Toda cidade tem um canto da cidade que a representa, e que todos os turistas e visitantes fazem questão de conhecer. Naturalmente, Frankfurt, na Alemanha, também tem. O Frankfurt Romerberg é este lugar, sendo a principal praça da cidade antiga (Altstadt) e a mais visitada. Sem dúvida, se tem um lugar que você deve visitar, é este. Afinal a praça Römer é uma das maiores atrações de Frankfurt!
Realmente ela é bela e fotogênica, com um casario antigo e cheia de charme, é daqueles lugares imperdíveis em Frankfurt, na Alemanha. Inegavelmente, esta bela praça está na grande maioria das fotografias feitas na cidade. E não por acaso, ela vale a visita de verdade e você não deve deixar de fora da sua lista do que fazer em Frankfurt!
Primeiramente porque seus belos edifícios são cheios de histórias e valem muitas fotografias. Apesar de que, infelizmente, muito do visto aqui serem reconstruções dos prédios históricos. Isto porque os originais foram quase totalmente destruídos durante os bombardeios em 1944 na Segunda Guerra Mundial. Mas as reconstruções são fiéis e o lugar mantém o ar e a beleza de outros tempos, quando tinham visto muito da história da cidade e alemã…
>> Frankfurt: Tour Guiado Privado pela Cidade
Frankfurt Romerberg, a principal atração de Frankfurt
Contando a história de Frankfurt e do Romerberg
Frankfurt foi mencionada pela primeira vez no ano de 794 e desde esta menção, esta área já fazia parte da cidade. Ou seja, a cidade nasceu praticamente junto com o Römerberg (como se escreve em alemão), fazendo dela palco de todos os acontecimentos de Frankfurt.
Entretanto, desta época pouco se vê. Já que muito foi sendo modificado ao longo dos anos e até mesmo os prédios que aqui estavam até a guerra, com arquitetura caracteristicamente germânica, datavam do século XII.
A principal praça de Frankfurt, Romerberg, tem ocupado lugar nos acontecimentos importantes da cidade desde a Idade Média. Era nesta importante atração de Frankfurt onde se negociavam mercadores locais e estrangeiros procedentes, principalmente, da França e Itália. Era o local onde aconteciam feiras e mercados, ainda inúmeras demonstrações e festas.
A propósito, o Römer em Frankfurt foi palco de coroações imperiais alemãs celebradas na antiga prefeitura, a Zum Römer. Coroações estas que Goethe, por exemplo, descreve em Poesia e Verdade. Ele descreveu bem a coroação do imperador Joseph II (1764), a antepenúltima antes do fim do império alemão.
Procurando hotel em Frankfurt? Temos vários posts com excelentes indicações!
Reserve seu hotel na Alemanha ou Frankfurt no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço.
+ ONDE FICAR EM FRANKFURT: AS MELHORES REGIÕES E OPÇÕES
>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota Romântica | Toda Alemanha
Acontecimentos no Römerberg, em Frankfurt
Desde o século XX, o Römerberg tem sido palco de numerosos eventos durante o ano. É o lugar, por natureza, onde diversas festas acontecem, sendo a mais famosa delas a Weihnachtsmarket (Mercado de Natal de Frankfurt).
Mas o lugar também teve seus dias de tristeza, os mais observadores verão uma placa redonda de metal no chão, próximo a fonte da Justiça. Esta placa de metal montra o lugar exato onde houve uma queima enorme de livros no ano de 1933, feita por estudantes simpatizantes do nacional-socialismo. E este fato, foi o estopim de um dos períodos mais negros da história da Alemanha. Com efeito, que culminou com a destruição da praça no bombardeio mencionado no início deste post.
Nas poucas lojas de souvenirs que ficam nos arredores da praça Römer em Frankfurt, podem-se ver inúmeras fotos e cartões postais de antes e depois dos bombardeios. Uma ferida que por mais que se tente, não fechará jamais, e destruiu para sempre muitas das preciosidades que aqui ficavam.
