Tauberbischofsheim Capa Por Sina Ettmer Photography

Tauberbischofsheim, uma das graciosas cidades na Rota Romântica, Alemanha

Como eu já contei em outros posts sobre a Rota Romântica, ela não tem este nome em vão! Realmente as cidades que fazem parte desta rota cênica são todas muito fofas. Então, escrevi este post para apresentar mais uma delas: Tauberbischofsheim.

A pequena Tauberbischofsheim é daquelas cidadezinhas fofas na Alemanha que a gente não deve deixar de conhecer. Afinal, ela tem um centrinho pequeno e prático, e passear por ela é rápido e muito fácil. Claro, as fotos são garantidas!


Leia também:

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA

+ ROTHENBURG OB DER TAUBER: A CIDADE MAIS FAMOSA DA ROTA ROMÂNTICA

+ OS INCRÍVEIS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU NO SUL DA ALEMANHA


Tauberbischofsheim

A cidade de Tauberbischofsheim conta com cerca de 13 mil habitantes e fica a cerca de 40 km de Würzburg. Inclusive, ela faz parte das cidades que ficam mais ao norte na Rota. Assim como fica no vale do rio Tauber, o mesmo que corta a cidade. Aliás, este é o mesmo rio que passa por Rothenburg ob der Tauber, por exemplo.

Você pode chegar de trem na cidade, já que ela tem estação de trem e que leva o nome da cidade. Fora que uma grande vantagem é que a estação fica bem próxima do centrinho, o que facilita bastante o passeio. Entretanto, os trens que passam pela cidade são só trens regionais. Isto significa que para vir de cidades maiores, como Munique ou Frankfurt, você vai ter de fazer algumas trocas de trens. Da mesma forma, os trens são mais lentos e fazem diversas paradas. Então, a viagem pode ser um pouco longa. Por isso, eu sempre aconselho fazer a Rota Romântica de carro. Pois com o carro alugado você sempre tem bem mais flexibilidade.

Tauberbischofsheim Shutterstock Por cityfoto24 vista
Tauberbischofsheim Shutterstock Por cityfoto24

Onde ficar em Tauberbischofsheim

Caso você tenha escolhido a cidade para ser um dos teus pontos de pernoite na Rota Romântica, tenho algumas sugestões de hospedagens para você. Até porque eu mesma já me hospedei na cidade. Eu fiquei no Badischer Hof e ele cumpriu bem a função para o meu pernoite. Apesar de o Hotel Das Bischof ser um pouco mais afastado do centro antigo da cidade, ele tem ótimas resenhas e pode ser uma boa escolha. Já o Hotel Adlerhof é bem próximo da estação de trem, o que é uma mão na roda para quem não está fazendo a Rota de carro.

Saindo de Munique: passeio para Rota Romântica e Rothenburg

História de Tauberbischofsheim

3000 a.C. já existia um povoado e por isso a cidade é uma das mais antigas do Vale do Tauber e da Rota Romântica. No ano de 836 ela apareceu pela primeira vez na biografia de São Lioba como “Biscofesheim”. Ainda, a cidade manteve o nome de Bischofsheim até o século XIX, quando decidiram mudar seu nome para “Tauberbischofsheim” em 1850 para diferenciá-la das cidades Bischofsheim am Neckar e Bischofsheim am hohen Steg.

Excursão de 1 Dia a Rothenburg saindo de Frankfurt

Visita a cidade

Sem dúvida, você pode fazer somente uma visita rápida por Tauberbischofsheim, principalmente por aqueles que não tem intenção de visitar seus museus. Então quem quer somente percorrer suas ruas e ver suas belas casas em estilo enxaimel pode fazer isto em cerca de 1-2h. Só não pode deixar de ver sua atração principal: o belo castelo Kurmainzisches Schloss, que hospeda o Landschaftsmuseum.

A cidade conta com alguns parques de estacionamento bem centrais (P em azul no mapa abaixo) e basta seguir as placas de sinalização ao chegar na cidade para estacionar em algum deles.

Tauberbischofsheim mapa

[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Saiba que ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Roteiro para conhecer Tauberbischofsheim

A princípio, o passeio começa na principal praça da cidade, a Marktplatz. Afinal, aqui estão reunidas grande parte dos prédios de interesse para se ver na cidade.

Tauberbischofsheim Shutterstock Por Richi McWallace Marktplatz
Marktplatz / Shutterstock Por Richi McWallace

1) Rathaus

A Rathaus (prefeitura) construída em 1865 em estilo neogótico.

TBB Rathaus Shutterstock Por cityfoto24
Rathaus de Tauberbischofsheim / Shutterstock Por cityfoto24

De Munique: Tour para os Castelos de Neuschwanstein e Linderhof em Espanhol

2) Filial do Correio (Post)

O Alte Post (antigo correio), como é conhecido, tem mais de 100 anos de idade, e neste lugar funcionou até 1727 um hotel, que se chamava “Zur Kanne”.

