Viajar Curaçao - dicas de praias

O que fazer em Curaçao no Caribe – dicas para viagem perfeita!

As praias Curaçao no Caribe tem uma tonalidade azul-esverdeada quase indescritível, além de uma arquitetura européia super colorida e um jeitão ainda pouco explorado pelo turismo em massa. Pensando em você, criamos esse roteiro sobre o que fazer em Curaçao que tenho certeza que vai te ajudar.

Localizada no sul do Caribe, Curaçao é um destino para ser visitado durante todo ano, inclusive na época de furacão (segunda semestre), pois a ilha fica fora da rota. Eu voltei dessa viagem apaixonada, mas para ter essa mesma experiência, é preciso entender que tipo de turismo Curaçao oferece.

Então, vem comigo descobrir dicas de como viajar para Curaçao e se ela é o seu tipo de praia!

>>> Embarque tranquilo para Curaçao, faça uma cotação de Seguro Viagem!

>>> Dicas para curtir um dia em Nassau, Bahamas

Willemstad, Capital de Curaçao no Caribe
Ponte Rainha Emma, liga os bairro de Punda e Otrobanda em Willemstad, Curaçao.

Check list:

  • Preciso de visto para Curaçao? Não, somente ter um passaporte válido.
  • Quanto tempo posso ficar em Curaçao? Máximo 90 dias.
  • Precisa vacina contra febre amarela? Sim, lista completa dos países que exige.
  • É obrigatório seguro-saúde? Não, mas não recomendamos viajar sem seguro!
  • Precisa habilitação internacional? Não, a carteira de habilitação brasileira é suficiente.
  • Qual a moeda local? Antillean Guilder (Florim das Antilhas), mas dólar americano é aceito por toda parte.
  • Qual a língua que se fala em Curaçao? Papiamento (criolo), holandês, inglês e espanhol. E a maioria dos locais falam as 4 línguas!

Praia de PortoMari
Praia de PortoMari

Melhor época de viajar para Curaçao

Curaçao fica praticamente na altura da linha do equador, então, todo dia tem sol, calor e jeitão de verão. Claro que você pode pegar um pouco de chuva, especialmente entre os meses de outubro a dezembro. Mas não vai ser nada que te impeça de viajar para Curaçao, na minha opinião.

Aliás, a localização de Curaçao é privilegiada no Caribe, pois mesmo durante o período dos furacões, de Julho a Novembro, ela fica fora da rota principal. Então, praticamente nada acontece por lá, assim como a maioria das ilhas ao Sul do Caribe. Outra ilha com essas mesmas características é Aruba, ali do lado de Curaçao, mas com um jeitão mais americanizado. As duas vale muito a pena.

Sobre a vegetação de Curaçao

Ao explorar a ilha de Curaçao, você vai reparar que a vegetação é bem árida, tudo isso se deve ao calor intenso, vento constante e pouca chuva. Então, não espere encontrar aquela fauna e flora verde, cheia árvores e coqueiros. Dessa forma, espere em uma vegetação mais mirrada, poeirenta e cheia de cactus. Mas apesar da minha descrição desanimadora (risos), acredite em mim, a ilha é muito bonita! Especialmente a cor do mar, que é surreal de tão azul!

Nas áreas de praia mais turísticas, onde estão os hotéis-resorts e beach clubs, você notará que a natureza foi levemente modificada para representar o clima “tropical” que os turistas estão acostumados.

>>> Visita à gruta do Hato, ao Flamingo e à praia das tartarugas

Cas Abao, Curaçao
Praia Cas Abao, Curaçao

Onde ficar em Curaçao no Caribe

Aposto que você deve estar se perguntando: onde ficar em Curaçao? Devo escolher um resort ou uma pousada? Minha resposta é: depende!

Ficar em resort é sempre muito gostoso para relaxar e esquecer da vida. E no Caribe tem muitas ilhas lindas e destinadas exatamente para esse tipo de turismo. Mas pela minha experiência, faltam resorts desse tipo em Curaçao. Especialmente porque a natureza não favorece esse estilo de hotel.

No caso de eu ter que escolher um hotel-resort, minha opção seria o Sandals Royal (somente adultos), na praia de Santa Barbara.

