Como já diz o ditado: “Tutte le strade pórteno a Roma” (“Todos os caminhos levam a Roma”). Deste modo, não tenha dúvidas que a sua primeira vez em Roma, pode até não ser perfeita, mas vai ser especial.
Inclusive, minha primeira vez em Roma não foi tudo aquilo que eu esperava, mas ao mesmo tempo não a culpo. Afinal, não esqueço a emoção que senti quando vi o Coliseu pela primeira vez (nem a Torre Eiffel fez eu me emocionar de cara!).
Entrar então, foi um capítulo à parte. E lógico que amei todas as igrejas que vi e entrei pelo caminho. Assim como o Vaticano, que fui e não vi o Papa… mas foi só entrar na Capela Sistina que fiquei embasbacada com a pintura de Michelangelo.
Aliás, me encantei pela Roma antiga. Fiquei babando por todas as estátuas e fontes que encontrava. Finalmente, experimentei todos os gelatos que apareciam do nada na minha frente (e nem sou muito fã de sorvetes e afins, mas esses, tem o seu valor!).
Leia também:
>> COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA AO CENTRO (FIUMICINO > CENTRO)
>> VISITA AO COLISEU DE ROMA – DICAS PRÁTICAS E CURIOSIDADES
Primeira vez em Roma
Roma é um dos destinos turísticos preferidos no mundo. A cidade eterna, para a qual todos os caminhos levam, cativa todos os visitantes. Até mesmo, os mais incrédulos. Afinal, Roma é um verdadeiro depósito de tesouros.
Primeiramente, foi aqui que a nossa civilização começou. São muitas as referências romanas e o resultado é, nada mais nada menos, do que um museu a céu aberto. Mas ainda a sua rica história combina com um estilo de vida peculiar.
Com certeza, Roma é a cidade que mais lembra o passado, vive o presente e terá um futuro fabuloso. Na sua primeira vez em Roma, não se desespere se não conseguir ver tudo o que planejou. Pois Roma é para ser vivida.
Então, é como diz o ditado: “Quando a Roma vai, fai come vedrai!” (“Quando em Roma, faça como os romanos”). Há tanta coisa em Roma para ser vista que você vai ter que voltar de novo. E de novo, e de novo…
Mas só não se esqueça de jogar uma moeda na Fontana di Trevi para garantir a sua volta o mais rápido possível! Dizem que funciona. No mais, curta Roma do seu modo. Sinta. Viva. Deguste. Se emocione.
Leia também:
>> Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano: vale a pena subir?
>> Fontana di Trevi: 9 fatos interessantes para saber sobre a fonte antes de ir a Roma
O que visitar em Roma
Castelo Sant’Angelo
O Castelo Sant’Angelo é um marco imediatamente reconhecível. Originalmente construído em 135 d.C. como um mausoléu para o imperador romano Adriano, ele foi transformado em uma fortaleza papal no século 6 e nomeado após uma visão angelical que o Papa Gregório, o Grande, teve em 590 d.C.
Inclusive, foi muito usado como base militar na época do Império Romano. Posteriormente, como fortaleza dos papas no período medieval e até mesmo como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
Hoje em dia, abriga uma coleção eclética de pinturas, esculturas, artefatos militares e armas medievais. Muitas dessas armas foram usadas por soldados que lutaram para proteger o castelo.
Catacumbas Romanas
Descubra as muitas camadas de Roma enquanto você explora a cidade antiga. Este é um dos passeios mais interessantes a se fazer, já que mostra como a cidade Eterna se desenvolveu através dos tempos e quantos locais históricos podem ser encontrados no subterrâneo.
Eu amo visitar cemitérios, então visitar Catacumbas me dá a mesma alagria (é mórbio, eu sei!). Para quem tem pavor, te digo que em nada ela lembra as Catacumbas de Paris com seus ossos expostos. Aqui raramente você encontrará um osso para contar história.
Algumas das catacumbas romanas mais populares incluem as Catacumbas de Domitilla e a Catacumba de São Calixto (uma das minhas preferidas). Alguns passeios são realmente incríveis, de tal maneira que você não apenas verá as Catacumbas em si, mas aprenderá muito, como nas Catacumbas de São Calisto, que é uma das mais famosas catacumbas que se localizam na Via Ápia Antiga.
