Royal Mile em Edimburgo capa

Royal Mile, em Edimburgo: um roteiro para conhecer a rua mais famosa da cidade

Ir para Escócia e não passar pela Royal Mile em Edimburgo é realmente muito difícil sendo um turista! Afinal muitas das atrações da cidade estão localizadas ao longo desta rua. Mas o bacana é que este não é um programa daqueles que se faz para dizer que esteve lá. Realmente é uma rua interessante e bonita de Edimburgo. Sendo daqueles lugares que se vai com prazer e que não decepciona.

Juntamente com a Princes Street faz a dupla das ruas mais movimentadas de Edimburgo. Sempre cheia de gente, de artistas de rua e muita animação. Observar suas fachadas, conhecer seus museus, visitar suas lojas é uma delícia! Passear por ela é viajar na história da cidade e sonhar com a Edimburgo de outros tempos que conseguiu atravessar os tempos com sabedoria e chegou aos dias de hoje em ótima forma.

Ao longo desta rua inclinada estão diversos restaurantes, bares, igrejas, lojas e museus. Desta forma, fazer este roteiro pela Royal Mile em Edimburgo é diversão é garantida para todos!

Importante!!  >>>>  Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Europa!

Royal Mile em Edimburgo

Um pouco da história da Royal Mile…

Desde os primórdios, a Royal Mile em Edimburgo é rua mais importante da cidade. Como o núcleo da cidade atual começou no alto da rocha que abriga o castelo, é primordial que se tenha uma rua que leva a ele. Desta forma, a Royal Mile já nasceu junto com a vila de Edinburgh.

Desta forma é impossível não falar de Edimburgo e de sua história, sem passar inúmeras vezes pela “Milha Real”. E bem por este motivo, esta rua é tombada como Patrimônio da Humanidade.

Ao andar ao longo dela, tem de se ter em mente que tudo ali tem muito mais significado do que aparenta ao primeiro olhar. Basta lembrar que o monte onde está o Castelo de Edimburgo é um vulcão extinto (!). Além disto, a descida que a rua faz a partir dali até o Palácio de Holyroodhouse, onde acaba, é obra da retirada de sedimentos da era do gelo há mais de 325 milhões de anos (!!!).

Royal Mile High Street
High Street

Idade Média

A Royal Mile em Edimburgo se formou mesmo foi na Idade Média, que é quando o castelo surgiu. E desde esta época vem sua história, muito dos seus prédios e até mesmo sua fama. No princípio, a rua ficava dentro dos muros que protegiam o castelo. E certamente ela não tinha o cumprimento que tem hoje em dia.

Nesta época da história ela ia até o cruzamento com a St. Mary’s Street, onde ficavam as muralhas. Muralhas estas que determinavam a vida das pessoas. Para os mais humildes, ali ficava “o fim do mundo”, já que sair da cidade (cruzar os muros) custava uma quantia em dinheiro e muita gente não tinha como pagar. Desta forma, muita gente nascia, crescia e morria, sem nunca ter saído de dentro dos muros da cidade. A vida destas pessoas era circular por este trecho da Royal Mile em Edimburgo!

Hoje em dia alguns tijolos dourados marcam a linha onde passava a muralha e onde terminava a rua. E exatamente neste ponto fica o pub de nome sugestivo “The World’s End”. Pare na frente do pub, olhe a rua para cima. Agora, imagine que dali pra cima era tudo que milhares de pessoas tinham de espaço para viver. E compare com a liberdade de conhecer o mundo que temos hoje…

Closes e Courts

Ao longo de toda Royal Mile em Edimburgo estão várias entradinhas, que são como portas para dentro dos prédios. No alto destas entradas vêem-se plaquinhas indicando seus diversos nomes como Close. Você vai encontrar nomes como Fleshmarket Close, Craig’s Close, Advocate’s Close, Mary King’s Close (o mais famoso deles). E alguns destes closes dão em pátios internos, chamados de Courts.

Edimburgo Jollie's Close
Jollie’s Close

Estes Closes e Courts são resquícios da vida na região nos arredores do século XVII. Ali dentro eram onde as pessoas viviam e moravam. Estes lugares abrigavam prédios, que devido à falta de espaço, chegaram a ter até 16 andares. Agora imaginem estes lugares com milhares de habitantes se espremendo para sobreviver, sem condições nenhuma de higiene. Chega a dar arrepios, não é mesmo? Presumivelmente, os mais ricos moravam nos andares mais altos. Outrossim, os mais pobres, ficavam nos andares mais baixos, onde o cheiro e a sujeira eram insuportáveis.