Minha opção para essa viagem a Curaçao foi ficar em Willemstad, a principal cidade do país, e de lá, com nosso carro alugado, saíamos para passear pelas praias e conhecer a ilha. Então, optamos pelo bairro de Pietermaii em Willemstad, e foi uma decisão excelente. Pois durante o dia a gente curtia as praias e a noite íamos nos restaurantes e barzinhos da cidade.

Nós ficamos em um apartamento de frente para o mar administrado pelo Pietermaai Boutique Hotel, super recomendo! Mas lembre-se que eles opções de quartos e apartamentos menores, e ainda, sem vista para o mar. Além desse, outras opções de acomodações que eu consideraria nessa região de Pietermaai: Villa Tokara Boutique Hotel, BijBlauw e PM78 Boutique Apartments.

Encontre seu hotel em Curaçao:

Booking.com

Pôr do Sol no nosso apartamento em Pietermaii
Por do sol no nosso apartamento em Pietermaai!

É seguro viajar para Curaçao?

O Caribe tem destinos incríveis, inclusive para quem está procurando por praias lindas e paradisíacas. E apesar de alguns destinos precisar da nossa atenção, eu fico feliz em comunicar que viajar para Curaçao é seguro!

A ilha de Curaçao tem uma das maiores renda per capita do Caribe, poucos crimes e tudo funciona direitinho (a nível América Latina). Mas claro que não podemos dar bobeira e deve-se evitar praias desertas ao escurecer.

Por fim, para viajar tranquilo, eu recomendo sempre comprar um bom seguro viagem para estar estar precavido caso alguma emergência aconteça. Ainda, usando nosso link você ganha no mínimo 5% de desconto! Olha que coisa boa.



Precisa alugar carro em Curaçao?

Na minha opinião é uma decisão acertada, pois ter um carro alugado em Curaçao é a forma mais fácil de conhecer as praias. Infelizmente, eu não recomendo ficar na dependência de transporte público ou táxi. Tendo isso em mente, você pode alugar o carro quando chegar na ilha, ou já organizar tudo isso antes da sua viagem. Nós recomendamos fazer uma cotação com a RentCars que trabalha com as melhores empresas de locação e você paga em real, sem IOF e ainda pode parcelar!

Como falei anteriormente, alugar um carro em Curaçao é uma decisão muito esperta (obrigada as amigas blogueiras Mari e a Alê que reforçaram essa necessidade nas dicas que me mandaram!).

Dirigir em Curaçao tem praticamente as mesmas regras de trânsito do Brasil. As estradas são relativamente bem mantidas, mas não vá esperando uma autobahn, né?! Inclusive, esteja sempre atento, pois há falta de sinalização e pouquíssimos acostamentos. Fora que as vezes, os motoristas são agressivos no volante.

DICA: Se tiver smartphone dê download da ilha no google maps e vá ser feliz em Curaçao no Caribe!

Ah… falando em GPS do google maps, é importante notar que algumas ruas e rotatórias são novas e ainda não estão no mapa. Mas isso para gente não foi um problema, aprendemos uns atalhos e deu tudo certo.

DICA: compre um chip de celular para ter acesso a internet durante a viagem. Você pode comprar o plano da Digicel quando chegar em Curaçao, ou pode já comprar antes de viagem para nem se preocupar com isso ao desembacar, recomendo O Meu Chip (nossos leitores tem desconto de pelo menos 15% no final da compra).

.>>> Mar adentro: Passeio de Kayak pela Baía de Caracas em Curaçao

Flamingos em Curaçao
Flamingos em Curaçao

Melhores Praias de Curaçao

Acredito que uma das melhores coisas para fazer em Curaçao seja curtir alguma(s) de suas praias, pois a cor do mar de Curaçao é deslumbrante, as baías formam piscinas gigantes e foi uma das praias mais bonitas e gostosas que já curti no Caribe. Mas para ir as melhores praias de Curaçao, você vai precisar de carro ou vai ter que depender de excursões, o que para quem tem pouco tempo pode ser uma boa ideia! Falo mais sobre esta questão abaixo.

