guarda-volumes na Alemanha capa

Guarda-volumes na Alemanha: saiba como deixar suas malas nas estações de trem, metrô e aeroportos

Muitas vezes, quando estamos em viagem, passamos rapidamente por algumas cidades e não temos a intenção de nos hospedar nela. Mas daí surge a grande dúvida: o que fazer com a mala enquanto se passeia ela cidade? Uma boa opção é usar os guarda-volumes na Alemanha!

E a grande boa notícia é que eles estão disponíveis em vários lugares na Alemanha, como as estações de trens, metrôs e aeroportos do país. Assim, basta deixar sua bagagem no espaço destinado para guardar malas na Alemanha e ser livre para passear sem elas!

Como a língua alemã pode ser um pouco inibidora, este post tem a finalidade de dar diversas dicas e ainda mostrar num passo-a-passo como usar os guarda-volumes na Alemanha, já que eles são facilmente encontrados, para salvação dos turistas de plantão!

guarda-volumes na Alemanha armários


LEIA TAMBÉM:


>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

A primeira coisa a deixar clara é que nem todas as estações de metrô e trem do país contam com o serviço. Mas esteja certo que as grandes estações e aeroportos das grandes cidades sempre têm armários guarda-malas que podem ser usados para este fim.

Para saber com certeza qual estação que conta com o serviço, só mesmo procurando na internet, ou no site da estação. Mas em cidades como Berlim, Frankfurt, Colônia (Köln), Munique, Hamburgo, entre outras, as estações de trem sempre vão contar com o serviço. E não só elas, também nas estações de metrô mais centrais, onde várias linhas de metrô passam.

Dentro destas estações de trens, metrôs e aeroportos você sempre vai encontrar placas sinalizando o caminho para encontrar os guarda-volumes na Alemanha.

guarda-volumes na Alemanha

Os Gepäck Center (os guarda-volumes na Alemanha)

Para encontrar os Gepäck Center (centro de bagagens, em alemão), que é onde estão os inúmeros armários destinados para guardar bagagens, basta seguir as placas indicativas dentro das estações. Desta forma, basta olhar para cima e prestar atenção nas placas, elas vão te guiar até lá. As placas são muitas vezes como as mostradas abaixo.

Guarda-Volumes Alemanha placa

Pode ser que você encontra ainda um nome diferente para os guarda-volumes na Alemanha. Isto porque outro nome usado para tais centros é Schließfächer (ou ainda Schließfacheranlage).

Entretanto, o nome usado não é importante e você não precisa necessariamente anotar ou memorizar estes nomes tão difíceis para nós brasileiros. Basta procurar pelas placas que tem o símbolo de uma mala e uma chave e ir seguindo as informações dentro das estações e aeroportos.

As placas levam para o Gepäck Center, onde estão os armários guarda-volumes na Alemanha. Este guarda-volumes na Alemanha que eu usei de modelo para fazer este post é o guarda-volumes encontrado na estação central de trens de Berlim (Hauptbahnhof Berlin).

gepaeck center DE

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Dimensões dos armários dos guarda-malas na Alemanha

Ao chegar no deposito de bagagens destinado a guardar malas na Alemanha você deve escolher o tamanho do armário que deseja utilizar e que comporte sua(s) mala(s). Geralmente, os armários para guardar bagagem estão disponíveis em 2 tamanhos, um maior e outro menor.

No armário maior entra uma mala média e mais algumas sacolas, e custa €6 por 24h, sendo que suas medidas são Largura: 47 x Altura: 61 x Profundidade: 91 cm.

Já o armário menor entra uma mala destas que podem ser levadas de mão, dentro dos aviões, custa €4 por 24h e suas medidas são L28 x A42 x P76 cm (valores atualizados em maio de 2024).

guarda-volumes na Alemanha armários

ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA

BerlimFrankfurtMuniqueHamburgNuremberg
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Como usar os guarda-volumes na Alemanha encontrados nas estações de trem e metrô

Os armários são numerados e suas chaves apresentam sua numeração. Desta forma, mesmo que você não memorize qual a localização do armário escolhido ou o seu número, você vai poder encontrar ele facilmente só olhando a chave. Depois de saber qual o número, basta procurar qual foi o armário utilizado, na hora de retirar a mala.

guarda-volumes na Alemanha
Número do armário
Gepäck center chave DE
Chave numerada do armário

Após escolher o seu armário para guardar a bagagem, observe que todos os armários possuem explicações de uso em alemão e inglês na porta. Ainda existe um cartaz com explicação nas 2 línguas na entrada do centro de bagagens.

guarda-volumes na Alemanha
Instruções de uso no armário
guarda-volumes na Alemanha explicações
Instruções de uso do guarda-volumes na Alemanha

Preste atenção que os armários para guardar bagagens que estão disponíveis para o uso tem uma luz verde e apresentam o preço ao lado da porta. Os armários que estão ocupados tem uma luz vermelha e não apresentam o preço.

guarda-volumes na Alemanha

Somente pagos com moedas de Euro!

