Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes – Tudo o que você precisa saber

Você pode não o ter visitado ainda, mas com certeza você já ouviu falar no Palácio de Versalhes. Mesmo que você não saiba muito sobre o lendário palácio francês, com certeza apenas o seu nome te faz pensar em toda a pompa real, poder e opulência do lugar.

Tudo isso por uma boa razão, o Palácio de Versalhes e os seus belíssimos jardins, desenvolvidos principalmente sob o reinado do rei Luís XIV, no final do século XVII, estão entre os mais extravagantes do mundo e representam um feito na arquitetura e paisagismo francês.

Localizado a menos de 20 quilômetros a oeste de Paris, Versalhes é um passeio de um dia perfeito desde Paris, que você pode fazer se pretende ficar por 4 ou mais dias na Cidade Luz. 

Palácio de Versalhes

Especialmente encantador na primavera e verão, quando os exuberantes e extensos jardins, fontes e estátuas te convidam para passear e fazer longas caminhadas e piqueniques, este palácio deveria estar na sua lista de visita.

Então, se você está pensando em visitar o Palácio de Versalhes, aqui você encontrará todas as informações práticas para a sua visita. Dessa forma, as informações de como chegar ao Palácio de Versalhes, o que visitar, como otimizar sua visita para não perder tempo nas filas de chegada e muito mais estão nas explicações abaixo.

Até mesmo se você já visitou o Palácio de Versalhes, você poderá se aprofundar um pouco mais na fascinante história de Versalhes.


LEIA TAMBÉM:


Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes é uma visita obrigatória durante uma estadia turística em Paris. Classificado como monumento histórico francês e classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, visitar o Palácio de Versalhes é sempre um destaque. Especialmente porque a visita não se limita ao castelo.

Na verdade, a área onde fica este palácio é muito extensa, com muitos jardins e parques para explorar. Desse modo, reserve um dia inteiro de sua estadia em Paris para se deliciar com este passeio incrível. Uma verdadeira viagem no tempo que vai surpreender toda a família.

Palácio de Versalhes
Shutterstock | por ThomasLENNE

Situado a menos de uma hora do centro de Paris (de trem ou carro), o Palácio de Versalhes e os seus belíssimos jardins atraem cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos – chegando logo atrás da Torre Eiffel como uma das atrações mais populares da França

Além de ter sido o lar do último rei e rainha da França, o Palácio de Versalhes também simboliza o auge da decadência real francesa e a tumultuada transição da Monarquia para a República no país.

Inicialmente o “Château de Versailles” era uma residencial real, construída na área rural, afastada de Paris, a pedido do rei Luís XIII em 1623. Versalhes servia como residência de caça na época e foi utilizada pelo rei entre 1610 e 1643.

A ideia inicial do Palácio de Versalhes era ser uma construção “simples” se comparada ao que se tornou, ela deveria somente atender o propósito do rei que gostava de caçar nas florestas da região.

Mas a pedido do rei, foi realizada a reconstrução do Château entre 1631 e 1634, resultando em pequeno palácio, base do que podemos ver hoje.

Palácio de Versalhes no Verão

Seu filho Louis XIV (apelidado de Rei Sol) fez grandes obras de expansão (que podemos ver hoje) para poder instalar a Corte e o poder político da França. Então, o Palácio de Versalhes se tornou morada dos governantes franceses de 1682 até 1789.

Assim como virou um símbolo da monarquia absolutista francesa que perdura até os dias de hoje, exibindo um exemplo do luxo e do glamour dos tempos de ouro da monarquia francesa.

Com o passar das décadas, modificações e expansões transformaram a pequena residência de caça no maior palácio do mundo, assim como Luiz XIV queria que a imagem de seu reinado fosse sustentada.


Você está planejando uma viagem para a França e precisa de um serviço de transfer em Paris? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, temos parceria com motoristas em Paris e super recomendamos. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Paris e passeios por toda região!

Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá), Lisboa (Portugal), Madrid e Barcelona (Espanha).

Os motoristas brasileiros em Paris garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Paris. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.

Peça sua cotação sem compromisso: por e-mail ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!


Hoje considerado o museu da História da França, o Palácio de Versalhes mostra a desproporção da arquitetura dos séculos XVII e XVIII. 

Na verdade, ele se estende por mais de 63.000 m² e contém mais de 2300 aposentos, incluindo a famosa Sala dos Espelhos, o grande apartamento do rei e o da rainha.

Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos e 1.250 lareiras. Já os jardins se estendem por mais de 800 hectares e abrigam edifícios menores como o Petit e Grand Trianon, a aldeia da rainha e muito mais.

Hoje o Palácio de Versalhes é uma das atrações mais visitadas da França, além de ser palco de diversos eventos durante o ano, com uma agenda cultural bem ativa e diversificada.

Neste video abaixo, mesmo que em francês, dá para ter uma “noção” da evoluição do Palácio de Versalhes de 1624 até a Revolução Francesa, em 1789, que é praticamente como ele está hoje em dia. Para você ter uma ideia e perceber a extensão do domínio.

Pode-se dizer que Versalhes representa o fim da monarquia francesa. Então, aqui estão algumas datas e fatos importantes passados em Versalhes: 

1623-1634

O jovem príncipe que mais tarde seria nomeado Rei Luís XIII estabelece Versalhes como um pavilhão de caça, pois é um apaixonado por sua beleza e abundante caça. Ele começou a construção de um palácio em 1631, e foi concluído em 1634. 

1661

O jovem rei Luís XIV, desejando consolidar o poder real em Versalhes e substituí-lo de sua sede tradicional em Paris, empreende uma construção ambiciosa que durou até o fim de sua vida. 

Dessa forma, começaram as obras para a criação dos Jardins do palácio, uma obra com duração de 40 anos, que transformou um grande terreno pantanoso e bosques em uma obra de beleza inigualável.

Inclusive, é surpreendente pensar sobre os recursos disponíveis na época, sendo necessária a força de milhares de trabalhadores.

O palácio e os jardins que vemos hoje são em grande parte os resultados da visão e persistência de Luís XIV. Um entusiasta das artes, cultura e música, o Rei Sol fez Versalhes florescer.

Não apenas como sede do poder real francês, mas também como um lugar para artistas brilhantes, como Molière, apresentarem seus trabalhos na corte. Inclusive, foi sua visão que fez ele contratar o brilhante arquiteto paisagista André Le Nôtre para conceber os luxuosos jardins, fontes e estátuas do palácio. 

1715

Após a morte de Luís XIV, Versalhes ficou temporariamente abandonada pois seu filho, Luís XV, assumiu o trono e retornou a Paris. Mas o rei e a corte voltaram a Versalhes em 1722 e, sob seu reinado, a propriedade evoluiu. Notadamente, a Royal Opera House foi concluída durante esse período.

Inclusive, teve uma tentativa de assassinato ao rei em 1757 por Damien. Ainda, esse período foi especial devido a um prodígio infantil chamado Wolfgang Amadeus Mozart que aqui se apresentou.  

1770

O futuro rei Luís XVI, nascido em Versalhes, casa com a arquiduquesa austríaca Marie-Antoinette na Royal Opera House. Eles têm 15 e 14 anos, respectivamente, no momento do casamento. O príncipe celebra sua coroação como Luis XVI em 1775. 

1789

No calor da Revolução Francesa, Luís XVI, Maria Antonieta e seus filhos pequenos são obrigados a deixar Versalhes e ir para Paris, onde são destronados em 1791. Posteriormente, todos foram executados na guilhotina em plena Place de la Concorde, em 1793. 

SÉCULO XIX

O Palácio de Versalhes já não é a sede do poder real ou imperial. Afinal, Napoleão escolheu não reinar em Versalhes. Por isso, a propriedade entra em um período de transição, tornando-se um museu real sob a monarquia da restauração. 

1919

O infame Tratado de Versalhes, encerrando a Primeira Guerra Mundial, mas sem dúvida plantando as sementes para a próxima “Grande Guerra” na Europa, é assinado aqui. 


Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Primeiramente, você deve saber que existe a possibilidade de fazer a visita ao castelo, aos jardins e suas construções individualmente, assim como você pode optar por ver todas as atrações do complexo.

Dessa maneira, você escolhe o tipo de ingresso que quer comprar incluindo todas ou só algumas atrações, individualmente.

Dessa forma, é importante planejar o tempo que você tem disponível para visita e saber o que encaixar. Para você ter uma ideia, a coleção do Palácio de Versalhes contém quase 60.000 obras. Obviamente, você não poderá ver todas, a menos que passe alguns meses visitando o local.

Por isso, vale a pena você se planejar bem, desde a forma que você vai chegar ao Palácio até o que deseja ver, para ter ideia do tempo que vai precisar. De maneira geral, a indicação é deixar o dia inteiro só pra esta visita, caso você deseje ver o palácio, os jardins e as costruções ao longo dele.

