você não pode deixar de fazer em Berlin

14 coisas que você precisa fazer em Berlim

Coisas que você precisa fazer em Berlim tem aos milhares, eu bem sei. Como meio mundo já sabe, Berlim na Alemanha é a minha cidade do Afinal ela conta com museus maravilhosos, cervejas saborosas, marcos culturais do mundo, além de muitas mentes criativas. Fora sua história inimaginável e uma vida noturna pra lá de agitada. Naturalmente, tudo isso é Berlim. A cidade é famosa por sua liberdade, criatividade e atitude descontraída. 

Vista aérea de Berlim
Shutterstock | Por canadastock

Certamente, Berlim é uma cidade como nenhuma outra no mundo. Mas caso você não saiba o que fazer em Berlim, aqui tem algumas sugestões. Lógico que muitas dessas sugestões são bem óbvias, outras nem tanto. Entretanto, caso você queira saber dos pontos turísticos obrigatórios, saiba que eu já escrevi tudo que você precisa conhecer na sua primeira vez em Berlim. Espero que te agrade. Aliás, se você tiver alguma outra sugestão, conte para a gente.

14 coisas que você precisa fazer em Berlim

Andar com os ônibus 100, 200 e 300

Muitas cidades mundo a fora oferecem aos seus visitantes ônibus de 2 andares que passam por diversos pontos turísticos. Inclusive, super recomendo, pois estes ônibus dão uma boa ideia sobre a geografia da cidade de forma rápida. Mas Berlim está na vanguarda e a cidade conta com algumas linhas de ônibus municipais que cumpre bem este papel.

você não pode deixar de fazer em Berlim

Naturalmente, de forma bem mais em conta! Então, uma ótima opção são as linhas de ônibus 100, 200 e 300 em Berlim. A cidade conta com estas linhas regulares de ônibus que não são linhas especiais para turistas e que passam por vários pontos turísticos.

Mas o principal é que para usar estas linhas de ônibus basta pagar uma passagem simples! Só não se esqueça de sentar no andar de cima e na frente. Assim poderá ir aproveitando a vista. Aliás, conheça também as linhas de ônibus que valem o passeio em Paris e Londres.


>> AS LINHAS DE ÔNIBUS TURÍSTICAS EM BERLIM


você não pode deixar de fazer em Berlim

Beber todas as cervejas que quiser

Sem nenhuma dúvida, este é uma das minhas coisas preferidas para fazer em Berlim. Beber muitas cervejas alemãs de qualidade deve estar na listinha de prioridades. Em primeiro lugar, beber nas ruas é legal em Berlim, então pode beber sem medo.

Eu sou mega suspeita para falar de Berlim e de cerveja. Mas [e impossível resistir a tantas marcas e modelos. Isso não quer dizer que você tem que encher o caneco 24h por dia. Mas se dê ao luxo de experimentar as cervejinhas que você tiver vontade. Bem como, pouco importa se vai ser num pub, num botequinho de esquina ou se vai comprá-la no mercado. Prosit! 


>> PRIMEIRA VEZ EM BERLIM – BERLIM PARA PRINCIPIANTES
>> COMO FAZER O PROCEDIMENTO DE TAX-FREE NA ALEMANHA E NA EUROPA


Caçar pechinchas no Mauerpark

Eu acho este um dos programas mais legais e originais para se fazer em Berlim. Se você é apaixonado por antiguidades e gosta de descobrir novas paixões, ir no enorme mercado de pulgas do MauerPark é parada obrigatória.

Lá você vai encontrar de tudo! Lá os vendedores vendem de tudo. Então, você vai ver bicicletas, roupas e até alimentos. Mas as lembranças, fotografias e até pianos estão presentes. Fora que os móveis são alguns dos itens de maior sucesso.

você não pode deixar de fazer em Berlim

Você vai ver todos os tipos de antiguidade (mesmo!) e de ótimo preço e qualidade. Sem falar que é uma ótima maneira de ter contato com os berlinenses. Inclusive, eu comprei os meus gorros preferidos de uma vida lá.


>> 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA



Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Caminhar sem pressa pelo East Side Gallery

Quer ver o que restou do Muro de Berlim? Além de saber um pouco mais da sua história? Uma das partes mais incríveis dele, é o East Side Gallery. Ele fica ao longo do rio Spree e é a maior seção remanescente do Muro de Berlim.

Pouco depois de sua queda (em novembro de 1989), mais de 100 artistas de todo o mundo o transformaram em uma galeria ao ar livre. Desse modo, esta parte do muro está coberta de declarações de paz e muitas vezes tem um âmbito político. Certamente, este é um ótimo passeio para se fazer no fim de tarde na cidade.

