A beleza natural da região de Bonito é algo que salta aos olhos de quem chega ali. Assim como suas matas e inúmeros rios fazem a fama desta parte tão linda do Brasil e são sua marca registrada, pois oferecem muitas opções de entretenimento. De fato, um dos tipos de passeio mais procurados por quem viaja até lá são os que promovem trilhas pelas florestas para ver nascentes e cachoeiras. E um dos mais incríveis passeios é a trilha conhecida como Boca da Onça em Bonito.
Mas o que este passeio tem de tão especial e o que ele oferece? Eu te conto tudo ali abaixo!
Já temos outros posts para te ajudar a entender como funciona o turismo em Bonito e que dão várias dicas boas.
- TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS
- DICAS DE BONITO MS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA PLANEJAR SUA VIAGEM
- O QUE FAZER EM BONITO – MS
Boca da Onça em Bonito
Na realidade, eu nem sei por onde começar a contar sobre as belezas deste passeio… é tanto lugar lindo que se vê desde a chegada até o final do tour, que a gente até se perde. Mas uma coisa eu te digo: faça este passeio se você for a Bonito!
O passeio consiste em se percorrer uma trilha pela mata e ir visitando diversas cachoeiras ao longo do caminho, onde em algumas é possível parar para tomar banho.
Afinal, o que é tão especial nesta trilha? Tudo! A paisagem é linda, a estrutura da fazenda é incrível e a trilha passa por tantas belezas que nem dá para enumerar todas. Mas para começar, neste trajeto de 4 km (e com 886 degraus, devo avisar!) se passa por várias cachoeiras lindas, entre elas a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul que tem 156 metros de altura. Aliás, é possível fazer rapel na pedra desta cachoeira, que se chama Boca da Onça.
Fora isto, tem o Buraco do Macaco onde precisa se mergulhar sobre pedras e chegar num buraco com uma cachoeira, sem dúvida, um dos pontos altos do passeio. Mas não acaba aí, outras cachoeiras lindas e uma vista do vale de tirar o folego estão pelo caminho. Ainda, o almoço e o café da manhã estão incluídos no valor do passeio, que dura o dia todo.
O passeio no Boca da Onça
Para começar, devo alertar que o passeio oferecido pelo Boca da Onça Ecotour não fica em Bonito, mas sim em Bodoquena, uma outra cidade. Para chegar até lá são cerca de 65 km de estrada, sendo boa parte dela em estrada de terra por dentro de fazendas. Entretanto, você não precisa se preocupar, a estrada é boa e chegar lá é fácil e bem-sinalizado.
A sede da fazenda é um lugar super agradável e muito bonito, bem amplo e organizado, onde você é recepcionado com café da manhã e na volta do passeio com um almoço delicioso. Eles têm duas belas piscinas de água corrente natural bem em frente à recepção e que pode ser usada depois do passeio. Ainda, o lugar conta com mais 4 tanques com peixes típicos da região para nadar, com hidromassagem e ducha natural.
Fora isto, também tem um pequeno museu, um salão de jogos e um redário para descansar depois da trilha (o do farto almoço).
Logo ao chegar, você faz o seu check-in, onde apresenta o voucher do passeio e fica sabendo qual é seu grupo. Depois disto, é só ir tomar o café e aguardar o seu grupo ser chamado pelo guia que vai acompanhar o passeio. Por ali, não falta nada, banheiros, trocadores e muito espaço para sentar e tomar seu café com tranquilidade.
O início da trilha não fica na recepção da Fazenda Boca da Onça, e para chegar lá é necessário seguir de Jardineira Motorizada, um tipo de caminhão aberto com bancos na parte traseira.
Trilhas disponíveis na Fazenda Boca da Onça
Em síntese, existem 4 tipos de trilhas diferentes disponíveis para os visitantes fazer e conhecer as belezas da Fazenda Boca da Onça, suas nascentes e cachoeiras. Cada uma delas tem extensões diferentes para agradar diferentes tipos de visitantes. Em comum, todas passam por partes de matas da fazenda e visitam cachoeiras de águas cristalinas.
Trilha Adventure
Quando se fala em trilha Boca da Onça em Bonito, a maioria das pessoas está falando sobre a Trilha Adventure, que é a mais procurada e a que é a trilha padrão da fazenda. Ela tem 4 km de extensão e passa por 8 cachoeiras, sendo uma delas a famosa Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Estado do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura. No entanto, somente 4 delas são pontos de banhos. As paradas de banho são: Cachoeira Boca da Onça, Buraco do Macaco, Poço da Lontra e na Praia Boca da Onça.
Além das cachoeiras, você passará pela plataforma de rapel que fica a 90 metros de altura e que avança por 15 metros para dentro do Cânion do Rio Salobra e oferece uma vista fabulosa do vale da Serra da Bodoquena. Além disto, a visita passa por cavernas e poços extremamente fotogênicos. O passeio dura cerca de 4 a 5 horas de caminhada, com diversas paradas.