Powered by GetYourGuide

Especialmente em uma primeira viagem ao Palácio e seus Jardins, os visitantes geralmente se sentem sobrecarregados com a enormidade do local.

O que ver e fazer com prioridade e o que pode ser deixado para uma segunda visita? Esta pergunta eu pretendo ir esclarecendo ao longo deste post, mas são seus interesses que vão ditar as prioridades.

De maneira geral, podemos considerar a visita em duas partes, o passeio pela parte interna do palácio e a visita aos jardins. Além disso, ainda tem a visita as construções que estão espalhadas pelo enorme jardim.

Primeiro, eu indico que você explore o palácio principal. Então, depois de comprar seu ingresso e pegar um guia de áudio gratuito na entrada principal, comece a conhecer o lindo palácio.

Para esta visita, reserve entre duas a três horas se você quer explorar completamente o palácio. Caso você queira só se concentrar em algumas das salas mais famosas, reserve uma ou duas horas. 

Durante o passeio é possível visitar uma grande quantidade de ambientes, afinal o Palácio de Versalhes é composto por 2.300 quartos estonteantes e inclui destaques como a impressionante Sala dos Espelhos, o Apartamento do Rei, a Royal Opera House, os quartos de Maria Antonieta e a Galeria de Batalhas. Por isso, numa primeira visita, eu indicaria não perder estas atrações.



Na área interna, são incontáveis ambientes impressionantes por sua beleza e quantidade de detalhes. A cada cômodo, fica evidente o luxo e o requinte da monarquia francesa, tudo muito bem restaurado e conservado.

Você vai passando de sala em sala e ficando a cada uma mais e mais embasbacado com a suntuosidade. Sem contar que diversos destes cômodos serviram de cenário para importantes momentos históricos da França e da Europa em si. Então, a visita dá a sensação de fazer parte de toda essa história.

Para saber mais detalhes, indico fazer uma visita guiada, pois as explicações vão tornar a visita ainda mais rica.

>> Palácio de Versalhes: Tour Guiado sem Fila
>> Versalhes: Tour Sem Fila no Palácio com Acesso Jardins

Nenhuma visita ao Palácio de Versalhes seria completa sem uma visita ao inspirador e belíssimo Salão dos Espelhos, ou Galeria dos Espelhos. 

Projetado para incorporar o poder, a pompa e a elegância da monarquia francesa e suas consideráveis ​​proezas militares, a galeria de 73 metros de largura foi construída em 1678 e foi projetada por Jules Hardouin-Mansart.

Um ambiente incrível iluminado por 17 grandes janelas que dão de encontro a 357 espelhos que se estendem pelo local, refletindo a luz natural e a bela paisagem dos jardins do lado de fora.

Na época da construção da galeria, espelhos desse calibre eram itens luxuosos disponíveis apenas para alguns poucos.

Sala dos Espelhos em Versalhes

Todo o teto abobadado é decorado com 30 pinturas que ilustram a proeza militar e o sucesso da França. A colossal e exuberante pintura é rica em detalhes e representa as principais conquistas dos primeiros anos de reinado do Rei Sol, obra do pintor Charles Le Brun.

Esta sala servia como passagem da corte real durante eventos importantes, também para bailes e reuniões da alta sociedade e eventos políticos. Mas o mais famoso acontecimento foi a assinatura do Tratado de Versalhes, em 28 de junho de 1919, pondo fim a Primeira Grande Guerra Mundial.

Outro destaque dentro do palácio principal de Versalhes são os Apartamentos do Rei. Mais íntimos, eram usados ​​principalmente para funções oficiais e , portanto, são bem luxuosos. Esses apartamentos oferecem um pouco mais de vislumbre da vida cotidiana do rei Louis XIV. 

Uma curiosidade é que os aposentos do rei Luiz XIV se encontram no eixo central da propriedade. Segundo o projeto original, o nascer e o pôr-do-sol se encontram nos lados opostos da habitação, fazendo com que o sol fosse constante, como a presença do rei.

Apartamento do Rei Versalhes

Já o quarto do rei é uma sala enorme que se conecta ao Salão dos Espelhos. O rei Luís XIV realizava cerimônias elaboradas de “acordar” e se “deitar” aqui. Inclusive, foi neste quarto que ele morreu em 1715, após um reinado que durou 72 anos. O mais longo de um Rei na Europa.

O cômodo é tão luxuoso que até mesmo outros monarcas que habitaram o Palácio, optaram por utilizar outras habitações menores.


