Sainte-Chapelle em Paris: história, ingresso e muito +

Como um diamante no qual as luzes dançam, a Sainte-Chapelle brilha. Como o nome diz, é uma “Capela Santa”. Mas engana-se quem pensa que a arquitetura é o único trunfo desta extravagante obra-prima gótica.

Pois ela também brilha com seu significado religioso e político. Então, conhecer esta igreja é um dos melhores presentes que você pode se dar ao visitar Paris!

Inclusive, é impossível você não passar por ela durante seus passeios por Paris. Afinal, esta belezura fica bem no meio da Ile de la Cité, junto ao Palais de Justice, a poucos metros da monumental Catedral de Notre-Dame de Paris e da Ile de Saint-Louis. Já se localizou? 🙂

Palais de Justice Paris

Sainte-Chapelle

Desde que se tornou um monumento histórico em 1862, a Sainte-Chapelle continua a atrair turistas de todo o mundo. A particularidade deste monumento? Ela conta com cerca de 618 m² de belos vitrais para você descobrir. Uma beleza sem fim!

Por isso, esta visita de tirar o fôlego a uma joia da arte gótica listada como Patrimônio Mundial da UNESCO é imperdível. Podemos perder tal monumento? Certamente não. Eu te garanto: este é um dos monumentos mais bonitos de Paris!


LEIA TAMBÉM:


A Sainte-Chapelle tem um passado histórico pesado que irá deliciar os mais aficionados por história. Mas você pode simplesmente vir admirar esta joia da arquitetura gótica e seus esplêndidos vitrais.

Eles valem e muito a visita! De qualquer forma, recomendamos totalmente a visita à Sainte-Chapelle.

Primeiramente, construída para abrigar as relíquias de Cristo, a Sainte-Chapelle é um dos monumentos mais suntuosos do mundo e inclusive, é uma das ruínas do Palais de la Cité. 

Atualmente, o lugar pertence ao Palais de Justice em Paris. 

Conciergerie e Sainte-Chapelle
Shutterstock | Pascale Gueret

Mas já vou te alertar que cheia de vestígios da História, símbolos religiosos e sendo uma joia arquitetônica, a Sainte-Chapelle é um verdadeiro livro de história.

Na época em que foi construída, o Palais de la Cité era residência e sede do poder dos reis da França.

Esta joia da arte gótica foi erguida em 1242 por vontade de Saint Louis (Luís IX). Destinava-se a abrigar as relíquias mais preciosas do cristianismo no mundo. 

Entre eles, a famosa coroa de espinhos de Jesus Cristo. Sim, você leu certo. É a coroa que foi colocada na cabeça de Jesus antes de ser crucificado. Ela foi comprada por Louis IX e foi o início de uma coleção incrível. 

Originalmente, a coleção contém 22 relíquias compradas do imperador Baudouin II de Constantinopla. Apenas três permanecem “vivas” hoje: um fragmento da cruz, um prego e a coroa de espinhos.

Capela Santa por fora

Durante a Revolução, as Relíquias da Paixão foram transferidas para um local seguro. Dessa forma, esses vestígios do passado bíblico estão agora preservados no tesouro da Catedral de Notre-Dame em Paris.

Então, é lá que você vai poder ver de perto estas relíquias, que estão em Notre Dame desde 1896.

Aliás, estas relíquias sagradas contribuíram para a influência mundial de Luís IX e da França na época. Por isso, era necessário ter um edifício do tamanho da Sainte Chapelle para mantê-los bem protegidos dos invejosos, ladrões e das intempéries.

Inclusive, dois incêndios monumentais, em 1630 e 1777, quase impediram todos nós de visitar a Sainte-Chapelle. Mas a igreja sobreviveu e hoje brilha e reluz!

Sem dúvida, a Sainte-Chapelle é conhecida pela beleza de seus enormes vitrais. Pois possui 618 m² de superfície envidraçada que permite um verdadeiro banho de luz e cor no interior da igreja.

Quando o sol bate nas vidraças, a projeção das luzes dentro da igreja chega ser cenário de filme, algo incrível de se presenciar!

O seu esplendor tem poucos rivais, pois as 1113 cenas bíblicas se desenrolam ao longo de 15 enormes e coloridos vitrais, que caem sobre você como o céu sobre sua cabeça. São paredes completas de equilíbrio e requinte que valeram à Capela Superior o apelido de “Catedral de Vidro”.

Vitrais da Sainte-Chapelle

Mas não são só os vitrais que deixam os visitantes de queixo caído. Já que este monumento distingue-se pela elegância e pelo arrojo da sua arquitetura, como o demonstra o quase total afastamento das paredes ao nível das janelas da capela superior.