Para utilizar os armários é necessário ter moedas de Euro. Esta é a única forma de pagamento que o guarda-volumes aceita. Caso não tenha moedas neste momento, procure pelas máquinas que fazem a troca de notas de Euro por moedas. Geralmente elas estão na entrada dos Depósitos de Bagagens na Alemanha. As máquinas são parecidas com estas abaixo.

Máquina troca notas e moedas DE
Máquinas para trocar dinheiro
Máquina troca notas e moedas DE
Máquina para trocar notas por moedas

Depois de colocadas as bagagens dentro do compartimento, basta fechar a porta, inserir as moedas no lugar marcado na porta e no valor exato mostrado na porta do armário. Depois disto, gire a chave para travar a porta e retire a mesma, levando ela com você.

Pronto! Bagagem segura!

guarda-volumes na Alemanha

Em caso de dúvidas ou necessite de auxílio

Caso você tenha algum problema com a utilização dos armários, tenha perdido a chave ou tenha alguma dúvida, procure pelo escritório dos responsáveis pelo Depósito de Bagagens, que sempre fica nos arredores. Geralmente eles estão ali entre 06-22h, para resolver qualquer problema.

escritório gepäck center


Dicas!

  • Uma dica que facilita a memorização dos armários para guardar bagagens, e também uma forma de segurança para o caso de perda da chave, é bater uma fotografia do número do armário e do corredor onde ele se encontra. Afinal, em algumas estações maiores, estes lugares podem parecer um labirinto porque os corredores são todos iguais.
  • Ainda, os armários podem ser uma boa ajuda e opção também quando as compras passam a pesar nos braços. Afinal, depois de já ter visitado algumas lojas nas cidades, você poderá estar cheio de bolsas. 😉

A Camilian do blog Destino Munique também escreveu sobre os guarda-volumes lá de Munique.


Leia também:


QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!

Hotel

Primeiramente, uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel. Então, eu super indico se hospedar perto das atrações turísticas. Afinal, quando você opta por ficar bem localizado tem a certeza que você vai aproveitar muito mais. Isto porque, além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações, você vai economizar tempo! Sendo que não perder longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.

Então, faça sua reserva já, pelo Booking, onde você encontra as melhores opções e melhores preços!

Carro

Com efeito, eu sempre digo: a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro! Então, alugar um carro é uma excelente escolha! Isto porque, de carro você tem a liberdade para fazer visitas em cidades próximas, fazer viagens pelo país, visitar outlets, etc. Fora que viajar pelas Autobahns e poder dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas é uma experiência muito legal.

Então, minha dica é usar o site RentCars, como eu sempre faço quando alugo carros nas minhas viagens. Na realidade, este site é um buscador que compara os preços das locadoras. Assim sendo, ele te dá o melhor custo-benefício de todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão, na hora da chegada. Fora quee você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais por um carro de nível superior que é o único disponível na hora. Aliás, nem vou falar no tempo perdido para pesquisar preços nas locadoras…

Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.

+ Como é alugar carro pela RentCars!

Ingressos Antecipados para as atrações

Por fim, outra dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência. Inclusive, já antes de iniciar a viagem. Pois em várias cidades da Europa, como Paris, Barcelona, Amsterdam, já não existe mais a tal baixa temporada. De modo que as atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora. Fora que muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então, não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!

Ainda, outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas. Então, você entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. Mas, certamente, o melhor é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!

Por certo, um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Inclusive, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Assim como é muito fácil e rápido efetuar a compra online. Além do que você encontra todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.

+ Get Your Guide é confiável? 

Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

44 respostas

  1. Oi Carina, como vai? Sobre a máquina que troca notas por moedas, ela é simples de usar? Você coloca a nota e a maquina já expeli as moedas? vi que tem alguns botões com valor das moedas, é pra selecionar qual moeda vc quer?. Obrigada

  2. Ola Carina sdoreivseu relato ❤️Sou dentista por formação como voce , estou indo com meu marido para o IDS em Colonia agora em Março e quero depois de Frankfurt passar algumas horas em Mainz e koblenz antes de chegar na Colonia, vi que em Koblenz tem locker, sabe me dizer se em Mainz tambem tem?

    1. Olá, Maja!
      Que bacana! A IDS é uma baita feira na “nossa” área. 🙂
      Quanto ao Locker, com certeza vc vai encontrar. Mainz é uma cidade com uma estação de trem bem grande.
      Boa viagem e aproveite muito!