Há diferentes tipos de praia em Curaçao, então você precisa entender como elas funcionam:

> Praias públicas e privadas de Curaçao (parte norte)

As melhores praias de Curaçao, que ficam ao norte da ilha, ou seja, não pertencem aos resorts. Algumas delas são privadas, mas sem hotéis pé na areia. Dessa forma, o esquema é quase sempre o mesmo, você paga uma pequena taxa para entrar na praia, por carro ou por pessoa. Depois, se quiser esteira de praia e/ou guarda-sol, paga outra taxa. Mas lembre-se que tudo costuma ser simples.

A maioria das praias de Curaçao possuem algum tipo de infra-estrutura, como bar e banheiros. Então, passar o dia sem se preocupar em levar coisas é bem fácil para turistas. Mas também rola farofada de locais (especialmente aos finais de semana) e de turistas.

>> Dica: evite as praias públicas de Curaçao aos sábados e domingos! Elas ficam bem mais lotadas!

Minhas praias favoritas de Curaçao da parte norte da ilha (nessa ordem):

  • Kenepa Grandi (Groop Knip) – pública
  • Cas Abao – privada
  • Porto Marie (PortoMari) – privada
  • Kalki – pública
  • Laguna (para snorkel depois de curtir praia) – pública

.>>> Quer aventura em Curaçao?  Que tal um passeio de snorkel?

> Beach Clubs (parte Sul)

Quando você pensa nos Beach Clubs, aí o esquema é de primeiríssima e a infra-estrutura completa. Mas devo reconhecer que as praias são mais ou menos, especialmente porque a maioria delas são artificiais. As praias naturais do norte superam a beleza das praias artificiais dos beach clubs do sul.

Mas claro que os beach clubs tem suas vantagens, especialmente quem tiver se hospedando em um deles ou nas proximidades. Acredito que seja uma boa opção para famílias. Contudo, na minha opinião, se você está procurando os resorts all inclusives do Caribe, melhor ir para Aruba e não Curaçao.

Beach Clubs em Curaçao que recomendo:

  • Jan Thiel (Zanzibar ou Papagayo)
  • Mambo Beach
  • Bonita Beach Club
  • Lions Dive Resort (Chill Beach Bar)

Resorts de Curaçao que inauguraram entre 2022 e 2024 (novinhos!) ou passaram por revitalização:

>>> DICA: não tem praia legal em Willemstad (centro), a capital do país.

Kenepa Grandi, Curaçao no Caribe
Vista da praia de Kenepa Grandi

Mambo Beach, beach club
Mambo Beach em Curaçao

Arquitetura colonial e colorida de Curaçao

Quando estamos pesquisando sobre o que fazer em Curaçao, uma das coisas que a gente mais vê, são fotos da sua arquitetura colonial e colorida. Porém sinto em informar, somente Willemstad, a capital, vai oferecer essa arquitetura retratada nas revistas, blogs e afins. Então, saiba mais sobre a diferença de Willemstad e as outras cidades do país:

> Willemstad, a capital de Curaçao

.Willemstad é uma fofura. O centro da cidade, que tem arquitetura protegida pela Unesco, possui quatro distritos:

  • Punda reflete a arquitetura colonial do século XVII,
  • Otrobanda ressalta a influência do século XVIII, e
  • Pietermaai e Sharloo são mais moderninhas, do século XIX.

O que notei durante minha visita é que Pietermaai e Sharloo tem uma mistura de casas restauradas e outras caindo aos pedaços. Equanto Punda e Otrobanda, já estão praticamente 100% perfeitinhas para turistar e fotografar!

> Outras cidades de Curaçao

O resto do país não tem nada a ver com a capital. Quando se vai para outras praias e regiões do país, você vai ver o colorido nas cores das casas, mas elas são modernas (das ricas até as mais simples).

Quem está procurando um bairro nobre para se hospedar, eu achei Jan Thiel o lugar ideal. Mas amei ter ficado em Pietermaai, o bairro mais boêmio de Willemstad! Já falei sobre onde ficar em Curaçao maia acima.

>>> Promoção de até 50%:  Reserve seu hotel ou apartamento pelos melhores preços!

Willemstad, Curaçao
Willemstad, Curaçao

Arquitetura colonial de Willemstad.
Pelas ruas de Willemstad

Galeria de arte, Flamingos e Hamburger de cabrito

No dia que fomos visitar a praia Porto Marie, resolvemos fazer umas atividades diferentes para deixar o passeio mais bacana, pois tudo era no caminho. Na verdade, você pode fazer isso quando for para qualquer outra das praias ao norte da ilha.

