Olomouc é sem dúvida o tesouro da República Tcheca. Eu ainda não a conhecia, mas me surpreendi todos os dias que estive na cidade, foi uma surpresa atrás da outra. Pois, eu fui descobrindo mais e mais tesouros em Olomouc. Aliás, fiquei bem impressionada com a sua rica variedade de jóias arquitetônicas.
Durante séculos, esta bela cidade foi o centro histórico de Moravia. De fato, depois de Praga, Olomouc contém a maior concentração de monumentos barrocos na República Tcheca. E porque não falar, da Europa! Então, você deve pensar seriamente em colocar a cidade na sua lista. Afinal, ela fica a duas horas de trem de Praga (eu fui com o trem da Leo Express). E te fará descobrir tanta história, beleza e coisas para fazer em Olomouc, que você vai se surpreender.
[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”] Vai viajar para a Europa? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5. [/vc_message]
Olomouc e o Barroco
Olomouc é uma cidade histórica, com uma arquitetura barroca impressionante. Além disso, ela tem um queijo tradicional e bem fedidinho, assim como castelos e muito mais. Ela ainda não é uma cidade tão popular como Praga e Cesky Krumlov. Mas aguarde!! Logo, logo o mundo descobrirá esta joia barroca perdida na República Tcheca!
Antes de mais nada, ela costumava ser a sede dos bispos e arcebispos durante séculos. Ainda, tem a segunda mais antiga universidade na República Tcheca. Fora isto, o brilhante compositor Wolfgang Amadeus Mozart compôs lá a sua famosa sexta sinfonia durante sua recuperação de varíola. Certamnete, você encontrará várias referências ao compositor em Olomouc.
Conhecendo a cidade
A cidade oferece uma atmosfera única e mágica, cheia de monumentos belíssimos e muitas obras-primas barrocas. É impressionante a concentração de igrejas, capelas, palácios e mosteiros dentro de uma única cidade. De início a gente não acha que tem tanta coisa para visitar por ali, mas você irá se surpreender. Quando você começa a caminhar, começa a descobrir igrejas barrocas se misturam com praças, fontes, torres e lindos palácios.
Catedral de São Venceslau
A Catedral de São Venceslau tem quase 1000 anos, e fica num dos edifícios concentrados no lugar original do antigo Castelo de Olomouc. Ela foi renovada e reconstruída muitas vezes, com variados estilos de diferentes épocas, como o românico, gótico e o barroco. Mas, apesar disso, conseguiu manter as suas características originais. A Catedral é o principal templo religioso da Morávia.
Quem vai visitá-la, não deixa de observar sua torre principal, que tem 100,65 metros. Isto faz dela a segunda torre mais alta da República Tcheca. Fora isto, ali na torre ainda se encontra o maior sino da Morávia.
O seu interior é ricamente decorado por tesouros e obras de arte de bispos e coleções do arcebispo. Vale a pena visitar também a cripta da catedral, onde estão enterrados os bispos e arcebispos de Olomouc. Inclusive, você pode ver o órgão da Catedral, que é um dos melhores instrumentos musicais da República Tcheca.
Museu Arquidiocese
O Museu Arquidiocese também fica nos edifícios do antigo Castelo de Olomouc. Com uma rica coleção, ele é a mais extensa visão histórica da cidade. Embora seja considerado muito moderno, foi construído para se misturar e complementar as antigas estruturas circundantes. Ele apresenta as relíquias e artefatos da igreja, e ainda exibe a cultura espiritual da Arquidiocese de Olomouc.
A galeria de imagens exibe pinturas maravilhosas coletadas pelos bispos de Olomouc desde o século 16. A sala de concertos chamada “Mozarteum”, foi nomeado para comemorar a estadia do famoso compositor neste lugar.
Não deixe de apreciar a carruagem cerimonial do cardeal Ferdinand Julius Troyer (século 18), ela é belíssima. Decorada em ouro, tem esculturas Rococó e em todos os lados tem pinturas representando a mitologia clássica. Esta grande obra de arte pesa três toneladas. Mais maravilhas você encontrará na sala do tesouro, onde dá para ver diamantes deslumbrantes, rubis, esmeraldas da mais alta qualidade e valor. As pedras preciosas foram incrustados em custódias, relicários e cálices.