  3. Ola Carina, eu vou uma semana de viagem para a Finlandia de avião, e faço escala no aeroporto josef strauss munique, quer na ida, quer no regresso,. Gostaria de saber se no Aeroporto de Munique tem guarda volumes, e como funciona,pois a escala da minha viagem de regresso é de 12 hrs e gostaria de ver um pouco a cidade enquanto espero pela escala, sem ter a mala atrás de mim. poderia informar me? agradecia resposta muito em breve, pois a minha viagem de ida é na próxima 3ªf dia 29/05. obrgdo

    1. Olá, S. Esteves
      Eu nunca usei o guarda-volumes do aeroporto de Munique, mas posso te afirmar com 100% de certeza que o aeroporto tem sim este serviço. Todos aeroportos na Alemanha tem. Entre no site do aeroporto, que vc vai encontrar todos os dados que precisa, desde valor, localização e etc.

      Boa viagem!

  4. Oi Carina, post muito bom. Sabes se posse deixar previamente pago uns 3 ou 4 dias no armário? Vou pra hamburg, porém meu destino final é wacken e como pretendo ir pra berlim depois queria guardar as malas e levar só o material de camping para wacken.
    Agradeço desde já

    1. Oi, Bruna!
      Infelizmente não sei te responder porque nem todas as estações usam o mesmo tipo de armário. E em algumas existe uma sala com pessoal cuidando do guarda-volumes, outras não… só chegando lá e investigando. Eu nunca estive na estação de trem de Hamburg.
      Boa viagem!

  5. Tenho uma mala, considerada grande, com 37 x 30 x 77 cm. Observando as dimensões expostas, acredito que essa mala cabe no guarda volumes… confere?
    Outra pergunta: para baratear a viagem, tenho intensão de fazer as viagens de trem durante as noites… é possível encontrar no trem, ou nas estações, lugares para higiene pessoal, banhos, etc…?
    Detalhe: as suas dicas são incríveis; ainda mais para quem quer viajar pela Alemanha de trem.
    Parabéns!

  6. Oi Carina, ótimo post!
    Eu estou pensando em dar uma paradinha em Cochem no caminho entre Heidelberg e Trier.. vc sabe dizer se tem algum locker ou guarda-volumes na estação de Cochem pra deixar a mala? Não encontro a informação em lugar nenhum.
    Se puder me ajudar seria ótimo! Desde já gradeço!

    1. Olá, Mariana!
      Não sei te dizer… eu nunca cheguei na cidade de trem e nunca estive na estação. Mas acredito que deve ter sim. 😉

      Boa viagem!

  7. eu chego no porto de Hamburgo em um cruzeiro da MSC, as 07hs, e pego um voo as 18:30 para Amsterdã, pergunto se no porto eu encontrarei lugar para guardar as malas?
    Outra pergunta é qual seria a opção de ir para o aeroporto saindo do porto de cruzeiros , metrô , ônibus ou trem ?
    vôce pode me ajudar, pois gostaria de guardar as malas e tentar fazer um passeio pela cidade até a hora do voo.

    1. Olá, Carolina!
      Não posso te afirmar se existem este tipo de armários no aeroporto, mas com certeza existe um guarda-volumes. 😉

      Boa viagem!

  8. Oi Carina, sabe me dizer se os armários ficam disponíveis 24h/dia? Gostaria de depositar minha mala na parte da manhã e pegar depois da meia noite. Tenho medo que eles fechem a sala ou qualquer coisa assim! E se souber me informar, Hannover possui esse serviço também?

    Obrigada pelo post!

    1. Olá, Pamela!

      Depende da estação de trem, mas a grande maioria é numa sala aberta onde vc tem acesso 24h por dia. Infelizmente eu nunca estive na estação de trem de Hannover e não posso te confirmar, mas deve ter, quase que de certeza. 😉

      Boa viagem!

  9. Carina, bom dia!!! ótimo seu blog. Esta postagem era o que necessitava. Veja bem, meu voo chegará em Frankfurt, mas n quero conhecer agora a cidade. Eu chegarei 7hs da manhã e resolvi passar o dia todo em Frankfurt, apenas para conhecer o básico! Seguirei de trem (da estação do aeroporto mesmo, 23:30 do mesmo dia) para Amsterdam. Por isso quero guardar minha mala neste guarda volume de Frankfurt, passeava na cidade o dia todo e voltaria ao aeroporto p ir à estação. É possível guardar entre 7hs e 21hs mais ou menos? Tem quantidade suficiente de guarda-voolumes (existe possib de reservar de agora?) Outra coisa, Carina, tem problemas chegar na alemanha (digo imigração) so como “porta de entrada” para Europa??, ja que n assarei nem 24hs la!!!! 🙂 (deixarei p conhecer Alemanha depois, pois foi uma baita promoção que peguei e so c chegada em Frankfurt!!!!!! Novamente, parabéns pelo blog. Muito obrigado

    1. Olá, Tiago!

      A estação de trem do aeroporto não é muito grande e eu não sei te dizer se lá tem guarda-volumes… mas como vc vai para o centro de Frankfurt, deixe no guarda-volumes do aeroporto mesmo. É seguro e não tem restrição de quantidade e nem volume. Fica no andar do desembarque, no Terminal 1, entre os terminais 1A e 1B. Ele estará aberto durante o horário que vc necessita.

