Quando chega final de janeiro ou início de fevereiro, o Thaipusam em Singapura chega para celebrar um dos festivais hindu mais extraordinário e chocantes que uma pessoa pode presenciar. Certamente, depois do que presenciei, entendi o quanto ainda preciso aprender sobre a religião hindu, para assim ter mais empatia e respeito ao sofrimento que os devotos enfrentam durante o Thaipusam.
Então, nessa época do ano, Murugan “chama” seus devotos para transportar os kavadis e desafiar a dor em nome da fé!
Leia também:
+ O QUE FAZER NO GARDENS BY THE BAY EM SINGAPURA
Antes do Thaipusam em Singapura
Dei muita sorte de estar em Singapura no dia dessa celebração cheia de cor, penas de pavão, música e manifestação (extrema) de fé. Entre 2018 e 2019, visitamos Singapura várias vezes devido ao trabalho do meu marido, então pude conhecer a cidade mais a fundo, e passei a gostar ainda mais desse país.
Na verdade, acho que nunca presenciei algo semelhante na minha vida, tanto é que escrevi esse post no mesmo dia que participei do festival Thaipusam, para tentar escrever com mais clareza e emoção tudo o que vi!
Para me preparar para o evento, li todo o post do blog Tripping Unicorn sobre o festival, onde a Patti Neves, que mora em Singapura, nos conta em detalhes sobre o Thaipusam.
Confesso que é difícil descrever todo o ambiente, mas uma coisa é certa, ao vivo tudo fica ainda melhor. Apesar da gente ficar impressionado com as perfurações, o som dos batuques e a devoção no olhar de cada um dos devotos, decerto estar ali presente, acompanhando a procissão, deixa tudo mais “fácil” de compreender, respeitar e admirar.
Viaje tranquilo e compre seu seguro viagem no mínimo 5% de desconto usando nosso link de afiliado da Seguros Promo.
Festival Hindu Thaipusam em Singapura
Segue algumas dicas rápidas e práticas do Thaipusam em Singapura, caso você tenha interesse em assistir no futuro! certamente, as fotos que coloquei nesse post do Viajoteca já mostra um pouco sobre o festival.
Quem celebra o Thaipusam?
A maioria dos participantes do festival Thaipusam são hindus do povo Tamil e devotos do deus da guerra Murugan.
O povo Tamil é um grupo étnico que vive especialmente no sul da Índia e no Sri Lanka. Em Singapura é estimado que cerca de 5% da população é de origem Tamil.
Além deles, pessoas de outras etnias também participam da celebração, assim como dos turistas e curiosos de plantão, como eu! 🙂
Leia ainda:
PAÍSES QUE EXIGEM CERTIFICADO DA FEBRE AMARELA
O que é o Thaipusam?
A palavra Thaipusam é uma combinação do nome do mês Tamil, Thai, e o nome da estrela, Pusam. Sendo assim, nessa época do ano a estrela Pusam se encontra no seu ponto mais alto, que também coincide com a fase de lua cheia.
O Thaipusam é um festival de ação de graças que envolve ascetismo (purificação) e controle sobre os sentidos. Certamente, um dia para os devotos celebrarem o cumprimento de seus votos de maneira um tanto quanto extrema.
Geralmente os fiéis se preparam espiritualmente por um mês para esse dia. Isto é, fazendo uma espécie de purificação do corpo, mantendo uma dieta vegetariana restrita e observando o celibato.
Murugan, deus da guerra e o “homenageado” do dia, é o filho do deus Shiva (azul) e deusa Parvati. E também, irmão do Senhor Ganesha (o deus elefante). Veja a foto abaixo da família.
O que é Kavadi?
Kavadi são estruturas de metal decoradas com flores e penas de pavão (símbolo de Murugan) que podem pesar até 30 kilos e medir até 4 metros de altura!!! E são essas estruturas que os fiéis carregam durante a procissão.
Pensamento do dia: “só mesmo tendo muita fé para carregar isso por várias horas e caminhar descalço por mais de 4km durante a procissão!”. É um festival realmente impressionante!
Teoricamente, a dor não é algo que aflige os carregadores do kavadi, mas sim um sentimento de paz. Pelo menos, foi isso que me disseram quando estava assistindo a procissão.
Me relataram também, que algumas pessoas podem também entrar em transe com o som dos batuques (urumi melam) e da dança que executam durante o caminho entre um templo e outro. Todavia, eu não presenciei ninguém em transe.
Nem todos que participam da procissão carregam esse tipo de kavadi. Há também os fiéis que se perfuram com frutas e outros objetos. Assim como aqueles que “apenas” perfuram a língua ou a bochecha como uma espécie de piercing.
Alguns carregam um pedaço de madeira com oferendas. Sendo que a maioria dos fiéis carregam um pote de leite que é jogado sobre o deus Murugan no final da procissão.
Também tem aqueles que acompanham os carregadores dando suporte físico, psicológico, assim como, cantando, batucando e sendo presente! Geralmente são membros da família.
Onde acontece o Thaipusam em Singapura?
A preparação para o Thaipusam em Singapura começa na Little India no templo Sri Srinivasa Perumal e termina no templo Sri Thendayuthapani na Tank Road [clique aqui para ver o trajeto no google maps].
A procissão entre um templo e outro segue uma rota de mais ou menos 4.5km, pela Serangoon Road. Não tem muito jeito de se perder, pois há uma estrutura de suporte organizando os participantes e os curiosos.
Há várias maneiras de você assistir o festival:
- Chegar bem cedo, antes das 6 da manhã, no templo Sri Srinivasa Perumal. Assim você consegue ver a preparação do festival e os piercings sendo colocados nos fieis, como fez a Patti Neves.
- Encontrar os devotos no meio da procissão depois das 8 da manhã na Serangoon Road.
- Ver a chegada da procissão no templo Sri Thendayuthapani.
Minha experiência no Thaipusam em Singapura
Eu optei por pegar a procissão no meio rota, cheguei umas 8h30 e fui andando com eles até o final. No templo fiz todos os procedimentos indicados: entrei sem os sapatos, vi as oferendas de leite, tentei entender o contexto e depois, talvez a parte mais difícil de ver, fui observar a retirada piercings de alguns dos devotos.
Tudo muito intenso e cativante. Claro, que não posso deixar de compartilhar o quanto os hindus costumam ser amáveis. Afinal, consegui participar de tudo respeitando os limites e a religião.
Quando acontece o Thaipusam em Singapura?
O festival acontece durante a noite anterior e no dia do Thaipusam, pelo que entendi a procissão das oferendas acontecem até às 23h. Mais informações no website do festival, clique aqui.
Próximas datas para colocar na agenda:
- 2022: 18/Janeiro
- 2023: 05/Fevereiro
Onde se hospedar em Singapura:
Booking.comConclusão
Me senti muito privilegiada de ter participado do Festival Hindu Thaipusam em Singapura. Certamente, me interesso muito por essas manifestações religiosas e sempre fico intrigada com o que vejo.
Quando observo a fé de outras culturas, repenso minhas próprias crenças e reflito que não devemos acreditar em verdade absoluta, mas sim, respeitar o outro e tentar viver em paz!
Já pensou em conhecer Seychelles?
VIAGEM PARA SEYCHELLES – TODAS AS DICAS
SEYCHELLES: COMO ACHAR O LUGAR CERTO PARA O SEU BOLSO!