Além dos seus 12 quilômetros de túneis subterrâneos, diz a lenda que aqui estão enterrados os restos mortais de São Pedro e São Paulo e nada mais nada menos do que 16 papas.
Leia também >> CATACUMBAS DE ROMA: QUAIS VISITAR E COMO CHEGAR?
Coliseu
Ahh, eu sou capaz de rasgar muita seda por ele. Pois foi aquele monumento que fez uma pessoa insensível como eu, pagar um King Kong assim que o vi. Sim, lagriminhas escorreram. Quando falamos em Roma, o que geralmente nos vêm à cabeça é o Coliseu. Sem dúvida, a grande arena dos gladiadores é o mais emocionante dos pontos turísticos antigos da cidade.
O Coliseu ou Anfiteatro Flaviano foi construído para acomodar 50 mil pessoas e este extraordinário monumento data do ano de 72 d.C. De fato, era uma verdadeira muldidão sedenta de sangue que vinha aqui assistir as lutas de gladiadores.
Assim como, contribuíram para a reputação do lugar. Mas é uma sensação indescritível estar lá dentro e imaginar tudo o que já se passou no lugar.
Diz a lenda que, enquanto o Coliseu estiver, Roma permanecerá; e quando Roma cair, assim vai o mundo. Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o anfiteatro foi iniciado pelo imperador Vespasiano e inaugurado por Tito no ano de 80 d.C.
Não se surpreenda se você ficar boquiaberto na primeira olhada. Afina, o Coliseu é tudo o que você imaginar e muito mais.
Leia também >> Visita ao Coliseu de Roma – dicas práticas e curiosidades
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi é outro grande ícone de Roma. Quem nunca sonhou em jogar uma moedinha lá, não é mesmo? Então, atire a primeira pedra… ou moedinha!
A Fontana di Trevi foi encomendada pelo Papa Clemente XII e projetado por Nicola Salvi em 1732. Esta obra-prima foi concluída 30 anos mais tarde por Niccolo Pannini e retrata a carruagem de Netuno sendo conduzido por cavalos-marinhos – um selvagem e um dócil – representando os “humores” do mar. Inclusive, ela foi imortalizada no filme La Dolce Vita.
Você tem que vir bem cedo ou no fim da tarde para evitar o fluxo interminável de turistas que se aglomeram em torno dela e que vêm jogar uma moeda e fazer um pedido. Eu mesma esbarrei com a Fontana de Trevi no acaso.
Um belo dia resolvi sair sem rumo. Ir descobrindo Roma e eis que chego numa esquina e me deparo com uma multião. Quando viro, WAOWWW!!!! Naturalmente, um verdadeiro perrengue chique desse mundo moderno, mas imperdível.
A Fontana di Trevi quase enche uma praça inteira, e é a fonte mais famosa de Roma, e por que não dizer, do mundo. Então, curta o momento e só não esqueça de jogar uma moeda na fonte para garantir o seu retorno à Cidade Eterna.
Leia também >> Fontana di Trevi: 9 fatos interessantes para saber sobre a fonte antes de ir a Roma
Não esqueça do Seguro Viagem! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
Fórum Romano
O Fórum Romano, assim como o Coliseu, foi o lugar que mais gostei de visitar da Roma antiga. Com suas muitas construções antigas e templos do governo romano, ele é cheio de história e lugares que merecem uma visita com uma melhor abordagem.
Por isso, eu recomendo que ao fazer a visita, você tenha pelo menos um guia impresso para entender o que são aqueles lugares. Se não, você corre o risco de achar que é só um monte de pedras… e isto seria um crime!
Afinal, este labirinto de ruínas de várias “fábulas” serviu como um campo de jogos políticos, comércio e um lugar onde a justiça foi dispensada durante o poder dos imperadores (de 500 a.C. a 400 d.C.).
Hoje, o Fórum Romano é o que restou de muita história, que mesmo em ruínas, ainda nos fazem lembrar de tudo que se passou num dos maiores impérios que o mundo já viu.
