Sem dúvida, um dos países que mais me surpreendeu positivamente até hoje foi a África do Sul. Muitos tem a imagem de um lugar inóspito e que a grande atração, além da Cidade do Cabo, é fazer safári. Especificamente ainda, dentro do Kruger Park. Quem se propõem a conhecer o país um pouco mais, vai ficar sem saber direito o que escolher ver. Afinal, o que não falta dentro da África do Sul são opções diferentes de paisagens e tipos de viagem! Então, uma das nossas escolhas foi Santa Lucia, na África do Sul, um destino incrível!
Santa Lucia, na África do Sul
A bela Santa Lucia fica a 2,5 horas de Durban, a capital de KwaZulu Natal, para onde nós voamos. E foi de onde partimos de carro para o Hluhluwe- Imfolozi National Park, um parque incrível para fazer safári. Aliás, este é um parque nacional que eu recomendo muito! Eles afirmam, com muito orgulho, que fizeram a população de rinocerontes na África do Sul crescer novamente.
Dali seguimos para St. Lucia, que assim como o Hluhluwe-Imfolozi, foi uma indicação de um amigo suíço que fizemos na nossa viagem para Tanzânia. De fato, ele já tinha feito muitos safáris em vários países da África e tinha nos dito veemente para não perdermos estes dois lugares na nossa próxima viagem. Então, seguimos piamente a indicação dele. Aliás, que santa indicação! Assim sendo, passo adiante: vá para Santa Lucia, na África do Sul! Você não vai se arrepender!
Tour de 1 dia com Hluhluwe Imfolozi Safari + iSimangaliso Wetlands
Santa Lucia, na África do Sul
A cidadezinha de Santa Lucia, na África do Sul é pequena e litorânea, com algumas poucas ruas e muito organizada. Extremamente residencial, é o tipo de lugar que você tem vontade de procurar a primeira imobiliária que passar na frente. Com toda certeza, é o lugar ideal para comprar uma casinha para passar a velhice. Ou a juventude dos 30 em diante. Já os adolescentes a achariam pacata demais!
Quase toda a vida da vila ocorre ao longo da estrada principal, a McKenzie Street. Daquelas ruas fofas, que conta com amplas calçadas para pedestres e árvores. Ainda tem um pequeno supermercado e vários restaurantes, lojas e cafés. Além, é claro, dos operadores de turismo.
+ Comidas e bebidas típicas da África do Sul
Uma boa parte das casas da cidade são pousadas e o lugar atrai gente de tudo quanto é parte do mundo. Os donos da pousada que ficamos eram holandeses, que foram muitos anos antes passear e não voltaram mais…
Aliás, um dos grandes motivos para o lugar ser tão pacato, é que não é recomendável sair caminhando de noite pelas suas ruas. O motivo não é a violência e sim o perigo de cruzar com um hipopótamo ou um crocodilo. Já que eles muitas vezes circulam pelas ruas da cidade nas suas andanças noturnas.
As casas tem a recomendação de manter seus portões fechados, principalmente se tiverem piscina no terreno. Porque a chance de achar um hipopótamo dentro dela na manhã seguinte é grande. Sendo que o problema maior é tirar o bicho de lá depois!
[vc_message message_box_color=”vista_blue” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Hospede-se em St. Lucia! Clique aqui e procure um lugar para ficar
[/vc_message]
Atrações de St. Lucia e arredores
Lago de Santa Lucia
O vilarejo de Santa Lucia fica na foz do Lago St. Lucia em um estreito pedaço de terra, entre o estuário do Lago St. Lucia no Oceano Índico. Para acessar a vila, só atravessando a ponte que a liga ao continente ou de barco.
O lugar conta com uma natureza intocada ao redor da cidade. As belas praias contam com extensa faixa de areia, dunas, hipopótamos, crocodilos e fora uma grande variedade de aves. Além disso, ainda é um excelente ponto de pesca, tanto na lagoa, como no mar. Inclusive, possui diversas trilhas para caminhada.
Praia
Caminhar na praia de Santa Lucia, na África do Sul é uma experiência muito bacana. A praia é bonita, com uma grande faixa de areia fofa e um mar aberto. O olhar não consegue acompanhar onde acaba a praia, ela parece não ter fim! Daquelas praias que uma se liga a outra e assim por quilômetros de distância. Sem ter nenhuma casa a beira-mar e nenhuma estrada, não tem nada que interfira na natureza. Então, você pode caminhar muito até cruzar com alguém (dependendo da época do ano, claro!).
Estuário da Lagoa Santa Lucia
Na ponta da praia, no estuário do Lago St. Lucia, está uma região de mangue que abriga inúmeros hipopótamos. Aliás, esta é uma das grandes atrações do lugar! Aqui, onde os hipopótamos andam na rua de noite, tem de ter um habitat propício para eles durante o dia. Então, eles estão ali, em profusão, para o deleite dos turistas encantados.
