O coração da Polinésia bate mais forte em Samoa, certamente posso dizer que encontrei o que estava procurando par minhas férias: mar, sombra, água fresca, peixe fresquinho e muita tranquilidade!
Samoa é um país formado por dez ilhas tropicais no Pacífico Sul. Elas ficam localizadas entre o Havaí e a Nova Zelândia. Confesso que antes dessa viagem, pouco sabia de Samoa, pois este é um destino bastante distante para nós brasileiros, todavia para quem mora na Australia (minha situação quando visitei), Samoa é um lugar bem tangível e relativamente fácil de visitar.
Aliás, essa é uma das coisas boas da Australia, a proximidade de países quem nem sabia de existência, que são lindos e pouco explorados, entre eles já visitei Fiji, Vanuatu, Tonga e esse ano foi a vez de Samoa. Então, dá sempre para combinar viagens e conhecer destinos diferentes.
Agora vem comigo descobrir um pouquinho desse lugar!
+ Como lidar com a diferença de fuso horário nas viagens
+ Dicas de Fiji: Matamanoa, a ilha e o hotel resort
Samoa na Polinésia
Breve história de Samoa
Um conjunto de dez ilhas compõe a área territorial de Samoa, sendo Upolu e Savai’i as maiores do país. Ápia é a capital federal, em Upolu, onde também fica o aeroporto internacional. Atualmente estima-se uma população de 197.000 habitantes.
Há duas línguas oficiais em Samoa: a samoana (língua de origem polinésia) e o inglês. Os locais falam somente a samoana entre si, já o inglês é usado mais para cunho oficial e para se comunicar com turistas.
Estudos sugerem que migração dos primeiros habitantes de Samoa vieram do Sudeste Asiático há mais de 3.000 anos. Entre os anos de 950 e 1250, Tonga reinou sobre o arquipélago.
Samoa permaneceu livre da influência ocidental até o século XIX. Quando, então chegaram os primeiros missionários cristãos e comerciantes. Como resultado, o Fa’a Samoa (“a maneira de Samoa”) também se integrou a religião cristã, dessa forma os vilarejos são centrados no matai (líder da comunidade), a família e a igreja.
Em 1890, Robert Louis Stevenson, o autor do livro A Ilha do Tesouro, se mudou para lá e ficou até o final de seus dias. Certamente ele ainda hoje é reverenciado como a figura internacional mais importante das ilhas. Atualmente, sua mansão se transformou em um museu aberto a visitação.
A Alemanha governou o país entre 1900 – 1914, seguida pela Nova Zelândia durante a Primeira Guerra Mundial até 1962, quando, após repetidos esforços, se tornou independente.
Como chegar em Samoa
Uma das coisas que a gente percebe antes e durante nossa viagem é o quanto Samoa é um país remoto. Não me entenda mal, isso era exatamente o que estava buscando e recomendo para quem procura o mesmo!
Você chega em Samoa pelos vôos ao longo da semana partindo de Sydney e Brisbane na Austrália; Auckland na Nova Zelândia; Nadi em Fiji, Samoa Americana (Pago Pago) e Tonga.
Dito isto, você precisará viajar para um desses hubs primeiro, antes de começar a planejar sua aventura em Samoa!
Qual a melhor época de ir para Samoa
Localizada um pouco ao sul da linha do Equador, os visitantes podem esperar um clima ameno ao longo de todo ano, com temperatura média atingindo sempre os 26 graus Celsius.
A estação chuvosa e com chance de ciclone vai de novembro a abril. A alta estação acontece entre dezembro e janeiro, quando os Samoanos residentes no exterior, voltam para passar as férias.
E de Maio a Outubro é o período de seca, mas lembre-se que Samoa é um país tropical, então sempre tem um temporal ou outro. Julho e Agosto costumam ser os melhores meses para visitar Samoa, com menos chance de chuva.
+ Viagem para Fiji (dicas rápidas e práticas)
Qual o dinheiro de Samoa e como trocar
A moeda de Samoa é o Tala Samoano (WST) e você pode trocar seu dinheiro no aeroporto internacional ou em Ápia (capital). Todavia, no interior das ilhas não há muita opção de bancos ou agências de câmbio.
Há balcões para fazer o câmbio antes e depois da imigração (eu troquei enquanto esperava as malas). Depois de coletar sua bagagem, há um caixa eletrônico (ATM) no saguão de desembarque. Já fora do aeroporto, uma das melhores opções de câmbio é nas agências do Western Union, espalhadas em alguns pontos do país.
Ficamos 7 dias completos em Samoa e trocamos apenas 600 dólares australianos (convertidos para o Tala).