Duas capelas sobrepostas constituem este raro edifício. Chamadas respectivamente de Chapelle Basse e Chapelle Haute (capela baixa e capela alta). A primeira é uma homenagem à Virgem e foi anteriormente ocupada pelo pessoal do Palais de la Cité. 

Já a segunda era de uso privilegiado do rei e sua família.

Teto e vitrais da Sainte-Chapelle Paris

O arquiteto é Pierre de Montreuil mas, por mais surpreendente que pareça, são poucos os indícios que o confirmem. O mistério também permanece em relação à data exata do início da construção. 

Com efeito, a primeira pedra teria sido colocada no final do ano de 1241 e o fim das obras teria sido em 1248. Uma construção bastante rápida, cerca de 7 anos, para tal monumento.

Desde a entrada, o relicário gigante agarra você nas entranhas. Emergindo do solo em tempo recorde, parece até estar de pé pela magia do Espírito Santo. 

Nenhum contraforte sustenta as paredes exteriores e um simples cinturão consolida o edifício. No entanto, é ainda no interior que esta proeza técnica da Ile de la Cité revela todo o seu esplendor.

Vista de fora da Capela Santa

A Capela Inferior

Na Capela Inferior, anteriormente reservada aos funcionários do Palais de la Cité, você pode admirar a estátua da Virgem e o afresco da Anunciação, a pintura mural mais antiga de Paris, datada do século XIII.

Capela Baixa na Sainte-Chapelle

A atmosfera da Capela Inferior lembra uma cripta. Mas é uma pena que hoje esteja praticamente reduzida a uma loja de souvenirs.

Sem nenhuma dúvida, o local merece um maior destaque. Mas entendemos que se deve ao fato de que a principal atração da visita é o andar de cima!

Loja de Souvenirs da Sainte-Chapelle



A Capela Superior

Continue a visitar a Sainte-Chapelle através dos 33 degraus que separam as duas capelas. Chegando à Capela Superior, você terá certeza que chegou no paraíso. 

O espaço, banhado em cores e luzes, dá a sensação de sermos transportados a um outro mundo. As luzes dançam pela ambiente e é hipnotizante.

Inegavelmente, eu aconselho visitar a igreja pela manhã e, se possível, num dia de sol. Pois a luz refletida nos vitrais num dia ensolarado é de tirar o fôlego. Um encanto!

Mas saiba que a visita vale a pena em qualquer horário e em qualquer tempo. Só vá! Não tem como se arrepender. 😉

Capela Alta
Pol.Albarran / Shutterstock.com

Sobretudo, as 15 janelas, com 15 metros de altura, contam os destaques do Antigo e do Novo Testamento, desde o Gênesis até a ressurreição de Cristo. E também até a chegada das relíquias em Paris. 

Para não perder o fio, leia as janelas de baixo para cima e da esquerda para a direita. Assim você vai acompanhando a história. Pois nada menos que 1113 cenas estão retratadas lá! 

Vitrais na Santa Capela

Amantes da arquitetura gótica ou não, ninguém se arrepende da sua visita à Sainte-Chapelle! Se você não pretede mergulhar na história bíblica, simplesmente admire a beleza dos 618m² de vitrais que embelezam o monumento e as pedras esculpidas que o cercam.

Antes de mais nada, preciso explicar que existem bilhetes combinados que permitem visitar tanto a Sainte-Chapelle como a Conciergerie. 

Aliás, este ingresso tipo de ingresso dá a você acesso sem fila a ambos os edifícios. E não precisa se preocupar, já que um monumento está praticamente ao lado do outro.

La Conciergerie

Será um passeio inesquecível, visto que você irá visitar os dois monumentos mais marcantes do Palais de la Cité. Ainda, além da visita tradicional, você pode optar por ter uma experiência única e tem a oportunidade de visitar as salas medievais e os espaços desaparecidos usando o HistoPad

Ele é um dispositivo digital oferece imersão total no lugar, graças aos seus recursos de realidade aumentada e reconstruções 3D. Muito legal!

Você pode fazer um tour guiado por áudio se quiser desvendar todos os mistérios da Sainte-Chapelle. Mas os guias de áudio estão disponíveis somente em inglês, alemão, italiano, espanhol e japonês. Você pode alugá-los no local por um preço único de 3€.

Também recomendo que você baixe o aplicativo “Vitraux Sainte-Chapelle” se você for fazer uma visita sem guia, para descobrir todos os segredos deste monumento.

