O que fazer em Perth na Australia - King's Park

O que fazer em Perth, Austrália

O lado oeste australiano ainda é pouco conhecido entre brasileiros, por isso vou apresentar um pouquinho sobre o que fazer em Perth na Austrália. Já visitei a cidade algumas vezes ao longo de 12 anos, e apesar dela ainda ser uma cidade jovem é impressionante acompanhar seu crescimento e sua transformação.

O centro Perth está sendo revitalizado e a orla ficou linda! O cenário cultural e gastronômico ainda tem muito a crescer, mas já vemos vários cafés, restaurantes e bares ganhando espaço! Nos finais de semana também costuma ter apresentações de teatro, musicais ou algo do tipo.

A noite no centro de Perth não pode ser caracterizada como badalada, mas tens vários bares bacanas! As praias são muito bonitas e não são lotadas como as de Sydney, Melbourne e algumas da Gold Coast – lado leste da Austrália.

Os arredores de Perth também oferece muita coisa bacana, como por exemplo: a cidade histórica de Fremantle, a região vinícola de Swan Valley e a ilha Rottnest.

Independente do seu objetivo em Perth, na Austrália, espero que essas dicas te ajudem a descobrir um pouco mais desse pedacinho da Austrália!

Perth na Australia - Elizabeth Quay
Elizabeth Quay


Comidas típicas da Austrália

Documentos para entrar na Austrália

Como lidar com a diferença de fuso horário nas viagens


Quando ir para Perth

Perth tem um clima bem favorável com verões quentes e secos e invernos suaves com chuvas ocasionais. Para se ter uma ideia, Perth tem mais de 260 dias de céu azul por ano.

Verão (dezembro a fevereiro)

O verão em Perth é quente e seco, com pouca chuva, ideal para quem quer curtir praia. As temperaturas médias variam de 17,5° a 30°C. À tarde, uma brisa marítima chamada “Fremantle Doctor” refresca um pouco o ambiente.

Outono (março a maio)

No outono, Perth sempre tem dias quentes e ensolarados e noites mais frias, com temperaturas médias entre 13,7° e 26°C. Pode haver chuvas ocasionais e um pouco de umidade, mas a noite, as temperaturas raramente caem abaixo de 10°C. Logo, um ótimo momento para passear pela cidade caminhando, pedalando e até pegando uma praia.

Inverno (junho a agosto)

Os invernos de Perth na Austrália são relativamente frios e úmidos, com temperaturas variando entre 8° a 19°C. Há tempestades ocasionais, caracterizadas por chuvas torrenciais e tempestades. Certamente, esta é uma época boa para se aventurar pelo deserto de Western Australia.

Se puder evitar Perth, melhor, mas já fui para lá no inverno e curti do mesmo jeito, foi um bom momento de curtir um vinho no Swan Valley.

Primavera (setembro – novembro)

Durante a primavera, os dias são quentes e ensolarados, com temperaturas médias entre 11,7° e 23°C. Há pouca chuva nesta época do ano. A dica para quem visita Perth na primavera é apreciar as mais de 12.000 espécies de flores silvestres, que florescem nas reservas naturais e parques nacionais de Perth.

Perth The Bell Tower

Onde Ficar em Perth

Já fiquei em três hotéis diferentes por aqui. Dois deles quatro estrelas: Four Points by Sheraton e Holiday Inn City Centre, e um 5 estrelas  The Westin Perth. Todos super bem recomendados, sendo o Holiday Inn tem ótima melhor localização. Já o The Westin é novíssimo, mas fica um tiquinho mais afastado da muvuca (meu favorito, óbvio!).

Outras opções no centro bem avaliados:

Eu particularmente acho que ficar na região do centro é a melhor pedida. Especialmente se não estiver de carro, pois caminhar para as principais atrações, ou pegar trem, ônibus ou barco fica bem fácil e prático. E se tiver de carro, não esqueça de conferir preço de estacionamento, pois isso pode aumentar bastante o custo da sua estadia.