Com o tempo, surgiu a cidade nova (New Town) e os moradores mais ricos foram deixando esta região e seguindo para lá. E esta parte da cidade se deteriorou ainda mais. Até que no século XVIII foi resolvido que uma parte destes prédios, que estavam em ruínas, deveriam ser demolidos e dar lugar a um prédio novo, que iria revitalizar a área. Desta maneira, foi construído o prédio “Royal Exchange”, que hoje é o “City Chambers”, como uma forma de esconder estes lugares degradados.

Edinburgh Tweeddale Court
Tweeddale Court

Um dos tours mais famosos da cidade é justamente para contar a história destes closes. Visite o Mary King’s Close e conheça todos os detalhes desta parte da história da cidade.


Dicas!

  • É permitido entrar em vários destes closes e alguns deles são muito agradáveis e tranquilos. E são ótimos lugares para descansar das hordas de turistas subindo e descendo a Royal Mile em Edimburgo.
  • Uma boa dica é entrar no Advocate’s Close. De lá pode-se bater lindas fotografias do Scott Monument.

Hoje em dia

A Royal Mile em Edimburgo é ainda hoje uma importante via da cidade. Extremamente movimentada e turística, ela é cheia de atrações, hotéis, restaurantes e lojas. O que não falta por ali é ter o que fazer e ver!

Nos dias de hoje ela é uma junção de ruas que ficam em sequência e que ligam o Castelo de Edimburgo aos Palácio Holyroodhouse. Castle Esplanade, Castlehill, Lawnmarket, High Street, Canongate e Abbey Strand são seus nomes e tem um comprimento de uma milha (quase dois quilômetros). Aliás, esta medida é outro ponto interessante. Seu comprimento é de exatos 1.814,2 metros, e esta medida deu origem a milha escocesa.

Conhecendo a Royal Mile em Edimburgo

Um bom roteiro para conhecer a Royal Mile em Edimburgo é começar o passeio pelo Castelo de Edimburgo e terminar no Palácio de Holyroodhouse. Por que esta escolha? Simples! Assim você vai descer a rua, já que se optar por começar pelo Palácio de Holyroodhouse, se teria que subir a rua. Desta forma, as pernas agradecerem!

Não que seja muito difícil subir a rua, fazendo o roteiro ao contrário. Afinal, a rua é longa e a inclinação vai sendo vencida facilmente. Ainda mais que vai se parando a cada pouco para ver as belezas dela. Sobretudo para bater fotos, visitar atrações, fazer comprinhas, tomar uma cerveja…

Castlehill

Esta é o primeiro trecho da Royal Mile em Edimburgo, e aqui estão algumas atrações bem turísticas da cidade.

Castlehill Eduardo Vieira por Pixabay
Castlehill Eduardo Vieira por Pixabay

Castelo de Edimburgo

Já falei um pouco do Castelo de Edimburgo no post sobre as 10 atrações imperdíveis na cidade. Construído no alto de um extinto vulcão, foi aqui que a cidade de Edimburgo nasceu. E, claro, que o que não faltam dentro das paredes desta fortaleza é história para contar. O lugar viu batalhas, foi cercado, invadido e sofreu diversas destruições e reconstruções em séculos. Um lugar incrível para visitar e ficar conhecendo muito da história do país e da cidade.

O Castelo de Edimburgo oferece tours gratuitos (incluídos no bilhete de entrada) de hora em hora para quem quer conhecer o castelo acompanhado de um guia local.

Horário de funcionamento

  • Os horários de visitação variam ao longo do ano.
  • Durante o verão (entre 1º de abril – 30 de setembro), o castelo fica aberto entre 09h30-18h e durante o inverno (1º de outubro – 31 de março) entre 09h30-17h.
  • Fecha nos dias 25 e 26 de dezembro, e tem horário especial no dia 01 de janeiro.

Bilhetes

  • Adultos (entre 16 e 64 anos): £22.
  • Crianças: (7-15 anos): £13,20.
  • Reduzido: (acima de 65 anos): £17,60.
  • A compra online dá descontos de £1.

