Estaçao trem aeroporto Frankfurt capa

Como chegar na estação de trem do aeroporto de Frankfurt

Se você está planejando uma viagem e pretende pegar um trem na estação de trem aeroporto Frankfurt, na Alemanha, este post é para você! Aqui você vai saber tudo sobre as 2 estações de trem no aeroporto de Frankfurt e a diferença entre elas. Assim como vai aprender como chegar nelas, comprar os bilhetes etc.


Leia também:


Estação de trem do aeroporto de Frankfurt

Muitos viajantes querem aproveitar a facilidade de andar de trem pela Europa e assim usam os trens para chegar aos seus destinos. Então muitos dos grandes aeroportos da Europa possuem conexões com linhas de trem. Ou até mesmo estações próprias, como é o caso do aeroporto de Frankfurt. Sendo que estas linhas de trens ou ligam o aeroporto ao centro da cidade, ou ainda podem conectar o aeroporto a outras cidades do país ou da Europa.

Aliás, este é o caso do Aeroporto de Frankfurt. Pois a partir do aeroporto de Frankfurt você pode chegar tanto no centro da cidade de Frankfurt, como também pode ir para diversas cidades alemãs. Nestas você pode incluir cidades como Berlim, Colônia (Köln), Düsseldorf, Hamburg, além de várias outras. Além disso, é possível seguir para outras cidades da Europa, como Amsterdam, Bruxelas, Basel (Suíça), Viena (Áustria).

Aeroporto de Frankfurt

Duas estações de trem no Aeroporto de Frankfurt

Primeiramente, a informação mais importante é que o aeroporto de Frankfurt tem 2 estações de trem. Uma delas é a Regionalbahnhof (de trens regionais) e a Fernbahnhof (de trens de longa distância). Ainda, no aeroporto de Frankfurt existe uma rodoviária (Busbahnhof), que liga o aeroporto a diversas cidades ao seu redor. Todas as três estações estão integradas no Terminal 1, mas ficam na área de circulação geral. Dessa forma, qualquer pessoa tem acesso a estas estações, não somente que tem cartão de embarque.

Por certo, os trens de longa distância (trens ICE, IC e EC) operam na estação de trem de longa distância (Fernbahnhof). Já os trens regionais (S-Bahn) e os trens expressos regionais partem da estação de trem regional.

Mapa aeroporto Frankfurt
Fonte: site aeroporto de Frankfurt

Como chegar no Terminal 1

Independentemente de onde chega ou parte seu voo, você pode ir para o Terminal 1 gratuitamente com os sistemas de transportes oferecidos pelo aeroporto. E dali acessar qualquer uma das estações de trem ou de ônibus.

Então, se seu voo chegar no Terminal 1 você só precisa ir caminhando até uma das estações de trem do aeroporto de Frankfurt para pegar o trem desejado. Claro, depois de já ter feito os procedimentos de imigração e pegar sua mala. Caso você desembarque no Terminal 2, você vai precisar ir até o Terminal 1 usando ou o trem Skyline ou o Shuttle-Bus.

Skyline

O trem automático (Skyline) conecta o Terminal 1 e o Terminal 2 e parte a cada 2 minutos. Você vai encontrar diversas placas indicando o caminho para chegar a parada deste trem automático. Basta seguir as placas dizendo Skyline.

Shuttle-Bus

Já outra opção para ir de um terminal ao outro é pegar o ônibus do aeroporto (Shuttle-Bus). As paradas de ônibus ficam em frente aos Terminais 1 e 2 e o estacionamento de ônibus P36 para ônibus de longa distância. Os ônibus amarelos são gratuitos e operam 24 horas por dia, assim como saem a cada 10-15 minutos.

Skyline Aeroporto Frankfurt
Trem automático Skyline do Aeroporto de Frankfurt

Qual estação de trem no aeroporto de Frankfurt devo ir?

Depois de já estar no Terminal 1, você precisa saber qual a estação de trem do aeroporto de Frankfurt que vai pegar seu trem. Você deseja pegar um trem para Frankfurt, Wiesbaden ou cidades dos arredores? Então, siga para a estação Regionalbahnhof.

No entanto, se você for pegar um trem rápido que vai te levar para alguma cidade mais distante dentro da Alemanha ou até mesmo para um país vizinho, então você deve seguir para a estação de trem Fernbahnhof. Independente de qual das duas estações que você vai, siga as placas dentro do aeroporto que indica o caminho até ela.