LEIA TAMBÉM:

>> CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA | 15 CIDADES PARA SE APAIXONAR
>> SEGURO VIAGEM PARA A FRANÇA – QUANTO CUSTA E É OBRIGATÓRIO?
>> IMIGRAÇÃO EM PARIS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER


As habitações da rainha mantêm a decoração deixada por Maria Antonieta, que era sinônimo de luxo e extravagância. Um conjunto de 4 cômodos com os toques pessoais da rainha, eles foram reformados pelo governo francês alguns anos atrás a fim de reavivar o brilho dos tempos de ouro.

Quarto da Rainha em Versalhes

A habitação principal foi palco da morte de duas rainhas e o nascimento de 19 príncipes e princesas. Sem dúvida, um verdadeiro berço real.


Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Esse é o maior cômodo do palácio, com 120 metros de comprimento. Ele foi desenhado para exibir telas representando as mais importantes batalhas que contribuíram para a formação da nação francesa.

Então, aqui você vai poder ver 33 telas com pinturas de cenas em batalha, mostrando as forças francesas de forma gloriosa.

Galeria das Grandes Batalhas
Shutterstock | Michael Mulkens

A sala em si também é uma maravilhosa obra de arte, comprida e e bem ampla. Ela possui uma claraboia no teto que acompanha toda sua extensão e que ilumina o ambiente de maneira natural.

No centro, uma cúpula que divide o grande corredor em dois, chama a atenção com seus detalhes em ouro.

Depois de visitar o palácio principal, vá para os extensos e belos jardins. Os jardins representam o auge da harmonia e simetria da época renascentista, com seus arbustos, árvores e árvores elaboradamente formadas. 

Especialmente se você estiver visitando na primavera, verão ou início do outono, eu indico um longo passeio pelos jardins projetados pelo famoso arquiteto e paisagista André Le Nôtre. 

Jardins simétricos em Versailles

Se do lado de dentro do palácio não faltaram salas para deixar o visitante de queixo caído, o lado de fora, os jardins, são uma obra de arte e de engenharia inacreditável ao olhar. Pois ali você vai encontrar conjuntos de fontes, bosques e obras primas da jardinagem, que são um deleite para os olhos.

Nada está lá por acaso, tudo faz parte de um plano de levar qualquer um ao deslumbre do sonho de um Rei.

Utilizando-se de técnicas incríveis e criando efeitos de ilusão de ótica, luz e perspectiva, o paisagista André Le Nôtre criou um mundo de belezas para um rei que queria ser um Deus, tendo o sol, a luz e a água como instrumentos para mostrar um show de poder quase que divino para os olhos de quem via sua obra. Dessa forma, os jardins se tornaram exatamente o que Luiz XIV buscava.

A Grande Perspectiva pode ser vista de dentro do palácio e do Salão dos Espelhos e do Jardim. Esta paisagem é de tirar o fôlego – o gracioso jogo simétrico entre vegetação, grandes piscinas de água, fontes e estátuas.

O caminho a partir do sopé da “Grande Perspectiva” passa pela fonte ornamentada e parterre de Leto, até o canal d’água. 

Grande Perspectiva Versalhes

Ao redor da base do palácio, existem dois outros caminhos principais ou “parterres”: os Parterres Norte e SulA seção norte é “introduzida” por duas estátuas de bronze de destaque de 1688, “The Grinder” e “Modest Venus”. 

Uma grande piscina circular divide a área. Indo para o norte, admire a maravilhosa Fonte da Pirâmide, projetada por Charles Le Brun, e com estátuas elaboradas que mostram golfinhos, lagostins e Tritons. 

Enquanto isso, o Parterre do Sul, também conhecido como Jardim das Flores é “guardada” por duas esfinges de bronze adicionadas em 1685 (elas estavam anteriormente em outro local na propriedade). A partir da balaustrada, você pode apreciar lindas vistas sobre a exuberante Orangeria. 

Grande Perspectiva

O Parterre de Leto é sem dúvida um dos lugares mais bonitos da propriedade de Versalhes. Esse vasto jardim minimalista, encomendado por Louis XIV e construído na década de 1660, mostra o presente de Le Notre para formas harmoniosas no paisagismo, com suas formas simples, mas visualmente impressionantes.

A fonte central de tirar o fôlego, com suas esculturas alegóricas, foi inspirada nos contos míticos de Ovídio em The Metamorphoses.

