Uma visita a Grande Barreira de Corais Austrália é um passeio obrigatório para qualquer viajante! Um ecossistema incrível, delicado e de um colorido sem igual. A Barreira de Corais da Austrália é a floresta amazônica dos oceanos, entendeu a importância e o porque você deveria conhecer?
Mas enfim, você pode explorar a barreira de corais da Australia mergulhando, navegando, ou sobrevoando. Todavia, a mais popular e “econômica”, certamente é optar por um passeio de snorkel.
Nesse post vou mandar dicas de um passeio que fiz em uma de minhas viagens a Cairns, ou seja um dos principais locais para visitar a Barreira de Corais da Austrália. E antes de viajar, não esqueça seu seguro viagem, clique aqui para receber no mínimo 5% na sua cotação.
>> Leia também: O QUE FAZER EM CAIRNS E PORT DOUGLAS, AUSTRÁLIA
DICA: outro lugar imperdível de conhecer a barreira de corais é a região de Whitsundays, certamente um dos lugares mais bonitos da Austrália! SUPER RECOMENDO.
Clique para ir direto ao assunto:
- Sobre a barreira de Corais na Austrália
- Como são os passeios
- Como escolher uma boa operadora de passeio
- Melhor época para visitar
- Sugestão de melhores passeios
- Onde ficar em Cairns
COMO PASSAR PELA IMIGRAÇÃO NA AUSTRÁLIA
COMO LIDAR COM A DIFERENÇA DE FUSO HORÁRIO NAS VIAGENS
Sobre a Barreira de Corais Austrália
A Grande Barreira de Corais da Australia possui 2.300 quilômetros de extensão e é considerado o maior sistema de recife de corais do mundo. Não é atoa que todos que a visitam ficam extasiados diante de tanta beleza!
A barreira de corais da Australia se localiza na costa norte do estado de Queensland, um dos estados australianos. Há várias cidades ou ilhas que promovem esse tipo de atividade. No entanto, nesse post vamos falar da região de Cairns, que é um dos principais pontos de embarcação. Outra opção muito interessante com com boa infraestrutura é Arlie Beach ou Hamilton Island, a região de Whitsundays.
A barreira de corais da Australia é um dos recifes mais acessíveis do mundo e a prática do snorkel oferece ótimas oportunidades para ver peixinhos, peixões, corais, moluscos gigantes e se der sorte, tartarugas ou tubarões de recife (que não atacam humanos, pode fica tranquilo(a)!).
Para fazer snorkeling você precisa saber nadar, ter um condicionamento físico relativamente bom, já que a prática pode ser cansativa, e não ter receio de ver um mundo completamente diferente debaixo d’água.
Como são os passeios de snorkel em Cairns
A maioria dos passeios de snorkel em Cairns saem logo pela manhã (entre 7h30 e 9h) e retornam no final da tarde (16h ás 17h). A distância varia dependendo do recife que a empresa visita, mas geralmente leva entre uma e duas horas.
Cada tour tem um itinerário próprio, afinal, são mais de 2.900 recifes e 900 ilhas para “escolher”. Sendo assim, cada empresa tem licença do governo australiano para poder navegar e ancorar nos locais pré-estabelecidos, podendo incluir ou não bancos de areia, ilhas, plataforma marítima e/ou mergulho direto do barco para os corais.
Geralmente, os primeiros 30 minutos de mergulho de snorkel é feito sob acompanhamento de um guia, o que é muito legal. O guia indica o que ver e para onde ir, depois você fica livre para curtir como quiser. Obviamente, tenha muito respeito a natureza, já que o ecossistema da barreira de corais da Australia está em risco (veja esse post da Lucia Malla sobre o assunto).
Aliás, para os novatos na prática de snorkel, procure por tours que ofereçam guia dentro da água, assim, você fica mais confiante e aproveita mais o passeio.
Algumas empresas também oferecem barquinhos de chão de vidro para quem tiver medo de pular na água ou não conseguir nadar por tanto tempo, uma forma de democratizar o passeio. Esses barquinhos também são adorados pelas crianças!