Estaçao trem aeroporto Frankfurt placas


Leia também:


Regionalbahnhof

Esta é a estação de trem do aeroporto de Frankfurt por onde passam os trens regionais. Ou seja, por onde passam os trens de periferia que ligam Frankfurt e Wiesbaden, passando pelo aeroporto. Pois no caminho entre as duas cidades está o aeroporto de Frankfurt. Por isso, algumas linhas de trens suburbanos (S-Bahn) que ligam as duas cidades passam pelo aeroporto e tem uma parada ali.

Dessa forma, o trem S-Bahn que passa no aeroporto não é uma linha de trem exclusiva que liga o aeroporto ao centro. Estas linhas ligam cidades ao redor de Frankfurt (periferia da cidade), e passam pelo aeroporto.

Os trens para o centro de Frankfurt saem das plataformas 1 e 2 da Regionalbahnhof no aeroporto. Os trens que fazem esta linha são os S-Bahn S8 e S9 que são as 2 únicas linhas de S-Bahn que passam pelo aeroporto.

Para saber tudo como ir para o centro de Frankfurt a partir do aeroporto, leia meu post sobre o assunto. Todos os detalhes sobre qual trem pegar, como ir, bilhetes, estão explicados ali. 😉

+ COMO IR DO AEROPORTO DE FRANKFURT PARA O CENTRO

Também leia o post sobre o passe de descontos de Frankfurt que inclui transporte público para economizar. Pois vale muito a pena para quem vai e volta do aeroporto de Frankfurt ao centro da cidade.

+ FRANKFURT CARD, O CARTÃO DE DESCONTOS EM ATRAÇÕES EM FRANKFURT

Nesta estação de trem do aeroporto de Frankfurt você pode usar wi-fi gratuito. Dessa forma, você pode conectar seu smartphone ou laptop.



Como chegar na Regionalbahnhof

A estação de trem Regionalbahnhof fica no Terminal 1, Setor B, Andar 0. Então, para chegar na estação de trem do aeroporto de Frankfurt Regionalbahnhof use as escadas, escadas rolantes ou elevadores para chegar ao nível 0. Para exemplificar, o andar do embarque do Terminal 1 é o 3 (Ebene 3). Já o desembarque fica no andar 2 (Ebene 2). Dessa forma você precisa descer até o andar zero para chegar na estação de trens regionais.

Por isso, dentro do aeroporto siga as indicações deste sinal:

Símbolo do S-Bahn

Este S é o símbolo do S-Bahn e indica o caminho para os trens S-Bahn, que partem da estação de trem regional. Ou seja, que partem da Regionalbahnhof (regional trains em inglês).

Afinal, são estes os trens que levam para o centro de Frankfurt.

As placas indicando a Regionalbahnhof a serem seguidas são como esta abaixo (veja que no lado esquerdo mostra o S):

aeroporto Frankfurt Regionalbahnhof

Como comprar os bilhetes

Ao chegar na Regionalbahnhof, caso você ainda não tenha comprado o seu Frankfurt Card (que eu indico muito a compra antecipada), você vai precisar comprar os bilhetes para o S-Bahn.

Existem diversas máquinas automáticas que vendem tíquetes espalhadas pela estação no saguão ao redor do Reisezentrum (centro de viagens). No Reisezentrum você pode comprar passagens com operadores, tanto de trens de longa distância, como os bilhetes de S-Bahn e passes diários. Inclusive, os operadores que falam inglês, mas você paga uma taxa por comprar com os operadores.

Mas você não precisa pegar fila para comprar os bilhetes e nem pagar a mais. Basta comprar os bilhetes nas máquinas que estão nesta sala. Estas máquinas têm oito opções de línguas para comprar os bilhetes, entre elas Espanhol e Inglês. Aliás, as máquinas aceitam cartão de crédito, cartão de débito, moedas e notas de euro.

Reisezentrum

No centro de viagens (Reisezentrum), você tem serviços com atendimento pessoal e pode comprar passagens e fazer reservas até pouco antes da partida. Ainda pode comprar passes de temporada (semanais, mensais etc.). Por fim, você também pode se informar sobre os horários de trens nacionais e internacionais e informações sobre tarifas, além de serviços e ofertas adicionais para sua viagem de trem.

