Sem dúvida, conhecer Potsdam foi encantamento puro. E olhe que quase nem cheguei. Em resumo, peguei o ônibus errado, fui salva por uma simpática senhora que “amém” falava inglês. Ainda ela teve a simpatia de me levar para a casa dela e almocei lá. Depois ela e o filho me deixaram na porta do Parque Sanssouci. Ah sim, sou louca de almoçar na casa e pegar carona de estranhos.
Mas são provas que quando estamos viajando podemos nos deparar com anjos da guarda em qualquer lugar. Lógico que para eles eu era “exotismo” puro. Brasileira, morando na França, perdida em algum lugar da Alemanha, sozinha e no inverno. Entretanto, devo dizer que a aventura foi incrível. Eles foram uns queridos e meu passeio foi inesquecível, afinal, o que não falta em Potsdam é lugar lindo! A começar pelo incrível Parque e Palácio Sanssouci.
Leia também:
+ PRIMEIRA VEZ EM BERLIM – BERLIM PARA PRINCIPIANTES
+ 13 COISAS QUE VOCÊ PRECISA FAZER EM BERLIM
+ COMO VISITAR O REICHSTAG EM BERLIM
Potsdam e o Parque Sanssouci
Localizada à 24 km ao sudoeste de Berlim, Potsdam é bem conhecida por ser uma das cidades mais bonitas da Alemanha. Certamente, é um ótimo lugara para fazer um bate-volta de Berlim em 1 dia. Cheia de palácios históricos e jardins deslumbrantes, a cidade é quase inteiramente Patrimônio Mundial. Sem dúvida, tudo isto contribui para uma viagem de um dia verdadeiramente impressionante.
Aliás, uma ótima idéia é fazer um agradável piquenique, como a área é cheia de belos parques e jardins, é ideal. Então, se o sol estiver brilhando, a combinação vai ser perfeita. Eu fui em novembro, no fim do outono, e a paisagem estava deslumbrante. Inclusive, o céu azul de brigadeiro, mas o frio, ahhhh… o frio, deixa para lá.
Parque Sanssouci
Apesar de Potsdam em si ser linda, sem dúvida a grande atração da cidade é o Parque Sanssouci. Ele está localizado a cerca de 2 km a oeste do centro e ocupa uma área de 724 hectares. Inclusive, ele não muito menor do que o Central Park, em Nova York, que tem 840 hectares.
O Sanssouci está rodeado pelas vinhas, fontes, templos, até mesmo rivalizando com Versailles na opulência. Neste magnífico parque, estão localizados três grandes palácios: Sanssouci, Neues Palais e Charlottenhof. Além deles, tem uma série de outros edifícios super interessantes.
Eu passei cerca de cinco horas no parque e não vi tudo. Isso que nem cheguei a entrar em nenhum palácio, era invernão e estavam fechados. Quanto mais eu caminhava, mais eu me encantava com tudo. Pois parecia aquelas paisagens que só vemos em filmes. Logo no início do parque você encontrará um mapa para começar a se familiarizar com a grandiosidade do lugar.
Schloss Sanssouci (Palácio de Sanssouci)
Uma visita ao palácio rococó de Frederico – o Grande, também conhecido como Palácio de Sanssouci é indispensável. O palácio foi projetado e construído por Georg von Venceslau Knobelsdorff entre 1745 e 1747. Com efeito, ele foi desenvolvido para atender as necessidades de Frederico, que queria uma residência privada onde ele pudesse relaxar longe da pompa e cerimônia do tribunal de Berlim. Este famoso palácio é conhecido por seus interiores, que são de uma beleza e riqueza sem fim. Além de seus jardins, que são super bem cuidados. O castelo foi nomeado Sanssouci, que em francês significa “não se preocupe”.
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
Palácio de Verão
Então, este impressionante palácio se tornou a residência de verão de Frederico – o Grande. Bem como, ele é conhecido como o melhor exemplo da arquitetura rococó em toda a Alemanha. O edifício é constituído por uma cúpula sobre o salão de mármore oval. Em cada lado do lobby, há quatro quartos. O lado sul é decorada com 36 figuras de arenito. O paisagismo foi feito por um jardineiro francês e uma “lagoa” redonda foi posta, mas esta já foi substituído por uma grande fonte. Posteriormente mais prédios “pitorescos” foram adicionados, como a Casa de Chá Chinês, cavernas e ruínas. Há uma galeria no local que abriga obras de arte feitas por artistas como Panini e Watteau.
