Conciergerie Bruno Abatti on Unsplash

Relógio mais antigo de Paris – e o mais bonito também!

O Relógio mais antigo de Paris é uma jóia parisiense. Ele está localizado na esquina do prédio da Conciergerie (Quai de l’Horloge). Centenas de pessoas, até milhares, atravessam esta esquina diariamente. No entanto, a maioria delas nem sequer notam o relógio mais antigo de Paris.

Este belíssimo relógio está mostrando as horas aos parisienses desde 1371 (há 646 anos) . O relógio é lindo, e ricamente decorado.

Relógio mais antigo de Paris
Foto: InnervisionArt / Shutterstock.com

Leia também:

+ PRIMEIRA VEZ EM PARIS – O QUE VISITAR EM PARIS
+ 10 RAZÕES PARA VISITAR PARIS
+ 9 LUGARES PARA VER A TORRE EIFFEL


O relógio mais antigo de Paris

A Conciergerie

A Conciergerie é um dos lugares mais emblemáticos de Paris, e tem uma história muito interessante também. Situada na Île de la Cité, a Conciergerie tem uma história longa e violenta. É onde Marie Antoinette foi mantida prisioneira durante a revolução francesa, antes de sua execução. Antes disso, quando o relógio foi instalado, o edifício era um palácio francês.

Relógio mais antigo de Paris

Leia também >> CONCIERGERIE EM PARIS: HISTÓRIA, INGRESSO E MUITO +


O relógio mais antigo de Paris

O relógio mais antigo de Paris foi encomendado por Charles V em 1370. Ele foi reconstruído várias vezes, e foi o primeiro relógio a ser criado na capital. Henri Vic foi o relojoeiro que o construiu a pedido do rei Carlos V. O relógio começou a adornar a torre norte do palácio da cidade em 1371.

O relógio foi instalado num momento em que somente os ricos podiam pagar para comprar relógios de bolso, e o relógio de pulso ainda não tinha sido inventado. As pessoas se beneficiaram muito com o relógio. Ele “serviu de ajuda” para os parisienses saberem o horário de abertura e fechamento das lojas.

O relógio foi limpo e restaurado várias vezes ao longo de sua vida. A primeira vez foi em 1500, e a mais recente foi em 2012. O sino não é o original, já que ele foi derretido durante a Revolução Francesa.

Relógio mais antigo de Paris
Antes da restauração

Leia também:

+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
+ SAIBA COMO PASSAR NA IMIGRAÇÃO EM PARIS
+ SEGURO VIAGEM PARA A FRANÇA – QUANTO CUSTA E É OBRIGATÓRIO?


Detalhes e Brasão

Infelizmente, na Revolução Francesa, grande parte do monumento foi danificado. Foi reconstruído em 1849, de acordo com as informações de como o relógio parecia em 1686. Sob o telhado de pequeno porte que abriga o mostrador, estão interligados as letras iniciais “H” e “ C”. Elas são para Henri II e Catherine de Médicis, e “H” e “M” para Henry e Marguerite de Valois (chamado Rainha Margot).

A história diz que o “H” e “C” secretamente moldam o «D» de Diane de Poitiers, amante de Henrique II. Outros atribuem a letra D para o emblema da casa de Orléans, uma lua crescente, que Henrique II morava. Então cada um tem que fazer a própria interpretação. Eu adoro uma história de amor proibida, então fico com a primeira opção.

Este mesmo brasão é encontrado na decoração do Chateau de Chenonceau, que foi a casa de Diana de Poitiers. O mostrador do relógio está rodeado por duas figuras alegóricas que representam a lei (esquerda) e justiça (direita). Acima, uma inscrição em latim que significa “Aquele que já lhe deu duas coroas vai dar-lhe uma terceira”, indireta para as coroas da França e Polônia, reinos de Henri III.

Conciergerie

Restauração

Naturalmente, ele foi restaurado algumas vezes. Inclusive, você pode ver nos cantos do relógio as datas destas restaurações (1852 – 1952).

Relógio mais antigo de Paris

Então, quando você estiver flanando pela Île de la Cité ou for visitar a Catedral Notre-Dame (é ali pertinho), e passar pela esquina da Conciergerie, não se esqueça de olhar para cima.

Relógio mais antigo de Paris
Foto: Valery Egorov / Shutterstock.com

Você está planejando uma viagem para a França e precisa de um serviço de transfer em Paris? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, temos parceria com motoristas em Paris e super recomendamos. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Paris e passeios por toda região!

Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá), Lisboa (Portugal), Madrid e Barcelona (Espanha).

Os motoristas brasileiros em Paris garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Paris. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.

Peça sua cotação sem compromisso: por e-mail ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!


Relógio mais antigo de Paris

1 Quai de l’Horloge – 75001

[vc_gmaps link=”#E-8_JTNDaWZyYW1lJTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZ29vZ2xlLmNvbSUyRm1hcHMlMkZkJTJGZW1iZWQlM0ZtaWQlM0QxanZoU0Q2dFI5T2QySVBsOThzYm1sRE82OC1FJTIyJTIwd2lkdGglM0QlMjI1ODAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjIzODAlMjIlM0UlM0MlMkZpZnJhbWUlM0U=”]

Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.