Uma das coisas para se fazer em Curaçao é ver Flamingos, e ainda dá para vê-los ao natural e livres. Para ter mais sorte de vê-los, recomendo ir pela manhã na estrada Sint Willibrodus, Saliña Jan Kok, dá para parar o carro na estrada. Por ser espontâneo (e não zoológico), não tem garantia, mas nós vimos de longe e foi bonito!

Nessa mesma região vocês encontrarão a antiga casa da Plantation House Jan Kock, que é hoje uma galeria de arte com obras da artista Nena Sanchez especializada em cenários das antilhas caribenha. O local abre todos os dias as 10h com exceção do domingo que abre ao meio-dia.

Uma coisa doida de Curaçao é ver o letreiro de Hollywood, ops… na verdade o letreiro de Williwood! Cômico e vale uma foto!

E por fim, você pode fazer isso na ida ou na volta, recomendo parar no restaurante-bar Marfa’s Good Hang Out para experimentar o famoso hamburger de cabrito com queijo de cabra. E você podem comer olhando o letreiro de Williwood, olha que programão!

Williwood
Williwood, a região dos flamingos, burger de cabrito e desse sinal de “Williwood”!

Hamburguer de cabrito de Curaçao

Gruta do Hato

Um passeio que acabamos não fazendo foi conhecer a Gruta do Hato, fica pertinho de Willemstad e do aeroporto, e pelos relatos o pessoal acha bacana. Confesso que as fotos não me atraiu, mas de repente, se você se animar e tiver tempo sobrando, vale a pena colocar no seu roteiro, não é mesmo?

Inclusive, tem essa excursão aqui que sugiro dar uma pesquisada, mas dá para ir de carro também. Pelo que pesquisei custa US$10 para entrar.


Logo Wise

Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais


Cruzeiro em Curaçao no Caribe

Curaçao é destino bem procurado dentro da linha de cruzeiros que vão para o Sul do Caribe. Eu até me lembro da minha sogra, que ama viajar de cruzeiro, me contando que essa foi sua ilha favorita! Agora, depois de ter passado alguns dias por lá, eu entendo o motivo. Chegar na zona portuária de Curaçao e se deparar com o colorido de Willemstad, ilumina o dia de qualquer um.

SUGESTÃO PARA QUEM CHEGA POR CRUZEIRO: reserve 2 horas para conhecer o centrinho e depois vá conhecer as praias.

Você pode escolher seguir para o norte para conhecer as praias mais bonitas de Curaçao, como: Kenepa Grandi (Groot Knip), Laguna (para os fãs de snorkel), Caos Abao ou Porto Marie (PortoMari). Ou pode ir para o sul de Curaçao, em um dos complexos de beach club de Jan Thiel ou Mambo Beach.

Minha sugestão é a seguinte: se quiser conhecer as praias mais bonitas de Curaçao, então pegue uma excursão para o norte da ilha. Se quiser relaxar em uma esteira de praia, vá para os beach clubs.

Porto de Curaçao no Caribe

Passeio de barco para Curaçao Klein

Ir ou não ir a ilhota Curaçao Klein é uma das principais dúvidas de quem vai a Curaçao! Eu mesma fiquei na dúvida se incluiria esse passeio no nosso itinerário. Afinal, algumas histórias sobre o percurso de duas horas de barco entre Jan Thiel (Curaçao) até a ilha Curaçao Klein são desesperadoras. Mas como minha curiosidade é maior que meu medo de embarcar numa furada, resolvi encarar e testar.

Pesquisei várias empresas que fazem o tour e quando encontrei a Blue Finn Charters [Reserve aqui], que faz esse trajeto de catamarã, não tive mais dúvida. Apesar da ida ter sido balançante, o retorno foi super tranquilo. Até vimos golfinhos no caminho.

A beleza de Klein Curaçao é de encher os olhos!!! Eu amei o passeio! Leia o relato completo do day trip nesse link. 

Outra empresa que quase fechei, que inclusive tinha um preço mais acessível foi com a Breeze Adventures.

Blue Finn Charters
Tartaruga em Klein Curaçao

O que mais fazer em Curaçao no Caribe

.* Pode beber água da torneira em Curaçao, pois a água é destilada da água do mar e tem um gosto bom.

