Quando comecei a pesquisar dicas do que fazer em Curaçao, no Caribe, uma das atrações mais comentadas era sobre o passeio para a ilha Klein Curaçao. As avaliações variavam dos mais maravilhados aos mais amedrontadores. Osmaravilhados se referiam a beleza extraordinária na ilha. Enquanto os amendrontadores, ressaltavam sobre o mar revolto da travessia entre a ilha principal de Curaçao até a pequenina ilha Klein Curaçao.
Eu não posso dizer que você PRECISA ir a Klein Curaçao durante sua visita a Curaçao. Afinal, essa é uma decisão que deve ser só sua. Mas abaixo vou contar sobre minha experiência e porque eu repetiria o passeio facilmente.
Dicas de Klein Curaçao
Onde fica Curaçao Klein
Curaçao Klein fica em Curaçao, um país do sul do Caribe e que faz parte da região conhecida como Antilhas Holandesas. Klein em holandês, uma das línguas faladas em Curaçao (devido a colonização holandesa), significa “pequena”. Então, daí vem o nome “Klein Curaçao”, pequena ilha.
Curaçao Klein é uma ilha bem pequena e inabitada, que faz parte de Curaçao, um paraíso tropical que atrai turistas para passeios de um dia.
Porque escolher uma empresa de catamarã para o passeio
Sabendo da fama da travessia da ilha principal de Curaçao para Klein Curaçao, eu queria que nosso barco fosse um catamarã. Pois o design do catamarã faz com ele balance menos e seja mais estável no mar. Então, pesquisando avaliações de empresas que faziam esse passeio em Curaçao, encontrei a Bluefinn Charters e foi um excelente achado.
Antes de comprar o passeio online, escrevi para eles perguntando alguns detalhes do passeio para eu me sentir mais a vontade. Como eles responderam tudo o que eu precisava saber, eu já me senti bem segura. E por fim, eles acabaram me oferecendo o passeio de catamarã para Klein Curação como cortesia, para eu testar e posteriormente contar aqui no blog, caso gostasse.
Assim sendo, aqui estou eu. E te falo que foi muito legal, do jeito que eu havia imaginado. Ainda, a beleza da ilha superou todas minhas expectativas e o profissionalismo da empresa também colaborou muito.
Adquira um chip de internet e viaje conectado!
Passeio de catamarã para KLEIN CURAÇAO COM A BLUEFINN CHATERS
Informações gerais:
- Duração do passeio: Aproximadamente 9 horas
- Quando: Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sábados
- Tipo de embarcação: 75ft catamarã
- Serviço All inclusive: snorkel para mergulho, almoço, snacks e bebidas (incluindo bebidas alcoólicas).
- Ponto de encontro: Jan Thiel Beach, Beach Club Zanzibar, às 8h ou 8h30.
- Preço: $120 por pessoa
- Website: https://www.bluefinncharters.com/
PS: se for reservar seu passeio com eles, não esquece de dizer que a Mirella, do blog Viajoteca do Brasil, que recomendou!!
Outras empresas que fazem esse passeio e também tem boas indicações:
- Klein Curaçao em um iate catamarã de luxo
- Excursão de 1 dia de barco a Klein Curaçao (opção econômica)
Ponto de encontro – Zanzibar:
O ponto de encontro do passeio da BlueFinn para Klein Curaçao é no Beach Club Zanzibar, em Jan Thiel. O catamarã chega para nos encontrar na praia artificial de Zanzibar às 8h30 da manhã. Inclusive, é recomendável chegar com 15 minutos de antecedência. Assim que o barco chega, rapidamente a tripulação nos embarca. Com efeito, depois das instruções de segurança seguimos para Klein Curaçao.
Ah! Se você estiver com carro alugado como nós, lembre-se de avisar o porteiro que está indo para o passeio da BlueFinn. Assim o estacionamento é gratuito.
Travessia para Klein Curaçao
Como eu disse anteriormente, a travessia de Curaçao para Curaçao Klein dura cerca de 2 horas. Entretanto, pode ser um pouquinho mais demorado ou mais rápido, pois tudo depende das condições do mar. Na ida nós pegamos um mar bem batido, tinham ondas relativamente altas. Mas o capitão da Bluefinn foi super competente em sempre desligar o motor ou dar uma aceleradinha para deixar o trajeto mais calmo.
Sabendo que o mar estaria relativamente revolto na ida, eu e o Kiko escolhemos sentar em um dos cascos do catamarã e na parte de trás. Desse modo, estaríamos sempre olhando o horizonte e na proa, onde o barco costuma balançar menos – veja a foto do Kiko, marido, abaixo. (Tudo para evitar passar mal!).
Na nossa travessia de ida, somente um casal teve sintomas de enjôo no meio da viagem e a tripulação os colocou para sentarem ao nosso lado para tomar um ar (viu como era o melhor lugar?! risos). Já o retorno foi super tranquilo, o mar estava muito calmo e foi uma delícia!
O que fazer na Ilha Klein Curaçao
Além de poder curtir um mar com coloração azul de “doer os olhos” de tão lindo, a ilha tem dois pontos que você não pode deixar de visitar. Então, não deixe de ir ver o antigo farol e o navio encalhado. Certamente, ambos rendem fotos maravilhosas. Nós optamos por visitar esses dois pontos antes do almoço, para depois ter tempo de curtir o mar, fazer snorkel e tomar um solzinho.