Galeria Borghese
Em 1660, um dos principais patrocinadores da arte em Roma, o cardeal Scipione Borghese (sobrinho do papa Paulo V) usou sua posição para iniciar uma coleção particular de obras de arte. Ele tinha um olho impecável pela genialidade criativa, e a coleção que atrai um grande número de turistas hoje em dia pode ser atribuída a ele.
No entanto, a história da Galeria Borghese não é completamente inocente. O cardeal Scipione Borghese era conhecido por aprisionar artistas para que ele pudesse colecionar seus trabalhos para sua galeria.
A Galeria Borghese atingiu sua forma atual em 1903, quando foi aberta para visitas públicas. As coleções estão alojadas em uma magnífica vila do século XVII. Uma obra de arte em si, o interior da vila é decorado com afrescos, baixos-relevos, tetos decorados, pisos de mármore e colunas impressionantes.
É o lugar perfeito para os amantes da arte se aproximarem das principais obras de artistas brilhantes como Caravaggio, Rafael, Bernini, Ticiano, Canova, Correggio e Rubens. A galeria é um testemunho vivo dos artistas italianos do século XV ao XVII.
La Bocca della Veritá
La Bocca della Veritá ou Boca da Verdade é um mito que tem vida longa. A máscara de Tritão com a boca aberta, feita em mármore está localizada fora da igreja de Santa Maria in Cosmedin. De acordo com a lenda medieval, esta máscara tem o poder de morder os dedos da mão de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura.
Este lugar foi imortalizada no filme Férias Romanas, de Roman Holiday, com a musa Audrey Hepburn, e ainda é um grande sucesso com os visitantes. Vai encarar?
Pantheon
Um templo de 2.000 anos de idade, agora igreja, o Panteão é o mais bem preservado dos grandes monumentos da Roma antiga. Originalmente construído pelo Imperador Adriano para honrar todos os deuses pagãos, o templo foi reconstruído no século 2 d.C.
Nesta maravilha arquitetônica está o túmulo de grandes homens, como o pintor Rafael e de dois reis da Itália, Victor Emmanuel II (morto 1878) e Umberto I (morto em 1900).
A maior parte do crédito é devido as suas dimensões perfeitas: 141 metros de altura por 141 metros de largura, com uma vasta cúpula, considerada a maior conquista arquitetônica dos romanos. Então, não deixe de admirá-la, mesmo com o grande movimento que sempre existe por ali.
Piazza di Spagna
Sem dúvida, esta é uma das mais belas praças de Roma e da Itália. Este lugar que é um dos mais legais para visitar em Roma, possui uma escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti. Certamente, a região é um ímã para os visitantes desde o século 18, pois a Escadaria Espanhola é um ótimo local para observar as pessoas.
Conectando as lojas chiques na parte inferior, com os hotéis chiques no topo, se você não tem o que fazer em Roma (o que éimpossível, eu sei), corre para lá.
Ao pé da escada, no centro da praça se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho. Ainda, se você for um apaixonado por fotografia e lindas paisagens, não perca o pôr-do-sol desse ponto. Um verdadeiro show!
Para título de curiosidade, a igreja Trinità dei Monti foi encomendada pelo rei Luís XII da França e consagrada em 1585, com uma vista memorável e possui alguns afrescos maravilhosos por Daniele da Volterra, incluindo uma Deposizione magistral.
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Piazza del Campidoglio
No topo, a praça é rodeada por três palácios lindos: Palazzo Nuovo (à esquerda), Palazzo Senatorio (em frente) e Palazzo dei Conservatori (à direita). Juntos, o Palazzo Nuovo e o Palazzo dei Conservatori, são a casa dos Museus Capitolinos, enquanto o Palazzo Senatorio é o lar de conselho da cidade de Roma.
Ali de cima você vai ter uma visão panorâmica do Fórum Romano e da Piazza de Michelangelo. Ainda aqui você encontrará os Museus Capitolinos e a idolatrada Igreja Santa Maria in Aracoeli.
Construída sobre uma das sete colinas de Roma, o Capitólio é um dos museus mais antigos do mundo. O palácio foi aberto ao público em 1734. Por exemplo, Ticiano, Caravaggio, Tintoretto, Bernini e Veronese têm várias de suas obras expostas lá.