(valores atualizados em dezembro de 2024)

COMPRE AQUI: Ingressos com visita guiada e entrada sem fila

Castelo Edimburgo Kate Bielinski on Unsplash
Castelo de Edimburgo – Foto: Kate Bielinski on Unsplash

Depois do Castelo, a primeira atração da Royal Mile é The Scotch Whisky Experience. E bem em frente fica outra atração, a Câmara Obscura.

The Scotch Whisky Experience

Este é um mix de museu com tour explicando o processo de produção do whisky, a famosa bebida nacional. A visita começa com um passeio em um trenzinho onde vai se passando por ambientes que explicam a fabricação da bebida. Bem ao estilo Disney, com projeções bem feitas.

A visita inclui uma degustação da bebida em um whisky bar com mais de 200 tipos diferentes de whisky. Pode-se ver também a maior coleção de garrafas de whisky do mundo, que pertencia a um brasileiro e que conta com quase 3500 garrafas.

Horário de funcionamento

  • De setembro a maio, entre 10-18h.
  • Junho, julho e agosto, entre 10-18h30.

Bilhetes

  • A entrada tem preços variados, dependendo do tipo de tour escolhido.
  • Valores a partir de £24 (Silver Tour, que é o tour mais básico) até £100 (com menu degustação).

(todos valores deste post foram atualizados em dezembro de 2024)

Para comprar ingressos antecipados >>> Scotch Whisky Experience

Royal Mile Scotch Whisky Experience
The Scotch Whisky Experience

Câmara Obscura

Este lugar surgiu em 1892, com um sistema de espelhos que projeta a imagem da cidade. E desde lá é um sucesso completo. Hoje em dia o lugar apresenta muitas outras atrações usando computadores, hologramas, imagens 3D, espelhos que deformam imagens e muito mais. Desta forma, esta é uma boa atração para levar crianças e aguçar a criatividade delas.

Horário de funcionamento

  • Em julho e agosto, abre todos os dias, entre 09h30-21h.
  • Setembro e outubro, abre todos os dias, entre 09h30-19h.
  • De novembro – março, abre todos os dias, entre 10-18h.
  • De abril – junho, abre todos os dias, das 09h30-19h.

Bilhetes

Adultos: £23,95. Estudantes: £20,95. Crianças de 5 a 15 anos: £17,95.

Royal Mile em Edimburgo Câmera Obscura
Câmera Obscura

Tartan Weaving Mill

O “Museu do Tartan” é o lugar com a finalidade de conhecer a história e como é feito os tartans e os kilts. Desse modo, pode-se saber tudo sobre o famoso padrão do tecido e a saia escocesa, que são tão tradicionais e representativos do país. Fica junto de uma loja de souveniers e a entrada é gratuita. Fica em frente ao Scotch Whisky Experience. 555, Castlehill, na Royal Mile.

Horário de funcionamento

Abre todos os dias das 09-18h.

Bilhete

A entrada é gratuita.

Procurando Apartamento em Edimburgo? Uma boa opção na Royal Mile!

The Hub

Este lugar já foi uma igreja e se chamava Tolboth Kirk. Posteriormente mudou de proposito e hoje é a casa do Festival Internacional de Edimburgo.

De forma que combina o design contemporâneo com arquitetura clássica vitoriana, sua fachada é sem dúvida a sua maior atração. Enquanto seu interior não é nada especial, uma visita ainda é indicada. Ademais, no lugar, além de comprar ingressos, pode-se fazer festas de casamentos, eventos corporativos, jantares de gala ou conferências.

The Hub Sinon Weng on Unsplash
Foto: Sinon Weng on Unsplash

Lawnmarket

Continuando a descer a Royal Mile, se passa para a parte chamada de Lawnmarket. Aqui, um pouco adiante e à esquerda, fica outra atração, o Gladstone’s Land.

Royal Mile Lawnmarket
Lawnmarket

Gladstone’s Land

Este é o lugar para aqueles que querem conhecer como era a vida de uma família burguesa nesta região a 400 anos atrás. De fato, a casa pertenceu a um comerciante do século XVII e foi construída em 1550. A casa conta com seus ambientes decorados com objetos da época e móveis em perfeito estado de conservação. Além disso, uma das grandes atrações da casa é o teto pintado em 1620.

Horário de funcionamento

Todos os dias, das 10-17h.

Bilhetes

Adultos: £10. Crianças: £6. Família: £27.

Adiante e entrando à esquerda no Lady Stair’s Close se chega no museu The Writers’ Museum.

