Olympos em Karpathos é uma bela e remota vila numa das ilhas do arquipélago Dodecaneso, na Grécia. Esta vila, de excepcional beleza e que realmente parou no tempo, está localizada a 58 km a noroeste de Pigadia, a capital da ilha.
Quando eu falo que parou no tempo, não é para dizer que ela é atrasada ou algo assim. Pelo contrário, inclusive ela é uma vila em franca expansão turística, entretanto Olympos é conhecida por manter tradições de centenas de anos de idade.
A cidade é de uma fofura sem par. Andar pelas suas ruas estreitas é como voltar no tempo. Ali as pessoas ainda se vestem como a centenas de anos e a vida corre num ritmo bem diferente do mundo moderno. E não poderia ser diferente, porque não faz muito que ela foi conectada com as outras cidades da ilha.
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem antes de embarcar! Ele é obrigatório nas viagens para a Europa e sem um seguro de viagem internacional, você corre o risco de ser impedido de entrar na Europa!
Não corra riscos, faça o seu seguro de viagem já! Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
[/vc_message]
Olympos, em Karpathos, na Grécia
Esta pequena vila de de 556 habitantes vivia até não muito tempo isolada do mundo. Sendo que a única maneira de chegar ali era de barco. Para se ter uma ideia de como faz pouco tempo que ela começou a ter acesso a modernidades, basta dizer que a rede de eletricidade existe apenas desde 1980 na vila. Fora que a estrada que liga Olympos com as demais cidades da ilha de Karpathos foi iniciada nos idos de 1990 e foi concluída somente no ano de 2014!
Somente no início de 1990 que barcos de passeio começaram a sair regularmente de Karpathos (Pigadia) para o porto de Diafani, o porto mais perto, para que as pessoas pudessem chegar lá e ver de perto esta formosura. E dali seguiam de ônibus em uma estrada aberta em 1970 até esta aldeia de montanha.
Deste modo, por ter permanecido tão inacessível por tanto tempo, seus costumes permaneceram os mesmos de séculos atrás. E seus habitantes fizeram questão de manter, com muito orgulho, suas tradições. Sorte a nossa, que podemos ter toda esta vivência ao visitar a cidade.
De Atenas: Cruzeiro de 1 Dia a Egina, Poros e Hydra
Turismo em Olympos, Karpathos
O turismo experienciado pela vila de Olympos em Karpathos durante a temporada de verão é nos dias de hoje uma importante fonte de renda dos moradores.
Isto tem diminuído a importância da agricultura, que foi o que sustentou o moradores por séculos. Até meados do século XX, os habitantes tinham de cultivar alimentos para sua própria subsistência por estarem praticamente isolados do mundo.
História da cidade
Olympos foi construída no século VII como um refúgio dos habitantes dos antigos assentamentos Vourgounda, Tristomo, da ilha de Saria e da antiga Vrykous. Eles chegaram aqui fugidos dos constantes ataques de piratas e sarracenos.
Por causa das experiências anteriores, a vila foi construída no alto da montanha, a 97 metros de altura, próxima ao mar. Entretanto, foi construída no flanco interior. Portanto mesmo estando próxima ao mar, quando os piratas passavam ao largo não conseguiam ver a vila, já que ela está num vale sem visualização.
Este isolamento do mundo exterior influenciou não só o antigo dialeto dórico, que é até hoje percebido na língua do Olymbites (os moradores), mas influenciou também na arte, cultura e nos costumes primitivos, que são encontrados em todos os lugares da vila.
A aldeia de Olympos, em Karpathos, em si é um museu vivo, com uma atmosfera idílica e onde as senhoras ainda usam os trajes tradicionais locais.
[vc_message message_box_color=”alert-info” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]
Você consegue viajar sem celular?
Então já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa funcionando!
[/vc_message]
Conhecendo Olympos, em Karpathos
Ruas de Olympos
Por suas ruas estreitas e labirínticas, como na maioria das vilas de Karpathos, não entram carros. Desta forma, a única maneira de se locomover é a pé. Mas isto não é um problema, já que as vilas são realmente pequenas, contando com somente algumas ruas.
Pela viela principal de Olympos encontram-se algumas lojas de souvenirs e vários restaurantes servindo comida tradicional. Nelas pode-se comprar artigos feitos nos arredores como azeite de oliva, patês, artigos em couro, sabonetes, entre outros. Mas como a modernidade chega rápido, até os imãs feitos na China já estão presentes!
