Feriados na França

Feriados na França em 2025 – Bom Feriado!

Feriados na França em 2025! Quantos são? Que datas? Você está planejando uma viagem para a França em 2025 e quer aproveitar ao máximo sua estadia? Conhecer os feriados na França pode ser a chave para uma experiência inesquecível! Imagine-se saboreando um croissant quentinho em um café parisiense durante o Dia da Bastilha, ou brindando o Ano Novo com champanhe em uma charmosa vila da Provença. Os feriados na França não são apenas datas no calendário, mas verdadeiras janelas para a rica cultura e tradições deste país fascinante.

De janeiro a dezembro, os feriados na França em 2025 prometem momentos mágicos para viajantes e locais. Seja você um amante da história, um entusiasta da gastronomia ou simplesmente alguém em busca de novas experiências, os feriados franceses têm algo especial para oferecer. Neste post, vamos mergulhar no calendário festivo francês, revelando não apenas as datas importantes, mas também as melhores maneiras de aproveitar cada celebração.

Fogos de Artifício em Paris

Na França existe 11 feriados oficiais, definidos pelo Código do Trabalho. 5 são feriados civis ligados à história da França e 6 são feriados religiosos católicos. Vale lembrar que esses são os feriados oficiais e valem para toda a França. Então isso quer dizer que se você for visitar outras cidades, corre o risco de pegar um feriado municipal.


>> PESQUISE HOTÉIS EM PARIS COM ATÉ 50% DE DESCONTO


Prepare-se para descobrir como os feriados na França podem transformar sua viagem de sonho em uma jornada repleta de memórias inesquecíveis! Conheça a lista dos feriados na França em 2025, para melhor preparar suas futuras viagens e fins de semana prolongados.

O dia de ano novo tornou-se pela primeira vez um dia não trabalhado em 23 de março de 1810, por uma opinião do Conselho de Estado sob o 1º Império. Anteriormente, naquela época, a decisão de declarar feriado em 1º de janeiro foi adotada para estabelecer uma prática popular e não religiosa. Na França, a véspera de Ano Novo consiste em celebrar o final do ano passado e o início do novo. Assim como o Brasil, só nos falta aqui em Paris pular as 7 ondas e o calor humano.


Leia também:

>> ANO NOVO EM PARIS | COMO COMEMORAR A CHEGADA DE 2025
>> ONDE FICAR EM PARIS – GUIA COMPLETO HOSPEDAGEM PARIS
>> DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
>> PRIMEIRA VEZ EM PARIS – O QUE VISITAR EM PARIS


19 ABRIL | SEXTA-FEIRA | SEXTA-FEIRA SANTA ♥

A Sexta-feira Santa é feriado unicamente na Alsácia e Moselle

A França é um país católico, porém tem havido um declínio significativo dos últimos anos. Surpreendentemente, enquanto mais de 90% dos edifícios religiosos na França são católicos romanos, apenas 5% dos católicos participam da missa toda semana. Desse modo, a maneira de celebrar a Páscoa na França, assim como o Natal, reflete esse declínio da religião no país.

Notre Dame de Paris por dentro

No entanto, há, claro, católicos praticantes na França que guardam as tradições e consideram a Páscoa como o dia mais sagrado do calendário cristão. Para eles, a Semana Santa começa no domingo antes da Páscoa (Domingo de Ramos), continua até sexta-feira, o dia da crucificação de Cristo, terminando no domingo de Páscoa, o dia da ressurreição.


Colmar na França

Não esqueça do Seguro Viagem ! Ele é obrigatório!

Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Na França moderna, o fim de semana da Páscoa é um feriado e dura desde a sexta-feira santa até a segunda-feira de Páscoa. Entretanto é uma época de comemoração familiar e férias escolares que duram duas semanas. Dada a importância que os franceses dão à culinária, não é de surpreender que essas reuniões familiares durante a Páscoa sejam uma oportunidade de comer pratos deliciosos.

O Dia do Trabalho é também conhecido como o Dia do Lírio do Vale e é um dos Feriados na França mais importantes. Dessa forma, o Dia do Trabalho é celebrado em muitos países do mundo, mas na França é único porque combina a tradição geral com as tradições históricas tipicamente francesas. No 1º de maio, os bancos e a maioria das empresas estão fechadas. Entretanto, é um dia de grandes manifestações em várias cidades da França, muitas vezes um tanto quanto violentas. O 1º de Maio em Paris é sempre um dia tenso. Então é sempre bom se organizar com antecedência.