Contudo, ficar em Freemantle também deve ser legal, especialmente aos finais de semana, quando o local de agita:

O que fazer em Perth na Austrália!

Resolvi separar as atrações de Perth em duas parte, a primeira parte destaco o que tem de melhor para fazer na cidade de Perth, especialmente na região do centro. Sendo assim, gostando de caminhar, dá para fazer tudo a pé ou de bike. Já na segunda parte falo das principais atrações nos arredores de Perth, ideal para um bate e volta!

Vem comigo!.

1. Se apaixone pela vista do King’s Park

Na minha opinião, a principal atração de Perth é o King’s Park, especialmente pela vista sensacional da cidade. Sabe aquele lugar que a gente nem precisa de drone?! E o melhor, é de graça!!!

O King’s Park cobre uma área de mais de 400 hectares, sendo o maior parque urbano do hemisfério sul!!! Além de imenso, ele é extremamente bem cuidado, dá até dó de pisar no gramado!

Minha dica é fazer uma caminhada pela trilha chamada Bellevue Terrace, depois conhecer a área que tem os memoriais das guerras e então, passear pelo jardim botânico. Ah sim… não esqueça de passar pela ponte “Glass Arched Bridge” e pelo “Women’s Pioneer Memorial“.

Se depois ou antes da caminhada quiser parar para um café ou um sorvete, tem tudo isso a disposição e com uma vista supimpa! A lojinha do King’s Park também é demais, apesar do preço.

King's Park
Vista do King’s Park


Vinícolas em Barossa Valley – South Austrália

Road Trip pela Austrália – Dicas essenciais para sua viagem!


2. Dê um rolê no Elizabeth Quay & Bell Tower

Elizabeth Quay é uma praça enorme no centro da Perth banhada pelo Rio Swan, ganhou esse nome para homenagear a Rainha Elizabeth II. Afinal, não sei se vocês sabem, mas a Rainha da Inglaterra, também é Rainha da Austrália!

O projeto da revitalização dessa área ainda está em andamento, mas já está bem legal e restaurantes, cafés, hotéis e várias esculturas, incluindo a Spanda – uma obra abstrata de 29 metros de altura criada por Christian de Vietri.

Logo ao lado da Elizabeth Quay fica o prédio “Bell Tower” ou “Torre do Sino”, que é atualmente um museu que apresenta 18 sinos históricos e com um vista bem bacana do Swan River!

Da marina da Elizabeth Quay também saem os barcos para os passeios para Ilha Rottnest (compre o passeio que já inclui a bicicleta) e para a cidadezinha de Fremantle (de trem é mais barato ir a Freemantle).

O que fazer em Perth na Australia - Elizabeth Quay
Elizabeth Quay


Chip de celular para usar no exterior

O que fazer em Brisbane


3. Vá as compras em Perth na Austrália

Ruas de pedestre

Se você gosta de fazer compras, as ruas de pedestre em Perth na Austrália, Hay Street e Murray Street, certamente vão garantir alguns dólares bem gastos!

Aproveite para conhecer algumas marcar australianas para levar uma lembracinha com carimbo “aussie”. Para quem gosta de barganhas, recomendo a Cotton ON. Curte moda surf? A Billabong, a Rip Curl e a Quicksilver são sucesso e na City Beach você encontra todas elas. Para moda fashion tem muitas, entre elas a Seed, Kookai, Witchery e Zimmermann. E ainda para roupa de ginástica, amo a Lorna Jane. As principais lojas de departamentos mais “chiques” são a Myer e David Jones, enquanto as mais populares são: Target, Kmart e Big W.

Nessa área das ruas de pedestre, não deixe de passar no Forrest Place (onde fica a loja H&M), uma praça bem bonita

DICA: Eu não gosto de passar por essas duas ruas de pedestre a noite, pois há muito mendigo ou pessoas de rua zanzando por ali. Para cruzar esse centrinho depois que o comércio fecha, eu prefiro a St. George Terrace, a rua debaixo da Hay St.