Não levamos muito dinheiro em espécie, pois os hotéis e o aluguel do carro já tinham sido pagos, então teríamos somente os gastos com alimentação (que a maioria foi feita em lugares que aceitavam cartão) e comprinhas de souvenirs, mas infelizmente não comprei nada, pois a feira de Ápia já tinha fechado no domingo, o dia que havia reservado para conhecer a cidade! Não há muito comércio para turistas fora de Ápia. #chateada
Vale lembrar que é muito comum ter acréscimo de 3% para pagamento em cartão, então faça suas contas e verifique o que compensa mais para você, pagar esses 3% no cartão ou fazer o câmbio.
>> Já está curtindo o Viajoteca no Instagram e Facebook?
Onde ficar em Samoa
O bacana de Samoa é que existe opções para todos os bolsos. Nessa viagem, por exemplo, eu fiz as opções luxo e semi-luxo. Eu e meu marido estávamos celebrando 20 anos de casamento, dessa forma, achei que a gente merecia o mimo, mas mando abaixo algumas opções que me chamaram atenção nas duas ilhas que visitei.
Gostaria de ressaltar que Samoa ainda não tem opções de hotéis ultra-luxo como o Tahiti ou Maldivas. Sem dúvida, a pegada do país é outra, pelo menos por enquanto.
Levando isso em consideração, eu acho que o país deveria investir fortemente no turismo e incentivar hotéis a se reinventarem para atrair mais visitantes, mas claro que de forma sustentável para não atrapalhar o estilo de vida dos locais e suas belezas naturais.
Hotéis na Ilha Upolu:
Ápia (capital)
- Sheraton Samoa Beach Resort (5 estrelas – perto do aeroporto – bonito e espaçoso, mas falta personalidade, fiquei lá na nossa última noite – estilo hotel para convenções)
- Sheraton Samoa Aggie Grey’s (5 estrelas – hotel histórico perto do centro de Ápia – fiquei lá na minha primeira noite)
- Tanoa Tusitala Hotel (4 estrelas)
- Samoana Boutique Hotel (3 estrelas)
Praias ao sudeste de Upolu (perto da praia Lalomanu)
- Seabreeze Resort Samoa (4 estrelas – somente adultos – fiquei lá! Se puder gastar mais, pegue a Honeymoon suite, eu recomendo muito!)
- Saletoga Sands Resort & Spa (4 estrelas)
- Aga Reef Resort and Spa (4 estrelas)
- Tafua Beach Fales (para quem quiser arriscar dormir em uma fale)
Praias ao sudoeste de Upolu
- Return to Paradise Resort (4 estrelas)
Hotéis em Savai’i:
Recomendo fortemente os hotéis e resorts na parte norte da ilha ou nordeste:
- Le Lagoto Resort & Spa (3 estrelas – nossa escolha e amei! Os quartos são simples, mas limpos e se puder pegue os de frente para a lagoa)
- Stevensons at Manase (3 estrelas)
Curiosidades de Samoa
Fa’afafine: terceiro gênero
O terceiro gênero, chamado de ‘Fa’afafine‘ na sociedade samoana, sempre existiu. Traduzindo literalmente, a palavra significa: ‘a maneira de’ (fa’a) ‘mulher’ (fafine).
Os fa’afafines têm um papel muito específico na sociedade samoana, decerto um contraste interessante ao LGBT+ da sociedade ocidental.
O reconhecimento desse terceiro gênero não é uma ocorrência recente, portanto, ainda hoje é aceitável que uma criança do sexo masculino seja feminina. Os meninos que demonstram comportamento “afeminado” na infância, são reconhecidos como fa’afafines e são aceitos em suas famílias e na sociedade.
Claro que nada é tão simples, mas tem um livro que deve ser muito interessante para entender melhor essa questão: “Memoirs of a Samoan, Catholic, and Fa’afafine”, por Vanessa. Outro livro sobre Samoa, mas não sobre os Fa’afafine, é o The Girl in the Moon Circle, Sia Figiel.
O cristianismo
O cristianismo foi uma das poucas influências ocidentais que foram aceitas e incorporadas na Fa’a Samoa (a maneira de Samoa) e hoje, 98% da população é Cristã. O assunto é tão sério que em junho de 2017, a constituição foi alterada para refletir que Samoa é um país cristão e tem como lema: Fa’avae I Le Atua Samoa – ‘Samoa é fundada em Deus’.
Para ser sincera, eu fiquei impressionada com o número igrejas que vi e das mais variadas crenças cristãs, incluindo os Mórmons.