>> Cruzeiro Turístico em Frankfurt: 1 ou 2 Horas de passeio pelo Rio Main
Conhecendo o Frankfurt Romerberg
Esta famosa praça de Frankfurt, o Romerberg, reúne inúmeras atrações de Frankfurt e saber um pouco sobre cada uma delas é muito interessante e enriquece bastante a visita. Assim sendo, segue uma breve descrição de cada uma delas e o que você deveria observar numa visita ao centro antigo de Frankfurt.
Não esqueça do Seguro Viagem ! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
No centro da praça está uma das maiores atrações do Römer, a Fonte da Justiça, em alemão: Gerechtigkeitsbrunnen.
Gerechtigkeitsbrunnen (Justitiabrunnen)
A fonte da Justiça é um dos símbolos de Frankfurt, aparecendo em muitas fotografias da cidade e divulgando a cidade mundo afora. A fonte que se vê hoje é uma cópia detalhada da fonte colocada aqui do ano de 1887, e que foi doada pelo mercador de vinhos Gustav D. Manskopf.
Além de ser uma das maiores atrações de Frankfurt, esta fonte é um monumento histórico de preservação. Antes desta fonte vir para este lugar em Frankfurt, no Romerberg ficava uma fonte em homenagem a Justiça desde 1543. No alto da fonte está a estátua da Justiça, e na sua base vê-se alto relevos de 4 virtudes: moderação, justiça, esperança e amor.
Uma curiosidade é que durante as coroações imperiais, a fonte vertia vinho tinto e branco para os cidadãos celebrarem as festividades. Bons tempos, não é mesmo?! 🙂
>> Frankfurt: Passeio Noturno pelos Bares em Alt-Sachsenhausen (Bairro Boêmio)
No lado oeste da praça está a prefeitura de Frankfurt, o Römer.
Rathaus (Prefeitura de Frankfurt)
Este belo prédio, que é uma das maiores atrações de Frankfurt, e que chama a atenção na praça, é na verdade um complexo de 3 casas medievais patrícias que serviam como Prefeitura de Frankfurt (Rathaus) já antes de 1405.
Todas as casas foram construídas em estilo gótico, e tem nome: a da esquerda é chamada de Alt Limpurg (Limpurg antigo), a do centro é Römer (romanos) e à direita fica a Löwenstein (pedra do leão). Mas o conjunto é conhecido como Römer mesmo e este nome veio das ligações comerciais com o proprietário original do edifício teve com Roma. Os edifícios foram conectados e se tornou o prédio que vemos hoje com a prefeitura de Frankfurt.
Como o edifício foi quase que completamente destruído na Segunda Guerra, suas fachadas foram reconstruídas fielmente. Mas o que segue atrás delas, é um prédio moderno e que supre as atuais necessidades de uma prefeitura.
Hoje o lugar é o local de trabalho oficial do prefeito de Frankfurt. E é aqui que acontecem os casamentos civis dos cidadãos de Frankfurt, no Romerberg. Por isto não é difícil ver noivos saindo do prédio com suas famílias e festejando na praça.
>> A partir de Frankfurt: Tour pelo Vale do Reno
O lado sul do Römer em Frankfurt é dominado pela igreja Alte Nikolaikirche.
Alte St. Nikolaikirche
A Igreja de São Nicolau foi construída em 1290 como capela real, e foi dedicada a St. Nikolai (Nicholas). Ele é o santo padroeiro dos barqueiros. Muito apropriado numa cidade que tem tantos bancos.
A igreja virou local de oração e missa para o conselho da cidade de Frankfurt a partir do século XIV. Durante a Idade Média, um trompetista ficava na torre cumprimentando todos os barcos que chegavam. Hoje em dia, para chamar os fiéis, a igreja conta com 51 sinos: sendo que 4 deles são usados para ressoar e os outros 47 são utilizados nos carrilhões.
Apesar de grande destruição a sua volta, a Igreja teve apenas pequenos danos e não teve que ser reconstruída a partir do zero depois da Segunda Guerra. Sendo que desde 1949 é uma igreja da Congregação Evangélica Luterana, uma das mais antigas da cidade e a única igreja protestante que data da Idade Média.