      Quanto a imigração, tendo todos os documentos necessários, não se preocupe, venha com tranquilidade.

      Um abraço e boa viagem!

  10. Bom dia Carina,
    Estou com uma duvida se, por exemplo, eu deixar minha bagagem no guarda volume por três dias, os dias após as 24 horas vão ser cobrados pelo mesmo valor de 24 horas? ou haverá multa?
    porque pelo que eu li o período máximo de aluguel é de 72 horas…

    Obrigada!!!!!!

    1. Oi, Gabriela!
      Infelizmente não sei elucidar tuas dúvidas… mas no site da DB sobre as estações de trem vc deve achar estas informações (em inglês).

      Boa viagem!

  11. Estou indo pra Berim pra Maratona. E já que estou por lá, vou dar uma volta. Eu sou uma pessoa relativamente exagerada e pra não ter que arrastar mala por toda a Alemanha, quero deixar a mala maior e deixar só a pequena. Existe limite de tempo pra deixar a mala no armário?

    1. Oi, Lucineide!

      Existe sim, mas quando você extrapola o tempo, a mala é recolhida e guardada pelos funcionários numa sala a parte. Para retirar, só com eles e no horário de expediente. Não sei te dizer com certeza qual seria, já que varia a cada estação, mas as informações você encontra todas no próprio lugar.
      Boa corrida! E boa viagem!

  12. Tenho uma mala de 90 cm de altura e 40 cm de larugura (É uma OGIO 9800). Voce sabe informar ou sabe onde achar esta informacao sobre se havera na estacao de metro de Frankfurt (onde na verdade pegarei um onibus para Praga), ha um guarda volume que cabe este tamanho de mala? Obrigada!

    1. Não sei te informar se os guarda-volumes citados neste post comportam tua mala, mas geralmente existem guarda-volumes para volumes maiores, onde um funcionário recolhe a bagagem e a guarda num tipo de sala.
      Um abraço!

  13. Oi carina, excelente post. Por favor, tem como deixar as malas no aeroporto de Frankfurt por 7 dias? Fiquei na dúvida
    Obrigado e aguardo a sua colaboração

  14. Nem sei se te contei, mas deixei minha mala nos lockers em Trier e em Magdeburg. Em Magdeburg quase tive um treco na hora de pegar a mala! Eu não me toquei que tinha passado de 24h e só tinha colocado moeda pra 24, aí a porta não abria de jeito nenhum e já tava quase na hora do meu trem sair!!! Ligava no número de emergência ali do lado e ninguém atendia, talvez por ser domingo… Fui desesperada no balcão de informação da DB e uma mulher foi comigo até o locker. Aí ela falou que eu tinha que colocar mais moeda… MICO hahhahahaha ela ainda trocou dinheiro pra mim pq eu tava sem moedas na hora hahaha. Esse seu post só saiu depois rs.

    1. Com certeza, as histórias de viagem como esta valem muito mais que qualquer outra coisa!!!
      O que seria da nossa vida se não fosse os micos??? 😀

      Beijos!

  15. Oi Carina… Obrigada pela atenção! E na de Hatzenport será que tem? É lá a estação final para ir ao castelo, e a conexão em Koblenz são 5 min, não daria tempo….

  16. Olá! Parabéns pelo post, muito esclarecedor!!! 🙂
    Você saberia me dizer se na estação de trem em Koblenz tem guarda volumes? Estou pensando em sair de Frankfurt com a bagagem, ir ver o Castelo Burg Eltz, e depois no mesmo dia seguir pra Heidelberg, onde me hospedarei. Mas seria complicado fazer esse trecho com bagagem…
    Muito obrigada!!!!

  17. Carina, esse post é excelente!!! Então se a pessoa quiser deixar por 48h, é só depositar o valor em dobro e assim por diante? Ou a pessoa tem que retornar após as 24h para renovar, visto você ter comentado que precisa colocar o valor exato?

    1. Oi, Simone!
      Não, vc não precisa retornar ou colocar mais dinheiro. O que acontece é que vc vai ter de pagar a diferença do valor quando retirar a bagagem, ou depositando o dinheiro no próprio armário ou então se dirigindo ao pessoal que fica naquela salinha que citei no post e trabalha neste lugar. Atenção somente para o horário de trabalho deles!
      Boa viagem e obrigada pela visita!