The Writers’ Museum

O “Museu dos Escritores” é o que pode se chamar de 2 atrações em uma. Ele está alocado na Lady Stair House, uma construção histórica de 4 andares e construída em 1622.

Com a finalidade de apresentar a vida e a obra dos três escritores mais importantes da Escócia, o museu merece uma visita. Assim sendo, ele é dedicado a Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. Através de exposições de suas obras, objetos pessoais, fotos e vários tipos de materiais, pode-se conhecer um pouco quem eram estes três escritores que fazem parte da história da cidade.

Horário de funcionamento

  • Aberto de 2ª-feira a sábado, entre 10-17h.
  • Domingo, entre 12-17h (somente em agosto).

Bilhete

Entrada gratuita.

Royal Mile Writers Museum

High Street

A próxima seção da Royal Mile em Edimburgo é a High Street. Mesmo sendo esta somente uma parte da Royal Mile, eventualmente se referem a Royal Mile como sendo High Street. É nesta parte da rua que está a Catedral de St Giles, por exemplo.

Royal Mile em Edimburgo High Street
High Street

Catedral de St. Giles

Sem dúvida, esta é a mais famosa e mais importante igreja de Edimburgo. Se bem que apesar de ter nome de catedral, não é uma igreja católica (apesar de já ter sido). Assim sendo, ela é sim uma Igreja da Escócia (Church of Scotland / The Scots Kirk). Além disso, várias religiões já fizeram casa aqui e inclusive o prédio é o berço do Presbiterianismo.

A primeira igreja construída aqui data do ano 1120, mas o prédio já foi destruído e reconstruído inúmeras vezes. O edifício que se vê hoje foi construído em 1833. Surpreendentemente a estrutura não tem um formato exterior comum de uma igreja, já que sua torre fica no meio da igreja, e não na extremidade. Torre esta, bem diferente do que se vê nas igrejas europeias em geral, mas muito comum nas igrejas escocesas.

Atrações a não perder durante a visita: a torre e os vitrais decorados com bandeirinhas. Além da estátua de John Knox, líder da Reforma escocesa, que fica na nave central.

Horário de funcionamento

  • Aberta de 2ª-6ª-feira, das 09-17h.
  • Sábado, das 09-19h.
  • Domingo, das 13-17h + Missas.

Bilhetes

A entrada na catedral é gratuita, mas sugere-se uma doação de £3 por pessoa. Permissão para fotografias: £2.

Royal Mile St. Giles
St. Giles

Ao lado da Catedral está a Praça do Parlamento. Neste lugar, até o século XVIII, ficava o centro da cidade de Edimburgo. Aliás, aqui está outra atração a se procurar: o Coração do Midlothian.

Coração do Midlothian

Caso não tenha achado de primeira, procure no chão perto da porta da Catedral, mais em direção da rua. Este famoso coração feito com ladrilhos de granito demarca o lugar exato onde ficava a antiga prisão de Edimburgo. Esta prisão foi construída no século XV e destruída no ano de 1817.

Diz a lenda que quem cuspir dentro do coração, atrairá sorte (!!!). Então não estranhe se ao passar por ali, ver um monte de gente cuspindo. Somente evite caminhar por cima do coração! Afinal, você corre o risco de escorregar!

Edinburgh Parliament Square Coração do Midlothian
Parliament Square – Coração do Midlothian

Ao redor da Catedral ficam outros edifícios famosos, como a Parliament House, que é o antigo Parlamento Escocês. Entretanto, hoje funciona no local as Cortes de Justiça da Escócia.

Também fica ali, atrás da Catedral de St. Giles, o Mercat Cross. Este era o mercado da cidade. Desta forma, era ali lugar onde aconteciam as negociações de produtos. Além disso, era ali também onde a população era informada das mais variadas decisões e informações. Do mesmo modo, era o lugar onde estas decisões era levadas a cabo, como enforcamentos e afins.

Royal Mile em Edimburgo Parliament Square Mercat Cross
Parliament Square – Mercat Cross

Em frente à catedral fica a Edinburgh City Chambers.

Edinburgh City Chambers

Este prédio foi construído entre 1753–1761 para revitalizar e esconder uma parte muito degradada da cidade. Boa parte de prédios decrépitos veio abaixo e outra parte foi soterrada, escondendo casas e vielas.