Horário:

  • De segunda-feira a sexta-feira: das 06:00 às 20:30.
  • Sábado: das 07:00 às 14:30.
  • Domingo fechado.
Informação S-Bahn aeroporto FRA
Informação na Regionalbahnhof

Dicas sobre a estação Regionalbahnhof

  • Embarque e desembarque para cadeirantes estão disponíveis em todas as plataformas.
  • As plataformas 2 e 3 da estação regional podem ser alcançadas por elevador. O elevador para a plataforma 1 só é operado por funcionários. Entre em contato com eles.

Leia também:



Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Fernbahnhofestação de trem de longa distância do aeroporto de Frankfurt

Como já mencionei anteriormente, existe outra estação de trem no aeroporto de Frankfurt, que é a Fernbahnhof. Esta é a estação de trem por onde passam os trens de longa distância e que muitos visitantes desejam saber onde fica. Pois os trens que passam por esta estação seguem direto do aeroporto de Frankfurt para várias outras cidades alemãs, assim como para outros países. Por exemplo, seguem para Colônia, Stuttgart, Amsterdam, Viena etc.

Pela estação de trem do aeroporto de Frankfurt de trens de longa distância passam os famosos trens bala, que na Alemanha são os trens ICE e IC.

Nesta estação de trem do aeroporto de Frankfurt você pode usar wi-fi gratuito. Dessa forma, você pode conectar seu smartphone ou laptop.

Vista aerea Aeroporto Frankfurt
Vista aerea de onde fica a estação de trem no aeroporto de Frankfurt

Como chegar na Fernbahnhof

Esta estação de trens de longa distância do aeroporto de Frankfurt fica no subsolo do The Squaire. Isto é, o The Squaire é um prédio enorme e muito comprido que fica paralelo ao prédio do aeroporto. Dessa forma, esta estação não fica dentro do aeroporto, mas ela é facilmente acessada através de passarelas cobertas que ligam o prédio do aeroporto ao prédio The Squaire.

Então, para chegar até a estação você vai precisar caminhar cerca de 10 minutos a partir do Terminal 1. Já do Terminal 2 você vai levar cerca de 25 minutos para chegar até esta estação de trem do aeroporto de Frankfurt. Mas não se preocupe, o caminho é todo sinalizado com placas indicativas e muito fácil de achar. Basta seguir as placas indicativas indicando Bahnhof T e AirRail Terminal. Este T é indicativo de long distance trains, enquanto o S é de S-Bahn (trem de periferia).

Como já expliquei na parte da estação Regionalbahnhof, você vai precisar ir até o Terminal 1 e dali acessar esta estação de trem. Do Terminal 1 você pode alcançar a estação diretamente a pé. Basta seguir as indicações pelos corredores do aeroporto em direção à estação Fernbahnhof.

Para chegar a estação de trens de longa distância do aeroporto de Frankfurt você deve seguir indicações como esta:

Estacao Trem Aeroporto Frankfurt
Atravessando as Passarelas

Dentro do Terminal 1 você deve seguir pelos elevadores e escadas rolantes para o andar 3, onde estão as passarelas que levam até a estação. Como você pode ver no mapa abaixo, você deve seguir o caminho vindo do andar 3 (Ebene 3) e seguir as setas vermelhas até o prédio The Squaire. Em resumo, você vai passar pela entrada do Sheraton Frankfurt Airport Hotel, que fica no final da 1ª passarela. Depois, siga caminhando e você também vai passar por cima da autoestrada A3 (mapa abaixo), que é a 2ª passarela.

Fernbahnhof Frankfurt airport
Fonte: site aeroporto de Frankfurt
Fernbahnhof

Assim, depois de caminhar estes trechos você vai estar na estação Fernbahnhof dentro do The Squaire. Entretanto, você vai estar no Andar 3 da estação de trens de longa distância. Para chegar as plataformas para embarcar nos trens você vai ter de descer 2 lances de escadas rolantes (ou seguir de elevador) até o Andar 1. Veja o plano abaixo:

Frankfurt Airport Fernbahnhof
Fonte: site aeroporto de Frankfurt

As plataformas 4 a 7 estão localizadas lá no andar 1 (Ebene 1) da Fernbahnhof, que fica embaixo do The Squaire.