Perth na Australia - Hay Street
Hay Street

King Street

Para quem realmente está podendo gastar e está buscando por lojas como Prada e Chanel, se dirija para King Street (entre a Hay St e Murray St) e seja feliz!

Aliás, essa rua é muito bonita e vale visitar nem que seja para só olhar as vitrines. Aproveite e conheça também a fachada do teatro histórico His Majesty’s Theatre. Eu acho espetacular!

Compras em Perth na Australia - King Street
King Street

4. Se sinta na Inglaterra no London Court

Eu sei que deveria ter colocado a London Court junto com a rua de pedestre do item 3. Mas é que esse lugar é tão fofo, que merece um destaque especial.

Quando estiver caminhando pela Hay Street, ali pertinho da Barrack St, e ver um prédio bege com um relógio na frente e desenhos em madeiras, bem no estilo enxaimel, não passe reto e entre nesse corredor. Você vai se deparar com um arcade histórico construído em 1937, decerto um local um tanto quanto peculiar!

Depois me conta se não parece que você viajou no tempo e foi parar na Inglaterra!!!

O que fazer em Perth na Australia, London Court
London Court


Tour 7 dias pelo norte da Costa Oeste Australiana!

As melhores vistas de Sydney na Austrália


5- Perth Cultural Centre e Yagan Square

O Perth Cultural Centre é o lugar para quem gosta de atividades culturais. O centro é uma mistura de música, artes, comida, entretenimento e festivais. É o lar de várias instituições diferentes, como a Art Gallery of Western Australia, Western Australian Museum (em reforma até 2020), State LibraryPICA – Perth Institute of Contemporary Arts. A maioria desses museus tem entrada gratuita, mas se puder deixar uma pequena doação (qualquer moeda já ajuda), todos agradecem!

O Yagan Square foi inaugurado em março de 2018 e o espaço ficou lindo. Lá você encontrar uma praça urbanizada com restaurantes, parquinho para crianças, design super moderno e do lado das estações de ônibus e trem. Observe com atenção a escultura principal da praça, uma versão estilizada do chefe aborígene Yagan, que foi assassinado no início da colonização britânica da região Perth em 1833 e sua cabeça foi levada para Inglaterra. Apesar desse triste fim, seus restos mortais retornaram a Australia e, em 2010, ele foi enterrado em uma cerimônia tradicional aborígene!

Perth na Australia - Yagan Square
Yagan Square


Hunter Valley : região vinícola perto de Sydney (Australia)

Fuso horário nas viagens – como driblar o relógio biológico!


6- The Perth Mint e a Catedral de Santa Maria

Se quiser continuar a explorar o setor cultural da cidade, recomendo visitar um dos museus mais tradicionais da cidade, o The Perth Mint (Casa da Moeda). O tema principal do museu é sobre a corrida do ouro em Perth na Australia.

Ali perto fica a Saint Mary’s Cathedral, Catedral de Santa Maria, que foi inaugurada em 2010 e a decidi incluir nessa lista porque achei a construção interessante. Se estiver passando por lá, porque não entrar e conhecer, não é mesmo? E se for católico, aproveite para rezar um pouco e agradecer por mais essa viagem!

O que fazer em Perth, Australia - The Perth Mint
The Perth Mint Museum



7- Claisebrook Cove e Optus Stadium

Se tiver tempo sobrando e quiser conhecer um pouquinho mais da região central de Perth na Austrália, siga para a deliciosa área de East Perth e conheça a vibe relax de Claisebrook Cove. Depois para o Victoria Gardens com o objetico de conhecer algumas obras aborígenes e apreciar a vista do estádio de rugby, o Optus Stadium.

E por falar em estádio, pesquise se durante sua visita não estará acontecendo nenhum jogo de rugby no Optus Stadium. Certamente, este é um programa diferente e muito bacana, especialmente para quem gosta de esportes.

Vale a pena também notar a ponte de pedestre Matagarup Bridge, muito bonita e novinha!

