Karpathos, uma linda ilha grega

Eu ainda me lembro bem da primeira vez que cheguei em Karpathos… Imediatamente eu soube que eu tinha encontrado o meu paraíso particular. Com um marido que pratica windsurfe como hobby, já tínhamos passado por inúmeros spots do Club Mistral (hoje Ion Club) na Europa, África e América do Sul. Então decidimos dar uma chance para esta ilha de nome diferente que prometia ter bastante vento e uma baía tranquila.

Não vou negar que ao fazer a pesquisa na internet eu já senti o coração palpitar só de ver a cor do mar naquelas fotos. Mas devo dizer que nada me preparou para ver ela ao vivo. Já da janela do avião eu vi que aquela ilha jamais sairia da minha memória. E isto se intensificou ainda mais quando aterrissamos AO LADO da baía onde se pratica windsurfe.

Karpathos foi desde aquela primeira visita uma paixão, que se transformou em amor eterno e o lugar que ano após ano vamos recarregar as energias e aproveitar as férias como se estivéssemos em casa, realmente. Por isto, quero apresentar a “minha ilha grega”, um lugar lindo e ainda inóspito, num país tão turístico.

Karpathos do alto
Aterrissando em Karpathos
Karpathos aeroporto
Na pista do aeroporto de Karpathos

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Karpathos

Karpathos passa longe de ser um destino de massa. Esta ilha, lá no sul da Grécia, escondida entre Rodes e Creta, é daqueles lugares que pouco chama a atenção. Dificilmente se encontra voos diretos pra lá e pacotes turísticos são poucos. Justamente por causa disto, ela ainda mantém o ar de interiorana, nem um pouco descaracterizada, e sim, cheia de tradição e beleza.

Eu sei que fica muito difícil falar de Karpathos de forma isenta, sem transbordar o amor que tenho pelo lugar. Mas vou tentar apresentar ela tal e qual ela é, maravilhosa, sem ser perfeita, saborosa sem ser requintada, e sobretudo rica sendo extremamente simples.

E se você é do tipo de viajante que adora lugares que tem poucas atrações marcantes, mas belezas sem fim, Karpathos pode ser um dos destinos da sua vida também. 🙂

O que Karpathos tem a oferecer

Vento

Ao descer do avião eu entendi o que os sites que eu li queriam dizer com uma ilha que venta bastante. Sim, Karpathos é bem ventosa! Uma ótima opção para aqueles que praticam esportes onde o vento tem um papel fundamental. Dizem que é a ilha mais ventosa do Mediterrâneo!

Para aqueles que vão para praia em busca de sol e mar, talvez Karpathos não seja a melhor pedida. Ou o ideal seria procurar as épocas onde o vento é menor. Pra mim e pro meu marido windsurfista, isto é um ponto positivo e um atrativo a mais, além de toda sua beleza.

Karpathos-GunBay
Afiarti – Gun Bay

Beleza sem fim

Já tive o privilégio de ter visitado inúmeros paraísos mundo a fora e não tenho a pretensão de dizer que esta ilha bem ao sul da Grécia é o lugar mais lindo da Terra. Entretanto, beleza é algo que vai além dos olhos e que bate no coração, e sua paisagem árida, com o mar azul profundo acalma minha alma e eu vejo beleza em cada esquina deste lugar quase sem esquinas.

Ela é belíssima, sim (afinal ela fica na Grécia!), mas não espere a beleza fácil dos destinos famosos. Aqui, o encanto vem de quem sabe apreciar a simplicidade e o conjunto. Mas estamos falando da Grécia, e Karpathos conta com praias de tirar o fôlego, com aquele mar que, ao se olhar em fotografias, perguntamo-nos se é mesmo real ou se é algum filtro. Não tem como negar que é um paraíso.

Entretanto uma paixão não se faz de praias bonitas, até porque a maioria é de pedra e não de areia. O que faz uma paixão se transformar em amor é a receptividade e o carinho. O que me conquistou foi a pureza da ilha, sua gente, seus sabores e a chance que Karpathos me dá de viver o que é simples e primitivo.

Andar pelas suas estradas, só me lembra que estamos no séc. XXI porque uso uma motinho e de tempos em tempos passa um carro por mim nas suas estradas impecavelmente asfaltadas. Ao olhar no horizonte, o que vejo é quase a mesma coisa que se via na época que Karpathos era uma aliada de Esparta na Guerra de Peloponeso, no ano 431 a.C.: um lugar vasto, perdido no tempo, de uma paz sem fim.

[vc_message message_box_color=”success” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

Apresentando Karpathos

Karpathos (em grego: Κάρπαθος) tem mais de 300 quilômetros quadrados e não é uma ilha tão pequena assim. É a segunda maior das ilhas do Dodecaneso grego. Ela conta com um comprimento de 48 km no sentido norte-sul, uma largura máxima de quase 12 km, sendo que a sua parte mais estreita tem quase 3,5 km de largura.