Domingo em Samoa é um dia de adoração e tempo para ficar em família. Ademais, nos outros dias da semana, por volta do final da tarde, quando o sol se põe, há o momento de orações em família e os hotéis recomendam não irmos nas vilas.
Aliás, se for visitar uma vila, vista-se modestamente, isto é evitando roupas de banho, shorts curto, decotes, alcinhas etc.
Tatuagem em Samoa
As tatuagens tradicionais de corpo inteiro estão arraigadas na cultura samoana há séculos. As tatuagens são tanto uma forma de arte, quanto um ritual que ainda é muito praticado, isto é ter uma tatuagem significa que você está pronto para a vida adulta e para servir a comunidade.
Há nomes diferentes para tatuagem dos homens (Pe’a) e das mulheres (malu).
Para os homens, o Pe’a cobre o corpo da cintura aos joelhos. Para as mulheres, o malu cobre as pernas logo abaixo do joelho até a parte superior das coxas, logo abaixo das nádegas. As tatuagens malu tem um design mais fino e delicado quando comparado ao Pe’a [mais informações, em inglês, aqui].
+ Tatuagens de viagem… se inspire!
Conheça as fale, cabanas
Ao viajar por Samoa você vai perceber que há cabanas com teto de palha por quase toda parte. A maioria dos Samoanos usam essas cabanas para descansar e até como moradia
Nós, turistas, podemos alugar uma fale para passar o dia ou até para pernoitar.
Os visitantes alugam uma fale para curtir um dia na praia embaixo de um lugar sombreado, o que é muito legal. Contudo, aqueles que querem ter a experiência de dormir em uma fale, por favor, tenha em mente que é como se fosse um acampamento, não fantasie esperando algo luxuoso e romântico, pesquise direitinho para não se arrepender e ir com a expectativa correta.
Aprenda algumas palavras em Samoana
- Talofa (Tah-lo-fa): Olá
- Tofa (Toh-fa): Tchau
- Fa’amolemole (Faah-moh-le-moh-le): Por favor
- Fa’afetai (Faah-feh-tai): Obrigada(ao)
- Ioe (I-oh-e): Sim
- Leai (Lei): Não
Os ônibus coloridos de Samoa
Um dos destaques dessa viagem, certamente foram os ônibus coloridos de Samoa. impossível não percebê-los. Os turistas mais aventureiros podem explorar as ilhas e conhecer os habitantes locais nesses ônibus que circulam todo paí. Para isso, basta pegar um mapa e embarcar, olha aí, uma ótima maneira de economizar em Samoa!
Em Apia, os terminais de ônibus estão localizados atrás do mercado Fugalei e de Savalalo. Já em Savai’i, o terminal de ônibus está no mercado em Salelologa (perto do terminal da balsa/ferry).
Todos os ônibus são nomeados com seu destino, então pergunte ao motorista qual ônibus você precisa pegar. Não há pontos de ônibus designados, portanto você precisará abanar o braço para um ônibus parar. Quando quiser descer, basta puxar o fio da campainha. Você paga a tarifa ao sair do ônibus.
Os assentos são de bancos de madeira e quando o ônibus fica cheio, os locais tem costume de se sentar no colo uns dos outros, ao invés de ficar nos corredores. Essa é uma cortesia frequentemente oferecida aos visitantes também. Portanto, não se sinta ofendido ou tímido se alguém lhe oferecer o colo.
Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais
Dicas para viajar para Samoa
Visto para Samoa
Brasileiros podem obter uma permissão de entrada no desembarque em Samoa para uma permanência de até 60 dias.
Tenha em mãos no momento da imigração:
- Passaporte original válido;
- Documento de imigração preenchido (precisa preencher na saída também);
- Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela
A imigração em Samoa foi muito rápida e simples, os oficiais foram simpáticos e logo a gente já ouve uma musiquinha da polinésia nos dando boas vindas!
+ Dicas para Viagem Internacional
Vacinas obrigatórias
Antes de embarcar para qualquer país, é sempre bom verificar as vacinas recomendadas para a região que irá visitar. A princípio, tirando a vacina da febre amarela, não há nenhuma vacina obrigatória para Samoa [ver aqui]
Minha dica, independente do destino, é estar sempre com as vacinas de rotina em dia, incluindo as mencionadas abaixo:
- Tríplice: sarampo, caxumba, rubéola
- DTPa: difteria, tétano e coqueluche
- Raiva
- Catapora
- Febre Tifoide
- Hepatite A
- Hepatite B (se tiver intenção de ter atividades sexuais com novos parceiros, fazer tatuagem, contato com agulhas, sangue ou fluídos)
Eu comecei ficar atenta a meu quadro de vacinação na vida adulta quando fui viajar pela Ásia pela primeira vez em 2010. Aos poucos estou até tomando vacinas de doenças mais raras como encefalite japonesa, pois assim vou gastando aos poucos e cada vez viajo mais tranquila e protegida.