O prédio seria o The Royal Exchange,  com o intuito de ser um novo lugar das negociações na cidade. Desta forma os negociantes sairiam do Mercat Cross e viriam para esta nova estrutura. Entretanto, os mercadores nunca se sentiram muito à vontade e então continuaram negociando no Mercat Cross. Deste modo, o novo prédio construído no lugar teve de ser ocupado para uma nova função.

Ainda neste local fica a “calçada da fama” da Escócia. Aqui, os homenageados com o prêmio Edinburgh Awards colocam suas mãos em blocos de cimento, deixando-as no chão registrado para sempre. A calçada começou a ser formada em 2007, e conta, por exemplo, com as mãos da famosa escritora J.K Rowling, que ficou famosa devido ao livro Harry Potter. Como é escolhido somente um agraciado por ano, a calçada da fama ainda é pequena e conta com poucas mãos.

Edinburgh City Chambers
City Chambers

Para os fãs de Harry Potter >>> Tour pelas locações que inspiraram a saga

Mary King’s Close

Este é o mais famoso “close” da Royal Mile. Isto porque é aqui que acontece o tour pelas vielas subterrâneas e que mostram como era a precariedade da vida das pessoas nos séculos XVI e XVII por aqui.

Esta região foi enterrada com a construção da Câmara Municipal (City Chambers) em 1753, mas ainda é possível visitar casas, cômodos e vielas. Ademais, este tour guiado conta e mostra em ambientes reconstruídos a miséria da vida dos habitantes da Royal Mile na Idade Média. O tour dura cerca de uma hora e precisa ser agendado antes (pode ser no mesmo dia).

Horário de funcionamento

  • De novembro – março: entre domingo – 5ª-feira, das 10-17h. Na 6ª-feira e sábado, das 10-21h.
  • De abril – outubro: diariamente, das 10-21h.
  • Em agosto, das 09-23h.

Bilhetes

  • Adultos: £24.
  • Crianças de 5 a 15 anos: £17.

A entrada inclui um áudio-guia (disponível em cinco idiomas), uma boa opção para quem não fala inglês.

Para quem prefere mais explicações >>> Excursão guiada pelo Beco Mary King

Tron Kirk

Esta é outra igreja que não é mais usada para fins religiosos. Desta forma, a antiga igreja presbiteriana Tron Kirk abriga hoje um mercado, o Royal Mile Market. Construído no século XVII, o prédio foi usado como igreja de 1648 até 1952. Posteriormente ficou anos vazio e atualmente tem alguns estandes com comerciantes vendendo roupas e souveniers.

Royal Mile em Edimburgo Tron Kirk
Tron Kirk

Continuando a descer a rua, no lado direito está outro museu muito interessante para adultos e crianças, o Museu da Infância.

The Museum of Childhood

O Museu da Infância de Edimburgo é um excelente lugar para conhecer a infância de diferentes gerações. Afinal, seu acervo é formado por brinquedos que vem desde o século XVIII até os dias de hoje. Na realidade, este é o primeiro museu do mundo dedicado à história da infância.

Enquanto se visita suas 21 salas com mais de 2 mil itens em exposição, vai se conhecendo a história da infância no mundo. Sua coleção conta com ursinhos de pelúcia, bonecas, livros, jogos, carrinhos, marionetes e afins.

Horário de funcionamento

De 2ª-feira – sábado, das 10-17h. Domingo, das 12-17h.

Bilhete

A entrada é gratuita.

Royal Mile Edimburgo Museum of Childhood
Museum of Childhood

Ilha de Skye e Highlands a partir de Edimburgo >>> Tour guiado de 3 dias!

Ainda nesta região da Royal Mile está a Casa de John Knox.

Casa de John Knox

John Knox foi um dos líderes da Reforma Protestante na Escócia. Ele foi um sujeito de atos controversos. Apesar de ter estimulado a destruir muito do patrimônio da cidade na época, era adorado e seguido por multidões. A casa onde hoje funciona o museu dedicado a ele, de fato era sua residência. Além disto, juntamente com a casa do lado, a Moubray House, formam um patrimônio da cidade. Isto, devido ao fato de as duas casas serem as mais antigas da cidade.

Desta forma, visitar esta casa é saber da história e da vida desde homem e além disto, visitar uma casa histórica (de 1470) de Edimburgo. A saber, a escada exterior, paredes, lareiras e tetos pintados são originais. John Knox viveu nesta casa entre 1561-1572 e inclusive faleceu em um dos quartos da parte de cima. Assim sendo, pelos 3 andares da casa você vai ver livros pessoais, móveis e explicações sobre fatos históricos. Além disso, tem vários objetos pessoais de John Knox.