Claro que não é recomendável se aproximar muito, afinal pode ser perigoso. Mas você consegue ouvir sua bagunça na água e vê-los bem de perto.
[vc_message message_box_color=”vista_blue” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Numa viagem pela África ele é essencial!
Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
[/vc_message]
Crocodile Centre
Mesmo a região tendo vários crocodilos a solta, e poder vê-los facilmente pela lagoa, você pode visitar um parque nacional focado nesles. Então, aqueles que querem chegar mais perto ainda do animal, podem visitar o centro de crocodilos tocado pelo KZN Wildlife (estatal). Este centro de crocodilos está localizado a cerca de 1 km ao norte da vila de St. Lucia, na estrada para Cape Vidal. Além de crocodilos, há uma exposição cobras e um parque.
O centro está aberto diariamente das 09-16 horas.
A propósito, a alimentações de crocodilo acontecem somente aos sábados e domingos, às 11h e às 15 horas.
iSimangaliso Wetland Park
Certamente, a grande atração da região é iSimangaliso Wetland Park. E Santa Lucia, na África do Sul é o lugar ideal para fazer a visita a este parque nacional. Ele é um parque lindo e bem diferente da maioria dos parques nacionais do país. Afinal, ele fica no litoral e abrange todo o lago St. Lucia.
O iSimangaliso Wetland Park (anteriormente conhecido como St. Lucia Wetland Park) foi declarado Patrimônio Mundial em 1999. Por certo, o parque é uma grande faixa costeira entre Maphelana Kosi Bay, ao sul, até a fronteira com Moçambique, no norte. Naturalmente, incluindo as zonas de mangue em torno do Lago St. Lucia.
O parque nacional abrange uma área de 328 000 hectares e protege vários habitats únicos. Além disso, ele conta ainda com inúmeras espécies animais, sendo possível avistar os “Big 5”. Facilmente, você pode avistar leopardos, girafas, búfalos, elefantes, hipopótamo, assim como camaleões e muito mais.
Estrutura
O parque é muito bem organizado, com estradas asfaltadas e trilhas secundárias em estrada de terra. Conta ainda com pontos de parada muito bem estruturados. Por fim, outros confortos são as zonas para piquenique, banheiros limpos e pontos de observação.
O parque
O centro do parque é o Lago St. Lucia, que é alimentado por vários rios de água doce e com cerca de 60 km de comprimento. Ele corre paralelamente à costa e termina ao sul da vila de St. Lucia, unindo-se ao mar.
A confluência da água doce do lago com a água do mar faz com que o parque tenha uma oferta de alimentos particularmente rica. Por isso, há inúmeras espécies de peixes e, claro, uma variedade enorme de pássaros. Até o momento, 526 espécies de aves foram registradas, incluindo inúmeras garças, maçaricos, íbis, colhereiros, cegonhas, pelicanos, flamingos falcões e águias.
Vida Animal
Como não poderia deixar de ser, ali também encontram-se inúmeros hipopótamos e crocodilos. O parque conta com cerca de 1.500 crocodilos. Isto faz dele o parque que tem maior quantidade da espécie do que em qualquer outro parque natural na África do Sul. Assim como, isto também se aplica para a população de hipopótamos, dos quais há um número estimado de 800 exemplares.
Existem grandes recifes subaquáticos e alguns dos mais espetaculares corais do mundo estão localizados em Sodwana Bay. Os recifes são habitados por diversos peixes coloridos, polvos e lulas. Às vezes, tubarões-baleia gigantescos podem ser vistos deslizando através da água.
O parque inclui as áreas:
– St. Lucia Game Reserve
– False Bay Park
– Kosi Bay
– Lake Etrza Nature Reserve
– Santa Lucia Marine Reserve
– Lake Sibhayi
– St. Lucia Marine Sanctuary
– Sodwana Bay National Park
– Mapelane Nature Reserve
– Maputaland Marine Reserve
– Cape Vidal
– Ozabeni
– Mfabeni
– Tewate Wilderness Area
– Mkuze Game Reserve
Cape Vidal
A cerca de 27 quilômetros ao norte da vila de Santa Lucia, está Cape Vidal, que é um acampamento do governo. Facilmente você pode chegar lá por uma estrada pavimentada que segue ao longo da costa. Na realidade, segue-se por dentro do iSimangaliso Wetland Park, entrando pelo Bhangazi Gate. Cape Vital é cercada por dunas altas e florestas costeiras verdes e densas, e oferece as mais maravilhosas e extensas praias da região.