A ilha Klein Curaçao tem 1.7 km2, então tudo fica ali do lado. Uma coisa interessante de notar ao visitar Klein Curaçao é a diferença entre um lado e outro da ilha. O local onde os barcos de passeio ficam ancorados tem um mar calmo e de coloração bem clara, do outro lado o mar é muito revolto! Interessante ver essa diferença.
As fotos falam por si só:
Almoço e serviço de bordo da BlueFinn Charters
Confesso que pelo valor que eles oferecem o passeio, fiquei impressionada com o serviço e qualidade dos produtos. Afinal, os snacks e bebidinhas já começam a ser servidos na travessia e assim vai durante praticamente todo o trajeto. O almoço tem algumas saladas, pães e diferentes tipos de carne para churrasco (tipo espetinhos). Claro que a gente não pode esperar refeição de chef, mas me surpreendi! Fora que a bebida é servida a vontade, incluindo cervejas, vinhos e refrigerantes.
DICA: se alguém não come carne, é preciso avisar no momento da reserva sobre as restrições. Aliás, vi que para um casal foi servido salmão, pois eram vegetarianos (ou coisa assim).
Brinde do dia: tartaruga e golfinhos no retorno para casa!
Uma das coisas que vem de brinde quando se vai a Curaçao Klein é a oportunidade de ver tartarugas. Aliás, as espertinhas sabem direitinho o horário do almoço e sempre aparecem perto do barco naquele horário. Nós vimos só uma e valeu a pena!
O Kiko (marido) conseguiu chegar pertinho dela com o snorkel. Mas claro que respeitando o espaço dela, pois a bichinha morde, viu?
Depois de um dia lindo, uma praia incrível e a certeza que tinha visto uma das praias mais bonitas do Caribe, na travessia de retorno para Curaçao, com um mar bem calmo, tivemos companhia de alguns golfinhos! Fofura sem fim.
Tudo para terminar com chave de ouro!!!
Conclusão
Assim tivemos um dia lindo na ilha Curaçao Klein! Com um passeio de catamarã que deixou nossa viagem para Curaçao ainda mais especial e inesquecível. Certamente, eu gostei muito de Curaçao, pois as praias tem uma tonalidade de azul impressionante e as fotos nem precisam de filtro. Recomendo muito!
Continue lendo mais dicas sobre o Caribe:
- Vale a pena viajar para Curaçao
- Países que exigem certificado da Febre Amarela
- Conheça St Croix uma das Ilhas Virgens Americanas
- Dicas do que fazer em Nassau, em Bahamas
- Dicas para conhecer o Panamá
Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais
Respostas de 7
Oi Mirella, parabéns pela matéria, adorei! Vamos agora em Julho estou em dúvida entre a Blue Finn e a Miss Ann. Apesar de ser bom sair só às 8:30 da manhã, não achou o passeio muito curto, voltando às 15h? Aliás, não tem café da manhã? Todos os outros oferecem. Qual a sua sensação? Já excluímos a Mermaid por ser cedo demais e ‘comercial’ demais também. Obrigado!
Oi Pavlos,
Tudo bem?
Quando eu fui, a Blue Finn não tinha café da manhã, mas eles serviram algumas frutas e coisas assim no trajeto da ida, como eu sabia que seria turbulento, nem sei se comeria alguma coisa no barco (risos), gostei de ter comido no hotel antes de sair e ter feito um pouco da digestão quando já estava no barco.
Eu gostei muito do passeio, mas fiz somente esse, entende? Fica complicado comparar ou dar opinião de outros passeios concorrente.
Aliás, se escolher a Blue Finn, fala que pegou dica aqui do Viajoteca.
Oi Mirella, vou falar sim, pode deixar! Então assim, você não achou que ficou ‘corrido’, né? Deu tempo de sobra pra curtir a ilha? Ou você achou que o tempo lá foi curto?
Bom dia!!!!
vou para Curaçao em setembro e estarei grávida de 6 meses. Voce acha que a navegação é “pesada” para uma grávida? Eu tenho costume de andar de barco e não enjoo, mas é tanta gente que fala sobre essa travessia ser turbulenta!!! obrigada!
Oi Priscilla,
Então … agora você me pegou. No dia que fomos, o mar estava revolto na ida (mas somente um casal ficou precisou mudar de lugar para passar o mal estara, ninguém enjoo), mas a volta foi super tranquila e viemos de navegando com as velas, nem precisou de motor.
O problema é que nunca se sabe como estará o mar com antecedência.
Eu tentaria falar com o pessoal da Bluefinn para ver a sugestão deles. Fico um pouco com receio, porque se alguma coisa acontecer a ilha de Curaçao Klein é bem básica, não tem nada, entende? Veja também se seu seguro viagem cobriria esse tipo de travessia estando grávida.
Abs
Olha só essa água, Mirella, que coisa mais linda! Nem dá para perceber que o mar possa ser revolto rsrsrsr… 🙂
Tenho só uma pergunta: nesse tipo de passeios em Klein Curaçao, não é gente a mais no barco? ou é bem tranquilo?
Grande abraço aqui de Portugal e boas viagens!
OI Filipe, Tudo bem?
Realmente a cor da água é impressionante, eu fiquei vidrada 🙂
Sobre sua pergunta, no dia que eu fui achei que o número de pessoas estava de acordo com o tamanho do barco, acredito que tinham umas 40 pessoas, e pelo que entendi, o catamarã acomoda até 45 pessoas. Não me senti apertada em nenhum momento, e isso é uma coisa que iria notar, pois meu marido não gosta de coisa apertada e afins (risos), o barco era bem grande.
Boas viagens para você também!!!
Grande abraço