* Curaçao está fora da aérea dos furacões, então isso a faz um destino legal para visitar em qualquer época do ano. Claro que pode rolar ventos fortes, mas a chance é quase nula de um furacão atingir essa região.

* Os meses mais chuvosos vão de outubro a dezembro, mas estilo pancadas de chuvas curtas (tempestades de verão).

* A língua mais falada em Curaçao é o papiamento, uma mistura curiosa de crioula Africano, Espanhol, Português, Holandês, Francês, Inglês, e indianos Arawak. O Holandês e Espanhol também é falado e o inglês entendido por muitos.

* Tem muito turista holandês em Curaçao! Muito mesmo.

* Come-se muito bem em Curaçao, especialmente em Willemstad.

* O pessoal da balada, vale pesquisar o que está rolando na night no site K’ Pasa. Em Pietermaii, o lugar mais agitado é na rua Nieuwestraat. Inclusive, meus bares favoritos para depois do jantar foram o Miles Jazz Cafe e o Mundo Bizarro.

* Independente de onde você esteja ficando, você PRECISA experimentar a costela do Cafe De Tijd [1-7 Pietermaai, Willemstad]. Certamente, a melhor que já comi na vida! Mas atenção, precisa usar camiseta, o atendentes não permitem comer como se estivesse na praia, pois o restaurante é na cidade. Não precisa de nada chique, super informal, mas precisa estar vestido.

Viajar para Curaçao
Até o porquinho vem se banhar na praia e receber carinho dos turistas

Conclusão sobre viajar para Curaçao no Caribe

Acho que diante desse (imenso) relato e dicas sobre Curaçao, não ficou dúvida que adoramos nossa férias por lá e recomendo muito! Além do mais, estou a disposição na caixa de comentário e conto com o apoio de vocês para me mandarem mais dicas! Afinal, nossos outros leitores vão amar ter mais resenhas e informações da ilha.


Mais dicas do Caribe:

Dicas para curtir Nassau, Bahamas

Cancun, Playa del Carmen ou Tulum! Qual sua praia no México?

Dicas para curtir Cuba (Havana, Cienfuegos, Trinidad e Varadero)

Dicas para curtir St Croix nas Ilhas Virgens Americanas


Respostas de 26

  1. Olá! Vou viajar ano que vem para Curaçao, eu e mais 4 pessoas . Não tenho habilitação, eu consigo fazer passeio, ir ao mercado de táxi? Os passeios por excursão são caras ? Ficarei 5 dias
    Obrigada

  2. Oii pretendo ir em Maio de 23 e vou com a minha filha adolescente que quer comemora o niver de 15 anos e a bebe de 3 anos, minha duvida é me disseram que é cansativo e um pouco distante então pela comodidade até por valores tbm eu ficar em sunscape acho que é um resort all inclusive..queria sua opinião e tbm se é necessário ter guia ou não? Quero economizar o máximo que eu puder …já não basta o preço da família no resort rsrs, e quanto a centrinho… compras …leva +/-qto ?

    1. Oi Bruna, Tudo bem?
      Na minha opinião, Curaçao não é o melhor lugar para curtir resort, especialmente se você não alugar um carro e sair para conhecer as praias mais bonitas que não ficam nos resorts. Talvez, se eu fosse você, pensaria em lugares como Cancun, Aruba, Republica Domenicana ou até a Jamaica, que são países com uma estrutura de resorts mais interessantes.
      Assim, eu não fiz esquema de resort nessa minha viagem, e andei bastante de carro para conhecer as praias, amei Curaçao, mas pelo pouco que vi da area dos resorts, eu não voltaria para isso, mas voltaria para fazer exatamente o que fiz.
      Espero que ajude.
      Abs,

  3. Oi Mirella, estou planejando ir à Curaçao em maio de 2023. Quando estive em Cancún, fiquei muito frustrada com a invasão de algas (sargaço) que tem afetado o caribe. Vc sabe se esse problema está acontecendo em Curaçao?

    1. OI Alayne, Tudo bem?
      Curaçao também sofre com o sargassum, mas não todos os anos, então fica difícil prever como estará no ano que vêm.
      Geralmente a região da Riviera Maya é a que mais sofre com esse problema.
      Espero que sua viagem seja incrível, tanto quando foi a minha!

