Quando se pensa nas belezas naturais do Canadá, o que vem em mente são montanhas com picos nevados, lagos cristalinos, e florestas sem fim, por isso vou apresentar a vocês o Kootenay National Park que fica nas Montanhas Rochosas do Canadá.
Mas devo confessar, que para quem mora na província de Ontario (Toronto e Ottawa, por exemplo) essas não são vistas comuns! Pois é, o Canadá é um país vasto e cheio de surpresas, mas certamente as Rochosas ou Rocky Mountains, como a chamamos em inglês, é deslumbrante e imperdível.
Eu gosto muito de fazer trilhas e expedições, e foi assim que um amigo que já havia me acompanhado em outras caminhadas, me perguntou: “porque não explorar “o lado oeste” canadense para variar?“. Essa era uma oferta que eu não podia recusar e lá fomos nós trilhas as Montanhas Rochosas no Kootenay National Park!
Vale lembrar que as Montanhas Rochosas tem uma extensão imensa, tanto no Canadá, quanto nos Estados Unidos, e nessa viagem eu apenas explorei uma parte dela. Para quem gosta de aventura, trilha e acampamento, vem comigo!
Outros posts do Rafa:
Entrevista: AS ALTURAS E NAS MONTANHAS COM O RAFA ETGES
ALGONQUIN PARK: IMENSIDÃO VERDE PERTO DE TORONTO
Kootenay National Park – Trilha de 6 dias
Planejamento da viagem
Após pesquisarmos as melhores travessias e caminhadas decidimos pela Rockwall Trail. Uma trilha de 55Km que cruza o Kootenay National Park em British Columbia, perto das cidades de Jasper e Banff, na província de Alberta. Sendo assim, faríamos a trilha em 6 dias, com calma, acampando em pontos pré-determinados.
Para isso viajamos até Calgary na província de Alberta, e de lá alugamos um carro para chegar ao parque, dirigindo 230Km. A estrada que cruza as rochosas já é uma atração em si, certamente durante o percurso, me perguntei: “será que moro na província errada??”, para quem não sabe, resido em Toronto, na província de Ontário.
Antes de viajar, especialmente para quem gosta de esportes radicais, NUNCA vá sem ter um bom seguro viagem, se estiver saindo do Brasil, faça uma cotação com nossa empresa parceira e receba pelo menos 5% de desconto.
Equipamentos para caminhada
Para uma caminhada pelo Kootenay National Park, com essa duração de 6 dias, decerto precisaríamos de uma série de equipamentos. Entre eles levamos uma barraca, sacos de dormir, roupas e agasalhos, comida para 5 dias com 3 refeições por dia (no primeiro e último dia faríamos as refeições em restaurantes, para minimizar o peso nas mochilas), panelas e utensílios, filtro portátil para coletar água em rios e lagos pela trilha (água disponível em todos os locais de acampamento), fogareiro (evitamos depender de fogo natural para cozinhar pois pode chover, não haver lenha no local de acampamento, ou ser proibido produzir fogo por risco de incêndios florestais em algumas estações) e combustível (comprado em Calgary pois não podemos embarcar com gases inflamáveis no avião).
Além disso, levamos kits de primeiros socorros, pastilhas químicas para esterilizar água (caso o filtro parasse de funcionar ou quebrasse, o que já aconteceu comigo em outras trilhas… nada agradável) e lanternas. Ah sim, quase esqueço de falar de um item que eu nunca havia usado: spray de pimenta contra ursos!
Sim, meus amigo, spray para espantar ursos! Isso porque nas montanhas rochosas existem grizzly bears, que são ursos maiores e bem mais agressivos do que os black bears que habitam Ontario. O spray também foi comprado em Calgary, já que não se pode embarcar no avião nem mesmo despachando nas mochilas. Caso não utilizássemos o spray (foi o que aconteceu – felizmente!) precisaríamos jogá-lo fora antes de embarcar de volta.
Mochila da trilha
O único item renovável seria a água coletada e filtrada pelo caminho. Portanto todo o resto do equipamento precisou ser transportado entre cada ponto de acampamento.
Nossas mochilas pesavam em media 20Kg, e ao longo dos dias o peso diminuía, pois a comida (que pesa muito, em relação à todo o resto) era consumida. Esse peso pode ser considerado razoável para uma caminhada de seis dias nessa região, todavia alguns caminhantes da linha “ultralight” discordam, eles dizem que eu poderia ter deixado de lado vários itens “desnecessários”. Mas sinceramente, isso depende muito de cada um. Na verdade, nós levamos alguns “artigos de luxo” sim, como uma cafeteria french press (nada melhor que um excelente café pela manhã!) e uma pequena porção de whisky escocês para o final do dia à beira da fogueira.
Já comprou seu seguro viagem para o Canadá?
Ursos nas Montanhas Rochosas
Apesar de nenhum urso ter feito contato conosco durante nossa caminhada pela Rockwall Trail no Kootenay National Park, certamente o spray de pimenta para espamtar os ursos precisa ser carregado e estar ao seu alcance durante o tempo todo.
Para evitar a presença de ursos, em todos os locais de acampamento existem armários de aço para que toda a comida, utensílios e outros itens com cheiro forte (como pasta de dente) fiquem fora do alcance dos animais. E o mais importante: longe das barracas!
Uma coisa é certa, deve ser uma experiência desagradável acordar no meio da noite com um urso de 250Kg interessado em entrar na sua barraca…
PORQUE CONHECER O CANADÁ | 13 RAZÕES
NATAL NO CANADÁ – TRADIÇÕES, COMIDAS E CURIOSIDADES
Sobre a Trilha Rockwall Trail
A trilha Rockwall Trail, no Kootenay National Park, atravessa campos subalpinos, encostas rochosas, florestas e rios com corredeiras, e o caminho é muito bem marcado.
Um dos locais de acampamento mais bonitos é o Helmet Falls, este que fica bem próximo de uma das quedas d’água mais altas do Canada com 350m de altura.
Sem dúvida, as vistas mais impressionantes da caminhada são as encostas do paredão que dá o nome à trilha Rockwall, perto da geleira Tumbling Glacier e o rochedo Mount Gray. O espaço é incrivelmente exposto aos elementos, a rocha vertical se estende até o horizonte, e o céu parece que vai nos engolir, fazendo com que o caminhante se sinta um como um pequeno inseto que atravessa um jardim de gigantes.
Final da trilha… surpresa!
Nossa caminhada chegou à sua ultima parada no lago Floe, que é formado por águas glaciais vindas das geleiras acima.
Algumas pessoas escolhem começar o percurso nesse ponto, mas o lago é um excelente local para se parar por um dia e relaxar antes de sair do parque e voltar ao “mundo real”. Foi nessa noite que tivemos a maior surpresa da viagem – uma virada de tempo violenta, que nos trouxe chuva, neve e granizo! O pior, no meio do verão canadense em agosto!!!
Felizmente estávamos bem preparados, mas bastante cansados e sem muita paciência para enfrentar um dia “relaxando” na chuva congelante! Com essa surpresa decidimos bater em retirada e sair do parque, avançando um dia de caminhada até a estrada, onde pegamos uma carona até nosso carro, o que é ilegal naquela região! Please, não conta pra ninguém, mas a gente realmente estava precisando dessa ajuda muito bem vinda.
Mais dicas sobre esse itinerário:
• Parque Nacional de Kootenay (website oficial)
• Livro “Don’t Waste Your Time in the Canadian Rockies”
Mais dicas do Canadá:
NIAGARA FALLS | O QUE FAZER E ROTEIRO DETALHADO DE UM DIA!