1 Maio em Paris
Foto: Shutterstock | Por Mo Wu


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Torre Eiffel: Tour e Acesso Direto ao Topo de Elevador
>> Entrada Sem Fila ao Terraço do Arco do Triunfo
>> Catacumbas de Paris: Ingresso Sem Fila com Guia de Áudio
>> Ingresso de 1 Dia para Disneyland Paris
>> 
Ingresso Combinado Sainte-Chapelle e Conciergerie
>> Show no Moulin Rouge com Champanhe
>> Passeio de Barco no Rio Sena de 1 Hora


A Segunda Guerra Mundial começou em 1º Setembro 1939 e terminou em 8 de maio de 1945. Só para ilustrar, foram 100 milhões de soldados e cerca de 70 milhões de mortes, incluindo 6 milhões no Holocausto comandado por Adolf Hitler. A fim de purificar a “raça” alemã, matando judeus nas câmaras de gás dos campos de concentraçãoNo entanto, em 8 de maio de 1945, poucas semanas após o suicídio de Hitler, a Alemanha rendeu-se incondicionalmente às Forças Aliadas. 

O Dia da Vitória é comemorado em toda a Europa. Na França, é um dia de recordação, com serviços religiosos, cerimônias e desfiles. As bandeiras francesas flutuam no vento e os aviões da força aérea voam sobre o país. Coroas de flores são colocadas em frente ao Monuments aux Morts das cidades francesas. Em suma, é um feriado onde escolas, correios, bancos, empresas, lojas e muitos restaurantes estão fechados.

É um dos feriados na França que depende da data da Páscoa. Depois de sua ressurreição, Jesus passou 40 dias com seus discípulos e a Ascensão é celebrada em uma quinta-feira, 40 dias depois do domingo de Páscoa. Muitos países ao redor do mundo consideram a Ascensão como um dia sagrado, mas nem todo mundo tem um dia de folga. Entretanto na França e em muitos países europeus, é um feriado público e lojas, bancos, correios e escolas estão fechadas. Museus são geralmente abertos, mas é aconselhável se informar antes de ir.


LEIA TAMBÉM:


Para a alegria dos franceses, e da pessoa que vos fala, a Segunda-feira logo após o Domingo de Pentecostes é um dos feriados na França. Não temos nada a reclamar, ainda mais que teremos um fim de semana maior. Em suma, a festa de Pentecostes é um feriado religioso celebrado por judeus e cristãos em todo o mundo. É um dia especial que comemora os altos fundamentos dessas duas religiões. Os cristãos contemporâneos o colocam 7 semanas após o domingo de Páscoa, 50 dias após a comemoração do sacrifício do Messias. 



A Festa Nacional é o nosso 7 de Setembro e comemora a tomada da Bastilha. Entretanto, sem nenhuma dúvida de todos os feriados na França, é o mais importante. A queda da Bastilha em 14 de julho de 1789, durante o reinado do rei Luís XVI deu início a Revolução Francesa. Anteriormente, Nos séculos passados, a França era governada pelas regras arcaicas do Ancien Régime. 

14 de Julho em Paris
Foto Shutterstock | Por DreamSlamStudio

Sendo assim, em três anos, a Revolução transformou a França em um país de igualdade e democracia. A marcha sobre Versalhes e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão contribuíram para essa mudança. 

Em setembro de 1792, a França tornou-se uma República. Posteriormente, no ano seguinte, o rei Luís XVI foi guilhotinado. O Senado foi fundado em 1799 e em 1804, Napoleão Bonaparte se tornou o primeiro imperador da França.

Esquadrilha da Fumaça em Paris

Hoje, o 14 de julho é comemorado por desfiles militares em Paris e várias cidades. As bandeiras azuis, brancas e vermelhas são as estrelas, especialmente na Champs-Elysées, onde uma parada militar é realizada com tropas a pé, a cavalo, de moto e no céu. O desfile vai do Arco do Triunfo a à Praça da Concórdia onde o Presidente da França e vários políticos e convidados assistem o desfile.

Aliás, tropas aliadas são frequentemente convidadas. No céu, a aviação executa figuras acrobáticas e à noite todas as cidades da França disparam fogos de artifício. A saber, em Paris, o show é na Torre Eiffel, com a única queima de fogos do ano.

Feriados na França em 2023


LEIA TAMBÉM:


15 AGOSTO | SEXTA-FEIRA | ASCENSÃO DE MARIA

Mais um feriado católico é comemorado na França. Atualmente, muitos católicos vão à igreja para a Assunção de Maria e celebrações especiais são realizadas na cidade de Lourdes, perto da fronteira com a Espanha. Diz a lenda que em 1848 uma jovem garota chamada Bernadette teve a visão de uma dama em uma caverna. Sendo assim, muitas pessoas pensaram que era Maria.