Onde comprar passagem de trem na Alemanha

Sem dúvida, eu indico comprar as passagens de trens antecipadamente. Pois quanto mais cedo você compra a passagem, mais barato você vai pagar. A RailEurope te ajuda nesta parte. Você pode comprar passagens de trem para a Europa toda (independente da companhia de trem) em um só local e em português, sem nenhuma complicação. Ótimo, né?!

Mas claro que é possível comprar passagens um pouco antes de embarcar. Dessa forma, você pode usar as máquinas automáticas espalhadas pelo andar 3 para comprar os bilhetes. Assim como, pode comprar diretamente no Travel Center.

No Travel Center você vai encontrar funcionários que vão fazer atendimento para venda de bilhetes e reservas. Ainda neste lugar você pode comprar passes de temporada e informações de horários. Além disso, pode se informar sobre tarifas nacionais e internacionais, além de todos serviços e ofertas complementares para sua viagem de trem. Mas máquinas automáticas de bilhetes, horários e informações sobre tarifas estão disponíveis em toda a estação de trem.

Horário do Travel Center:

  • De domingo a sexta-feira: das 07:00 às 21:00.
  • Sábado: das 08:00 às 18:00.

>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

Dicas sobre a estação Fernbahnhof

  • Existe SOS e pilares de informação, telefones e auxílios de embarque e desembarque para cadeirantes em todas as plataformas.
  • Todas as plataformas podem ser alcançadas através de elevadores.
  • Os banheiros estão localizados na passarela vindo do Terminal 1. Inclusive, tem banheiro para cadeirantes.
  • Há displays luminosos de destino de trem em todas as plataformas informando número do trem, destino e comprimento do mesmo.
  • Assim como monitores de exibição com os horários de partida e chegada de trens e voos também estão disponíveis em toda a estação de trem de longa distância.
  • Para os viajantes que viajam de Lufthansa, existe o serviço LH AIRail. Onde o check-in já pode ser feito nas estações de trem, como na Estação Central de Colônia e Estação Central de Stuttgart (balcão de check-in) e Bonn-Siegburg (check-in pela Internet do LH). A bagagem é então entregue no LH Baggage Drop no Terminal AIRail e a pessoa pode viajar descansada e só pegar a mala no destino.



Rodoviária (Busbahnhof)

Por fim, o aeroporto de Frankfurt conta também com uma rodoviária em frente ao Terminal 1. Ela fica no andar do desembarque e oferece ônibus para Frankfurt am Main e região. Atualmente, o ônibus de e para o Terminal 1/Terminal 2 sai dali também.

Outra parada que fica aqui é do ônibus de visitantes do aeroporto para passear e conhecer o local num tour. Leia este post sobre o que fazer no aeroporto numa conexão longa para mais detalhes.

Bem como é daqui que sai o ônibus para o Aeroporto de Hahn e o ônibus para os estacionamentos, ônibus fretados e ônibus de hotéis.

Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Respostas de 13

  1. Olá Carina! Tudo bem?

    Tenho um voo que chega em Frankfurt às 18h30 e preciso comprar uma passagem de trem para Freiburg. Não sei se o ideal seria ir do aeroporto para a Hbf e pegar o trem por lá, ou se pego a passagem direto do Fernbahnhof para Freiburg. Pelo que vi, a passagem via Hbf está uns 12 euros mais barata do que se for pela Fernbahnhof.

    Vi que os S-Bahn para a Hbf duram uns 20min, mas não tenho noção de preços ou a frequência com que partem. Poderia me ajudar? O que você me recomenda?

    Gostaria de pegar um trem às 20h50, já que vou para a casa de uma pessoa e não queria chegar muito tarde…

    1. Oi, Alice!
      Se o trem para Freiburg passa pela Fernbahnhof sem ir para a a HBF, nem pensa e compra esta passagem. Não vale a pena o empenho de vc ir até o centro de Frankfurt (carregar mala e afins) e você gastaria pelo menos uns 5 euros de passagem até lá. Assim vc já sai direto do aeroporto para o teu destino. 😉
      Boa viagem!