Coluna da Santíssima Trindade
Bem no centro da cidade, você encontra um excelente exemplo de monumento barroco. A Coluna da Santíssima Trindade foi erguida no século 18 e é um símbolo de uma forte fé religiosa. Inclusive, este monumento tem o maior agrupamento de esculturas na Europa Central, sendo que também é um símbolo de orgulho civil. A coluna tem 32 metros e é composta por mais de 40 esculturas, das quais a mais significativa é a Trindade com o Arcanjo Miguel.
A Coluna da Santíssima Trindade é um excelente exemplo do barroco, com uma rara honra de ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Este monumento foi onstruído logo após a praga que atingiu Moravia entre 1714 e 1716. sem dúvida, ele é excepcional por causa de sua decoração rica, tamanho impressionante e a rara combinação de material escultural (pedra e cobre dourado).
Ele conta com o maior grupo de estátuas barrocas dentro de um único monumento escultórico. Desse modo, o monumento soma 18 santos esculpidos, além de 12 figuras portadoras de luz e mais 6 bustos de apóstolos. Além desses, ele conta ainda com alguns grupos escultórico de destaque, onde se vê a ‘Assunção da Virgem Maria’, as ofertas de Caim (colheita) e até Abel (primícias do seu rebanho). Ainda tem Noé fazendo oferendas depois do Dilúvio, assim como Abraão (Isaac e cordeiro), e morte de Jesus. Inclusive, o monumento tem até uma pequena capela em sua parte inferior (que é aberto ao público durante o verão).
Fontes & Colunas
Olomouc tem um conjunto de seis fontes barrocas na área central. Todas com nomes mitológicos, que atraem visitantes desde o século 17. As fontes César, Mercúrio, Júpiter, Hércules e Triton foram construídas entre 1688 e 1727. As fontes representam o auge da cidade Olomouc durante os dias barrocos.
Já a sexta fonte foi introduzida em 2002. A moderna fonte Arion tem uma tartaruga que faz muito sucesso. Mas é um tanto quanto exótica. Durante a temporada de verão, a fonte Arion serve como uma piscina rasa, que é popular principalmente entre as crianças.
Além da Coluna da Santíssima Trindade, a cidade tem uma outra coluna, um pouco menor, que é a Coluna Mariana. Mas, apesar de não ser tão grande, também merece uma visita, pois é tão bonita quanto.
Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Olomouc (Prefeitura) ainda é usada como tal. O edifício de mais de 600 anos domina a praça principal e é ponto de encontro dos moradores e turistas. O interior do edifício é belíssimo, muitos deles preservados 100%, incluindo um salão cerimonial que é usado para casamentos.
Tivemos a honra de subir os 140 degraus da torre, que tinha uma vista incrível da cidade. A Torre está fechada para turistas, assim como o prédio inteiro, que está em reformas e restauração. Para a minha enorme alegria, estava nevando. Não preciso falar que a emoção foi ainda maior. A vista era de babar, com os belíssimos telhados e a arquitetura exuberante com suas muitas cores. Fora que a vista de cima da Coluna da Santíssima Trindade é incrível. Só assim para termos a exata dimensão do seu tamanho.
Relógio Astronômico
Assim como o Relógio Astronômico de Praga, Olomouc também tem um relógio para chamar de seu. O relógio astronômico de Olomouc fica na frente da câmara municipal e é uma raridade. A partir do século 15 o relógio sofreu muitas mudanças e reformas. Inclusive, ele teve de ser reconstruído após a Segunda Guerra Mundial. Então, optaram pelo estilo realista socialista com um lindo mosaico e figuras de trabalhadores, esportistas e muitas outras “profissões” do mundo atual.
Basílica Menor da Virgem Maria
A segunda grande surpresa que tive em Olomouc (que na verdade nem é em Olomouc,e sim nos arredores) foi sem nenhuma dúvida conhecer a Basílica Menor da Viergem Maria, no Vale Sagrado. Lógico que grande parte disso foi pela neve que lá encontrei. Me julguem!! Mas não posso negar que a Básílica tem um dos edifícios barrocos mais lindos que conheci. Inclusive, lembra muito Ouro Preto, em Minas Gerais.