Inegavelmente milhões de peregrinos viajam a Lourdes para a Assunção a cada ano e muitos garantem que recuperaram a saúde depois de beberem a água da nascente que deságua na caverna onde Maria foi vista. Ao mesmo tempo, é um feriado em que os bancos e a maioria das empresas estão fechados. Este período também corresponde às férias de verão e a maioria das pessoas está viajando nesta data.

O dia de Todos os Santos acontece todos os anos no dia 1º de Novembro. É um feriado na França e as administrações, bancos, lojas e escolas estão fechadas. Além disso, muitas pessoas vão à igreja neste dia. Embora o dia 1º de Novembro seja o dia da memória de todos os santos, é nesse dia que as famílias visitam os túmulos daqueles que perderam. Diferentemente do Brasil, que é dia 2 de Novembro – Finados, ou dia das Almas como é chamado aqui.

Feriados na França 2023

Sendo assim, no dia de Todos os Santos na França, os cemitérios estão cheios de um arco-íris de flores e velas de todas as cores. E não é um dia triste não. Um dos cemitérios mais famosos a visitar em Paris é o Père Lachaise. É um grande cemitério de mais de 44 hectares onde descansam famosos franceses como Molière e Frédéric Chopin. Assim como, o túmulo de Alan Kardec também está lá e é sucesso entre os visitantes brasileiros.


LEIA TAMBÉM:


Na manhã histórica de 11 de novembro de 1918, precisamente às 11h, as forças aliadas e a Alemanha finalmente assinaram o Armistício em Compiegne, no norte da França, marcando assim o fim da Primeira Guerra Mundial. Desde então, na França, as cerimônias realizadas para a comemoração do Armistício são caracterizadas por um profundo respeito pela memória daqueles que caíram em batalha.

Consequentemente, missas solenes e desfiles militares ocorrem nas ruas, enquanto flores são cuidadosamente depositadas em frente aos memoriais de guerra e, notadamente, no túmulo do soldado desconhecido em Paris. É importante ressaltar que a França e o Reino Unido foram, de fato, os primeiros países a criar um túmulo em homenagem a soldados desconhecidos, estabelecendo assim uma tradição que seria posteriormente adotada por várias outras nações ao redor do mundo.

Tumba do soldado desconhecido Paris

Não apenas, em 11 de novembro de 1920, em Londres, um soldado desconhecido foi enterrado na Abadia de Westminster e em Paris, o corpo de outro soldado desconhecido foi primeiro colocado na capela do Arco do Triunfo e mais tarde enterrado sob o Arco de Triunfo no que é chamado “O Túmulo do Soldado Desconhecido”.

Atualmente, o Soldado Desconhecido simboliza todos os soldados mortos nas duas guerras mundiais. Uma chama eterna está queimando sob o Arco do Triunfo desde 1920. Às 11 horas de 11/11 a França respeita um minuto de silêncio em memória daqueles que lutaram e morreram pela liberdade. Assim como símbolo de respeito, algumas pessoas usam papoulas vermelhas.


Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Originalmente, a festa do Natal era celebrada para marcar o solstício de inverno. Este feriado foi um feriado pagão por muito tempo, mas sempre teve um aspecto social importante por causa do seu lado comercial. Seja como for, o Natal é sempre um momento especial. 

Vemos nele uma união indescritível de corações, bem como um verdadeiro senso de compartilhar. Além disso, as casas e lojas são harmoniosamente decoradas com cores e luzes. Particularmente temos pinheiros e guirlandas decorativas dispostas em quase todos os lugares. Momentos de alegria e calor tornam a data do Natal uma das mais maravilhosas do ano.


>> NATAL NA DISNEY PARIS 2024 | ONDE A MAGIA ACONTECE!


Natal em Paris
Shutterstock | Marina Datsenko

♥ A Sexta-feira Santa e Saint-Étienne são feriados unicamente na Alsácia e Moselle.

Outras festas comemoradasData
Epifania 2025Segunda-feira, 06 Janeiro 2025
Dia dos Namorados 2025Sexta-feira, 14 Fevereiro 2025
Dia da Avó 2025Domingo, 02 Março 2025
Dia das Mães 2025Domingo, 25 Maio 2025
Dia dos Pais 2025Domingo, 15 Junho 2025
Dia dos Animais 2025Sábado, 04 Outubro 2025
Dia das Bruxas 2025Sexta-feira, 31 Outubro 2025
Dia de São Martinho 2025Terça-feira, 11 Novembro 2025
Black Friday 2025Sexta-feira, 28 Novembro 2025

Bom Feriados para Você!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.