O ambiente externo é tão grande e cheio de detalhes que é praticamente impossível percorrer todos os jardins. Para se ter uma ideia, é possível até mesmo alugar um carrinho de golfe elétrico para percorrer a área externa do palácio e suas construções adjacentes. E mesmo assim não dará tempo de ver tudo.

Naturalmente, vcê pode optar por fazer os passeios a pé, mas vá preparado para caminhar e com sapatos confortáveis. Ah, também é possível alugar uma bicicleta elétrica ou uma scooter para fazer este passeio.

>> De Paris: Guia e excursão de bicicleta em Versalhes sem filas
>> Excursão de bicicleta ao pôr do sol de Versalhes com show de fogos de artifício

Inúmeras fontes e esculturas elaboradas cobrem os arredores de Versalhes e vale a pena admirar em detalhes. Inclusive, se você tem tempo, considere reservar um ingresso para um show noturno com música e iluminação ao redor do jardim das fontes / esculturas.

Jardins do Palácio de Versalhes

Se você tem um dia inteiro para se dedicar a explorar a vasta propriedade de Versalhes, considere visitar o Grand e Petit Trianon e se afastar das hordas de turistas. 

Essa parte mais íntima de Versalhes foi encomendada pelo Rei Sol (Louis XIV) como uma residência alternativa na propriedade. Pois este lugar lhe permitiria aliviar o estresse e a política da vida na corte. Assim como para trazer suas amantes, é claro. 

Palácio de Versalhes vista aérea
Grand Trianon visto do alto – Shutterstock | Ekaterina Pokrovsky

A propriedade Trianon é um dos lugares mais suntuosos, íntimos e elegantes de Versalhes. Muitos turistas o negligenciam completamente, tornando-o um lugar mais calmo e menos movimentado para explorar na propriedade. 

A arquitetura refinada também é renomada – e há até um jardim tranquilo em estilo inglês no terreno do Trianon.

O Grand Trianon era um lugar onde o rei se instalava com sua amante, a madame de Montespan. O palácio de inspiração italiana com mármore rosa (que dizem que vieram do Brasil) tem arcadas ornamentadas e jardins luxuriantes que parecem muito mais íntimos do que aqueles que ladeavam o palácio principal.

Grand Trianon

>> Tarde no Petit Trianon e propriedade de Maria Antonieta
>> Palácio de Versalhes e Castelos Trianon em passeio de E-Bike Tour

Enquanto isso, Petit Trianon era o lugar preferido da rainha Maria Antonieta, pois fica ao lado de seu bucólico “povoado”. 

Petit Trianon

Por último, mas não menos importante, e o meu preferido, não deixe de conhecer a vila camponesa de Maria Antonieta.

Este recanto encantador e peculiar era o lugar preferido da rainha (além do Le Petit Trianon) para fugir do estresse da vida na corte e (escandalosamente) brincar com a simples vida camponesa.

A partir de 1777, a rainha ordenou uma reforma na propriedade Trianon. Primeiramente, ela construiu o Jardim Inglês para contrastar com o racionalismo e a pompa dos jardins existentes em Versalhes.

The Queen’s Hamlet

Depois, ela então encomendou um “vilarejo” que consistia em uma vila falsa – representando, talvez, a normalidade reconfortante da vida comum – e um lago artificial. O lugar é encantador, bucólico e vagamente ao estilo da Disney – mas vale a visita.

Para alguns, o Hamlet representa a infeliz tendência da rainha de sentimentalizar a vida camponesa sem reconhecer o sofrimento de seus súditos.

Já para outros, exemplifica sua natureza tímida e antipatia pela vida cortês, com todos os seus rigores e exigências. 

Hoje, vários animais de fazenda são mantidos em um santuário na aldeia, tornando-o um local agradável para um passeio para crianças e adultos.

>> Versailles: passeio de bicicleta com entrada no Palácio & Vila Camponesa da Rainha

A propriedade do Palácio de Versalhes recebe regularmente muitos shows e concertos. Mas os Grands Eaux Musicales e o Grands Eaux Nocturnes são os mais conhecidos. 

Durante alguns meses do ano é possível andar pelos belos jardins e bosques e se encantar com fontes onde a água jorra em ritmo de músicas tocadas. 

O Grands Eaux Nocturnes acontece à noite, o que permite apreciar as fontes e as iluminações através de um percurso mágico. 