Muro de Berlim East Side Gallery


>> O MEMORIAL DO HOLOCAUSTO EM BERLIM


Muro de Berlim

você não pode deixar de fazer em Berlim

Comprar gostosuras e algo a + nos supermercados

Eu amo visitar um supermercado quando viajo. Sou daquelas que entro em todos os corredores e fico procurando “novidades” e gostosuras. Com toda certeza, na Alemanha o que não falta são itens que desejamos imensamente pro resto da vida.

A Carina fez um post sobre o assunto e listou até papel higiênico. Este é um item que nunca comprei, mas vai que você goste. Eu fico nos itens básicos de sobrevivência de uma taurina gulosa.

compras supermercado alemanha

Então, minha lista tem chocolates Ritter Sport, Milka, docinhos Haribo que sejam de modelos diferentes do que encontro aqui na França e por aí vai. Sem falar que os modelos e marcas mais conhecidas são muito mais baratas em Berlim do que em Paris.

Como tudo nessa vida. Aliás, as mostardas que são maravilhosas, assim sendo este também é um item que não pode faltar no carrinho. As mais doces são a minha perdição. E, claro, não podemos deixar de fora as cervejinhas maravilhosas .

compras supermercado alemanha


>> O QUE COMPRAR NO SUPERMERCADO NA ALEMANHA


Experimentar a culináriaária alemã sem medo

Ir para Berlim e não experimentar a culinária alemã não dá. A minha primeira viagem internacional, assim que cheguei na França, foi para a Alemanha (por motivos óbvios). Mas admito que sofri um pouco com a comida. Afinal, eu odiava carne de porco, bacon, salsichas, chucrute.

Eis que por motivos de sobrevivência (já que carne de porco também impera na França), aprendi a comer (ainda não amo, mas se tem só isso, eu como).

você não pode deixar de fazer em Berlim

Mas foi aí que descobri que a gastronomia berlinense é muito rica e saborosa. Ela passa pelos clássicos Eisbein mit Sauerkraut (joelho de porco com chucrute), Bulette (almôndegas mais achatadas e sem molho) e Schweinshaxe (joelho de porco assado no forno e com uma casquinha crocante).

Mas também tem salsichas dos mais variados sabores e muita batata. Inclusive, as famosas Currywurst (salsicha grelhada e servida com molho curry) é minha refeição preferida. Claro, acompanhada de uma boa cerveja.

você não pode deixar de fazer em Berlim curry wurst


>> PRATOS TÍPICOS DA ALEMANHA: O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE PROVAR!


Fazer um bate-volta até Potsdam

Localizada à 24 km ao sudoeste de Berlim, Potsdam é bem conhecida por ser uma das cidades mais bonitas da Alemanha. Inclusive, a cidade é um ótimo lugar para fazer um bate e volta de Berlim. Cheia de palácios históricos e jardins deslumbrantes, a cidade é quase inteiramente patrimônio mundial. Certamente, isto contribui para uma viagem de um dia verdadeiramente impressionante.

Potsdam Sanssouci

Como a área é cheia de belos parques e jardins, uma ótima idéia é fazer um agradável piquenique. Ainda, se o sol estiver brilhando a combinação vai ser perfeita. Em outubro, bem no alto outono, a paisagem estará deslumbrante, com suas folhas em todos os tons.


>> POTSDAM E O PARQUE SANSSOUCI – UM ÓTIMO BATE E VOLTA DE BERLIM
>> OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA


você não pode deixar de fazer em Berlim Potsdam Sanssouci

Procurar os Buddy Bears

Se você já visitou Berlim, com certeza você deve ter reparado nos ursos espalhados pela cidade, os Buddy Bears. Os Berlinenses tem uma afinidade enorme com ursos. A história dos Buddy Bears começou com um evento artístico em Berlim, em 2001. A primeira exposição foi tão bem sucedida que empresas e artistas começaram a comprar as esculturas de Buddy Bear, para serem pintadas individualmente e colocadas ao redor da cidade.

Hoje em dia é impossível você caminhar algumas quadras e não ver pelo menos um Buddy Bear. Hoje em dia, os ursos se tornaram uma parte integrante da arquitetura da cidade. É impossível você não vê-los e querer sair correndo para tirar fotos com todos. Eu mesma não resisto e lá estou eu agarrada neles, curtindo meu momento #fotojacú da viagem.