Mais tarde, o parque foi ampliado e foi construído vários palácios como o Novo Palácio (Neues Palais) e o Belvedere. Ao mesmo tempo, havia planos para 16 palácios de Sanssouci, mas a dinastia não ficou tempo suficiente no poder para que esses planos chegaram a ser concretizadas. Visitas guiadas custam € 8 e você vai conhecer grandes detalhes sobre a história do palácio. Enquanto estiver lá, dê um longo passeio pelos jardins deslumbrantes de Sanssouci e encontre o lugar perfeito para o piquenique.
Moinho de Vento
O primeiro moinho de vento do Parque Sanssouci remonta a 1738. Acredita-se que ele estave funcionando por cerca de 50 anos. Já o segundo moinho era muito maior e foi construído a partir de 1787-1791, seguindo o modelo holandês. Infelizmente ele foi completamente destruído por um incêndio durante a Segunda Guerra Mundial. O moinho atual, que é uma reconstrução, foi aberto ao público em 1993 em comemoração ao 1000 º aniversário da cidade de Potsdam. No primeiro andar há uma galeria com exposições de arte contemporânea. Nos próximos dois andares, há uma exposição sobre os moinhos.
Orangerieschloss (Palácio Orangerie)
O impressionante edifício de 300 metros de comprimento foi construída 1851-1864 no “mandato” de Frederico Guilherme IV, muitas vezes referida como o “romântico no trono.” Não há dúvida de que o rei, que sentiu um interesse ardente no Renascimento italiano, influenciou significativamente os arquitetos Ludwig Pérsio, August Stüler e Ludwig Ferdinand Hesse para que construisse o palácio com belos terraços, muito relevo, galerias e muitas esculturas.
As longas asas contêm estufas, onde as milhares de árvores, palmeiras e outras plantas que pertenciam a climas mais amenos, sobrevivam o inverno europeu. Em cada extremidade do edifício estão os apartamentos reais, alojamento dos serviçais e escritórios. No centro está o Palácio do Orangerie, com a famosa Raffaelsaal que abriga uma coleção de cerca de 50 cópias de pinturas de Rafael.
Neues Palais
Chinese Tea House
Belvedere
Krongut Bornstedt
O Parque de Sanssouci tem muito mais. Só estando lá para saber, as fotos nem sempre passam o tamanho da beleza e grandeza.
A cidade de Potsdam é pequena, mas é incrível a quantidade de lugares para você visitar e se apaixonar. É muita beleza e história no mesmo lugar. Não importa o tempo que você reservou para o passei a Potsdam, você vai aproveitá-la ao máximo. Potsdam é uma magnífica e historicamente rica cidade, vale a curta viagem a partir de Berlim.
Informações Práticas
Como chegar
Naturalmente, depois de me perder, e aprender, lógico que agora eu acho moleza!
Então, pegue o S-Bahn (S7) ou RegionalExpress RE1 (dependendo de onde você estiver em Berlim). Siga em direção à Potsdam.
Desça na estação Potsdam Hauptbahnhof.
Na frente da estação já estão os pontos de ônibus para várias direções na cidade. Mas preste atenção às placas e a indicação escrita neles. Foi nesse instante que eu cometi meu erro. Pois eu vi um ônibus saindo, corri e entrei. Somente depois de um tempo que me toquei que estava indo para outra direção.
Você deve pegar o ônibus que segue para o Sanssouci Park. Entretanto, ali tem o ônibus turístico e várias linhas municipais que fazem o trajeto entre a Estação de Trem (Hauptbahnhof) e o Parque Sanssouci. Entre as linhas de ônibus municipais, você pode pegar as linhas 605, 606, 612, 614 e 695. Mas também dápara ir caminhando. Você vai levar cerca de 30 minutos até lá.
O trajeto total (S-Bahn + ônibus) dura cerca de 1h.
Atenção:
Se você usar o S-Bahn é imprescindível ter um bilhete válido para as zonas A, B e C, para chegar a Potsdam. Se o seu bilhete não vai até a zona C, compre um bilhete para o dia todo (Tageskarte). Assim, você também poderá passear pela bela cidade de Potsdam, sem precisar pagar mais por isso.