Dicas para escolher uma boa operadora
Os tours de barco de um dia para a Barreira de Corais da Austrália, saindo de Cairns, costumam oferecer refeições a bordo (lanches e almoço). Para tours de preço mediano, não vá esperando comida de chef, mas dá para encarar. E obviamente, ninguém deve exagera na comida e bebida a bordo, pois se o mar estiver revolto, já viu o que pode acontecer, né?
E por falar em mar revolto, isso é bastante comum, especialmente quando se está navegando pelo alto mar, entre Cairns e a barreira de corais.
Caso passar mal, avise a tripulação para que eles te indiquem como proceder. Além de ser indicado sentar olhando o horizonte, há também uma pílula anti-enjôo que faz milagre (a maioria dos tours oferecem gratuitamente ou por uma pequena taxa) e se não der para seguraar, tem sempre um baldinho a disposição.
Ao escolher um tour é muito importante pesquisar para onde eles irão te levar e verificar se você ficará satisfeito. Outra coisa importante sobre a barreira de corais é saber a diferença entre “inner reef” (recife de interior) e “outer reef” (recife de exterior), mais informações abaixo.
>> Eu indico esse tour aqui: Cruzeiro com Snorkel e Mergulho Outer e Coral Cay
Inner reef
Os Inner reefs são recifes de interior que ficam ao redor de ilhas ou banco de areias. Eles geralmente possuem bastante corais moles e fornecem condições favoráveis para os peixes mais jovens sobreviverem antes de se aventurarem para o mar. A média de visibilidade é de 5 metros.
Os inner reefs são indicados para novatos na prática de snorkel, e um dos passeios mais famosos de Cairns é para a Green Island ou Fitzroy Island. Mas há outras opções como bancos de areia, que eu acho muito legal!
Outer reef
Já os outer reefs ficam mais distantes de Cairns e é onde ficam os melhores visuais para quem vai fazer snorkel ou mergulho na barreira de corais. Lá você encontrará peixes um pouco maiores, a visibilidade tem cerca de 15-20 metros e a abundância de peixes e corais tende a ser bem maior. Por outro lado, não há ilha ou banco de areia, ou seja, para fazer snorkel você pula do barco para a água e vai para o abraço!
Dica de passeios que vão para o outer reef e estão com boa recomendação:
- Cruzeiro com Snorkel e Mergulho Outer e Coral Cay
- Cruzeiro Premium saindo de Cairns
- Grande Barreira de Corais, excursão de 3 dias
+ Países que exigem certificado internacional de Febre Amarela
+ Daintree Wilderness & Cape Tribulation Full-Day Tour
+ Exercícios para fazer dentro do avião (evite dores e trombose)
Melhor época para visitar a barreira de corais da Australia
A melhor época para visitar a barreira de corais da Australia é entre os meses de Junho a Outubro. Vamos aos detalhes e entender os motivos.
Não há uma época que seja ruim de fazer a visita, pois sempre haverá coisas lindas para ser vista durante o mergulho. Todavia, entender a diferença entre as estações de seca e de chuva na região tropical de Queensland é muito importante, assim como saber qual o período de maior incidência da água viva mortal (jellyfish box).
A época das chuvas (verão) acontece entre Outubro e Abril e a temperatura da água fica em torno de 32C. Enquanto a estação de seca (inverno) acontece entre Maio e Outubro, quando a temperatura da água fica em torno de 24C.
Verão – Barreira de Corais da Austrália (outubro a abril)
Vantagens e desvantagens:
- Baixa visibilidade: a chuva deixa a água mais densa, diminuindo assim a visibilidade – fator super importante para snorkel e mergulho.
- Chance de tempestade: na época de chuva, tem mais chance do tour ser cancelado devido a ocorrência de tempestades.
- Água vida mortal (jellybox fish): nessa época as águas vivas mortais são encontradas com mais frequência. Elas são muito perigosas e seus ferrões causam dor severa podendo até ser fatal. Como elas são transparentes e tem apenas 2cm, identificá-las durante a prática de snorkel é quase impossível. Mas a maioria das empresas são preparadas para oferecer os primeiros socorros e roupa apropriada para essa época do ano (stinger suits) são oferecidos aos passageiros.
Inverno – Barreira de Corais da Austrália (maio a setembro):
Vantagens e desvantagens:
- Alta temporada: obviamente a alta temporada significa que haverá mais turistas por metro quadrado e raramente tem promoções.