Aliás, NÃO esqueça de comprar um bom seguro viagem antes de embarcar, certamente viajar sem seguro é como entrar em uma montanha russa sem sinto de segurança, pode ser que nada aconteça, mas você arriscaria?
Aproveite e faça uma cotação com nossa empresa parceira que representa as melhores seguradoras do Brasil e ainda oferece pelo menos 5% de desconto para quem usar nosso link (dica: eu costumo comprar o da GTA, Assist Card ou April).
Vale a pena alugar carro em Samoa
Vale a pena alugar um carro em Samoa se você tem a intenção de conhecer as ilhas e não ficar apenas em um resort, isso foi exatamente o que fiz. [meu roteiro completo está mais abaixo]
Agora, se você tem a intenção de ficar a maior parte do tempo em um resort e só fazer uma day trip para conhecer as atrações de Upolu, então é melhor alugar o carro somente para o dia do passeio ou contratar um serviço/tour.
Nós alugamos um carro com a AA-rent-a-car, organizei tudo por email e foi tranquilo. Os carros não são zerados (longe disso), mas acredito que isso seja padrão, pelo que observei entre os turistas.
As estradas são de pista única (sem acostamento), mas achei o asfalto em ótimas condições. A velocidade máxima ao passar pelas vilas é de 40 km/h e na estrada no máximo 56 km/h. Eu não vi polícia em lugar nenhum, contudo ser visitante significa respeitar as leis, então faça sua parte.
DICA: para dirigir em Samoa você precisa de uma licença temporária (a locadora pode providenciar isso por você) e se for de carro entre uma ilha e outra (Upolu e Savai’i) a locadora também pode reservar o dia e horário do ferry, sendo assim se certifique que foi agendado durante a comunicação.
Chip de internet
A Digicell e a BlueSky são as empresas que oferecem chip de internet (sim card) para turista. Logo, você pode comprar seu chip no aeroporto e vai dando recarregadas ao longo dos dias que estiver em Samoa, qualquer vendinha faz isso.
Acredito que a Digicell seja a melhor opção e os funcionários das empresas podem te ajudam a instalar o chip. Sendo assim, você já sai do aeroporto conectado/a.
O que fazer em Samoa
Quanto dias em Samoa
Essa é uma pergunta difícil de responder independente do destino, pois cada um tem um jeito de viajar, concorda? Porém, pensando que Samoa é o tipo de férias que dá para combinar passeios e descanso, recomendo pensar nisso ao organizar seu roteiro.
A maioria dos visitantes vai para Samoa para passar de 5 a 10 dias. Se tiver menos de 4 dias, escolha apenas uma ilha (Upolu ou Savai’i), mas se tiver mais de 7 dias, pode dividir o tempo entre elas.
Apesar de ter adorado Upolu e meu hotel super exclusivo (Seabreeze Resort – somente para adultos), eu curti muito mais as águas calmas do norte de Savai’i, por mim ficaria no meu hotel de Savai’i (Le Lagoto Resort) mais uns 3 dias só para ficar relaxando, fazendo snorkel e curtindo.
Roteiro de viagem para Samoa
Vou abaixo descrever brevemente meu roteiro e ele pode ser adaptado para sua viagem:
- Primeiro dia: chegada pela manhã, transfer para o hotel Sheraton Samoa Aggie Grey’s e passeio a tarde em Ápia.
- Segundo dia: Pegamos nosso carro alugado e fizemos o caminho para nosso resort ao sul de Upolu, Seabreeze Resort.
Como estávamos de carro e reservamos um bom hotel, fizemos os próximos dias dividindo as atividades, sendo que metade do dia a gente passeava e a outra aproveitava o hotel.
- Terceiro dia: Passeio pelas praias do sul (região de Lalomanu) e Cachoeira Sapo’aga – tarde no hotel em Upolu.
- Quarto dia: To Sua Trench (na hora do almoço) e tarde no hotel.
- Quinto dia: descanso e curtir o hotel.
Se eu tivesse escolhido uma acomodação mais simples, provavelmente teria ido passar o dia ou uma noite em Namu’a Island e curtiria praia em uma fale no Tafua Beach Fales. Todavia, meu hotel, apesar de super ocidental era muito legal e tinha opções de esportes aquáticos (snorkel e kayak), sendo assim resolvemos aproveitar o investimento!