Aliás, fazer esse percurso do centro a East Perth de bike alugada deve ser muito legal, pois toda a orla beirando o Swan River (rio) está revitalizada! Olha que programa 10!

Perth, Australia - Claisebrook Cove
Claisebrook Cove


Excursão para Margaret River e Esperance

Melhores Oktoberfest do mundo


Arredores de Perth na Austrália

8- Passeio histórico e relax por Fremantle

Ir a Perth na Austrália e não visitar Fremantle é como ir a Nova York e esquecer de passar pela Ponte do Brooklyn, entende? E vai por mim, vale muito a pena. Você pode chegar em Fremantle de trem (maneira mais econômica), de carro ou de barco com a Fremantle Explorer.

Freo, como os locais a apelidaram, está localizada a 30 minutos de trem do centro de Perth e é um exemplo de paisagem portuária do século 19!

Facilmente se gasta meio-dia explorando seus prédios históricos e fascinante história marítima. Não deixe de percorrer a Cappuccino Strip para tomar um café (Milk Belly é bem recomendado). Aos finais de semana passeie pelo Fremantle Market, a Fremantle Prison conta a fascinante história da colônia penal que se desenvolveu na região, paga para entrar na prisão, mas tem uma parte do museu que é gratuita.

Aproveite também para a ver a vista da The Roundhouse (gratuito) e se gostar de museu, o W.A. Maritime Museum é muito bem conceituado.

Quando quiser parar para tomar uma cervejinha, vá para Little Creatures Brewery, e a dica é pegar uma mesa olhando o mar, para esquecer da vida tomando uma, comendo uma pizza ou qualquer coisa que te apetecer.

Querendo explorar ainda mais da região e Fremantle e tem perna para caminhar, passe pela George St para tomar outro café (uma rua onde os locais frequentam). Depois siga para ver o pôr do sol na Leighton Beach, antes de pegar o trem de volta para Perth. .

O que fazer em Fremantle


Sydney : Caminhada de Bondi Beach a Coogee Beach

Países que exigem certificado internacional contra a febre amarela


9- Praias de Perth

As praias de Perth ficam a menos de 30 minutos do centro e grande parte da população mora em alguma delas. Confesso que se me mudasse para Perth, com certeza pensaria em garantir uma cama por ali, pois tem coisa melhor que poder caminhar na praia e ver o mar todos os dias?

Na minha opinião, as praias mais bonitas de Perth são Scarborough Beach e Cottesloe Beach. Aliás, pelo que ouvi falar, para quem quiser curtir praia em Perth, no sentido de deitar na areia e tomar um sol, o ideal é fazer isso no período da manhã, pois depois do almoço o vento começa a soprar mais forte e atrapalha um pouquinho a brincadeira.

O bacana das praias de Perth, quando comparadas com as e Sydney ou mesmo algumas de Gold Coast, é que por mais que estejam cheias, não se tem a impressão de lotação. Muito bom!

E não esqueça de colocar na agenda para curtir um pôr do sol em alguma das praias, pois a localização de Perth nos permite ver o sol cair no mar! Coisa mais linda! Aliás, um happy hour em algum dos bares da orla também é uma ótima pedida.

Adendo: eu sempre fui apaixonada pelas águas do Oceano Índico, a cor do mar tem uma coloração especial. E para quem mora na Australia, é interessante saber que o Índico é mais quentinho que o Oceano Pacífico!

Praias de Perth, na Australia
Scarborough Beach


Logo Wise

Wise – O melhor cartão de débito (pré-pago) para viagens internacionais


10- Swan Valley – Vinícolas e outras delícias

Ha 30 minutos de carro ou trem de Perth você encontrará uma das regiões vinícolas mais antigas da Austrália. Afinal são mais de 180 anos de viticultura. Sério gente, o Swan Valley é uma delícia para quem gosta de vinhos, queijos, cervejas, chocolates e restaurantes!