Grands Eaux Nocturnes Versalhes
Shutterstock | lenisecalleja.photography

  • O reinado do rei Luís XIV, o Rei Sol, foi o mais longo da história europeia, um total de 72 anos de reinado (um pouco mais longo que o da Rainha Elizabeth II da Inglaterra), terminando com sua morte;
  • O projeto de construção do palácio envolveu os mais famosos nomes da arquitetura da época, como os famosos Irmãos Perrault, Charles e Claude, o arquiteto Louis Le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre, que formaram a Direção das Artes;
  • Um complexo sistemas de tubulações de água foi desenvolvido para abastecer as fontes e propriedade em si. São mais de 160 km de aquedutos subterrâneos abaixo dos jardins;
  • A iluminação do castelo era feita por velas e os espelhos eram usados para ampliar a luz;
  • O Palácio de Versalhes é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, desde 1979;
  • O palácio recebe em média 8 milhões de turistas por ano.

Certamente, a opção de passeio mais adotada é a solo. Ou seja, você circula pelo palácio e pelos jardins sozinho, no seu ritmo, sem nenhum guia. Isso permite total autonomia para o seu dia em Versalhes, que você organiza como achar melhor. 

Obviamente, esta também é a opção mais barata e com menos restrições. No entanto, é preciso uma certa organização. Não chegue no dia da sua visita sem saber o que pretende visitar, pois a escolha em cima da hora sempre é confusa.

O guia de áudio do Palácio de Versalhes é oferecido gratuitamente a todos os visitantes (grupos e indivíduos) maiores de 8 anos. Ele está disponível em 11 idiomas: português, francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, russo, chinês-mandarim, japonês, coreano e polonês.

Já as crianças menores de 8 anos têm direito a uma versão especial em áudio “versão infantil”, com conteúdo adaptado. Mas infelizmente está disponível somente em francês.

Os guias de áudio podem ser retirados no ponto de entrada principal do palácio, bem como na Galeria Inferior, perto dos Apartamentos da Rainha.  

Ainda o aplicativo gratuito do Palácio de Versalhes permite que você encontre o guia de áudio que pode guiá-lo durante sua visita.

Devo usar o áudioguia? Sim! Você não tem obrigação de ligá-lo em cada sala que visitar, mas seria uma pena perder alguns comentários nos lugares mais emblemáticos.

Fazer uma visita guiada ao Palácio de Versalhes não é luxo! Na verdade, acho que é a melhor maneira de visitá-lo. O Palácio de Versalhes é rico em história, mas também em complexidade. 

Com mais de 700 quartos no interior do castelo, ter quem conhece o local e te explique as melhores partes é muito bom. Só assim para entender a dimensão histórica de Versalhes.

Como você pode imaginar, existem muitos tipos de visitas guiadas ao Palácio de Versalhes. Pela primeira vez, na minha opinião, é melhor optar por uma visita guiada clássica. 

Você será capaz de ver o essencial e entender a história do palácio. Eu fiz esse tour guiado e gostei muito: Versalhes: Tour Sem Fila no Palácio com Acesso Jardins.

Ainda, a escolha um tour guiado também permite visitas guiadas aos jardins. Essas visitas geralmente duram 1h30 e você pode fazer uma visita gratuita ao castelo e aos jardins. É, portanto, uma oportunidade muito boa! 

Algumas outras visitas guiadas para se fazer que são bem interessantes:

>> Excursão de 1 Dia a Versalhes com Almoço saindo de Paris
>> De Paris: Guia e excursão de bicicleta em Versalhes sem filas
>> De Paris: excursão guiada de um dia ao Palácio de Giverny e Versalhes
>> Excursão de um dia a Versalhes-Giverny com almoço no Moulin de Fourges


Leia também >> O QUE FAZER EM GIVERNY E ARREDORES


Para entrar no palácio principal, siga para o pátio principal. Se você já possui um bilhete eletrônico ou impresso ou é elegível para entrada gratuita, vá diretamente para a entrada A. Caso contrário, vá para a bilheteria, localizada no lado esquerdo do pátio. 

Um caminho de acesso especial para visitantes com mobilidade limitada está localizado próximo ao portão principal. Cães-guia são permitidos no local com prova de identificação. 

Para acesso ao Grand ou Petit Trianon, siga as indicações da entrada principal. Pois existe uma bilheteria separada para visitantes que desejam apenas visitar o Trianon ou iniciar sua visita por lá. 


Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


Como você já pode imaginar, milhares de pessoas visitam por dia o Palácio de Versalhes. Então, comprar o bilhete com antecedência é a melhor coisa que você pode fazer, já que te polpará muito tempo.

