kapuziner Kloster (20) e que onde hoje funciona o famoso Käthe Kruse Puppen Museum.

Käthe Kruse Puppen Museum

Käthe Kruse foi uma das mais famosas fabricantes mundiais de bonecas. Suas bonecas são colecionáveis hoje em dia e negociadas a preços exorbitantes. No museu está em exibição lindas bonecas Käthe Kruse dos últimos 100 anos. Uma visita e tanto para quem curte o tema bonecas!

Ali pode-se ver como as bonecas são feitas e ainda assistir a um filme que conta aos visitantes tudo sobre a história de Käthe Kruse. Sendo possível, inclusive, ouvir a voz de mesma em uma entrevista por telefone.

Pflegstraße, 21a. Aberto de 3ª-domingo.

donauwörth mapa 2

Ali começa a Promenade (19), uma rua que é passeio para pedestres e onde adiante se vê Mangoldfelsen / Freilichtbühne (22).

Mangoldfelsen / Freilichtbühne

Este é um teatro a céu aberto nas antigas ruínas do Castelo Mangold, que todos os anos no verão apresenta duas produções teatrais diferentes.

De Frankfurt: Heidelberg e Rothenburg excursão de dia inteiro

Um desvio pode ser feito e dali seguir até o histórico campo de batalhas (Schlachtfeld) no Kalvarienberg (ou Schellenberg (21)), onde está o Kreuzweg, o caminho com as Estações da Cruz no Monte Calvário.

Seguindo pela Promenade, se vê na sua outra ponta a Zaubergeigenbrunnen (23), a Fonte do Violino Mágico.

Donauwörth construções

E um pouco adiante, retornando para a Reichstrasse, se vê o Ochsentörl (24), uma construção histórica e uma das atrações de Donauwörth.

Por fim, para finalizar o que fazer em Donauwörth, veja a Confluência dos rios Wörnitz e Donau – Danúbio (25) e a escultura da Jovem Danúbio (26).

Estacionamentos

A rua Reichstrasse tem várias vagas de estacionamentos, mas elas são para paradas curtas. Então, eu não indico parar nelas para quem quer caminhar e conhecer a cidade. Afinal, pode ser bem provável que uma multa vai estar esperando no para-brisa do carro ao retornar.

Desse modo, uma boa opção é o estacionamento fica na rua ao lado da Tanzhaus e se chama Tiefgarage Tanzhaus (endereço: Merkurplatz). O lugar tem vaga para 20 carros e os primeiros 30 minutos são gratuitos. Então, após isto é cobrado €0,10 a cada 12 minutos.

Mas atenção: o bilhete deve ser pago antes. Então, siga para máquina, insira as moedas do tempo que pretende ficar estacionado. Depois, coloque o bilhete dentro do carro, num lugar onde pode ser visto pelo guarda.

Outras opções sem limite de tempo:

Am Münster (160 vagas)
Im Ried (100 vagas)
Wörnitzparkhaus (130 vagas)
Parkhaus am Weidenweg (31 vagas)

Fora do centro:

Festplatz, Neue Obermayerstraße (700 vagas)
Bleichwiese/Mühlgrabenweg (30 vagas)
Sallingerstraße (50 vagas)
Zirgesheimer Straße (116 vagas)
Parkplatz Stauferpark, Neudegger Allee (500 vagas)

A tarifa máxima de estacionamento custa €5 (em dias úteis até às 18h). Entretanto, o estacionamento é gratuito aos domingos e feriados.

Informações sobre a cidade:

https://www.donauwoerth.de/tourismus/

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel em Donauwörth:

Sem dúvida, uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Deste modo, quando você opta por ficar bem localizado tenha certeza que você vai aproveitar muito mais. Além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Aliás, não precisar perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.

Booking.com

Carro

Ainda, outra dica para quem deseja conhecer a Rota Romântica, visitar outlets e passar em algumas cidades vizinhas em passeios de bate e volta é alugar um carro. Certamente, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro! Já que sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Sem dúvida, poder dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas não é muito fácil de se poder fazer em outros lugares.

Desta forma, nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

Ingressos antecipados para as atrações

Por fim, uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Infelizmente, em várias cidades da Europa, como Paris, Barcelona, Amsterdam, entre várias outras já não existe mais a tal baixa temporada. Deste modo, as atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora. Fora que muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então, não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Sobretudo, outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. Principalmente, o melhor é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!

Inegavelmente, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Afinal, ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Com efeito, é muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.


CONTINUE LENDO SOBRE A ROTA ROMÂNTICA:

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA

+ A CIDADE MAIS FAMOSA DA ROTA ROMÂNTICA: ROTHENBURG OB DER TAUBER

+ TAUBERBISCHOFSHEIM, NA ROTA ROMÂNTICA – ALEMANHA

+ OS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU, NO SUL DA ALEMANHA


GOSTOU DO POST?

Você já fez a Rota Romântica? Quais cidades mais gostou? Tem mais alguma sugestão para gente e nossos outros leitores? Então, escreve ai nos comentários! Vamos adorar trocar experiências com vocês!

Por fim, se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. A gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 4

  1. Olá Carina estamos indo para Munique para fazer as Rotas (Contos de Fadas + Castelos + Romântica).
    Teremos 15 dias. Você tem alguma rota que engloba as três.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.