Você curte música? Bem como, você conhece Adolphe Sax? Ahhh, a Bélgica e suas surpresas. A cidade de Dinant, na Valonia, foi o berço de um dos maiores inventores de instrumentos musicais de todos os tempos. Adolphe Sax (1814-1894) foi muito bem sucedido e inovador, e até hoje é um orgulho Dinant e para a Bélgica.
Leia também:
+ CONHECENDO A BÉLGICA: DINANT
+ CONHECENDO A CIDADELA DE DINANT, NA BÉLGICA
Adolphe Sax
O belga Adolphe Sax deu o seu nome ao saxofone, uma invenção que revolucionou a música. Em particular, o jazz e os blues usam o saxofone como base de suas canções. Infelizmente, Sax é um verdadeiro desconhecido do público, inclusive, seu nome verdadeiro era Antoine-Joseph.
Primeiramente, o saxofone ficou conhecido bem longe dos clubes do Harlem americano. Então, foi na França, em meados do século XIX que isto aconteceu. Aliás, graças a uma grande ajuda do exército.
Em 1842, Sax curtia em Bruxelas de uma boa reputação como fabricante de instrumentos. Até mesmo, já possuia uma patente registada para aperfeiçoar o clarinete. Então, neste ano, Sax resolveu instala-se em Paris. Dessa forma, na Cidade Luz, ele criou uma oficina para produzir instrumentos e estudar a acústica.
Em 1845, o exército francês quis reformar a sua música e organizou um grande concurso ao ar livre em Paris. Como os instrumentos de Adolphe Sax tinham uma potência sonora e uma precisão inigualáveis, eles brilharam. Tanto que se sobressairam muito ao projeto do seu competidor, o compositor italiano Michele Carafa. Aliás, o concurso foi realizado diante de 20.000 espectadores e consolidou a reputação do inventor belga. Deste modo, ele obteve em licitação um quase monopólio da fabricação de instrumentos para as bandas militares.
Saxofone
Em 1846, Adolphe Sax patenteou um sistema de instrumentos a vento, chamado “saxofone”. Mas o começo do saxofone, e de outros instrumentos criados pelo belga, foi difícil. Somente, pouco a pouco, eles encontram um lugar nas orquestras de ópera. Como aconteceu com o trompete imaginada, que foi usado para a criação de Aída de Verdi, em 1880.
Ademais, o saxofone também sofreu a rejeição dos músicos de orquestra. Já que eles eram contrários a trocar este novo instrumento. Pois o saxofone tinha uma imagem muito “popular”, associada aos músicos de jazz negros dos Estados Unidos. Aliás, foram eles quem “adotam” o saxofone e quem deram a ele fama internacional.
200º aniversário
No ano de 2014, no dia 06 de Novembro, foi comemorado o 200º aniversário do nascimento de Adolphe Sax. Então, a cidade de Dinant e a Bélgica fizeram questão de comemorar de forma apropriada e com muita festa.
A história fora do comum de Adolphe Sax e dos seus múltiplos inventos foi relatada na exposição “Sax200”, que aconteceu no Museu de Instrumentos Musicais. Aliás, este incrível museu está situado desde 2000 num dos mais belos prédios art nouveau da capital belga.
Lá são exibidos cerca de 200 exemplares assinados por Sax. Entre eles está o sax mais antigo já fabricado e um barítono de 1846. Ainda tem um tenor com as cores da bandeira americana presenteado ao presidente Bill Clinton, em 1994. Além destas, outras de suas “invenções” mais conhecidas fazem parte da família dos saxofones. Então, entre suas muitas invenções também podemos destacar invenções curiosas, como o trompete de seis válvulas independentes e sete campanas. Ainda mais, tem a sua primeira invenção aos 20 anos de idade: uma melhoria do Clarinete Baixo. Fora, o Saxhorn.
No vídeo abaixo, você pode ver como é esta exposição. Embora o vídeo não seja em português, vale a pena ver os instrumentos expostos. Desde aqueles feitos pelo próprio Adolphe Sax, até aos que ficaram famosos nas mãos dos mais reconhecidos saxofonistas do mundo.
Algumas homenagens à Adolphe Sax :
- A “Arte do Sax” exposição urbana (Ponte Charles de Gaulle)
- La Maison de Monsieur Sax (Casa do Sr. Sax) (Rue Adolphe Sax). Do lado da Maison fica a casa que o Adolphe Sax nasceu, quase que passa desapercebida.
- O banco Adolphe Sax, trabalho do escultor Jean-Marie Mathot (Rue Adolphe Sax)
- O Saxofone Gigante (Rue St-Jacques)
Entre muitas outras homenagens, espalhadas na cidade.
Adolphe Sax faleceu em Paris no dia 07 de Fevereiro de 1894 e está enterrado no cemitério de Montmartre.
E não deixe de curtir a cidade de Dinant, como já disse milhões de vezes, ela é um charme. Encantamento puro!
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 4
Outra dúvida rs
Estava pesquisando aqui e como fazemos para sairmos de Bruxelas e chegarmos a Dinant. Só tem serviço de taxi? Ou há outro meio?
Se tiver e puder ajudar novamente rs
Obrigada
Perdão pela demora em responder ♡
Amei suas dicas, muito obrigada, anotadíssimo aqui rs
E novamente parabéns (:
Oi Martinha estou planejando levar meu esposo em breve a linda cidade de Dinant mas queria saber qual hotel ficou… Se ficou…
E qual aeroporto temos que descer que fica próximo a linda cidade de Dinant…
Estou amando ler os posts
Parabéns ♡
Oi Jéssica.
Em uma das vezes me hospedei no ibis Dinant http://www.booking.com/hotel/be/ibisdinant.pt-br.html?aid=395043 e gostei muito.
O aeroporto mais próximo é o de Charleroi, mas se forem para o de Bruxellas também está bom. A Bélgica é pequena, é uma delícia conhecer as cidades no caminho.
Obrigada pela visita! Bjo.