Desenhada por Michelangelo em 1538 e ladeado por palácios senhoriais, este elegante praça é uma das mais belas praças de Roma. Você pode alcançá-la a partir do Fórum Romano, mas o caminho mais dramático e especial é pela via Cordonata, a escadaria que leva até a graciosa Piazza d’Aracoeli.
No centro, a estátua equestre em bronze de Marco Aurélio é uma cópia, pois a original se encontra ali pertinho, nos Museus Capitolinos.
Por fim, é aqui que você encontra a Lupa Capitolina, a loba amamentando Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, que é o símbolo da cidade. Ela está bem pertinho do Campidoglio, na viela entre o Palazzo Senatorio e o Palazzo Nuovo. Então, não deixe de procurar.
Piazza Navona
Devido à sua localização na cidade, este é o lugar ideal para começar ou terminar o seu dia de passeio. O lugar em si traz a grandeza de Roma na época do grande império. Ali se encontra a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios).
Como o nome já diz, quatro rios são representados, o Ganges (Ásia) esculpido por Claude Poussin, o Danúbio (Europa) esculpido por Antonio Raggi, o Nilo (África) esculpido por Giacomo Antonio Fancelli e o Rio de la Plata (América) esculpido por Francesco Baratta.
Com toda certeza, você vai se sentir dentro de um filme italiano: cafés com suas mesas na rua, casas no tom coral/ferrugem com suas lindas varandas de ferro forjado e artistas de rua. Não esquecendo é claro, da linda fontana embelezando a praça.
ALUGUEL DE CARRO
Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.
Vaticano
Ir à Roma e ver o Papa nem sempre é possível, mas ir a Roma e não conhecer o Vaticano é algo proibido. Risos! Sim, eu sei, o Vaticano não é uma atração turística de Roma e sim é uma cidade-estado. Mas como está localizada no centro de Roma, a visita é obrigatória.
De fato, pouco importa a sua religião, afinal, todo mundo tinha que conhecer a belíssima Praça São Pedro, ver as colunas da Basílica, admirar os mármores, esculturas e pinturas no interior. Até mesmo levar um choque e pensar que eles são loucos em ostentar tanto luxo e glamour.
Apesar de sua população ser apenas um pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, por área. A Cidade do Vaticano é uma cidade-estado que existe desde 1929. Mas a quantidade de fiéis e não-fiéis que passam pela Praça São Pedro por ano é incalculável.
Em resumo, são milhões e milhões de pessoas. Entre as coisas legais para fazer em Roma, não deixe de subir na Cúpula da Basílica de São Pedro e se encantar com a paisagem.
Leia também >> Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano: vale a pena subir?
Museu do Vaticano
Primeiramente, já adianto que conhecer o Museu do Vaticano deveria ser obrigatório. Já que o lugar é perfeito para admirar as obras-primas do Renascimento: Michelangelo, Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli… e por fim, chegar na Capela Sistina e levar outro choque com tamanha beleza.
Daí você vai querer procurar feito louco a cena clássica de Michelangelo, mas quer uma dica? É só olhar para onde TODAS as cabeças estão apontadas. Não tem erro!
Leia também >> Todas informações para sua visita aos Museus do Vaticano e Capela Sistina
VAI VIAJAR E AINDA NÃO SABE ONDE FICAR EM ROMA?
Sem dúvida, escolher um hotel com boa localização fará toda a diferença na sua viagem. Então, aqui tem algumas sugestões de hotéis que eu gosto muito e super indico. Tem para todos os bolsos e gostos.
Hotel próximo ao Coliseu & Fórum Romano: FH55 Grand Hotel Palatino | Hotel Antica Locanda | Casa Santa Sofia | Hotel Centro Cavour | Mercure Roma Centro Colosseo
Hospedagem com bom custo x benefício: Trevi Beau Boutique | Hotel Colosseum | Auditorium Mecenate | Hotel Valeri | Hotel Fontanella Borghese
Hotel de Luxo: NH Collection Roma Fori Imperiali | Hotel Palazzo Manfredi – Relais & Chateaux | Roma Luxus Hotel | Bio Hotel Raphael – Relais & Châteaux | Hotel 55 Fifty-Five – Maison d’Art Collection
Hotel próximo ao Vaticano: Hotel Paolo II | Atlante Garden Hotel | Eccelso Hotel | Best Western Plus Hotel Spring House| The Boutique Hotel
Albergue | Hostel: The RomeHello | New Generation Hostel Santa Maria Maggiore | Free Hostels Roma | YellowSquare Rome | Generator Rome
Uma linda primeira vez em Roma para você!!!