>> De Frankfurt: Excursão para Heidelberg de 6 Horas
Na saída sul da praça, um pouco atrás da Igreja, fica o Museu da História de Frankfurt.
Museu Da História De Frankfurt (Historisches Museum Frankfurt)
O prédio antigo que abrigava o museu desde 1972 foi demolido em maio de 2012 e este que se vê hoje em dia é completamente novo e foi inaugurado em outubro de 2017. A completa reconstrução do prédio do museu se deu devido ao fato de ele ter sido construído como um prédio de arquitetura moderna e que destoava totalmente do restante dos prédios do Römer. O novo prédio, seguindo os traços históricos, abriga o museu numa área muito maior e que expõe muito mais do seu acervo que o antigo.
Este museu conta sobre a cidade de Frankfurt e sua história com exposições permanentes e temporárias. Como também apresenta muitas formas de interação para crianças e adultos.
O museu abre de 3ª-feira a domingo, sendo que de 3ª a 6ª-feira abre entre 10 e 18h. Na 4ª-feira fica aberto até às 21h. Já nos finais de semana abre entre 11 e 19h.
Importante: no último sábado do mês, a entrada é gratuita para todos (menos em agosto).
No lado oposto à Prefeitura, na parte mais alta da principal praça de Frankfurt, o Romeberg, está a Ostzeile, o casario tão conhecido da cidade.
Ostzeile
Esta bela fileira de seis casas em enxaimel tão fotografadas na cidade abriga no seus térreos lojas e restaurantes. Na realidade, elas são reconstruções das casas originais dos séculos XV e XVI, que infelizmente foram todas destruídas na Segunda Guerra. A Ostzeile de hoje é uma cópia perfeita dos prédios originais e que foram levantadas entre 1981-1984 seguindo os modelos históricos.
Em resumo, cada prédio tem seu próprio nome e como são conhecidos. Da esquerda para a direita são eles: prédio nº 28 é o Zum Engel (no anjo). O prédio nº 26 é o Goldener Greif (ave de rapina dourada) e o nº 24 Wilder Mann (homem selvagem).
Já o Kleiner Dachsberg-Schlüssel (pequena chave do topo da montanha) fica nos nºs 20-22, e o nº 18 é conhecido como Großer Laubenberg (grande Laubenberg). Finalmente, no nº 16 está o prédio chamado Kleiner Laubenberg (pequeno Laubenberg).
Onde fica localizada em Frankfurt
Esta importante praça fica na cidade antiga de Frankfurt, o Romerberg está localizado entre o Rio Main e a praça Paulsplatz.
Como chegar na praça Römerberg:
Metrô (U-Bahn):
A parada de metrô é a Dom/Römer, que fica praticamente embaixo do Römerberg em Frankfurt. Por ali passam as linhas U4 e U5.
Bonde (Strassenbahn)
A parada de tram é a Römer/Paulskirche, que fica na rua ao lado do Römerberg em Frankfurt. Por ali passam as linhas 11 e 12.
Estacionamentos mais próximos em Frankfurt ao Romerberg
Dom Römer: Domstrasse, 1.
Alt-Sachsenhausen: Walter-Kolb-St., 16 (B43).
Hauptwache: Kornmarkt, 10.
QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!
Hotel
Primeiramente, uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel, assim como se hospedar perto das atrações turísticas. Então, vale a pena saber que como o centro de Frankfurt não é grande, se você fica perto do centro, vai poder fazer tudo à pé!
+ ONDE FICAR EM FRANKFURT: AS MELHORES REGIÕES E OPÇÕES
Quando você opta por ficar bem localizado, pode ter a certeza que você aproveitar muito mais, além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Afinal, quando você não precisa perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades para chegar nas atrações, você pode aproveitar muito mais. Inclusive, isso pode fazer toda a diferença na sua viagem.
+ HOTEL PERTO DO AEROPORTO DE FRANKFURT: AS MELHORES DICAS E OPÇÕES!
Faça sua reserva em Frankfurt já, pelo Booking, onde você encontra as melhores opções e melhores preços!
Carro
Ainda outra boa dica para viajar pela Alemanha é alugar um carro. Sem dúvida, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro, já que sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que é uma mão na roda para quem quer visitar outlets e algumas cidades vizinhas em passeios de bate e volta.