Excursão Guiada de 1 Dia a Delfos saindo de Atenas
Igreja
O edifício mais notável da cidade foi construído no século XV e é a igreja paroquial Kimisi tis Panagías. A igreja fica na pracinha principal da vila. O relevo na torre do sino apresenta a Virgem Maria em trajes local, rodeado pelos arcanjos Miguel e Gabriel. Esta é uma representação moderna e foi feita no ano de 2002.
Dentro da igreja está um iconóstase valioso da primeira metade do século XVIII.
Todos os anos, no dia 15 de agosto a vila organiza um grande festival dedicado à Assunção da Virgem. As mulheres usam trajes tradicionais, os homens tocam instrumentos musicais tradicionais e todos comem e dançam juntos.
Além da igreja principal encontram-se várias capelas menores na vila e em torno de Olympos.
Moinhos
Olympos é famosa por seus belos moinhos de vento antigos feitos de pedras. E é lindo ver os típicos moinhos alinhados na encosta da montanha. Hoje eles não estão mais em funcionamento, mas ainda rendem belíssimas fotos. E a caminhada até estes moinhos é um deleite, já que a vista do alto do morro é de tirar o fôlego. Os moinhos eram usados para moer a farinha usada para fazer o pão escuro tradicional nos fornos de lenha e que ainda podem ser comprados por ali.
Há também uma espécie de museu em uma das casas mostrando bordados e outros pequenos itens do dia-a-dia dos moradores. Algumas casas também podem ser visitadas e desta forma pode-se ver como vivem os habitantes da vila.
De Atenas: Viagem de Trem Independente a Meteora e Mosteiros
Como chegar em Olympos
Hoje, além do passeio de barco saindo de Pigadia, pode-se chegar lá confortavelmente de carro alugado. Só a ida até Olympos é um grande passeio em si. Isto porque a estrada que leva até lá atravessa aldeias tradicionais, belos vales verdes e penhascos com o mar azul transparente a muitos metros abaixo. No caminho ainda se passa pelas mais lindas praias de Karpathos, como Apella, Achata e Kyra Panagia. Então, até se chegar a este belo assentamento que fica na encosta de uma montanha, paisagens magníficas não faltam.
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]
Pretende alugar carro na sua viagem pela Grécia? Clique aqui e veja as melhores ofertas!
> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]
Para quem deseja alugar somente um quadriciclo para ir até Olympos, recomendo a Million Motorbikes que fica em Amopi, já que sua dona, a Fay, é uma simpatia e sempre pronta a negociar.
;
Hospedagem em Olympos, Karpathos
É possível sim, sem hospedar em Olympos. Inclusive eu já fiz isto numa das nossas muitas idas à ilha. Ainda indico muito! Esta é a melhor forma de aproveitar a vila. Já que depois que todos os turistas que fazem bate-volta não estão mais pelas suas ruelas, a vila tem outro brilho. Ainda mais intenso e mágico.
Olympos não conta com nenhum hotel, mas tem inúmeras pousadas e casas de aluguel a disposição. Aliás, eu acredito que uma ou duas noites por ali sejam suficientes. Nós nos hospedamos na Irene’s House e adoramos!
A Irene’s House, como o nome já diz, é a casa da Irene. E você fica na casa dela (que não está lá, obviamente). É uma casinha na ruela principal e da sacadinha pode-se ver todo o ir e vir das pessoas. A casa é pequena e muito fofa, mobiliada ao estilo tradicional da cidade, desse modo, você se sente um habitante!
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Reservando seu hotel na Grécia ou Olympos por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.
[/vc_message]
Leia mais:
+ KARPATHOS, UMA LINDA ILHA GREGA
+ AS PRAIAS QUE SÃO IMPERDÍVEIS EM KARPATHOS, NA GRÉCIA
+ MATANDO TEMPO NO AEROPORTO DE ATENAS, NA GRÉCIA
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Por fim, um grande alerta que não posso deixar de passar para vocês, e que muitas pessoas não sabem: o Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO. Além disto, ele precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.
O que isto significa? Se o policial de imigração pedir o seu seguro de viagem e você não ter um para apresentar, certamente você vai ser impedido de entrar na Europa e terá que voltar imediatamente ao Brasil. Então, não dá nem para pensar na quantidade de inconvenientes e frustrações que um acontecimento deste pode causar, não é mesmo?! Por isso, não corra riscos! Faça já o seu seguro de viagem!
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]
Compre seu Seguro de Viagem agora!
[/vc_message]
Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Afinal, imprevistos acontecem e nunca sabemos quando podemos precisar de atendimento médico. Assim como, já sabemos que tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na Europa, uma conta de hospital pode custar sua economia de anos! Certamente, tudo pode parecer exagero, mas vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.
Mas saiba que Seguro viagem é bem mais barato do que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Então, faça já o seu!
Vale a pena comprar antecipadamente: