A Alemanha é um país incrível, e assim como a França, ele tem muitos belíssimos castelos que são abertos para visita. A Carina já nos mostrou os belíssimos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, além de vários outros castelos alemães e muitas cidades lindas da Rota Romântica. Mas eu precisava vir apresentar um dos castelos alemães que eu mais gostei, o Palácio de Linderhof.
Olha que figurar entre os mais lindos palácios da Alemanha não é tarefa fácil, pois o país tem inúmeros castelos e palácios que são realmente incríveis. Entretanto, o Palácio Linderhof é daqueles que nos deixa de queixo caído numa visita.
O Palácio de Linderhof está localizado a cerca de 100 km ao sudoeste de Munique, na Baviera. Se você está considerando um passeio nesta região da Alemanha, não deixe de conhecer o único castelo que o excêntrico rei Ludwig II terminou antes de morrer.
Tour pelo Palácio de Linderhof: saindo de Munique
Leia também:
- OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA
- BURG ELTZ, UM DOS MAIS BELOS CASTELOS DA ALEMANHA
- OS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU NO SUL DA ALEMANHA
- 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]
Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa! Não corra o risco de não poder entrar na Europa, faça o seu agora!
Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
[/vc_message]
De Munique: Castelos de Neuschwanstein e Linderhof em Espanhol
O Palácio de Linderhof
Você já deve ter ouvido falar no Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para Walt Disney na construção do Castelo da Cinderela. Mas você sabia que ele não está terminado? Outro castelo/palácio alemão que é um dos meus favoritos, o Herrenchiemsee também não está terminado. Sim, o Rei Ludwig II não ganhou seu apelido de Rei Louco à toa. Ele era fascinado por castelos e palácios grandiosos e luxuosos e durante seu reinado, além destes 2 citados acima, ele construiu ainda o Palácio de Linderhof, o único que ele efetivamente conseguiu terminar.
Todos os 3 castelos são construções imponentes e em paisagens de sonho. Sendo que cada um deles segue um estilo diferente, mas todos belíssimos. O Palácio Linderhof é de longe o menor dos três castelos, mas como ele foi inspirado em Versalhes, tornou-se um verdadeiro castelo de conto de fadas, mesmo com o seu tamanho menor.
De Munique: Tour Premium Castelo de Neuschwanstein e Linderhof
Rei Ludwig II
Nascido em 1845 como Ludwig Otto Friedrich Wilhelm, conhecido como Ludovico, o Rei Louco, ele sonhou toda a sua infância em ser rei de história e mostrou grande admiração por lendas tradicionais, como Tristão e Isolda. Seu ídolo era Richard Wagner, provavelmente o personagem que marcou sua vida.
Aos 18 anos, recentemente proclamado Rei Ludwig II da Baviera, decidiu tornar-se patrono do grande compositor Wagner. O primeiro fruto deste “patrocínio” foi precisamente a estréia da ópera Tristão e Isolda em Munique (1865). No entanto, naquele ano o monarca foi forçado a enviá-lo para o exílio sob pressão do governo, que culpou o compositor de exercer uma má influência sobre ele.
Diz a lenda que logo depois desse incidente, Ludwig II caiu em uma profunda melancolia (com o que muitos presumiram que ele amava Wagner). De qualquer forma, a partir desse momento o rei começou a prestar menos atenção às suas obrigações e decidiu trancar-se em seu próprio mundo de histórias. Para isso, ele construiu três castelos: Neuschwanstein , Herrenchiemsee e o Palácio de Linderhof (o único que ele terminou).
>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota Romântica | Toda Alemanha
Palácio de Linderhof
O Palácio Linderhof é um dos três Palácios do Rei Louco, e foi o único que ele viu concluído. Muito perto do local que agora é o palácio, seu pai, o Rei Maximiliano II tinha uma pequena casa. O “conjunto da obra” que podemos ver hoje é o fruto de muitas construções e reconstruções concebidas por Ludwig II entre 1867 e 1886, o ano de sua morte. Ludwig II era um grande admirador de Louis XIV, o famoso “Rei Sol”, e sua ideia de monarquia absoluta o inspirava. Nela, ele se inspirou para construir seus castelos luxuosos e palácios. Linderhof, em particular, é fortemente influenciada pelo Château de Versailles.
A visita pelo interior do palácio passa por suas primorosas salas e só pode ser feita na companhia de um guia. Todas as visitas ao palácio são guiadas e com horário marcado. A visita é feita em inglês e alemão e dura cerca de 25 minutos. Mesmo se você não entender nenhuma das duas línguas, eu acho super válido, já que dentro do Palácio é muito lindo.
Infelizmente eu não posso mostrar imagens do interior do Palácio de Linderhof, uma vez que é proibido tirar fotos, mas no site oficial você pode fazer um passeio por todos os cômodos. As duas salas de tapeçaria, a câmara de audiência, o corredor de espelhos, o quarto… cada quarto é mais luxuoso e ornamentado do que o anterior, refletindo toda a excentricidade do Rei Louco.
De Munique: Excursão Castelos de Neuschwanstein e Linderhof
Jardins do Palácio de Linderhof
A visita ao Palácio de Linderhof não termina sem antes fazer uma visita aos seus lindos jardins. Tão ou até mais interessante do que o palácio em si são os seus jardins, o imenso parque que o rodeia e os diferentes edifícios que fazem parte do complexo. Uma das áreas mais espetaculares são os jardins sul do palácio, com a sua lagoa, um jato de água de até 22 metros e vários níveis de terraços.
Ah! A visita a área dos jardins e parque é gratuita. A visita só é paga para visitar o interior do Palácio Linderhof.
O jardim todo é muito bem cuidado e inspirado em Versailles, um passeio delicioso que rende inúmeras fotos incríveis. O jardim frontal tem em seu topo o pequeno Templo de Vênus que coroa o todo e oferece uma vista magnífica sobre o castelo e seus jardins.
Ao norte do Palácio de Linderhof há também um belo jardim, com a Fonte de Netuno e uma pequena cascata que desce o morro humildemente. Do topo deste jardim também se tem uma bela paisagem das dependências do palácio.
Gruta de Vênus
Depois de ver todos os jardins, é altamente recomendável fazer um passeio pelo parque para visitar outros destaques. Talvez o mais popular é a Gruta de Vênus, um dos mais “selvagens” caprichos do Rei Louco, o que resultou em um desafio tecnológico (para o seu tempo). Entretanto, devo avisar que a gruta está em reforma no momento e será reaberta apenas em 2022.
Inspirado na ópera Tannhäuser de seu amigo Wagner, esta caverna foi destinada para o rei ouvir o seu compositor favorito. Ali não falta nada: iluminação artificial, aquecimento e até mesmo efeitos especiais para produzir ondas e recriar um arco-íris (!!!).
Kiosque Morisco
Não muito longe da Gruta de Vênus fica um dos mais belos edifícios do parque, o Kiosque Morisco. Este é na verdade um pequeno pavilhão prussiano, construído para a Exposição Universal de 1867, que Ludwig II comprou e redecorou poucos anos depois.
Finalmente, no lado oriental do parque você pode completar a visita com o Royal Lodge (a antiga quinta de Maximiliano II) que agora abriga uma pequena exposição, e a Moroccan House, comprada em outra Exposição Universal.
Informações práticas para visitar o Palácio de Linderhof
Endereço
Schloss- und Gartenverwaltung Linderhof
Linderhof 12
82488 Ettal
http://www.schlosslinderhof.de
Como chegar de carro
O Palácio de Linderhof está situado no Vale do Graswang, perto da fofíssima cidade de Ettal.
Pegue a auto-estrada A95 e a estrada B2 em direção a Oberau. Siga os sinais em Oberau para a estrada B23 (Ettaler Straße). Assim que sair de Ettal vire à esquerda para a estrada ST2060. Em Linderhof vire à direita para chegar ao palácio.
Tem estacionamento para 550 carros e 20 ônibus (pago).
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-car”]Pretende alugar carro para viajar pela Alemanha?
Clique aqui e veja as melhores ofertas!
>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]
Como chegar com transporte público
Pegue o trem (da cidade onde você estiver) para Oberammergau. Já devo alertar que a cidade não tem conexão direta com os grandes centros e para chegar ali você vai precisar fazer várias trocas e pegar trens regionais.
De Oberammergau há um ônibus para Linderhof (linha nº 9622).
Horários do Palácio de Linderhof
Palácio de Linderhof
19 Março – 15 Outubro : diariamente das 09 h – 18h
16 Outubro – 18 Março : diariamente 10h – 16h
Gruta
(fechada até 2022)
Moroccan House e Moorish Kiosk
Meados de Abril – 15 Outubro : diariamente das 09 h – 18h
Fechado à partir de 16 Outubro a meados de Abril
Hut de Hunding e Gurnemanz Hermitage
Meados de Abril – 15 Outubro : diariamente das 09 h – 18h
Fechado à partir de 16 Outubro a meados de Abril
Exposição no Royal Lodge
19 Março – 15 Outubro: diariamente 10h – 17h
Todos os Domingos de 16 Outubro – 18 Março, 01 Novembro, 26 Dezembro e 06 Janeiro aberto das 10h – 15h
No inverno, os edifícios do parque (exceto o Royal Lodge) estão fechados.