- Sexto dia: Ferry (balsa) de Upolu para Savai’i e road trip por Savai’i antes de chegar no hotel. Fomos parando para conhecer Alofaaga Blowholes. A noite, curtimos o Show de Fia Fia no nosso hotel Le Lagoto Resort & Spa.
Estações de ferry em Samoa: Mulifanua (Upolu) e Salelologa (Savai’i)
Como disse anteriormente, se estiver de carro, compre os ingressos do ferry (balsa) com antecedência para garantir o dia e horário do embarque. Contudo, se for cruzar o ferry sem carro, não precisa comprar com antecedência. Super dica: prefira a balsa maior, faz muita diferença!
- Nono dia: Retorno a Australia pela manhã bem cedinho
As Ilhas: Upolu e Savai’i
As duas ilhas principais são bem diferentes uma da outra. Upolu é menor, mas onde a maioria da população habita. Savai’i é calma e na parte norte tem praias de mar calmo e delicioso para snorkel
Praticamente toda parte territorial pertence a famílias ou comunidades, isso inclui as praias e principais atrações turísticas. Dessa forma, esteja preparado para pagar entrada quando for visitar qualquer um desses lugares. Geralmente o preço é justo e tabelado nas principais atrações, mas se achar que estão pedindo muito para uma praia, por exemplo, diga que não pode pagar tudo aquilo e ofereça menos.
Além de Upolu e Savai’i, há também a possibilidade de visitar lugares ainda mais remoto como a ilha Manono, eu não tive a oportunidade, mas você pode fazer day trip com alguma empresa de turismo ou ir por conta nos barcos que saem logo ao sul do La Vasa Resort em Manono-uta.
Nas dicas do que fazer em Samoa (abaixo), fiz uma mistureba de línguas: português, inglês e samoano, para vocês conseguirem encontrar mais fácil os nomes nos mapas.
O que fazer em Upolu – principais atrações
A capital e principal cidade de Samoa, Ápia, é bem sem gracinha e bem estilo cidade das ilhas do pacífico, porém mais limpa. Vale gastar algumas horas conhecendo, mas não acho que deva ser sua base para conhecer Upolu. Fique um dia por lá e depois desça para as praias do sul para curtir seus dias na ilha.
- Ápia (Capital)
- Parada matinal da polícia | Samoa Police Band’s (8h30 ~ 9h)
- Catedral católica Mulivai (se o portão estiver aberto, entre para conhecer)
- Torre do relógio |Clock tower
- Samoa Cultural Village das 10h30 as 13h30 – terças, quartas, quintas e sextas – gratuito e imperdível
- Mercado de peixe, comida e cacarecos
- Estação central (para ver os ônibus coloridos)
- Dica de Restaurante: Paddles Restaurant (jantar) ($$$)
- Pela ilha (perto de Ápia)
- Museu Robert Louis Stevenson Museum
- Escorregador natural | Papase’ea sliding rocks
- Pela ilha – day trip
- Piula Cave Pool
- Cachoeira Sopo’aga Falls Viewpoint
- Buraco To Sua Trench (tente ir quando o sol estiver a pino para pegar a agua iluminada)
- Praia Lalomanu Beach
- Ilha Namua Island
- Santuário de moluscos gigantes – Giant Clam Sanctuary
- Restaurante para almoço, café ou jantar: Seabreeze Resort ($$$)
O que fazer em Savai’i – principais atrações
- “Geyser” dos buracos de lava no mar – Alofaaga Blowholes
- Campo de lava de Saleaula Lava Field
- Snorkel ou mergulho com o Dive Savai’i
- Nadar com as tartarugas
- Snorkel em uma das praias (a “lagoa” do meu hotel Le Lagoto resort era incrível)
Pronto(a) para conhecer Samoa?
Curtiu esse posts sobre o que fazer em Samoa? Pronto(a) para embarcar nessa aventura e descobrir um pouco mais da Polinésia e do Pacífico Sul.
Tentei nessa matéria compartilhar todas as dicas que aprendi e vivenciei por lá, e me coloco a disposição nos comentários desse post para continuar nossa conversa sobre Samoa. Se tiver mais informações, manda pra gente e se ficou alguma dúvida, manda pra mim nos comentários que eu tento responder.
De resto, obrigada pela companhia aqui no Viajoteca e não esqueça de usar nossos links de afiliados nas suas próximas reservas e voltar sempre que precisar de mais dicas de viagem!
Uma resposta
Venha visitar a ilha de São Francisco, cidade histórica de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, Brasil.