Pois a fila pode ter um comprimento impressionante. Nos dias de grande movimento, a espera pode ser superior a 02h sem compra do bilhete antecipado. Sendo que o ideal ainda é chegar 30 minutos antes da abertura da manhã.

Powered by GetYourGuide

Chegando ao Palácio de Versalhes, a entrada será pelo tribunal de honra. Então, se você já tem os seus bilhetes, vá direto para a entrada A. Ela está localizada no topo do tribunal de honra, à esquerda.

Uma verificação de ingresso será realizada. Você também irá passar pela segurança das pessoas e seus pertences, o que pode levar algum tempo se estiver cheio. 

Se você não comprou ainda os seus ingressos, você deve ir para a fila da compra de ingressos na bilheteria. Após você terá que ir para a Entrada A, onde poderá ter outra fila para entrar. 

É por isso que eu sempre aconselho a comprar seus ingressos com antecedência para evitar a multiplicação das filas!

Fila em Versalhes
Shutterstock | T.W. van Urk

A entrada B, localizada no topo do pátio principal à direita, é reservada para grupos com reservas.

Quando você compra com antecedência uma visita guiada, um ponto de encontro é sempre comunicado para encontrar o seu guia.

Depois de encontrar o guia, você entrará com o grupo ou somente com o guia, dependendo do tipo de tour que você comprou. Entrar com um guia evita a fila individual.

O bilhete individual para visitar o Palácio de Versalhes é de 21 euros. No entanto, esse ingresso não permite o acesso ao Domaine de Trianon e aos jardins nos dias dos shows de Grandes Eaux ou Jardins Musicales

Reserve seu ingresso on-line agora e evite a fila no local!

Um passaporte de 1 dia que permite acesso total a todo o domínio é oferecido a 32 euros.

Você sabia que pode comprar bilhetes que combinam uma visita guiada com transporte de ônibus de Paris? Se você deseja otimizar o tempo e não se perder no transporte, essa pode ser uma boa oportunidade. Além de ser bem cômodo.

Existem vários tipos de ingressos que combinam o acesso a diferentes áreas da propriedade, mas as principais combinações são:

>> De Paris: Excursão sem fila a Versalhes e acesso aos jardins
>> De Paris: Palácio e Jardins de Versalhes com Transporte
>> Versalhes Sem Fila: Excursão de Trem saindo de Paris

A compra antecipada pela internet é muito vantajosa, já que a atração sempre está lotada de turistas, não importa a época do ano.

Sob certas condições, é possível visitar o Palácio de Versalhes gratuitamente. Este é o caso de todos os menores de 18 anos. A entrada também é gratuita para menores de 26 anos, independentemente da nacionalidade, que residam em um dos países da União Europeia (visto de pelo menos 6 meses para não europeus). 

Os residentes desempregados da França também se beneficiam do acesso gratuito, assim como as pessoas com deficiência e seus cuidadores. Descubra aqui a lista completa de isenções.

Se você se beneficia da entrada gratuita, deve ir à entrada A do Château de Versailles com sua prova.


LEIA TAMBÉM:

>> TORRE EIFFEL | GUIA COMPLETO PARA VISITA 2022
>> PRIMEIRA VEZ EM PARIS – O QUE VISITAR EM PARIS
>> CATACUMBAS DE PARIS – O LADO SOMBRIO MAIS FASCINANTE DE PARIS
>> CONEXÃO EM PARIS – SAIR DO AEROPORTO OU NÃO


O Palácio de Versalhes pode ser visitado todos os dias, exceto às segundas-feiras. Está fechado nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. 

Em relação aos horários, recebe visitantes das 9h às 17h30 na baixa temporada e até 18h30 na alta temporada. Última entrada às 17h na baixa temporada e 18h na alta temporada.

A alta temporada vai de 1º de abril a 31 de outubro. Assim como, a baixa temporada vai de 1 de novembro a 31 de março.

Palácio de Versalhes

O parque está aberto todos os dias do ano, das 8h às 18h na baixa temporada e das 7h às 20h30 na alta temporada. Fechamento excepcional, se necessário, em caso de mau tempo.

Os jardins são acessíveis todos os dias das 8h às 18h na baixa temporada e das 8h às 20h30 (último acesso às 19h) na alta temporada. 

Fechamento excepcional às 17h30 aos sábados, nos dias que ocorrem os Grands Eaux Musicales .

O Domaine de Trianon está aberto todos os dias, exceto segunda-feira, 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. Na baixa temporada, abre das 12h às 17h30. Na alta temporada, o Domaine fica aberto das 12h às 18h30.

O estacionamento na Cour d’Honneur do Château é gratuito para visitantes de Versalhes com deficiência. Entretanto, é preciso apresentar um certificado nominativo. 

Assim como, cães-guia também são aceitos mediante apresentação de prova. Cadeiras de rodas não motorizadas estão disponíveis gratuitamente para visitar o castelo. 

Dois elevadores estão presentes dentro do castelo para facilitar a visita. 

Confira os detalhes de acessibilidade da propriedade Versailles para preparar sua visita.

Localizado na cidade de Versalhes, em Yvelines, o endereço do Palácio de Versalhes é: Place d’Armes, 78000 Versailles. Mas saiba que utilizar o transporte público para chegar ao Palácio saindo de Paris é bastante conveniente e rápido.

RER para Versalhes

Certamente a solução mais simples é pegar o RER da linha C para a estação “Versailles Château Rive Gauche“, localizada a menos de 10 minutos a pé do castelo. 

A vantagem do RER da linha C é que ele passa bem no centro de Paris e você pode pegá-lo facilmente em algum destes pontos: Gare d’Austerlitz, Saint-Michel/Notre-Dame, Musée d’Orsay, Champs-de-Mars/Torre Eiffel. Para ter um exemplo, da estação Saint-Michel/Notre-Dame, a viagem leva cerca de 45 minutos.

Da estação Paris Montparnasse, você pode pegar a linha N Transilien SNCF e chegar à estação “Versailles Chantiers” em cerca de 40 minutos. 

Da estação de La Defense, a linha U Transilien SNCF fornece acesso aos “Versailles Chantiers” em pouco mais de 30 minutos. Por fim, será necessário ainda uma caminhada de um pouco menos de 20 minutos a pé entre a estação e a entrada do Palácio de Versalhes.

Da Gare Saint Lazare, a linha L Transilien SNCF permite chegar à estação “Versailles Rive Droite” em cerca de 45 minutos. Ela fica a cerca de 17 minutos a pé do Palácio.

Lembre-se de já comprar seus ingressos para o retorno, assim você perderá muito menos tempo em seu retorno. Pois muitos turistas não compram seu bilhete de volta, e na hora de voltar se formam longas filas na frente das máquinas e guichês das estações.


Compre com antecedência >> Versalhes Sem Fila: Excursão de Trem saindo de Paris


É possível comprar um pacote incluindo a visita ao Palácio de Versalhes e o ônibus. A viagem de ônibus dura cerca de 45 minutos (num trânsito fluido). Mas também existem serviços premium de microônibus que o levam diretamente do seu hotel até lá.

>> De Paris: Excursão sem fila a Versalhes e acesso aos jardins
>> De Paris: Palácio e Jardins de Versalhes com Transporte

Naturalmente que você pode usar táxis e outros veículos VTC, como o Uber, para ir ao Palácio de Versalhes. A corrida fica entre 60 e 100 euros, quando o tráfego é calmo. Tudo depende, é claro, do seu local de partida e do tráfego.


Você está planejando uma viagem para a França e precisa de um serviço de transfer em Paris? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, temos parceria com motoristas em Paris e super recomendamos. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Paris e passeios por toda região!

Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá), Lisboa (Portugal), Madrid e Barcelona (Espanha).

Os motoristas brasileiros em Paris garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Paris. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.

Peça sua cotação sem compromisso: por e-mail ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!


Endereço: Château de Versailles, Place d’Armes

Telefone: (33) (1) 3083-7800

site: http://www.chateauversailles.fr

Instalações para visitantes em Versalhes incluem acesso wi-fi, lojas de presentes, inúmeros cafés e restaurantes, a bagagem esquerda e estações de mudança do bebê e balcões de informação.

Palácio de Versalhes

Uma ótima opção para curtir ainda mais Versalhes e arredores é se hospedar na região. Aliás, eu super indico! O interior da França tem muito charme e Versalhes, apesar de pequena, não foge a regra.

Nos meus 14 anos na França, tive a oportunidade de passar algumas noites em Versalhes e amei todas elas. Aqui estão as minhas hospedagens preferidas (tem para todos os gostos e bolsos):

Le Louis Versailles Château – MGallery | Hôtel la Residence Du Berry | Waldorf Astoria Versailles – Trianon Palace Appartements – Le Logis Versaillais | DOMITYS – Le Solstice Hôtel Le Versailles | ibis Versailles Château Novotel Château de Versailles

BOM PASSEIO AO PALÁCIO DE VERSALHES E SEUS JARDINS!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.