Eu quando cheguei em Berlim, já comprei o meu bilhete para toda a minha estadia para as zonas A, B e C. Pois, eu já sabia que em algum dia iria a Potsdam.
Dica:
Depois que descobri que poderia ter feito um trajeto mais rápido e somente de trem. Com o trem regional RE1 (Regionalbahn) sentido Brandenburg Hbf. São 30 minutos (desde a estação Berlin Hauptbahnhof) até o parque, estação Park Sanssouci Bhf. Enfim, vivendo e aprendendo!
Endereço
Maulbeerallee, 14469 Potsdam.
Horário de Funcionamento
Cada um dos palácios tem horários distintos de funcionamento. Inclusive, eles tem horários diferentes no inverno.
Mas, basicamente, o Schloss Sansouci abre de 3ª a domingo entre 10h e 18h. Fecha somente no dia 24.12.
Inclusive, o outros horários de abertura, você pode consultar aqui.
Procurando hotel para a sua viagem?
Booking.comGostou deste passeio para Potsdam?
Você já esteve na cidade? Então, o que achou? Conta pra gente ali nos comentários. Certamente vamos adorar saber suas impressões da cidade e do parque!
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 14
Potsdam realmente é linda. Estive lá na época do Natal, em 2017. Além desse passeio maravilhoso descrito acima, Potsdam oferece várias outras atrações. A feira de Natal é maravilhosa, acho que foi a mais bonita que já vi. Também tem os locais relacionados à Segunda Guerra, o lugar onde foi assinada a rendição da Alemanha, a “Ponte dos espiões “, da “Guerra fria”e vários outros locais importantes. Uma cidade linda, com muita história para se ver.
Oi Fernando.. sim, Potsdam é um encanto o ano todo. E como você bem disse, recheado de historia. Feliz Natal!! =)
Olaa
Qual tipo de ingresso você comprou para visitar só os jardins e os palacios por fora ?
Voce chegou a ir no Neues palais ?
beijos
Ola Martinha, super amei seu post…estou me programando para ir visitar tudo, rs
tenho um amigo em Potsdam e quero conhecer cada canto desse lugar lindo!
Muito legal seu post e a fotos são incríveis! Vale a pena ir à Potsdam no final de janeiro? Minha intenção não é visitar o interior dos palácios, gostaria de conhecer somente os jardins e os palácios por fora. Obrigada! Michelle
Oi Michelle. Super vale. Eu já fui no invernão e amei. Se você não tem medo de frio, você aproveitará muito, mesmo não entrando nos palácios.
Beijos e feliz 2016!
Martinha, Potsdam foi uma surpresa muito boa! Além do Park, a cidade é lindinha, super verde. Fiz exatamente como vc descreveu, desci na estacao ao lado do Park e depois voltei para a Hbf Para pegar transporte para Cecilehof e o outro parque lindo. E a mais agradavel surpresa: na avenida principal do Portaozinho de Brandemburgo, havia uma feira de rua com varia coisas lindinhas para comprar com preços melhores de Berlim e restaurantes e bares animados. Acho q dei sorte de ser um sabado! Gostaria de ter passado uma noite por lá.
Oi Renata. Eu sou mega suspeita a falar, AMO a Alemanha e minha cidade do coração é Berlim. Postdam foi uma super surpresa, fui sem saber muito o que esperar e amei. Voltei outras vezes e sei que quando der, lá estarei de novo. =)
Muito bacana o post!! Estou planejando uma viagem p/ 24 de fev a 28 de fev em berlim, a vista não será boa que nem você viu, mas deve valer a pena o passeio né?
Oi Leonardo.
Obrigada pela visita. Vai na fé! Potsdam é LINDA não importando a época do ano. A maioria dessas fotos foi no fim do outono, que deu um certo charme. Mas já fui no pico do inverno e também foi lindo. Devo voltar no início de março.
Quando você for já vai ser fim do inverno, vai valer à pena sim!
Depois volte aqui e conta como foi 😉
Muito legal o post!! Potsdam é maravilhosa mesmo 🙂
Fiquei curiosa para saber o nome da senhora que salvou você… tenho uma amiga em Potsdam que faz esse tipo de coisas! hahaha Quem sabe não é a mesma? 😛
Beijos