É uma ilha montanhosa e seu ponto mais alto é o Monte Lastos, com 1215 metros de altura. Só sua parte sul, onde fica o aeroporto é mais plana. Devido a sua geografia, andar pelas suas estradas é um deleite! Olhar suas encostas escarpadas do alto, e que dão no mar azul e transparente lá embaixo, são inebriante.

Praias em Karpathos, na Grécia

Aldeias

A bela Karpathos tem poucas aldeias como Pigadia (nome oficial é Karpathos), que é a capital. É em Pigadia que fica o principal porto e onde a ilha tem mais movimento. Mas outras vilas espalhadas pela ilha também são cheias de atrativos, como Menetes, Arkasa, Aperi, Volada, Otho e Pyles. No Norte encontra-se Mesochori, Spoa, Diafani e Olympos, a mais interessante e remota de todas.


+ OLYMPOS, UMA VILA GREGA PERDIDA NO TEMPO


Pigadia Grécia
Pigadia

Praias

Praias são inúmeras, e uma mais encantadora que a outra. Difícil escolher uma preferida. Mas a gente sempre acha! E as mais lindas na minha opinião são Apella (sempre na lista das mais belas praias do mundo), Achata, Kyra Panagia, Diakofti (eleita em 2014 a mais bela praia da Europa!). E claro, a minha favorita, Damatria.

Karpathos possui ainda inúmeras outras belas praias, algumas poucas são de areia, mas todas contam com o mar azul e transparente. Então não importa qual, a beleza sempre vai estar na frente dos teus olhos.


+ AS PRAIAS QUE SÃO IMPERDÍVEIS EM KARPATHOS, NA GRÉCIA


[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reservando seu hotel na Grécia ou Karpathos por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!

E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.[/vc_message]

Pigadia

A grande maioria dos turistas que vai a Karpathos fica em Pigadia (Karpathos City). Afinal é onde estão a maioria das ofertas de hospedagem e onde está a vida movimentada. Mas ainda assim não é nada mais que uma vila do interior, um lugar bem tranquilo e agradável.

A capital é a parte mais moderna da ilha, com inúmeros restaurantes e cafés, lojas de souvenirs e produtos locais. Ela ela tem seu perder charme e está longe de ser um destino de turismo de massas. Ao caminhar no calçadão de Pigadia, encontra-se inúmeros locais sentados nos bares conversando com amigos. E eles são tão receptivos, que você se sente parte da comunidade. O clima é realmente de cidade de interior num final de semana.

Em Pigadia está o porto e alguns poucas praias. Mas devo confessar que são todas sem charme, apesar de ter areia. Então este é o lugar para quem não consegue se desligar da vida moderna.

Pigadia
Pigadia

Amopi

Outro lugar que atrai muitos turistas, principalmente escandinavos, é Amopi. Amopi é uma vila ao sul de Pigadia, e cheia de charme. Ela conta com lindas e pequenas praias, e com algumas das hospedagens mais caras da ilha. Também tem inúmeros restaurantes e um pequeno comércio. Seria minha escolha, se eu já não tivesse me apaixonado por Afiarti.

Amopi
Amopi

Arkasa e Finiki

No sul da ilha e no lado oposto das vilas citadas, a oeste, estão outras duas vilas que recebem turistas. Arkasa e Finiki são bem agradáveis, com alguns restaurantes, boas hospedagens e muita tranquilidade. Finiki ainda é conhecida por oferecer o melhor peixe da ilha.

Eu já me hospdei em Finiki e amei! A vista do nosso apartamento no Alkioni Hotel era incrível e eu só posso recomendar. Eu não conseguia sair das janelas e sacadas, de tão lindo que era. E nem vem mencionar o pôr do sol, um dos mais lindos que já vi! Ops, mencionei. 😉

Arkasa Grecia
Arkasa
Finiki Karpathos
Pôr do sol em Finiki

Lefkos

Ainda tem Lefkos, numa região mais ao norte e mais distante, mas ainda assim com boas hospedagens e lindas praias, além das ruínas de uma antiga cidade. Aqui encontram-se uma série de casas em cavernas, um velho templo subterrâneo e vestígios romanos.

Lefkos
Lefkos

Afiarti

Finalmente Afiarti, a minha favorita. Não, ela não é mais bonita ou mais interessante do que as outras. Ela não possui nenhuma vendinha de artigos de primeira necessidade e  não tem mais o que algumas poucas pousadas e um hotel. Ainda conta com somente 2-3 restaurantes que fecham cedo e não são nem de perto os meus favoritos. Afiarti não tem nenhuma vida noturna e a tranquilidade reina dia e noite.