Inclusive, você poderá “escanear” certos vitrais com seu telefone para que o aplicativo móvel possa fornecer informações sobre eles. Bacana, né? O aplicativo móvel está disponível para iOS e Android .


LEIA TAMBÉM:

>> CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA | 15 CIDADES PARA SE APAIXONAR
>> SEGURO VIAGEM PARA A FRANÇA – QUANTO CUSTA E É OBRIGATÓRIO?
>> IMIGRAÇÃO EM PARIS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

>> OPÉRA GARNIER | UM TESOURO NO CENTRO DE PARIS


Obviamente, o lugar é ideal para assistir a um concerto. Se você gostar desse tipo de passeio, pode ser uma experiência muito agradável e original. Você passará uma noite muito agradável em um cenário mágico. 

  • Esses concertos acontecem dentro da Sainte Chapelle, que pode acomodar 200 pessoas.
  • Existem três categorias de assentos diferentes, todas com uma boa visão dos artistas.
  • O ingresso da categoria VIP dá a você um lugar nas dez primeiras filas.
  • Dentro de uma categoria de assento, você pode escolher seu assento por ordem de chegada.

De meados de março a meados de dezembro de cada ano, a Sainte Chapelle recebe regularmente concertos clássicos. A Euromusic Productions produz os musicais, e você pode comprar os ingressos para o show na bilheteria na entrada da Sainte-Chapelle.

A bilheteira está aberta das 10h às 17h no dia do concerto.

Estatua na Sainte-Chapelle

Que tipo de música é composta durante os concertos na Sainte Chapelle?

A Euromusic reúne os melhores conjuntos e solistas de Paris, que dão vida a alguns dos maiores sucessos da música clássica na Sainte Chapelle.

As apresentações incluem obras-primas de J. S. Bach, Mozart, Vivaldi e Handel. Regularmente, também são apresentadas obras-primas do período barroco até o século XX.

As crianças podem assistir a concertos na Sainte Chapelle?

Visitantes de todas as idades adoram assistir concertos musicais. No entanto, se você estiver viajando com crianças, pode ser necessário garantir que elas mantenham-se sentadas durante o show.


LEIA TAMBÉM:

>> TORRE EIFFEL | GUIA COMPLETO PARA VISITA 2024
>> CATACUMBAS DE PARIS – O LADO SOMBRIO MAIS FASCINANTE DE PARIS
>> DISNEY PARIS | GUIA COMPLETO PARA SUA VISITA 2024

>> PALÁCIO DE VERSALHES – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Qual é o código de vestimenta para musicais na Sainte Chapelle?

Como a Sainte Chapelle não é mais um edifício religioso consagrado, você não precisa seguir um código de vestimenta rígido. No entanto, ainda é uma igreja e é melhor evitar jeans rasgados, calças quentes, shorts, barrigas de fora, roupas muito curtas etc.

Os concertos na Sainte Chapelle são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida?

Sim, os espetáculos da Sainte-Chapelle são acessíveis. O acesso para cadeira de rodas à capela inferior da Sainte-Chapelle é feito por uma pequena rampa, e você pode usar o elevador para subir até a capela superior – se necessário.

  • Preço total: 12€ – faça sua reserva antecipada aqui.
  • Preço reduzido: 9€.
  • Tarifa de grupo (a partir de 20 pessoas): 8€.
  • Gratuito para: menores de 18 anos, pessoas com deficiência e acompanhantes, candidatos a emprego, cidadãos da União Europeia e/ou residentes dos 18 aos 25 anos e portadores de cartão Icom ou Culture card.
  • O Paris Museum Pass é aceito, mas de forma alguma funciona como um ingresso sem fila.
  • Aluguel de audioguia: 3€.

É possível comprar um ingresso combinado para a Sainte-Chapelle + a Conciergerie. Aliás, isso economiza muito dinheiro.

Este ingresso permite acesso sem fila à Conciergerie também. Notadamente, é um bom plano se você quiser visitar os dois monumentos! Então, aproveite e já conheça o relógio mais antigo e bonito de Paris.

Relógio Paris

Ao optar por este ingresso, você deve escolher a data e a hora em que deseja visitar a Sainte-Chapelle. A visita à Conciergerie deve ocorrer no mesmo dia, no horário de sua escolha entre 9h30 e 17h15 .

  • Preço total: 20€.
  • Preço reduzido: 17€.
  • Tarifa de grupo (a partir de 20 pessoas): 12€.
  • Gratuito para menores de 18 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, candidatos a emprego, cidadãos da UE e/ou residentes com idade entre 18 e 25 anos e portadores de cartão Icom ou Culture.