>> BUDDY BEARS EM BERLIM



Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Se apaixonar pela arte de rua

Se tem uma coisa que Berlim entende, é de arte de rua. Não importa em que região você estará, certamente você vai esbarrar com alguma obra muito legal. Por ser uma das capitais arte de rua do mundo, um grande número de grafiteiros e escultores internacionais deixaram a sua marca em fachadas locais.

você não pode deixar de fazer em Berlin

Fique atento se você estiver em Kreuzberg, em torno da Boxhagener Platz e Reichsbahnausbesserungswerk (ficou com medo?! pode chamar só de RAW 😉 ) Gelände em Friedrichshain, Kastanienallee em Prenzlauer Berg e Haus Schwarzenberg em Mitte.


>> MERCADOS DE NATAL NA ALEMANHA PARA VOCÊ VISITAR
>> DELÍCIAS DA ÉPOCA DE NATAL NA ALEMANHA


Se arrepiar na Topografia do Terror

Conhecer a história do local faz parte de uma viagem. Então, em Berlim, isso é muito presente em cada esquina. Atualmente, no local onde os nazistas planejaram e organizaram o Holocausto fica o centro de documentação Topografia do Terror. Exatamente no lugar onde ficava as instituições governamentais mais temidas da Alemanha nazista, incluindo a sede da Gestapo.

 fazer em Berlim Topographie des terrors

Esta importante exposição documenta a cronologia do terror. Os painéis exteriores mostram como a vida diária dos berlinenses mudou após a ocupação nazista. Este é um dos muitos memoriais da 2ª Guerra que existem em Berlim, mas um dos mais importantes. Ele mostra os horrores praticados pelos nazistas de uma forma real tudo que aconteceu. A pretenção é não deixar que estes crimes e atrocidades caiam no esquecimento.


>> O MEMORIAL PARA OS GRUPOS SINTI E ROMA, VÍTIMAS DO NACIONAL-SOCIALISMO, EM BERLIM


você não pode deixar de fazer em Berlim Topographie des terrors

Encantar-se na Ilha dos Museus

Se você é alucinado por museus, não deixe de visitar a Ilha Spree, onde fica a Ilha dos Museus. Este é um complexo de cinco museus – Pergamonmuseum, Bodemuseum, Neues Museum, Alte National Galerie e Altes Museum – que, coletivamente, fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco.

Se você não gosta tanto assim de museus, vá pelo menos para dar uma olhadinha na arquitetura dos prédios, que são belíssimos. E, já sabe, se for entrar, reserve o dia todo para poder apreciar tudo com muita calma.

você não pode deixar de fazer em Berlim Ilha dos Museus


>> 5 MUSEUS INUSITADOS EM BERLIM


você não pode deixar de fazer em Berlim Pergamonmuseum

Ver Berlim do alto

Como sempre falo, a beleza de Berlim está nos detalhes. Sim, apesar de ser uma cidade muito popular, Berlim não é exatamente conhecida por, digamos, sua beleza. As pessoas gostam da cidade por motivos mais sutis. Mas lógico que isso é uma questão de perspectiva. Um dos modos que eu mais curto para apreciar a cidade, é de cima.

você não pode deixar de fazer em Berlim

A gente sempre acaba descobrindo a cidade de uma maneira totalmente nova. Assim, devemos olhar para Berlim de uma maneira mais frequente e apreciar esse tipo diferente de beleza. Sem falar, que para vermos a cidade do alto, muitas vezes acabamos conhecendo melhor alguns dos monumentos mais famosos da cidade.

você não pode deixar de fazer em Berlim


>> 12 LUGARES PARA VER BERLIM DO ALTO
>> PANORAMAPUNKT – VISTA 360 GRAUS DE BERLIM


Visitar o Reichstag

Uma das visitas que eu acho imprescindível fazer em Berlim é visitar o Reichstag, a sede do Parlamento alemão. Além de ser um prédio belíssimo, lá de cima você terá uma linda visão da cidade de Berlim. Inaugurada em 1894, a sua renovação foi idealizada pelo arquiteto britânico Norman Foster e concluída em 1999.

você não pode deixar de fazer em Berlim Reichstag

O telhado é uma estrutura inteira de vidro, permitindo uma vista panorâmica da cidade. A entrada para visitar a cúpula é gratuita, mas você deve se registrar com antecedência. Então não deixe para a última hora.