Entretanto é aqui, nesta área que fica colada ao aeroporto, que eu me sinto “em casa”. Pois é ao caminhar em suas empoeiradas ruazinhas que eu me sinto mais viva. E é olhando o seu mar que eu realmente descanso. Eu não tenh dúvidas, que este é meu lugar no mundo!

Thalassa Suites

A minha casa em Afiarti se chama Thalassa Suites. Eu amo me hospedar nos apartamentos deles e recomendo fortemente a quem for. Entretanto, o problema é conseguir uma reserva… todos que vem, voltam. Assim como, já deixam reservado para o ano seguinte. Então precisa-se contar com a sorte ou com alguma desistência para conseguir um apartamento livre.

O Thalassa Suites são apartamentos mobiliados com capricho e muito bom gosto pelos adoráveis Mary e o Manoli. Pois nada como ter conforto de casa, estando em outro lugar! Os apartamentos oferecem uma das melhores camas em que já dormi. Claro que com uma super vista pro mar e com wifi (que funciona perfeitamente!). De brinde, uma horta linda para uso dos hóspedes, um parquinho muito bem cuidado e muito carinho e simpatia. Precisa mais?

Afiartis
Afiarti

Chicken Bay

Em Afiarti quase só se encontra quem vai a Karpathos para fazer windsurfe. Afinal não tem mais nada ali para fazer além de descansar e velejar. Ali fica a Chicken Bay, uma baía excelente para a prática de windsurfe e onde estão alguns clubs que alugam o equipamento e dão aulas para iniciantes e de aprimoramento. Aqui a diversão é simplista: o mar, as belas paisagens e a tranquilidade do vento, que sopra sem parar na temporada.

Para se hospedar em Afiarti é necessário ter em mente que se está longe de tudo. Menos do aeroporto, para onde pode se ir andando na terrível hora de voltar para casa. Desta maneira é necessário alugar um carro, um quadriciclo ou uma moto para se deslocar pela ilha. Afinal, o supermercado mais próximo fica a 4 km de distância e Pigadia a 14 km.

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Grécia? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

> Aliás, dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]

Uma ilha para descansar

Karpathos não é nem de perto uma Mykonos. Pois aqui não tem baladas, não tem nada nenhuma rede internacional, seja de lojas, seja de restaurantes. E tem somente poucos postos de gasolina, sendo que a maioria (3) ficam todos em Pigadia, a capital (abriu mais um em 2018, em Arkasa – vitória!).

O negócio aqui é descansar e aproveitar o dia. A vida noturna quase não existe. O grande passeio na noite da ilha é caminhar pela rua principal de Pigadia, onde estão vários restaurantes e as lojinhas da ilha. Pois é ali que está o agito noturno, no ir e vir de turistas e moradores, que se misturam de forma muito natural e tranquila.

Poucos voos

Acredito que um dos grandes motivos de Karpathos ainda se manter tão pura é a dificuldade de se chegar lá. A ilha possui um aeroporto militar, que é usado por companhias aéreas civis, mas a oferta de voos não é muito grande. Existe poucas conexões diretas e somente 2 voos diários a partir de Athenas.

Da Alemanha, por exemplo, existem somente 2 voos semanais entre abril e outubro pela Condor. Então um deles sai de Munique e o outro de Düsseldorf (sendo que é um voo por semana de cada um deles). Existem voos sazonais de Viena, Roma, Milão, Oslo, Copenhagen, Atenas, algumas poucas ilhas gregas, entre outras.

Outra opção são os ferries que ligam as ilhas gregas.

Karpathos-placas

Apesar da dificuldade de se chegar lá, a cada ano eu vou percebendo que a ilha vai crescendo aos poucos, a infraestrutura vai melhorando e as opções vão aumentando.

Mas Karpathos é daqueles lugares que a gente torce para que fique como está, com seu charme simples, sua beleza sem fim e sua simpatia sem tamanho. Um paraíso grego, que mora no meu coração.

Karpathos-animais1
Karpathos-animais

[vc_gmaps link=”#E-8_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”]


Leia mais:

+ AS PRAIAS QUE SÃO IMPERDÍVEIS EM KARPATHOS, NA GRÉCIA

+ OLYMPOS, UMA VILA GREGA PERDIDA NO TEMPO

+ MATANDO TEMPO NO AEROPORTO DE ATENAS, NA GRÉCIA


GOSTOU DO POST?

Você já a Karpathos? Ou visitou alguma outra ilha grega fora do circuito turístico? Então, o que achou? Conta pra gente a sua experiência ali nos comentários! Certamente nós vamos adorar saber sua opinião! Caso você tenha dúvidas, também escreve ali embaixo, pois vamos tentar te ajudar!

Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.