Gostou dessas dicas? Tem mais alguma sugestão ou quer contar o que viu em Roma? Então, fala comigo nos comentários no final dessa página! E não esquece de usar os links deste post para fazer suas reservas. 😉 Dessa forma, você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado e com dicas fresquinhas!
Respostas de 18
Fotos fantásticas de praias maravilhosas 🙂 Temos mesmo que visitar num futuro próximo!
Quantos dias em ROMA pela primeira vez?
Oi, Ana!
A resposta pra esta tua pergunta não é tão fácil. Eu diria que o máximo que você tenha disponível, o ideal seria pelo menos 4, 5 dias. Mas a cidade vale a visita nem que seja por um dia. 😉
Boa viagem!
eu simplesmente amo roma! fiquei 5 dias e tem ainda tanta coisa que não vi, preciso levar o jean na proxima viagem.. muita historia e beleza num lugar só
Oi Angie.. sim, as opções são infinitas.. não faltam lugares incríveis na cidade eterna.. =)
Super completo esse post do que visitar em Roma! Tem muitos anos que estive lá, conheci alguns desses lugares, mas fiquei com vontade de conhecer outros que você sugeriu, como as Catacumbas Romanas e a Galeria Borghese
Oi Mariana.. Obrigada.. sempre que termino os posts fico achando que faltaram 1000 coisas.. hahaha.. As Catacumbas são incríveis, mas nisso eu sou mega suspeita, já que amo!! =)
Ahh Roma <3 Só estive lá a primeira vez, mas quero voltar e seguir essas dicas na segunda, porque é tudo perfeito demais! Adorei
Oi Marcela.. na torcida para que volte logo.. Roma é muito fascinante <3
Com certeza uma viagem para Roma é simplesmente estar dentro de um livro de história. Não tem como não ficar no mínimo impactado com todos os monumentos incríveis da cidade. Com certeza esse post ajuda demais no planejamento para uma primeira visita a Roma. Super completo e com dicas bacanas.
Bem isso, estar em Roma é respirar história. Eu moro em Paris e já achava waowww as histórias envolvidas, mas em Roma é muito mais surreal. =)
Roma está em meu coração, passei minha lua de mel nela e foi a primeira cidade italiana que conheci… a emoção de ver o Coliseu a primeira vez é única. Atualmente moro em Milão, mas Roma sempre vai ser a minha primeira cidade, perdi as contas de quantas vezes a visitei e a emoção é sempre a mesma. Amei o post!
Oi Carolina… Roma também foi a minha 1a cidade da Itália, e que legal que agora mora “pertinho”. Eu ainda não conheço Milão, preciso!! =)
Você poderia me indicar um hostel ou hotel com bom preço e central em Roma e Florença.
Obrigada pela atenção.
Acho que a primeira vez em Roma é um misto de sentimentos e de encantamento, não dá para ver tufo, mas tudo que se vê é inesquecivel. Gosto de conhecer a Roma que está nas ruas, dibrar uma esquina e trooeçar numa fonte, ver uma prquena Igreja, abrir a pirta e ficar de queixo caido – são todas belissimas. Como digo, gosto de andar sem rumo. Adorei o texto, trrasmitiu essesturbilhão de sentimentos e ainda sugeriu um roteiro lindo.
Paula.. Lindo comentário <3
Exato, Roma é tudo isso, e como eu mesma disse, Roma não foi tudo lindo para mim, tanto que fugi dela antes do previsto e devo ter deixado um monte de lugares legais para trás. Mas como sei que em breve voltarei, não me desespero.. Tenho certeza que o nosso 2º encontro, será muito melhor!
Eu fui para Roma totalmente sem roteiro.. fui encontrando tudo ao acaso, e garanto que às vezes fazer isso é muito bom..
Super beijo!