>> COMO VISITAR O REICHSTAG EM BERLIM


você não pode deixar de fazer em Berlim Reichstag

Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


Visitar uma Drograria

Ah, este é outro ponto mega necessário para se fazer em Berlim (e toda Alemanha). Não visitar uma drogaria é perder oportunidades de compras incríveis. Estes lugares são de deixar os mais pão-duros bem consumistas (incluindo os homens, que geralmente fogem deste tipo de programa).

você não pode deixar de fazer em Berlin

Eu não sou muito ligada em maquiagem, mas sempre acabo exagerando e comprando muitas. E produtos para cabelo, então? Eu enlouqueço com as novidades da Schwarzkopf Professional. Até mesmo da L’Oreal Paris, que sai bem mais barato em Berlim do que em Paris. Vai entender!

E as vitaminas? Eu compro muitas e já tô querendo renovar o estoque. Sou daquelas que faço uma certa sócia carregar quilos delas por dias . Então se estiver passando por uma DMROSSMANN ou DOUGLAS (a mais chique), entrem! Inclusive, se você quer produtos da Nivea, não deixe de espiar a super loja na Unter den Linden, 28.

você não pode deixar de fazer em Berlin


>> COMPRAS NA ALEMANHA: AS FAMOSAS DROGARIAS


Booking.com

Gostou do post?

Você já esteve em Berlim? Então, se você já esteve na cidade, tem mais alguma sugestão pro post? Onde mais você sugeriria alguém fazer em Berlim? Escreve pra gente ali nos comentários! Certamente, nós e nossos outros leitores vamos amar saber suas sugestões e expriências na cidade!

Vale a pena comprar antecipadamente:

5 respostas

  1. Martina realmente vc tem razão quando fala em ficar puxado. Acho que vou ficar somente 1 dia e meio em colônia, assim ganho mais dois dias para conhecer o interior da Bélgica e Holanda.

  2. Oi Martina. Que bacana, tbm sou Lageano (Sai de Lages em 1974, Joaçaba, Joinville e em 1980 Floripa). Quanto ao carro pensei em alugar em Colônia pois tem uma locadora bem próxima da estação central o que facilitaria a retirada, devolução e deslocamento para aeroporto de Frankfurt. Agradeço muito sua ajuda e vou olhar sim o blog amanhã. Com todo certeza vai me ajudar muito. Obrigadão e boa semana.

  3. Boa noite Martinha. Viajamos eu e minha esposa para Alemanha chegando dia 25 de março e voltando para o Brasil dia 14 de abril. Chegando e saindo por Frankfurt.
    Pretendo ficar 5 dias em Berlin (fazendo um bate e volta até Dresden), 3 dias em Colônia fazendo um bate e volta em Dusseldorf (estes dois percursos pretendo fazer de trem). Depois pretendemos alugar um carro em Colônia e ir para Bélgica e Holanda (12 dias) viajando de carro nestes dois países até dia 13 onde voltamos para Colônia devolvendo o carro e indo de trem para Frankfurt. Adorei suas dicas sobre Berlin e cidades do interior da Bélgica e tbm sobre Parque Keukenhof na Holanda. Já conhecemos Bruxelas e Amsterdam. Pretendemos fazer umas 2 cidades bases no interior da Bélgica e duas no interior da Holanda, sem termos de ir para as capitais. Gostaria de sua opinião sobre nosso roteiro? Quais cidades poderemos faze de base e quais visitar na região delas? (Tanto na Bélgica como na Holanda). Vale a pena alugar carro ou comprar um passe de trem para 20 dias válido para estes 3 países? Também outras sugestões que vc ache necessário sabermos.
    Muito obrigado pela sua atenção e colaboração.
    Rodrigo Oliveira Rosa
    Florianópolis/SC

    1. Oi Rodrigo… primeiramente Obrigada pela visita. Fico muito feliz que gostou dos posts. Somos quase todos conterrâneos.. Aqui no blog 3 de nós somos Catarinenses. Eu de Lages e 2 de Joinville.
      Gostei muito do seu roteiro. Vai ser puxado, mas ainda assim vai ser ótimo. Aconselho mesmo alugar carro. Assim terá mais mobilidade e liberdade de ir parando onde quiser. Viajar de trem é ótimo, mas ser dependente dos horários nem tanto.
      Na Bélgica eu diria Brugges, Gante e Antuérpia ao Oeste ou Dinant, Liége e Durbuy ao Oeste.
      Na Holanda eu gosto muito de Rotterdam, Delft, Utrecht e Haia. Quarta agora (dia 27) vai sair um post meu com 12 cidades para conhecer na Holanda. Pode te ajudar na escolha.
      Qualquer outra dúvida, pode falar.
      Ótima semana para vc e esposa =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.