Mas não posso esquecer de mencionar que a Basílica é um dos lugares de peregrinação mais famosos da Morávia. Anota ai, pois ela é uma das atrações mais famosas da Europa Central, devido à sua localização, arquitetura e interiores.
Fachada
A fachada da igreja cria uma estrutura impressionante, com uma rica decoração escultural. No topo do portal há um trio de anjos, que são símbolos de esperança, generosidade e graça abundante. Logo acima deles está a Virgem Maria, São Estêvão, Santo Agostinho e São Norberto.
O topo é adornado com esculturas dos Doze Apóstolos e São Sebastião e Roch, que foram os protetores contra a peste. Já na escada da igreja, existem duas estátuas, uma de São Cirilo e outra de São Metódio do ano de 1909. Em 1980, o Papa João Paulo II declarou-os co-padroeiros da Europa.
O primeiro edifício no Vale Sagrado foi uma pequena capela, construída em uma clareira na florestas nos anos 1629-1632. Desde lá, esta igreja foi sendo aumentada e reformada. Até que chegou no seu formato de hoje. O interior é belíssimo, mas não pode fotografar. Apesar disso, tenha a certeza que você não vai esquecê-la jamais, de tão bela! O interior da igreja é dos anos 1669-1679 e irá surpreendê-lo com espaço, leveza e decoração artística rica.
Sua arquitetura e design artístico o colocaram entre os edifícios barrocos mais bem sucedidos na Morávia. Entretanto, este local de peregrinação tem experimentado períodos de prosperidade e de declínio. Em maio de 1945, as torres e fachadas foram danificadas pela guerra, mas foram restauradas logo depois.
Onde ficar em Olomouc, República Tcheca:
Booking.comE você, conhece Olomouc?
Apesar de seus muitos encantos, Olomouc ainda não foi descoberta pelos turistas da mesma forma como Praga ou Cesky Krumlov. Por um lado agradeçemos, pois dá para fazer a visita super tranquilamente, sem massas de pessoas. Mas, por outro, Olomouc é tão linda e especial, que todo mundo deveria conhecê-la. Sem dúvida, um verdadeiro tesouro escondido da República Tcheca.
Você conhece a cidade? Se já esteve lá, conta pra gente nos comentários o que você achou! Vamos adorar saber das suas experiências em impressões!
[vc_message message_box_style=”outline” style=”square” message_box_color=”turquoise” icon_type=”linecons” icon_linecons=”vc_li vc_li-paperplane”]Eu viajei para Praga a convite do Turismo da República Tcheca. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência e opiniões.[/vc_message]
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 10
Olá! Alguém já ouviu falar ou conhece BRNO?
Oi Luju. Eu conheço Brno. Estive lá, mas ainda não escrevi nenhum post da cidade. Vou escrever em breve e te aviso. =)
Olá! Que beleza de cidade. Na sua opinião seria fácil ir de Viena a OLOMOUC? Quantos dias você recomendaria?
Oi… Acredito que o melhor é você fazer Viena – Praga – Olomuc. 2 – 3 dias em Olomuc é suficiente. A cidade é pequena mas tem muito o que ver/fazer. =)
Ok muito obrigado.
Que sonho de cidade! Arquitetura linda demais! Adorei conhecer esta cidade através do blog! Sensacional!
Que lugar inscrivel! Nunca tinha ouvido falar de Olomouc e com certeza depois desse post vou querer visitar quando for à Republica Tcheca.
A arquitetura barroca é impressionante e bem legal as referencias ao Mozart.
Que lugar incrível! Eu nunca tinha lido profundamente sobre esse lugar e fiquei muito tentada a conhecer. Adorei as dicas!
Que cidade incrível! Achei a arquitetura demais!
Curto muito a ideia de se fugir do tradicional e conhecer lugares menos turísticos. Quando eu for visitar a Republica Tcheca, certamente colocarei esta cidade no roteiro.
Abraços
Estas cidades da República Checa tem centros históricos espetaculares. Nunca tinha ouvido falar desta cidade tão repleta de atrações e pouco conhecida.