Unionville, em Toronto, é um vilarejo super chamoso e esbanja fofurice! E para aqueles que gostam de atrações turísticas conhecidas apenas por locais, aposto que Unionville vai se encaixar como uma luva.
Já mandei aqui no Viajoteca um roteiro de 2 a 4 dias em Toronto para conhecer o melhor da cidade. Contudo, se você tem mais tempo, ou está fazendo um intercâmbio, por exemplo, super recomendo uma passadinha Unionville, ao norte de Toronto, mais especificamente na cidade de Markham.
Aliás, antes de viajar para o Canadá, não esqueça de comprar um bom seguro viagem, serviços hospitalares para turistas custam caríssimos e melhor não arriscar. Use nosso link e garanta pelo menos 5% de desconto na sua cotação.
ONDE SE HOSPEDAR EM TORONTO – MELHORES BAIRROS!
1 DIA EM NIAGARA FALLS – ROTEIRO DETALHADO!
Unionville em Toronto
Muita gente acaba descobrindo Unionville em Toronto quando se descobre que a cidadezinha foi usada como cenário para do capítulo piloto do seriado Gilmore Girls. Isso mesmo, Unionville é a Stars Hollow canadense! Eu mesma fui para lá pela primeira vez, só por causa disso! (risos)
Mas independente de você ser fã das queridas personagens Lorelai e da Rory, certamente Unionville vale a pena ser visitada! Uma vilazinha é super fofa e deliciosa de se passar algumas horas.
Onde fica Unionville, Toronto
Unionville faz parte de Markham, ou seja, uma das cidades da “Grande Toronto” – GTA (Great Toronto Area).
Eu geralmente recomendo fazer a visita ao Toronto Zoo junto com Unionville, pois ambas atrações ficam mais ou menos na mesma região, ao norte de Toronto. Não é do lado, mas acho que encaixa, especialmente se tiver carro!
Vindo pela Highway 7, você chega em Unionville virando na Main St.Unionville. O charme desse pedacinho de Toronto já começa a despontar no momento que você adentra o primeiro quarteirão, e a gente se sente há anos luz da cidade grande.
Unionville fica a 35km a distância da CN Tower. Você pode usar transporte público para chegar lá, mas eu acho que demora demais. A forma mais fácil seria alugando um carro, usando o serviço de traslado particular ou via Uber/Lyft.
A cidade mais “asiática” de Toronto é Markham, então não faltam bons restaurantes dessa categoria por ali. Aliás, recomendo MUITO o restaurante chinês Ding Tai Fung [3235 Hwy 7 #18B, Markham, ON L3R 3P9, Canada]
Veja o mapa abaixo com os lugares que mencionei acima:
Toronto: Bilhete de 48 Horas para o Ônibus Hop-On Hop-Off
TORONTO NO INVERNO – DICAS DO QUE FAZER E COMO APROVEITAR!
O que fazer em Unionville, Toronto
A história de Unionville começa em 1794 e desde então, ela parece que foi projetada para encantar nossos olhos.
Ela é recheada de prédios históricos e está sempre decorada para as diferentes estações do ano do Canadá. Sendo assim, gastar algumas horas do dia caminhando pelas ruas, tomando um sorvete, jogando conversa fora em um pub ou degustando um café, é na minha opinião, um passeio e tanto.
Apesar de eu estar aqui falando e repetindo sobre o seriado Gilmore Girls, Unionville nem se preocupa com isso. Afinal, somente um capítulo foi gravado na cidade (o primeiro, no ano 2000), inclusive muitos lojistas nem sabem ao certo onde ou quais casas inspiraram a série.
A Livi, do blog Baianos no Polo Norte, escreveu um post super legal falando das cenas do seriado e das imagens atuais, recomendo a leitura!
Lugares para visitar em Unioville em Toronto
O centrinho de Unionville é minúsculo. Dessa forma, você pode deixar seu carro em um dos estacionamentos públicos e explorar a cidadezinha a pé, são somente alguns quarteirões para caminhar.
E para te ajudar com o itinerário, separei alguns dos meus lugares favoritos.
Eckhardt-McKay House
[197 Main Street]
Essa casa foi construída entre 1845 e 1856. Ela é muito associada a Fred Varley, antigo residente e um dos membros do “Group of Seven”, isto é, grupo de pintores que entre 1920 e 1933 viajaram o Canadá pintando a natureza do país.
Inclusive, se você visitar o museu AGO, em Toronto, terá a oportunidade de conhecer algumas obras desse “Grupo dos Sete”.
Old Firehall Confectionery
Essa é a antiga casa de bombeiro e que atualmente foi transformada em uma confeitaria que faz chocolates e guloseimas deliciosas! O prédio [170 Main St] foi construído em 1930.
As trufas da foto abaixo você encontra na Old Firehall Confectionery, elas são de chocolate e Ice wine, um “licor” digestivo muito famoso no Canadá, feito de uvas congeladas. Nós gostamos muito e recomendamos.
Old Unionville Congregational Church (c. 1879)
[150 Main Street]
Uma antiga igreja que há anos deixou de ser usada para fins religiosos e hoje virou uma loja de decoração e design de interiores. Mas independente disso, a arquitetura e sua presença na Main Street é indiscutível.
Pracinha central
A pracinha central de Unionville e seu gazebo são a marca registrada do vilarejo, ela fica na esquina da Main St x Fred Warley Cr. Sempre que visito Unionville alguma coisa está acontecendo por ali: seja um encontro entre amigos, uma bandinha tocando, ou casais dançando.
Eu particularmente, acho esse lugar bem acolhedor.
Gazebo redondinho
Esse foi o gazebo que inspirou o cenário artificial criado para ser a pracinha de Stars Hollow, do seriado da Gilmore Girls. Parece muito, eu já vi pessoalmente na visita que fiz a Warner Bro em Los Angeles e é muito parecido!!
Conclusão sobre Unionville em Toronto
Essas fotos foram somente um convite para vocês saborearem um pouquinho do que Unionville tem a oferecer. Com certeza, durante sua visita, você vai se apaixonar por outros prédios históricos, pelo jeitinho bucólico e charmoso dessa vilazinha localizada em Toronto (GTA).
Confesso que nenhum dos restaurantes de Unionville me atrai, mas tem alguns cafés interessantes.
Se for visitar, depois me diz o que achou?
Roteiros pelo Canadá:
14 Dias pelo Leste do Canadá
2 dias em Toronto
2 dias em Montreal
1 dia em Ottawa
5 Dias em Vancouver
Vancouver a Banff de carro
Respostas de 3
Unionville pertence a cidade de Makham e não Toronto. Mas é isso tudo que você disse sim! Maravilhosa! Excelente post.
Oies, Tudo bem?
Então, eu sei que fica em Markham, mas faz parte da GTA, né? Para quem está visitando fica mais fácil de entender, mas adicionei um parágrafo enfatizando essa parte, boa observação, obrigada pelo comentário.
E para ser sincera, nesses meus 20 anos de Canadá, todo mundo só usa a palavra Unionville e nunca Markham… Mas sei que é injusto! 🙂
Beijos