3) Stern-Apotheke e Fratzenhaus

O prédio onde funciona a farmácia Stern (estrela) foi construído em 1670 por Johann Hermann Franck e ficou conhecida como Franck-Haus.

4) Mackert-Haus

Este palácio barroco foi construído em 1744 pelo comerciante de vinhos Bögner.

5) St.-Lioba-Kirche

A igreja de São Lioba construída em 1735 em estilo barroco fazia parte do mosteiro franciscano que havia aqui.

6) Klosterhof

Onde ficava o antigo mosteiro franciscano, sucessor dos edifícios do convento da época do santo Lioba ainda existem. Na parte chamada de claustro (Klosterhof) está alojada parte da administração da cidade. O lugar é cercada por três edifícios, incluindo o antigo dormitório.

7) Rincker-Haus

Construída em 1678, nesta casa aristocrática funcionava a antiga administração do hospital.

Tauberbischofsheim Shutterstock Por cityfoto24 Rincker Haus enxaimel
Rincker Haus (amarela) / Shutterstock Por cityfoto24

De Munique: Excursão Premium ao Castelo Neuschwanstein (em Füssen) e Palácio de Linderhof

8) Rehehof

Esta bem preservada casa aristocrática foi construída em 1702 em estilo barroco.

9) Lieblerhaus

Construída em 1628, no estilo enxaimel da Renascença, apresenta painéis de madeira com representações de Melusina.

Um pouco fora da praça do mercado está o Antigo Hospital.

10) Antigo Hospital

Anteriormente funcionava aqui um Hospital para os pobres, na fachada se vê o brasão de Philipp Zehnder e o Magdalena Virnhaber, do ano 1572.

Pegando a rua Hauptastrasse, que é a principal rua da cidade e somente para pedestres, se chega na Sebastianuskapelle.

Tauberbischofsheim Shutterstock Por Richi McWallace Hauptstrasse
Hauptstrasse / Shutterstock Por Richi McWallace

11) Sebastianuskapelle

Esta capela de 2 andares foi construída em 1474, e na parte de baixo funcionava a Beinhaus (Ossario), e hoje ali funciona o “Gedenkstätte 1939-1945”, um memorial da 2ª Guerra Mundial. A capela fica na parte de cima, e o lugar abriga peças de arte medievais valiosas.

[vc_message message_box_style=”solid” message_box_color=”violet” icon_fontawesome=”fa fa-university”]

Clique aqui para achar todos os nossos posts sobre a Rota Romântica!

[/vc_message]

Ao lado está a Igreja católica de São Martinho.

12) Katholische Stadtkirche St. Martin

Construída em 1910 em estilo neogótico, apresenta uma torre barroca, e seu interior contém obras de arte, incluindo um altar de Niklaus Weckmann (o velho) com pinturas em painel de Hans Schäufelein, uma Madonna feita por Hans Multscher e uma cópia da crucificação feita por Matthias Grünewald. O original (danificado) foi comprado em 1900 pelo Grão-Ducado de Baden, e encontra-se na Kunsthalle de Karlsruhe.

Tauberbischofsheim Por Roman Sigaev Shutterstock
St. Martin Tauberbischofsheim Por Roman Sigaev Shutterstock

13) Neste lugar foram feitos os auto relevos de São Martinho que ficam na porta de entrada da Catedral da cidade (Dom).

Já entrado na Schloßplatz, que fica bem no centro da cidade, está o Zwinger.

Tauberbischofsheim Shutterstock Por Sina Ettmer Photography
Schloßplatz / Shutterstock Por Sina Ettmer Photography

14) Zwinger

Esta casa construída em 1595 foi onde nasceu Leonhard Pfreundschick, que foi Abade do mosteiro Ilbenstadt entre 1667-1681.

E logo a frete está a grande atração da cidade, o Palácio de Tauberbischofsheim.

15) Kurmainzisches Schloss e Türmersturm

Também conhecido como Schloss Tauberbischofsheim (Palácio de Tauberbischofsheim), começou a ser construído em 1280, mas desta época só restou a Türmersturm (torre da tempestade), a torre que fazia parte da muralha medieval que circundava a cidade. A maior parte da construção vista hoje vem de uma restauração do ano de 1595.

O lugar servia como sede da administração do eleitorado do arcebispo do Mainz e abriga desde 1970 o Tauberfränkische Landschaftsmuseum.

Tauberfränkische Landschaftsmuseum

O museu conta com 17 salas de exposições que mostram uma maquete histórica da cidade de Bischofsheim (antigo nome de Tauberbischofsheim), mostrando a cidade e o castelo no século XVIII (com uma muralha fortificada, que tinha cerca de 20 torres), além de informações sobre a cidade e o antigo castelo, objetos de arte sacra, mobiliário do renascentista, do barroco até Biedermeier, trajes camponeses, mobiliário doméstico e artesanato histórico, uma coleção de flautas, e ainda uma coleção pré-histórica que vai da Idade da Pedra até a conquista da região pelos francos, entre outros.