Todos os edifícios estão fechados nos dias 1 Janeiro, 24/25/31 Dezembro
Visitas guiadas
A visita do palácio e da gruta só é possível com uma visita guiada.
Há visitas guiadas em Alemão e Inglês. Um passeio pelo palácio dura cerca de 25-30 minutos (máximo de 40 pessoas), na gruta cerca de 10 minutos. Tours especiais podem ser organizadas a pedido.
Tarifas do Palácio de Linderhof
Palácio e edifícios no parque
8,50 euros / 7,50 euros tarifa reduzida
Edifícios no parque
(Gruta, Moorish Kiosk, Casa Marroquina, Cabana de Hunding, Gurnemanz Hermitage e Royal Lodge)
5 euros / 4 euros tarifa reduzida
Apenas o Royal Lodge
2 euros / 1 euro reduzida
No inverno, apenas o palácio pode ser visitado:
7,50 euros / 6,50 euros tarifa reduzida
Não pagam entrada
Crianças menores de 18 anos são admitidos gratuitamente.
Tour pelo Palácio de Linderhof: saindo de Munique
Bilhete “Königsschlösser“
Este bilhete é válido por seis meses e com este bilhete você pode visitar cada um dos palácios do rei Ludwig II: o Palácio de Linderhof, Herrenchiemsee Palace e Castelo de Neuschwanstein ). E custa 26 euros.
[su_table responsive=”yes” alternate=”no” fixed=”no”][vc_cta h2=”” color=”orange” add_icon=”top” i_icon_fontawesome=”fa fa-bed” i_color=”orange” i_background_style=”rounded” i_background_color=”custom” i_on_border=”true” i_custom_background_color=”#282828″]
ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA |
||||
---|---|---|---|---|
Berlim | Frankfurt | Munique | Hamburg | Nuremberg |
[/vc_cta][/su_table]
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.
;
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Uma dica que não posso deixar de compartilhar com vocês, e que muitas pessoas não sabem, mas Seguro de Viagem Internacional para Europa é OBRIGATÓRIO e precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros.
Sim, você leu certo, é obrigatório. O que isto significa? Vou ser bem direta e vou ao ponto: se você não tiver um seguro de viagem, você pode ser impedido a entrar na Europa. Desse modo, vai ter de voltar para o Brasil no mesmo dia. Inclusive, vai ter de bancar estes custo, fora todo constrangimento e medo que a situação causa. Ou seja, você vai perder sua viagem.
Saiba mais lendo aqui:
+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL
Independente dessa exigência, é muito importante fazer Seguro Viagem quando você vai para o exterior. Isto porque nunca sabemos quando podemos ser pegos de surpresa e precisar de atendimento médico. Afinal, se tratamentos no Brasil já costumam ser caros, na França e na Europa, uma conta de hospital pode ser o mesmo valor (ou muito mais!) de sua economia de anos! Naturalmente, que eu sei que tudo pode parecer exagero. Mas, vai por mim, seguro viagem é o tipo da coisa que melhor dizer “paguei e não usei” do que “precisei e não tinha!”.
Inclusive, Seguro viagem é bem mais barato que parece. Por exemplo, com menos de R$175 já é possível comprar um seguro com cobertura de mais de 40.000 dólares para 15 dias na Europa! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que bacana! 🙂
[vc_message message_box_color=”danger” icon_fontawesome=”fa fa-credit-card-alt”]Faça seu seguro de viagem agora![/vc_message]
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE:
Respostas de 3
Como fazer o trajeto de trem de Füssen para castelo de Linderhof. Ida e volta.
Olá, Ronei!
Chegar até o castelo de trem não é possível, mas você pode ir de trem até a cidade de Oberammergau, e de lá pegar o ônibus 9622 para Linderhof. Ou um táxi. 😉
Boa viagem!
Parabéns pelo post, super completinho! Só tenho uma pergunta (uma que nunca sei responder sobre minhas viagens, porque me perco nas belezas e esqueço de notar isso!). Quanto tempo devo reservar para conhecer os jardins do palácio?