PONTOS POSITIVOS DA VISITA

  • Um lugar mergulhado na história da França
  • Os enormes e magníficos vitrais
  • Arquitetura impressionante

PONTOS NEGATIVOS

  • Uma grande multidão na entrada
  • Preço do ingresso um pouco caro (pelo tamanho da obra e rapidez da visita), mas levando em consideração o que você encontrará, o preço é mais do que justo.

  • De 1º de outubro a 31 de março: aberto das 9h às 17h;
  • De 1º de abril a 30 de setembro: aberto das 9h às 19h;
  • Visitas noturnas às quartas-feiras de meados de maio a meados de setembro: aberto até às 21h30;
  • A Sainte-Chapelle fecha nos dias 1º de maio, 25 de dezembro e 1º de janeiro;
  • Último acesso 40 minutos antes do fechamento do monumento.

Entrada da Sainte-Chapelle Paris

Endereço: Saint-Chapelle, 8 boulevard du Palais, 75001 Paris.

Localizada na Ile de la Cité, a Saint-Chapelle é facilmente acessível pelos principais meios de transporte:

Metrô: 

Linhas 1, 7, 11 ou 14: parada da estação “Châtelet”.
Linha 4: parada da estação “Cité”.
Linha 10: parada da estação “Cluny-Sorbonne” (localizada a cerca de quinze minutos a pé da capela).

RER: 

Estação Saint-Michel/Notre-Dame (RER B e C).

Ônibus:

linhas 21, 24, 27, 38, 58, 81, 85 e 96.

Carro:

Os parques de estacionamento mais próximos são o parque de estacionamento Harlay Pont Neuf (localizado em Quai des Orfèvres), o parque de estacionamento Indigo Lutèce-Cité (localizado em 1 place Louis Lépine – Boulevard du Palais) e o parque de estacionamento Notre-Dame localizado em Place Jean-Paul II (em frente a Notre-Dame).



Quanto tempo dura a visita?

Leva cerca de 1 hora para visitar a Sainte-Chapelle, com ou sem guia de áudio.

Por que deve reservar o seu bilhete online?

Desde 8 de setembro, o acesso à Sainte-Chapelle é regulamentado de segunda a sexta-feira por causa do perímetro de segurança. Seu ingresso é válido para um dia e hora definidos. 

É melhor evitar ir duas vezes ao local reservando diretamente online e ir ao monumento apenas para a sua visita. 

Além disso, os ingressos vendidos para o mesmo dia não são ilimitados. Não esquecendo que comprando com antecedência, evita ficar na fila.

Fila em frente a Capela Santa
J.M. Image Factory / Shutterstock.com

Qual é a melhor época para visitar a Sainte-Chapelle?

Como todos os lugares imperdíveis, é melhor visitar a Sainte Chapelle fora das férias escolares e fins de semana para minimizar o fluxo de turistas. 

Outra dica, planeje sua visita pela manhã e, se possível, em um dia ensolarado. A luz refletida nos vitrais é simplesmente encantadora.

Existe visita guiada à Sainte-Chapelle?

Há uma visita guiada de aproximadamente 45 minutos que acontece diariamente às 11h e às 15h . Ao longo do ano são também organizadas visitas guiadas mais direcionadas e temáticas. 

O programa pode ser encontrado no site oficial.

Fotos são permitidas?

Fotos e vídeos são autorizados no monumento desde que respeitada a legislação sobre direitos de imagem das pessoas. É proibido o uso de tripé, bastão ou estabilizador.

Existem guarda-volumes, vestiários e banheiros na Sainte-Chapelle?

É proibido visitar a Sainte-Chapelle com malas ou malas grandes. Além disso, não há banheiros disponíveis no local, assim como não tem guarda-volumes.

A Conciergerie é acessível a pessoas com mobilidade reduzida?

O local é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, certifique-se de verificar o site da Sainte-Chapelle antes de sua visita, para garantir que obras ou outros eventos não limitem o acesso.

Animais de estimação são permitidos?

O local é proibido a cães, exceto cães-guia e de assistência.

Esperamos que sim, afinal Paris é uma caixinha de surpresas. Caso você tenha alguma dúvida ou ainda sugestões, escreve para gente ali nos comentários!

Lembre-se de usar nossos links para suas reservas, isso nos ajuda a manter o Viajoteca atualizado, além nos incentivar a compartilhar ainda mais dicas de Paris e do mundo! Obrigada pela companhia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.