  4. Olá, vou para Curaçao em agosto de 2021, e gostaria de saber se para alugar um carro lá preciso da Permissão Internacional para Dirigir ou basta nossa CNH convencional do Brasil ?
    muito obrigado

  5. bom dia! adorei seu relato!
    pretendo ir esse ano em Curaçau em Outubro! com uns 10 mil consigo ir de boa? com esse mesmo valor fui para Punta Cana

    1. Oi Fernando, Tudo bem?
      Eu acredito que seja sim possível ir para Curaçao com R$10.000, mas tudo vai depender da flutuação do dolar que anda pouco favorável e do seu tipo de viagem.
      A Republica Domenicana é um destino mais “barato” que Curaçao, então precisa se levar isso em consideração.
      Abs,

  6. Boa noite ! Gostaria de saber se é mto caro comer em Curaçao. Não contratando all inclusive, quanto vc considera em media levar por dia por pessoa ? Obrigada pelas dicas !!

    1. Oi Anna,
      Olha, vai depender muito de onde você vai comer e o que, entende? Nós ficamos em apartamento, então compramos nosso café da manhã.
      No almoço a gente escolhia um restaurante mais simples, gastavamos de 10 a 25 dolares por refeição. E a noite, como a gente adora restaurantes, gastávamos um pouco mais, uns 15 a 30 por pessoa + bebida.
      Mas eu senti que tem opções para todos os bolsos.
      Abs

  7. Ola Mirella, tudo bem? Eu e minha namorada estaremos indo em maio do ano que vem, 11 a 23. Minha duvida é em relação a quanto levar de dólares. Nosso objetivo é comprar as coisas em supermercado e fazer em casa, e as vezes comer um lanche fora, mas nada de restaurantes todo dia. Você acha que 1900 dólares é o suficiente para nós dois? Obrigado!

    1. Oi Mauricio, Tudo bem?
      Apesar de termos alugado esse apartamento que falei no post, nós basicamente só tomávamos o café da manhã no apê, a noite ou durante o dia sempre comíamos em algum lugar. Eu não achei os preços super baratinhos em Curaçao, pois o país não planta muitas coisas por causa do clima árido, mas se vocês souberem moderar, acredito que 1900 seja suficiente, mas sem muito luxo, claro.
      Eu preciso contabilizar melhor os gastos do dia a dia nas viagens e anotar, sinto que estou devendo isso para os leitores, vou tentar prestar mais atenção nisso daqui pra frente 🙂
      Depois me conta como foi a viagem.
      Abs

    1. Oi Paulo,
      Eu acho que Cancun e região (Playa del Carmen, por exemplo), oferece mais opções de tudo (vôo, hoteis, restaurantes, passeios etc).
      Mas Curaçao é um destino muito legal também e diferente de Cancun.
      Espero ter ajudado.
      Abs

        1. Oi Luana, Tudo bem?
          Puxa… média de gasto é bem complicado de dizer, pois depende muito do estilo de vida e orçamento de cada um.
          Sem contar, que dependendo da hospedagem que escolher, esse valor pode subir consideravelmente.
          Eu geralmente calculo uma média de 250 a 350 USD por dia para minhas viagens, mas em Curaçao dá para gastar bem mais ou bem menos que isso.
          Ajudei?

  8. Oi Mirella!

    Adorei o post, tô doida pra conhecer Curaçao e pensando em ir em agosto. Só uma pergunta: meu bebê vai ter quase 6 meses na época, vc acha que é tranquilo ir com ele pra lá nessa idade (em termos de estrutura e passeios, tipo o de catamarã pra outra ilha) ou seria melhor outra ilha do Caribe?

    Bjs!

    1. OI Thais,
      Eu adorei Curaçao, mas não sei se iria com um bebê.
      O legal de Curaçao é ficar indo nas praias lindonas, e aí, apesar de ter infra, não é 100%, entende? A não ser que vcs forem ok com esquema camping (risos).
      Não sei se seria mais fácil ir para um resort em uma ilha estruturadinha. Pergunta para a Mari, do blog Ideias na Mala, ela foi grávida e com uma criança de quase 2 anos. Acho que ela seria uma boa pessoa para te dar uma ideia, ela tem seu estilo e tem filho.
      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.