Horário:

O museu abre do domingo de Páscoa até 1º de novembro, sendo de 3ª-sábado entre 14-16h30; Domingos e feriados entre 10-12h e 14-16h30.

Endereço: Schlossplatz, 7.

Tauberbischofsheim Shutterstock Por Steve Heap
Kurmainzisches Schloss e Museu / Shutterstock Por Steve Heap

16) Bischemer Kröte

A estátua de um sapo que representa os moradores da cidade, que são chamados de “sapos de Bischemer”. De acordo com a explicação popular, a cidade possuía um fosso tão pantanoso na Idade Média, que só sapos e rãs sobreviviam nele. O coaxar das rãs e sapos era tão alto que podia-se ouvi-lo de longe e por isso deu o apelido aos moradores da cidade naquela época.

[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

17) Antiga muralha da cidade com a masmorra e o canal que passa pela cidade.

Seguindo em direção a Sonnenplatz (praça do sol), está a Capela de Maria Auxiliadora.

18) Maria-Hilf-Kapelle

Esta capela foi construída em 1700 pelo farmacêutico Johann Henrich Staub.

19) Neste lugar encontram-se restos da antiga fortificação da cidade, com a torre que era o portão ocidental de entrada na cidade.

Rota Romantica placa TBB Shutterstock Por cityfoto24
Tauberbischofsheim Shutterstock Por cityfoto24

Próximo da Sonnenplatz está a Peterskapelle.

20) Peterskapelle

Também conhecida como Friedhofskapelle (capela do cemitério), já que junto a capela existia aqui um cemitério até 1856. A capela foi construída em 1180 e é a construção mais antiga ainda existente na cidade.

Chegando na Sonnenplatz encontramos alguns prédios de interesse, como:

21) Antigo Kaiserliches Post e Telegrafenamt (Correio real e escritório de telegrafo), construído em 1888.

22) Sonnenplatz-Apotheke (Farmácia Sonneplatz)

A farmácia foi construída em torno de 1730, mas neste edifício já ficava o escritório da farmácia Kurmainzische. Em 1810, a farmácia Sonnenplatz foi ampliada com um magnífico interior de madeira cerejeira escura no estilo Império. Desde meados de 2006, o lugar é um museu.

Saindo da praça está a 23) Igreja Evangélica da cidade, construída em 1895, e a 24) central de Polícia  construída em 1865.

TBB rota romantica mapa

Na saída da cidade antiga está o Torbogen.

25) Torbogen

Este portão renascentista em arcada era o portão que ficava fora das muralhas da cidade. Em 1812 foi adicionado ao portão um moinho de rolos.

No outro lado da cidade, está o 27) Monumento aos mortos da Primeira Guerra Mundial.

[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Alemanha? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

Curiosidades

A cidade é famosa pelo clube de esgrima, sendo este o mais famoso do mundo, e que está sob o comando do treinador e “máquina de medalhas” Emil Beck. Devido a isto, foi criado aqui um Centro de Treinamento Olímpico de esgrima, que tem um internato e serve como base de treinamento para as Olimpíadas.

Saindo de Frankfurt: Excursão de 1 Dia a Rothenburg

Informações Turísticas

Marktplatz 8, 97941 Tauberbischofsheim.

Rota Romantica mapa

QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel

Primeiramente, uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Pois quando você opta por ficar bem localizado, tenha certeza que você vai aproveitar muito mais. Além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Pois, não precisar perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.

Então, faça sua reserva já, pelo Booking, onde você encontra as melhores opções e melhores preços!

Carro

Ainda, outra dica importante para quem deseja conhecer a Rota Romântica, visitar outlets e fazer passeios de bate e volta é alugar um carro. A Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro, já que sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Poder dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas não é muito fácil de se poder fazer em outros lugares.

nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

Ingressos Antecipados para as atrações

Por fim, uma dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Afinal, em várias cidades da Europa, como Paris, Barcelona, Amsterdam, entre várias outras já não existe mais a tal baixa temporada. Assim sendo, as atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora e outras já nem vendem mais na hora. Fora que muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Ainda, outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. Mas o melhor mesmo é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!

Um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Sem dúvida. ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Inclusive, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Assim como, é muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

Gostou deste post?

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestões, escreve ali nos comentários. Certamente, nossos outros leitores vão adorar saber suas impressões. Assim como use nossos links para fazer suas reservas! Dessa forma, você ajuda o blog a trazer sempre conteúdo fresquinho para você!


CONTINUE LENDO SOBRE A ROTA ROMÂNTICA:

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA

+ DONAUWÖRTH, NA ROTA ROMÂNTICA – ALEMANHA

+ A BELA ALTE MAINBRÜCKE EM WÜRZBURG


Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.