Horário de funcionamento
  • Abre de 2ª-feira – sábado, entre 10-18h.
  • Domingo, entre 12-18h (somente em julho e agosto).

Bilhetes
  • Adultos £7, crianças maiores de 7 anos £1,50.
  • Menores de 7 anos gratuito.
  • Áudio-guia pode ser alugado por £2.
Royal Mile Edimburgo John Knox's House
John Knox’s House

Enfim, chegando na esquina da Royal Mile com a rua St. Mary’s Street, está o fim pub The World’s End. Este pub tem o nome “o fim do mundo”, porque fica onde passava os muros da Edimburgo medieval. Então, para muitos, aqui era definitivamente o fim do mundo. Isto porque, naquela época, os moradores não podiam atravessar para o outro lado e seu mundo literalmente acabava ali.

Assim sendo, observe no chão os tijolos dourados que marcam o ponto exato no qual a cidade terminava.

Royal Mile World's End
Royal Mile World’s End


Canongate

Nos primórdios, esta seção da Royal Mile era na realidade um outro vilarejo. Inclusive, Canongate foi uma vila independente até 1856. Então, você pode ver ao longo da rua Jeffrey Street (que desce em direção à New Town) a demarcação do muro que dividia Edimburgo de Canongate.  

Royal Mile Canongate
Royal Mile Canongate

People’s Story Museum

O “museu da história das pessoas” mostra o dia a dia dos cidadãos de Edimburgo desde o século XVIII até os dias de hoje. Desta maneira, pode-se ter uma visão de como era o dia de trabalho de um indivíduo, como era sua casa, qual era seu salário, como eram suas festividades, suas férias e afins.

Então, são vários ambientes reconstruídos nos seus 3 andares. Até mesmo aqueles que não entendem inglês, vão se divertir. Pois, o People’s Story Museum é um dos museus mais visuais de Edimburgo. Além do que este museu tem um atrativo a mais, ele fica num prédio de 1591 e que já serviu de prisão.

Horário de funcionamento

  • Segunda, quinta e sábado, das 10-17h.
  • Ainda abre aos domingos, das 12-17h (apenas durante o Festival de Edimburgo).

Bilhete

Entrada gratuita.

Canongate Kirk

Esta igreja simples e que chama pouca atenção, foi construída em 1688 para abrigar os fiéis que foram expulsos da Abadia de Holyrood. Ela faz parte da Igreja da Escócia (The Church of Scotland) e é a paróquia do Castelo e do Palácio de Holyroodhouse. Ou seja, quando a Rainha e os membros da Família Real estão na cidade, é aqui que eles vem participar da missa.

Royal Mile Edinburgh Canongate Kirk
Canongate Kirk

Observe que os assentos da primeira fila tem o brasão real e ademais são reservados para os membros da Família Real. Nas paredes do hall de entrada pode-se ver várias fotos da Família Real na igreja. Inclusive, Zara Phillips, neta da Rainha Elizabeth, se casou nesta igreja em Julho de 2011.  

Cemitério de Canongate

O Cemitério de Canongate fica no terreno ao redor da Igreja de Canongate e é famoso por ser o lugar onde está enterrado Adam Smith, o pai do Capitalismo. Tanto que a tumba dele pode ser vista perto da entrada do cemitério, à esquerda da igreja.

A partir de Edimburgo >>> Passeio bate e volta para o Lago Ness

E em frente ao People’s Story Museum e do Cemitério de Canongate, está o Museum of Edinburgh.

Museum of Edinburgh

O museu da cidade de Edimburgo conta muito sobre a história da cidade e de seus habitantes. Assim como conta sobre seus feitos, suas artes, cultura e afins. A apresentação vem desde sua fundação até os dias de hoje, e conta com mapas, maquetes, objetos de cristais, prata, etc. Ainda, tem também uma área só sobre o cãozinho mais famoso da cidade: Greyfriars Bobby.

Além disso, o museu está instalado em um lindo prédio do século XVI conhecida como Huntly House. Ele é famoso pelas inscrições em latim na sua fachada.

Horário de funcionamento

  • Aberto de 5ª – 2ª-feira, das 10-17h.
  • Assim como, no domingo, das 12-17h.

