Namur na Bélgica é uma cidade universitária imponente. Apesar do seu tamanho relativamente pequeno é um centro de comércio e capital da Valónia. Afinal, Namur fica na confluência dos rios Sambre e Meuse, bem no centro da Bélgica. Já como todas as distâncias são pequenas, então ela está a 63 km ao sudoeste está Bruxellas. Já Charleroi fica à 28 km a leste e Liège está a à 56 km a oeste.
Aliás, ela abriga o parlamento da região em um antigo prédio que era o antigo hospício da cidade. Inclusive, não tem como não notar o belíssimo prédio.
Namur, na Bélgica
A cidade foi uma cidadela militar e das mais poderosas fortalezas da Europa até tempos muito recentes. Esta bela citadela foi construída sobre um esporão de rocha incrível. Os romanos construíram várias áreas de defesas aqui, inclusive a Citadelle. Desde então, o lugar viu ação em cada guerra que varreu a Bélgica.
Infelizmente, a Segunda Guerra Mundial trouxe danos generalizados à cidade por ataques aéreos. Deste modo, pouco restou da cidade medieval, que era o assento dos condes de Namur. Mas suas antigas áreas residenciais estão ocupadas com elegantes prédios públicos e mansões do século 17 e 18.
Abaixo da cidadela está o pitoresco núcleo antigo da cidade de Namur. Com certeza, você tem muito para descobrir por aqui. Só não se espante se você achar a cidade um pouco suja. Aliás, devo dizer que não é sujeira nas ruas, mas sim casas sem pinturas, algumas abandonadas etc. Entretanto, isto dá a cidade um certo ar de que ela parou no tempo.
Curiosidade: o subúrbio ao sul do Meuse, chamado Jambes, era governado separadamente pelos príncipes-bispos de Liège. Inclusive, isso durou até o século 15.
Não perca em Namur:
A Citadelle
A estrada sinuosa que leva para o topo da Citadelle é denominado Route Merveilleuse. Então, lá do alto, o lado sul oferece vistas panorâmicas sobre os rios Sambre e Meuse. Já a fortaleza em si é um complexo de defesa, com muralhas robustas, construídas entre o séculos 16 e 20 .
Inclusive, sua rede de passagens subterrâneas inspirou Napoleão chama-lo “o morro de cupim da Europa”.
Église St-Loup
Um das grandes igrejas barrocas da Bélgica, a Église St-Loup foi construído para os jesuítas entre 1621 e 1645. Sua fachada é impressionante e adornada por pilares. Já no seu interior encontramos uma igreja igualmente robusta com colunas de mármore colorido. Fora o belo contraste de arenito esculpido.
O poeta francês Charles Baudelaire era amigo do artista Félicien Rops (1833-1898) nascido em Namur e visitou a cidade várias vezes. Seja como for, ele sofreu um acidente vascular cerebral nesta igreja em 1866, um ano antes de sua morte. Então, ele dizia que ficou fascinado com a igreja e afirmava que ela era deliciosamente fúnebre. Atualmente, a igreja é utilizada para concertos.
Cathédrale Saint-Aubain
Certamente, esta é uma das jóias de Namur. Já que esta igreja é uma distinta catedral barroca do século 18 dedicada a Saint Albain. Inclusive, é um campanário classificado pela UNESCO como parte dos campanários da Bélgica e da França. Ainda, ambos estão listados como Patrimônio da Humanidade.
Aproveite para conhecer Dinant…
A cidade é pequena, facilmente você conhece em algumas horas. Então, neste mesmo dia você pode aproveitar e fazer mais um lindo passeio. Dessa forma, não deixe de conhecer Dinant, que fica há apenas 28 kilômetros de Namur.
Leia também:
+ CONHECENDO A BÉLGICA: DINANT
+ CONHECENDO A CIDADELA DE DINANT, NA BÉLGICA
Respostas de 4
Olá, muito legal o seu post. Você poderia me ajudar? Irei estudar 4 meses na universidade de Namur, o que você me recomenda? O custo de vida é alto? Terei uma bolsa deaprox. 1500 euros. Onde encontro residências para alugar por esse periodo?
Oi Tati. Obrigada! O custo de vida na Bélgica é baixo (para padrões europeus). Com 1500 euros você viverá bem. Quanto a moradia, dê uma olhada no site Student.be. Ele tem várias opções para estudantes. Você pode também entrar em contato com a univerdidade na Bélgica, eles devem conhecer os melhores lugares. Como eu não moro na Bélgica, não conheço muito as opções de moradia lá. Vou sempre a turismo.