O circuito principal do Swan Valley se concentra em 32 km, são: mais de 40 vinícolas, algumas cervejarias e muitos produtos artesanais. Você pode chegar lá de trem e depois alugar uma bicicleta, pode alugar um carro para fazer o percurso por conta (o que eu fiz). Ou pode ainda participar de um tour como esse com ótimas avaliações.

Como já havia visitado Margaret River, a região vinícola mais famosa de Western Australia, não estava esperando muito de Swan Valley. Mas me surpreendi e recomendo bastante. Especialmente porque ela se encaixa como uma luva em um programa bate-e-volta de Perth de meio dia ou de um dia inteiro. Isto enquanto Margaret River fica muito puxado e merece pelo menos uma pernoite.

Lugares que paramos e recomendamos:

  • Swan Valley Visitor Centre (em Guildford) – pegue mapa e informações, e aproveite para conhecer o pub em operação mais antigo de Western Australia (Rose & Crown Hotel),
  • Sandalford Wines (degustação de vinho),
  • The Margaret River Chocolate Company (achei super lotado, mas para quem tem criança pode ser uma boa),
  • The Cheese Barrel (almoço com degustação de queijos e vinhos),
  • Sitella (degustação de vinho),
  • Caminhada curtíssima no Maali Bridge Park e Mondo Nougat
  • Factory & Café (para experimentar torrone e nuts).

PS: A maioria das vinícolas permitem degustação de dois ou três vinhos gratuitamente, comprando alguma garrafa, aí você pode experimentar mais!

O que fazer em Swan Valley

11- Rottnest Island – O paraíso logo ali

 .
Rottnest Island é um desses lugares que você precisa conhecer, especialmente se curte uma praia. Localizado a 18 km da costa de Perth, a ilha Rottnest é um refúgio com mais de 60 praias e baías pitorescas.

Rotto, como os locais a chamam, é ainda melhor quando explorada de bike. Aliás, tente reservar um pacote que inclui o transfer de barco/balsa + o aluguel de bicicleta (recomendo!). Não há carros na ilha, somente alguns ônibus  que ajudam com o translado, mas de bike você fica mais flexível para passear como preferir.

Outras atividades na ilha incluem tênis, golfe, pesca, natação, mergulho, caiaque e mergulho.

Duas praias para conferir: Basin e Pinky Beach. E não esqueça de fotografar o bichinho mascote da ilha chamado quokka, que pode ser encontrado apenas do lado ocidental da Australia!

Algumas dicas de excursões / tours para Rottnest Island de um dia:

Rottnest Island

Day Trip saindo de Perth

O estado de Western Australia, onde se localiza Perth, sua capital, é gigante e um dos mais bonitos da Austrália. São tantos lugares lindos e remotos para conhecer, que um dia pretendo ficar alguns meses só explorando essa área. Assim sendo, na minha lista já está: nadar na água cristalina de Esperance, ver as esculturas isoladas do Lake Ballard, nadar com os tubarões-baleia no arrecife de Ningaloo, conhecer Broome, explorar praias e mais praias desertas, brincar com os cangurus nessas praias e esquecer que o mundo existe (risos).

Mas voltando a realidade (risos) e falando somente dos destinos relativamente perto de Perth, tenho dois lugares para recomendar: Pinnacles Desert no Nambung National Park e a região de Margaret River.

Esses dois lugares até dá para fazer em um bate e volta a partir de Perth na Austrália, mas eu acho sofrido (a não ser que esteja acostumado/a a dirigir longas horas).

Pinnacles & Cervantes

A Austrália Ocidental é cheia de paisagens incríveis. Um exemplo são as antigas formações calcárias, também conhecidas como “The Pinnacles”. Eu me apaixonei pela paisagem dourada dos pináculos, parece que a terra está brotando, muito louco!

Os Pinnacles ficam cerca de 2 horas de carro de Perth e você pode optar por fazer por conta própria alugando um carro ou se juntar a uma das excursões que fazem o day trip pra lá, como essa aqui: Pinnacles, Koalas & Sandboarding Tour Day Trip saindo de Perth.