Bilhete

Entrada gratuita.  

Museum of Edinburgh

No final do trecho de Canongate, vê-se na direita um muro de concreto com esculturas e citações. De fato, este muro já faz parte do complexo do Parlamento Escocês.

No muro, em uma das placas de concreto, está o desenho do perfil da Old Town. O esboço foi feito por Enric Miralles, o arquiteto do complexo. Aliás, ele se inspirou na vista da janela do quarto em que se hospedava no Hotel Balmoral, na Princes Street.  

Edinburgh Parlamento Muro

Abbey Strand

Royal Mile Abbey Strand
Royal Mile – Abbey Strand

Este trecho da Royal Mile em Edimburgo é pequeno e assim abrange basicamente duas atrações. Entretanto, as duas são de peso: o Parlamento Escocês e o Palácio de Holyroodhouse.  

O Parlamento Escocês

Este complexo foi inaugurado em 2004 e é a casa do Parlamento Escocês. Sem dúvida, é um projeto belíssimo e muito moderno do arquiteto espanhol Enric Miralles. Inclusive, ele venceu uma competição em 1998 para projetar este importante prédio.

O projeto é incrível e não apenas no seu exterior, como também seu interior, já que eles não são nada óbvios. Feito com diversas formas geométricas, ele vale mesmo a visita. Mas, o moderno complexo teve diversos atrasos e seus custos excederam em 10 x os planos iniciais. Deste modo, a população da cidade tem sentimentos dúbios em relação a ele.

De qualquer forma, o complexo pode ser visitado em dias úteis. Então, você pode não só assistir as reuniões, como também debates na Câmara. A entrada é gratuita, mas a reserva precisa ser feita com antecedência. Entretanto, pode-se fazer um tour somente para conhecer a estrutura pode dentro. O tour leva em torno de 30 minutos e é gratuito.

Informações: www.parliament.scot/visitandlearn/visiting-the-parliament.aspx

Horário de funcionamento

O Parlamento abre para visitas e tours de 2ª-feira a sábado, das 10-17h.

Royal Mile Edimburgo Parlamento
Prédio do Parlamento Escocês

Finalmente, fechando a visita à Royal Mile em Edimburgo, está a casa da Rainha na Escócia: o Palácio de Holyroodhouse.

Edinburgh Holyroodhouse
Holyroodhouse

Palácio de Holyroodhouse

Este belo palácio tem uma longa história e consequentemente já foi palco da vida de vários monarcas escoceses e ingleses. Ao longo de mais de 900 anos estas paredes viram muitas decisões serem tomadas.

O lugar já passou por inúmeras reconstruções e desde que assumiu o trono é a casa da Rainha Elizabeth II quando ela está na Escócia. Entretanto, o belo palácio pode ser visitado quando a Rainha não está na cidade. Outrossim, o tour guiado passa por algumas salas e dependências, assim como a sala de jantar.

Edinburgh Holyroodhouse
Holyroodhouse

Ademais, o palácio também abriga uma parte significativa da Coleção Real. Deste modo, numa galeria de artes adjacente, a The Queen’s Gallery, você pode apreciar pinturas e obras de arte da família real.

Edinburgh The Queen's Gallery
The Queen’s Gallery

Ainda, não deixe de visitar também as ruínas da igreja do século XII ao lado do castelo e seus jardins.

Horário de funcionamento
  • Diariamente aberto entre 1 de Novembro – 31 de Março, entre 09:30-16:30.
  • Sendo que de 1º de Abril a 31 de Outubro abre entre 09:30-18h.
  • Entretanto, ele fica fechado durante as visitas reais e nos dias 25 e 26 de Dezembro.

Bilhetes
  • Preços: Adultos £25 com áudio-guia incluído.
  • De 18 a 24 anos: £16,50.
  • Menores de 17 anos: £12,50.
  • Entretanto, é grátis para crianças com menos de 5 anos.

Aliás, o bilhete de entrada do Palácio é válido por um ano. Então, basta carimbar o bilhete na saída e você pode retornar quantas vezes quiser durante 12 meses.  

Compre aqui sem filas!! >>> Ingressos para o Palácio Holyroodhouse

Edinburgh Holyroodhouse detalhe
Holyroodhouse

Leia também:



Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Inclusive, leia também: No mundo da Paula: O que visitar em Edimburgo

Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.