Lunenburg em Nova Scotia

Lunenburg em Nova Scotia – uma cidadezinha charmosa perto de Halifax!

Lunenburg em Nova Scotia é um lugar encantador, daquelas cidadezinhas charmosas e coloridas, prontinha para nos acolher!

Ela está incrivelmente bem preservada e tem um jeitinho gostoso e sereno dessa província bucólica chamada Nova Scotia, no Canadá. Fundada em 1753, Lunenburg é considerada, segundo a UNESCO, um dos melhores exemplos de vila colonial britânica ainda existente.

Lunenburg em Nova Scotia
A colorica Lunenburg em Nova Scotia, no Canadá.

Clima nas principais cidades canadenses

Roteiro: Um dia em Halifax


Lunenburg em Nova Scotia

Quando comecei a viajar com frequência para Nova Scotia, devido ao trabalho do marido, logo publiquei algumas fotos no Instagram para mostrar um pouquinho dessa a província canadense para amigos e leitores. Em uma dessas imagens, a Luiza, do querido ex-blog Arquivo de Viagens, me perguntou: “Você vai passar por Lunenburg?“.

Para ser sincera, na época, eu só tinha conhecido Halifax, capital da província de Nova Scotia, e a micro-cidadezinha (nada turística) que o Kiko (marido) estava trabalhando (Sterllaton). Ainda não havia começado minhas pesquisas sobre a região.

Mas no momento que a Luiza falou: “Deixei meu coração em Lunenburg, cidadezinha absurdamente fofa!, obviamente ela foi para o topo da lista. Portanto, logo na primeira oportunidade, fui para lá conferir.

Ai gente… só posso concordar com a Luiza, Lunenburg é uma fofura! Gostei tanto que já visitei outras vezes; inclusive quando minha mãe veio passar férias no Canadá com a gente.

Colorida Lunenburg
Praça ao lado da prefeitura

Sobre Lunenburg

Como mencionei acima, Lunenburg foi fundada pelos britânicos em 1753, mas foram os alemães, suiços e franceses protestantes, contratados para se estabelecerem na cidade, que realmente fizeram a diferença na história de Lunenburg. 

Ela prosperou em 1850, quando a indústria da pesca e construção de navios estava no auge. Contudo, hoje, o turismo se tornou sua maior fonte de renda e não é por menos, a vila é um xuxu e um dos principais pontos turístico de Nova Scotia.

Como visitar Lunenburg em Nova Scotia

O centrinho de Lunenburg é pequeno e em poucas horas você consegue andar por todos os cantinhos sem a preocupação de seguir um itinerário definido, pois não tem como se perder!

Lunenburg pode ser sua base para explorar a costa leste de Nova Scotia, ou você pode conhecê-la a partir de um bate e volta de Halifax, decerto o que a maioria das pessoas fazem.

A maioria dos visitantes alugam um carro em Halifax e fazem um day trip. Sendo assim, passam primeiro pelo famoso farol de Peggy’s Cove e depois seguem pelas cidadezinhas bucólicas de Nova Scotia, entre elas, destaco Chester, Mahone Bay, até, então, chegar em Lunenburg.

Onde ficar

Se tiver mais tempo, com certeza vale a pena passar pelo menos uma noite em Lunenburg, pois tem várias pousadinhas (B&B) com ótimas avaliações como:

>> Dicas: O que fazer em Halifax

St. John's Anglican Church
Igreja Anglicana St. John’s

Onde comer

Almoce em algum dos restaurantes da Montague St, sendo assim, recomendo o The Savvy Sailor ou o The South Shore Fish Shack, ambos tranquilos e sem frescura. O South Shore é bem mais informal e muito famoso por seu fish & chips (peixe frito com batata frita).

Aliás, esse negócio de fish & chips é uma das heranças britânicas no Canadá! A-DO-RO!

Depois escolha algum café da cidade para continuar curtindo o dia sem muita pressa e programação.

Participe: Comunidade Viajando pelo Canadá no Facebook!

Fish & Chips em Lunenburg
Fish & Chips em Lunenburg, com a mamãe

Chip de celular!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%

O que fazer em Lunenburg, Nova Scotia

Não deixe de caminhar pelo waterfront e curtir o visual da cidade de baixo para cima. Passe pelo prédio ultra-vermelho do Fisheries Museum of the Atlantic (Museu da Pesca), uma das principais atrações de Lunenberg em Nova Scotia.

Se tiver sorte, durante sua estadia, você poderá ver a réplica da escuna Bluenose, a Rainha do Atlântico Norte. Esse barco foi construído em 1921 em Lunenburg e foi ganhador de 4 competições internacionais, de tão famosa, ela virou estampa da moeda de 10 centavos em 1937.

Outro prédio histórica bem bonito é a Igreja Anglicana St. John’s, recomendo bastante!

Enfim, a dica é caminhas pelos poucos quarteirões por ali e como disse no início do artigo, não tem como se perder. (risos)

Waterfront Lunenburg, Nova Scotia
Waterfront em Lunenburg
Arcada de baleia em Lunenburg
Arcada de baleia no Museu da Pesca

Conclusão – Lunenburg em Nova Scotia

Apesar de Nova Scotia ser um destino canadense ainda pouco explorado por brasileiros, eu me apaixonei pela forma mais calma e tranquila que essa parte do país funciona.

Além do estilo de vida mais bucólico e recheado de história e tradições, as cidadezinhas são encantadoras, assim como essa que te apresentei hoje, Lunenburg.

Se você já foi pra lá, depois me conta se tem mais alguma dica para compartilhar e se ainda não foi, me diz o que achou desse pedacinho do Canadá!

O que fazer em Nova Scotia

Todos os posts sobre o Canadá aqui do Viajoteca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.