Pinnacles perto de Perth na Australia

Margaret River

Definitivamente Margaret River merece pelo menos uma noite, mas o ideal é ficar de 2 ou 3 noites.

Apesar de Margaret River ser conhecidas pelas vinícolas e bons vinhos (minhas favoritas: Forester Estate, Brookland Valley e Leeuwin Estate), a região em si tem muito mais a oferecer, assim como: ver arraias de pertinho em Hamelin Bay, cavernas, o farol e o ponto mais sudoeste da Austrália, muitas praias, paisagens lindas, surfistas, boa culinária etc…

Tour que me pareceu interessante saindo de Perth, inclui Margaret River e Busselton Jetty.

O que fazer em Margaret River

Curtiram Perth na Austrália?

E aí, o que acharam dessas dicas de Perth? Muito bacana as coisas que tem para fazer na cidade é região, não é mesmo?

Como curiosidade, você sabia que depois de Auckland, na Nova Zelândia, Perth é a cidade com mais de 1 milhão de habitantes mais isolada do mundo! Isso com certeza tem seu lado bom e ruim, mas eu acho que vale a pena gastar alguns dias conhecendo a região e explorando a costa oeste no estado de Western Australia!!!

Depois me conta sobre sua viagem e se tem mais dicas para compartilhar com a gente!

Instagram fotos de viagem - viajoteca

Respostas de 18

  1. Mininaaaaaa! Espero que você esteja bem e feliz!!! Tô aqui em Perth há 6 meses com meu esposo e ainda não fizemos nada no intuito de PASSEAR DE VERDADE. Apenas passamos por lugares porque eram o caminho para chegarmos no trabalho, ou na escola, ou algo parecido. E aqui descobri coisas incríveis sobre lugares que passo sempre. A gente passa a ver tudo com um olhar mais admirado e mais respeitoso quando sabemos a história das coisas… Obrigada por dividir tudo isso conosco. Salvei sua página nos favoritos porque pretendenos fazer nosso 1° passeio oficial no feriado de junho, e dependendo da grana disponível, iremos até Swan Walley ou Margareth River. E óbvio que vou sempre consultar quando a ideia for aproveitar o tempo por aqui. Beijão! Se cuida!

    1. Oi Clarissa, tudo bem?
      Que legal que estão aí aproveitando essa cidade linda e essa região muito especial da Austrália. Espero que tenha tempo e $$$ para passear bastante e descobrir muitas coisas legais para fazer. Fico feliz de ter ajudado em algumas coisas, mas aposto que logo você que mandará dicas para mim de lugares incríveis que eu não tinha a chance de conhecer.
      Bjão

  2. Parabéns, pelo excelente trabalho. Isso faz toda a diferença no planejamento, de quem vai atravessar o mundo com paz no coração rsrs….Obrigadaaa!

  3. AAAh como eu amo Perth! Morei pouco mais de 1 ano nesse paraíso e pretendo voltar…… metade do meu coração está lá….que lugar!!! Aussie in love!

  4. Olá Mirella, amei seu post, parabéns e obrigada!
    Estou muitoo em dúvida entre Perth e Adelaide. Tenho 43 anos, casada e sem filhos. Gostamos de praia, sol, bares, coisas pra ver e fazer. Não queremos nos sentir os tiozinhos do bairro hahahahah o

    O que nos sugere por favor?

    Super obrigada bjnhs

  5. QUe post mais completo! Já guardei porque ando louca pra conhecer Perth! Tenho um casal de amigos que se mudou pra lá recentemente e está completamente apaixonado pela cidade, agora vejo o motivo.

  6. Esse foi o post mais completo que encontrei sobre Perth. Já fui duas vezes para a Austrália, mas sempre foquei na outra costa. Em uma próxima oportunidade, Perth entrará no roteiro com certeza. Além das praias lindas e das vinícolas, fiquei com vontade de conhecer a London Court. Achei uma graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.