Triberg

Curiosidades Alemãs: o típico Relógio Cuco alemão!

Quando turistas visitam a Alemanha, um dos artigos que mais procuram para comprar, junto com os canecos enormes de chopp, é o relógio cuco, aqui chamados de Kuckucksuhr. Para quem não conhece, os relógios cuco são aqueles que a cada hora cheia, sai um passarinho por uma portinha e canta a quantidade de horas. Se são 4 horas, ele canta 4 vezes e assim por diante.

Este tipo de relógio é proveniente da Floresta Negra, na Alemanha, e assim sendo um souvenir super típico para quem visita o país!

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Kuckucksuhr – o Relógio Cuco

Estes lindos relógios são tradicionalmente feitos à mão e de madeira. E quando se entra numa das lojas especializadas em relógio cuco percebe-se que existe uma quantidade enorme de modelos. Foi Franz Ketterer quem desenvolveu o primeiro relógio cuco, em 1738, no vilarejo de Schönwald na Floresta Negra. Esta é uma bela cidadezinha, perdida no meio da floresta.

De Frankfurt: Excursão de 1 Dia a Heidelberg e Baden-Baden

Relógio Cuco

O relógio cuco tem este nome devido ao pássaro cuco que sai da casinha a cada hora cheia. O seu característico “cuc-cuu”, costuma assinalar o início da Primavera na Europa, e é marca registrada dos relógios. Na realidade, o pássaro apareceu somente pelos anos de 1870. Da mesma forma que a caixa do relógio, imitando um chalé enfeitado. Decorado com folhas de árvores, cabeças de veados, armas de caça e outros elementos que faziam parte do cotidiano dos montanheses, este relógio virou uma marca tradicional desta região. Até hoje este é o tema principal da decoração dos mesmos.

[vc_message icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

Preços do relógio cuco

Estes são vendidos nos mais variados temas e tamanhos. E quanto mais funções e movimentos tem o relógio cuco, mais caro ele custa. Os preços variam de €100 até mais de €1000 por relógio cuco. Mas não se assuste! É possível comprar relógios cucos pequenos, e bem mais em conta. Claro que eles não são mecânicos e cheio de movimentos como o relógio cuco tradicional, mas já quebram o galho.

Eles funcionam com bateria ou corda, e por alguns poucos euros pode-se levar um de lembrança. E depois se arrepender amargamente pensando aonde colocar tal coisa que não combina com nada da decoração da casa (sim, eu já passei por esta situação!).

E é na Alemanha onde se vendem mais relógios do tipo, mais precisamente na Schwarzwald, a conhecida Floresta Negra, não muito distante de Freiburg.

relógio cuco
Mas, e o alemão compra?

Mas a pergunta mais interessante é:

– Este é o típico relógio encontrado nas salas das casas alemãs?

A resposta é: – Não!

Eu nunca vi um relógio cuco destes por aqui, a não ser nas lojas. Eles são vendidos quase que exclusivamente para turistas.

De Frankfurt: Viagem de dia inteiro em Baden-Baden e Estrasburgo

Onde comprar Relógios Cuco

Os relógios cucos são achados em diversas lojas que vende souvenires na Alemanha toda, especialmente nas maiores. Mas devo confessar que virei expert no tema. Meu pai, como muitos turistas, resolveu que “tinha” que levar um junto com ele pra casa. Devido a este fato, pesquisei onde seria o lugar com mais variedade e mais tradicional para comprar o famoso relógio. E encontrei este site da loja House of 1000 Clocks. A loja é ótima e conta com uma infinidade de modelos, capaz de deixar doido alguém que precisa escolher só um!

Estivemos na loja na cidade de Triberg, bem no meio da Floresta Negra, e que fica ao lado da cidade onde o relógio cuco foi inventado. Esta é uma região muito bonita e que uma merece a visita.

Triberg relógio cuco

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reservando seu hotel na Alemanha ou pela Floresta Negra por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!

E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.
[/vc_message]

Quanto ao relógio do meu pai? Ele já comprou 3, todos muito bonitos e barulhentos, uma verdadeira sinfonia a cada hora cheia!

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Alemanha? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]


Leia mais:

+ A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA

+ A CIDADE MAIS FAMOSA DA ROTA ROMÂNTICA: ROTHENBURG OB DER TAUBER

+ 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA


Gostou do post?

Você já esteve na Floresta Negra? Tem mais alguma sugestão para gente e nossos outros leitores? Então, escreve ai nos comentários! Vamos adorar trocar experiências com vocês!

Por fim, se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre o que fazer em Pisa Itália. A gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

Leia neste Artigo:

Tours Viajoteca

Conheça nossos tours e passeios exclusivos e privados, com guias e motoristas que falam português!
OFICIAL

19 respostas

  1. Oi Carina, eu pretendo passar na cidade e comprar um, minha duvida é: seria possível após a compra enviar via correio para o Brasil, ou é melhor levar comigo? Vou estar fazendo mochilão e ficaria muito inviável carregar junto. Obrigado

    1. Oi, João!
      Claro que vc pode enviar via correio para o Brasil. Muitas lojas mesmo oferecem este serviço para os clientes.
      Mas vc pode optar por levar vc mesmo no correio e escolher a forma de envio (se rápido ou lento).

      Bom mochilão!

  2. Oi Carina. Vou de carro com a familia desde Bruxelas, passando por Luxemburgo e dai para a Alemanha, mas nao sei qual cidade escolher. Adoraria conhecer “a cidade dos cucos”. Já comprei um pela internet para o meu marido e ele quer mais.?

  3. Ca, que barato esse post! la em casa eh totalmente o contrario, nos brigamos pra ficar com o cuco de heranca. temos um de mais de 30 anos, e eu amo! adoro que ele nao combina com nada! (vim parar aqui pesquisando ‘floresta negra’, vou pra la mes que vem, emendar com minha passadinha anual ai em frankfurt)

    1. Pra vc ver, Helo!! É sempre assim, quem tem não dá valor, não é mesmo? Heheehe!

      Recomendo Triberg e arredores, ali nas 2 entradas da cidade estão os maiores relógios cuco do mundo, fora que Triberg é uma gracinha, com cachoeira e tudo! A cidade fica bem no meio da floresta negra. Outras recomendações: Freiburg, Titisee,… São umas graças!

  4. Tenho um relógio cuco a uns 25 anos e não sei a marca dele, alguém saberia me informar em que parte da peça contém esse nome de marca ????
    Agradeço desde já !
    Alexandre Borges Rj..

    1. Alexandre

      Geralmente a marca fica evidente no interior do relógio, mas como muitos destes relógios são fabricados de forma artesanal utilizando componentes fabricados por outras empresas e oriundas de lugares diferentes fica dificil saber com certeza..Especialmente se o seu relógio tem 25 anos.. De toda forma, tente dar uma espiada na caixa onde está os mecanismos para ver se encontra algum nome..

      Abs

  5. gostaria de saber qual a melhor marca para eu comprar um cuco, sou do Brasil, se puder me ajudar com especificações, minha opção é pelo tipo floresta negra.
    atenciosamente,
    marcelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.