O lugar é realmente incrível e não deve ser perdido na visita. Não encontramos ninguém quando estávamos por lá em maio, a não ser um veadinho que se aproximou bastante de nós.
O contato com a natureza é incrível e você pode fazer mergulhos e praticar snorkel. Mas, com cuidado, já que não existe proteção contra tubarões. Ademais, Cape Vidal também é popular para a pesca, seja ela na praia, ou em alto mar. E para completar, neste lugar tão especial, ainda tem as tartarugas marinhas que vêm em dezembro à terra para colocar seus ovos.
Informações
Abril a Outubro 6h00 até 18h00.
Novembro a Março 05h00 até 19h00.
Preço da entrada (2023):
Adultos R59.00 p/P (preços em Rands).
Crianças R43.00 p/P.
Observação de baleias: Junho a Novembro.
Temporada de tartaruga: Outubro a Março.
St. Lucia Estuary Boat Tours
Sem dúvida, um dos programas mais procurados em Santa Lucia, na África do Sul é o passeio de barco pelo estuário e lagoa. Assim sendo, operadoras que vendem os passeios são encontradas em cada esquina. Os passeios duram cerca de 2 horas e os guias dão informações completas sobre a flora e fauna da região. Ainda, você vai poder apreciar bem de perto vários animais, como crocodilo e hipopótamos.
Os passeios são diários e acontecem diversas vezes ao dia. As reservas podem ser feitas em todas as lojas turísticas ao longo da McKenzie Street.
Excursão de barco em St Lucia Boat Safari e Emdoneni Wild Cat Day
[vc_message message_box_color=”vista_blue” icon_fontawesome=”fa fa-car”]
>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.
[/vc_message]
Hluhluwe-Imfolozi National Park
Sim, o parque nacional que mencionei no início deste post é uma das grandes estrelas de a região. Aliás, ele fica a somente 60 quilômetros de Santa Lucia, na África do Sul. Com certeza, um dos passeios mais indicados para se fazer nesta área. Dá uma lida no link do post abaixo que você vai entender porque não pode perder esta visita. 😉
+ QUER VER RINOCERONTES? VÁ AO HLUHLUWE-IMFOLOZI NATIONAL PARK, NA ÁFRICA DO SUL!
Nós fizemos o passeio por conta própria, com nosso carro alugado. Entretanto, eu vi anúncios de diversas empresas em St Lucia que oferecem safáris. Então, você pode optar por sair direto de lá tanto de dia como de noite em direção ao Imfolozi. Inclusive, eu indico fazer pelo menos um de cada um. Isto porque são experiências muito diferentes e ambas muito bacanas!
Tour de 3 dias: Hluhluwe Umfolozi Game Reserve & St. Lucia Safari
O que mais fazer na região de Santa Lucia, na África do Sul
– Safáris de barco para ver hipopótamos e crocodilos
– Passeios de cavalo
– Apresentações da cultura Zulu (que é da região)
– Passeio de Quadriciclo
– Pesca submarina
– Observação de baleias
– Tours para ver tartarugas
– Observação de estrelas
– Diversos tours guiados
Santa Lúcia: Zulu Cultural Experience
Dicas
- Evite visitar o lugar em agosto, que ele costuma estar lotado!
- Não esqueça de levar binóculos!
Onde ficar em St. Lucia
Como eu já falei acima, a cidade é basicamente feita de pousadinhas que recebem turistas. Deste modo, a oferta é grande e você vai encontrar opções para todos os gostos e bolsos. Naturalmente, nas duas viagens que eu fiz para lá, fiquei em lugares diferentes. Por isso, na última viagem, optei pelo Marlin Lodge St Lucia. Porque as resenhas diziam que as camas eram muito boas e o café da manhã delicioso. Realmente, só posso endossar! Já na primeira vez em St. Lucia, eu optei pelo Elephant Coast Guesthouse. Sem dúvida, fiquei muito satisfeita também. Afinal, o casal holandês que é dono da pousada é muito simpático e o lugar muito bacana. Por isso, recomendo demais!
Ainda, outros lugares que ficaram na minha lista até antes de fechar no Marlin Lodge St Lucia foram o AmaZulu Lodge e o iGwalagwala Guest House. Ambos com ótimas indicações, mas ficaram para as próximas visitas. 😉
Outras opções:
Booking.comVale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 3
Que linda viagem, Carina! Já na minha lista! Conheci a África do Sul, mas fiquei no tradicional, Cape Town – Garden Route – Port Elizabeth. Para Safari, escolhi o Shamwari Game Reserve! Simplesmente sensacional!
Obrigada!!
Realmente a África do Sul é muito especial, não é mesmo?! 😀
Que experiência fantástica deve ser poder observar a vida selvagem num lugar tao maravilhoso e que protege os animais.
Obrigada por compartilhar ♥