- Temperatura da água: a temperatura média da água é de 24C, o que pode ser fria para o mergulho longos. Eu, por exemplo, não consegui ficar mais de uma hora dentro do mar mesmo com a roupa neopreme (que ajuda na flutuação e mantem a temperatura do corpo).
- Chance de ver migração de baleias: em maio, as baleias Minke, visitam a região de Cairns, e de julho a setembro é a vez das baleias jubarte. Se der sorte delas passarem pelo barco, será um passeio dois em um!
>>> COMIDAS TÍPICAS DA AUSTRÁLIA – INCLUINDO SOBREMESAS!
Opões de passeios de snorkel pela Barreira de Corais
Eu já fiz alguns passeios para a barreira de corais na Australia saindo de Cairns, de Port Douglas, de Hamilton Island e de Arlie Beach, pois é… eu amo!
Cairns e Port Douglas ficam na mesma região, mais ou menos 60 minutos entre uma cidade e outra
Passeios saindo de Port Douglas:
Nossa primeira visita foi em 2008 e na época (informações sobre viagem online eram bem diferente dos dias de hoje). Por isso, escolhemos um catamarã bem grande e com bastante passageiros, o tour do Quicksilver Outer Barrier Reef Full-Day, que hoje só opera passeios saindo de Port Douglas. Esse foi meu primeiro mergulho de snorkel e fiquei fascinada com o que vi, recomendo esse tour para famílias com crianças, por exemplo.
Porém, se eu escolhesse o pessoal da Quicksilver novamente, eu reservaria o tour, Silversonic Great Barrier Reef Dive & Snorkel Adventure, que tem mais aventura e te leva para 3 recifes diferentes.
Em 2019 eu já fiz outro passeio que amei ainda mais, veja abaixo as opções:
- De Port Douglas: Outer Reef Cruise por catamarã de luxo
- Port Douglas: Cruzeiro para Barreira de Corais Outer reef
Passeios saindo de Cairns:
Cairns também tem vários passeios saindo para a barreira de corais e recomendo calma para escolher o que tem mais a ver com você e com as pessoas que estarão te acompanhando. Ou seja, o que é o mais legal para mim e meu marido, não necessariamente será para você.
Eu provavelmente escolheria um desses três (amaria fazer o terceiro com pernoite):
- Cruzeiro com Snorkel e Mergulho Outer e Coral Cay
- Cruzeiro Premium saindo de Cairns
- Grande Barreira de Corais, excursão de 3 dias
Onde ficar em Cairns
A região de Cairns, na Australia, é repleta de atividades que envolve contato com a natureza. Além da Grande Barreira de Corais da Austrália, há também a floresta tropical Daintree (a mais antiga do mundo), algumas atividades para conhecer a história dos aborígenes da região (povo nativo), passeio de barco para ver crocodilos, praias etc.
Eu recomendo passar pelo menos uns 3 dias por lá, mas quem puder, entre 5 e 7 dias é o ideal.
Há três cidades que você pode usar como base: Cairns, Port Douglas e Palm Cove. As duas primeiras são mais famosas, mas eu gosto mesmo é de Palm Cove, menor e com climinha mais praiano.
Nessa nossa última visita ficamos no The Reef House – MGallery by Sofitel em Palm Cove e recomendamos muito. Contudo, eles poderiam dar uma melhorada nos quartos (pelo preço que cobram).
Mas há muitas boas opções de hospedagem, e minha dica é reservar com antecedência na alta temporada, pois os melhores hoteis ou apartamento vão embora rapidinho.
Conclusão
Gostaram dessa dica de como foi nosso passeio de snorkel pela Barreira de Corais da Austrália? Espero que tenha ajuda a entender como funcionam os tours e que te tenha deixado com vontade de conhecer esse ecossistema maravilhoso do nosso planeta.
E se gosta das informações aqui no Viajoteca, não esqueça de usar nossos links para fazer suas reservas, mais que nunca, precisamos muito do seu apoio, você não paga a mais por isso, muitas vezes recebe descontos especiais enos ajuda a pagar as contas do blog, que são muitas!
Leia também:
O QUE FAZER EM PERTH, AUSTRÁLIA