  2. Olá, Carina! Que benção seu blog, estava totalmente no escuro com informações concretas sobre o aeroporto de Frankfurt e você foi a de longe a que mais transpareceu conhecimento sobre. Poderia me ajudar com uma questão? Tenho um voo pela TAP que sai de Guarulhos, para em Lisboa e depois segue para Frankfurt, chegando no Terminal 1. Depois tenho que pegar um outro voo pela British Airways para Londres mas que sai do Terminal 2. Sabe me dizer se o trajeto é feito somente de trem/ônibus entre os terminais? Estou preocupada pois o tempo entre estes 2 voos será um período de madrugada, e não sei bem se haverá pessoas pra orientar lá, se haverá trem funcionando etc. Terei 7h entre os 2 voos. Consigo ir andando de Terminal 1 para Terminal 2 (bom que ocupo o tempo rs)? Outra questão é, se passar pela imigração em Lisboa já, não passarei pela da Alemanha, correto? Depois passo somente pela de Londres? Desde já, agradeço!

    1. Oi, Letícia!
      Sempre fico feliz em saber que meus posts ajudam a elucidar dúvidas e facilitam as viagens dos leitores. 🙂

      Bom, a primeira informação que você precisa ter é que o aeroporto de Frankfurt não funciona entre 11 horas da noite e 05 horas da manhã. Ou seja, não tem voos chegando e nem partindo durante este período, e todo aeroporto está com funcionamento reduzido.
      Com isso você não vai ter a opção de usar o skyline (trenzinho) neste horário da madrugada, pois ele só funciona entre 05 e 23h.
      Assim como eu não indico fazer o trajeto a pé, pois é longe e bem pouco movimentado, principalmente neste horário da madrugada, que o aeroporto está “fechado”.
      A única opção para você será usar os ônibus que ligam os terminais e funcionam 24 horas por dia. A parada de ônibus está localizada em frente ao Terminal 1 do lado de fora do desembarque (siga as placas dentro do aeroporto) e também na parada dos ônibus de longa distância, parada P36.
      Tem um ônibus a cada 5 a 10 minutos, dependendo da hora do dia, 24 horas por dia.

      Quanto a imigração, você fará somente em Lisboa e não na chegada em Frankfurt, mas quando partir para Londres, dependendo do teu portão de embarque, pode ser que você tenha que fazer a saída. 😉

      Boa viagem!

  3. Oi Carina! Muito bom seu blog! Eu estou na dúvida cruel se saio ou não do aeroporto. Estarei chegando no dia 14 dez em Frankfurt de manhã 10h15 e voarei às 16h25. Será que dá para um rolê de 2h? Você recomenda o uso de trens ? eu vi que era 15 min de distância. E para deixar as bagagens nos armários, você acha que compensa? ou melhor despachar com a Lufhthansa? (Estou com medo de extravio também! kkk) É minha primeira vez com eles, então não sei . Desde Já obrigada! Beijos.

    1. Obrigada, Barbara!
      Vc tem tempo suficiente para ir só centro e voltar. Eu iria de trem, sim. E também deixaria a bagagem no guarda-volumes (não são armários). A Lufthansa costuma ser organizada, mas a gente nunca sabe… 😉
      Boa viagem!

  4. OLA MEU NOME LINDEIA
    VIAJO PARA FRANKFURT DIA 24/12 E PRECISO IR DE TREM PARA ESTRASBURGO, VOCE PODE ME ORIENTAR COMO PEGAR O TREM QUAL ESTACAO , DENTRO DO AEROPORTO.

  5. olá
    estou indo pra Berlim
    em Frankfurt tenho pouco tempo para fazer alfândega. como pego um trem pra ir na outra estação de trem?
    obrigado

    1. Olá Vandir!
      Depende de onde psrte teu trem. Você pode até mesmo sair da estação de trem do aeroporto direto pra Berlim. Como pode também ter de ir até o centro de Frankfurt para pegar teu trem. Você precisa ver na tua passagem. Mas tudo esta explicado acima. 😉
      Boa viagem!

  6. Bom dia. Tenho uma pergunta: eu tenho uma passagem de SP para Nuremberg que é de avião pra Frankfurt e depois trem. Em que momento a Lufthansa confere meu embarque no trem? Ao chegar à Fernbahnhof, ao entrar no trem ou somente depois de ele partir?

    1. Oi, Ricardo!
      Na realidade, quem vai conferir teu bilhete de trem é a DB dentro do trem, a Lufthansa só vende os bilhetes casados, mas é o fiscal dentro do trem quem vai conferir sua passagem.
      Ba viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.