Além disso, viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Pois não é qualquer país que você pode dirigir em alta velocidade, de forma segura e em estradas bem cuidadas. Certamente, isso não é muito fácil de se poder fazer em outros lugares.
Então, minha dica é usar o site RentCars, como eu sempre faço quando alugo carros nas minhas viagens. Na realidade, este site é um buscador que compara preços das locadoras e dá o melhor custo-benefício de todas elas. Normalmente sai bem mais barato do que no balcão e você não corre riscos de ficar sem carro, ou pagar muito mais alugando na hora. Fora o tempo perdido para pesquisar…
Ainda precisa de ajuda? Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior, com ótimas dicas e comparadores de preços para economizar ao alugar um carro na sua viagem.
+ Como é alugar carro pela RentCars!
Confira as promoções para alugar um carro:
Ingressos Antecipados para as atrações
Por fim, outra dica que considero importante dar é comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência, já antes de iniciar a viagem. Principalmente para aquelas atrações que você quer muito ver ou visitar.
Afinal, em várias cidades da Europa, como Paris, Barcelona, Amsterdam, entre várias outras, já não existe mais a tal baixa temporada. As atrações sempre tem fila de horas pra comprar entradas na hora e muitas vezes nem tem mais entradas para aquele dia e os próximos. Então não corra o risco de viajar para este lugar e não conseguir entrar no que quer tanto ver!
Outra grande vantagem é que comprando antecipadamente você não pega filas e entra praticamente direto, muitas vezes até com hora marcada. Mas o melhor é ter a certeza que vai se visitar o que se sonha!
Um dos melhores sites para você encontrar o passeio que deseja e com os melhores preços é o Get Your Guide. Ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Fora que é muito fácil e rápido efetuar a compra online, além de você encontrar todos os passeios e excursões na Alemanha, sempre com preços excelentes.
Leia mais sobre Frankfurt:
- FRANKFURT: VALE A PENA SAIR DO AEROPORTO PARA CONHECER A CIDADE NUMA CONEXÃO?
- O QUE FAZER EM ALGUMAS HORAS EM FRANKFURT
- COMPRAS EM FRANKFURT
- PRATOS TÍPICOS DE FRANKFURT, VÁRIAS SURPRESAS PARA SE PROVAR E APROVAR!
- A PLATAFORMA DE OBSERVAÇÃO DO MAIN TOWER EM FRANKFURT
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 10
Que linda Romerberg. Frankfurt parece um destino gostoso de conhecer, muito fotogênica mesmo.
Oi, Ana Paula!
Sim, a cidade é uma delícia. 🙂
Obrigada pela visita!
Acho que os programas turistões não devem ficar de fora nunca! Certamente, ROMERBERG, a praça Römer estarão no nosso roteiro por Frankfurt! 🙂
Oi, Maria!
E tenho certeza que ela não vai decepcionar, a praça é linda!
Super beijo pra vc!
Obrigada por detalhar o significado e histórico de fontes e edifícios, isso traz um novo olhar sobre este canto de Frankfurt.
Oi, Marcia!
Que bom que o post te agradou neste ponto. Eu super acho importante saber da história do lugar, sempre enriquece a viagem, não é mesmo?!
Obrigada pela visita!
A Frankfurt Romerberg é realmente muito charmosa! Uma das praças mais bonitas da Europa na minha opinião, deve ser visitada!
Concordo com você, Gabi! Esta é daquelas praças que além de linda, é cheia de história. 🙂
Esse mercado de Natal de Frankfurt é um sonho! Um dia ainda conheço! E não me conformo com as pessoas dizendo q “não tem nada pra ver ou fazer em Frankfurt”! Gente, não viram nenhuma foto ainda dessa praça né? Só pode rs pq dps de ver a 1a foto do Romerberg – tanto faz pra que lado ela foi tirada, vai se apaixonar!
Concordo plenamente contigo, Fer!
E vou te esperar por aqui na época de Natal, o Mercado de Natal de Frankfurt é mesmo um dos melhores da Alemanha! 😀