+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR
Trilha Discovery
Certamente, os aventureiros têm uma opção mais a sua cara na Fazenda Boca da Onça em Bonito. A Trilha Discovery é a mais longa e mais cheia de aventuras que a Trilha Adventure, já que ela passa por mais lugares que são de pontos difícil acesso. Ela começa num ouro ponto e acaba no início da Trilha Adventure, que é feita na sequência.
Deste modo, quem faz a Trilha Discovery faz bem dizer 2 trilhas, já que faz a Trilha Adventure e mais um outro trecho com pontos únicos no Rio Salobra, somando num total de 6,5 km de caminhada. No total são 15 pontos, entre cachoeiras e cascatas, entre eles, sendo 9 pontos de banho.
Meia Trilha Adventure Boca da Onça
Na realidade, esta meia trilha é um pedaço da Trilha Adventure, que foi criada para os visitantes que gostariam de conhecer a famosa Cachoeira Boca da Onça, mas que não gostariam (ou não poderiam) de fazer a trilha completa. Geralmente, esta é a opção escolhida por famílias com crianças e maiores de 60 anos. A meia trilha passa por 2 cachoeiras e faz 3 paradas para banho, num trajeto de 2,2 km.
Meia Trilha Adventure Buraco do Macaco
Do mesmo modo que a meia trilha anterior, esta meia trilha também é uma trilha mais curta, baseada na Trilha Adventure normal. Entretanto, ela foi feita para aqueles que querem conhecer o Buraco do Macaco e é a mais curta de todas as oferecidas. Deste modo, ela percorre 2,1 km dentro da mata, e passa por 7 cachoeiras e tem 3 paradas para banho. Dessa maneira, é considerada a mais leve.
O que ver na trilha
Os passeios pela trilha começam intercaladamente pelas duas pontas, assim não é possível saber de antemão por onde o seu passeio vai começar. Independente de onde for, tenha certeza que vai ser inesquecível e que vai passar por todos os pontos importantes de se visitar na Fazenda Boca da Onça.
Mas acho bacana realçar que alguns pontos ao longo da trilha são realmente especiais e abaixo estão alguns que você deve tomar nota e guardar espaço no seu cartão de memória da máquina fotográfica.
Piscinas da Cotia e Janela para o Céu
Sem dúvidas, este é um dos lugares mais lindos de toda região! E eu não estou falando só desta fazenda, mas de toda região de Bonito. De um lado está uma bela cachoeira com quedas de até 4 metros de altura, suas tufas de calcário e uma piscina de águas cristalinas na sua frente. Já para o outro lado, se tem a incrível Janela para o Céu da Boca da Onça. Sabe daqueles lugares que nos deixam sem fôlego de tanta beleza¿ Então, este é um destes!
Ela é a junção de uma piscina natural com borda infinita que emoldura uma vista incrível para a Serra da Bodoquena. Ao fundo, está a mata do cânion do Rio Salobra. Simplesmente maravilhoso!
Buraco do Macaco
Além de um lugar incrível, como a Janela para o Céu, a Fazenda Boca da Onça tem mais um lugar que eu listo como um dos mais lindos que já vi: o Buraco do Macaco. Uma visão linda que junta uma cachoeira de 7 metros de altura que cai dentro de um buraco, que é acessado passando por uma caverna submersa. Dentro do buraco, você está dentro de uma piscina natural com várias quedas de água. Realmente incrível e um dos lugares mais fotogênicos de Bonito!
Poço da Lontra
Por vezes escolhido como o lugar favorito de muitos para uma parada para banho, o Poço da Lontra é uma cachoeira de 4 metros de altura que desagua numa piscina natural que tem 7 metros de circunferência e 2 metros de profundidade. Ao mesmo tempo que você mergulha nesta piscina de águas transparentes (e gelada!), você pode passar por trás das do paredão de água das quedas da cachoeira ou ainda fazer uma relaxante massagem com as águas caindo nas suas costas.
Cachoeira da Anta
Apesar de não ser possível tomar banho nesta cachoeira, ela não deve ficar de fora do seu passeio. Realmente bonita e muito fotogênica, o difícil é conseguir enquadrar toda beleza deste lugar espetacular. Afinal, são 20 metros de altura de queda d’água emoldurada por uma mata tão verde que chega ser fosforescente. Na base da cachoeira estão piscinas formadas pelas tufas de calcário, que complementa ainda mais a lindeza deste lugar.
Atualmente, para fazer a visita desta cachoeira, os visitantes seguem por uma plataforma que fica grudada numa rocha que circunda a cachoeira.
Cachoeira Boca da Onça
A cachoeira que dá nome a fazenda e ao passeio, é nada mais nada menos que a cachoeira mais alta de todo Estado do Mato Grosso do Sul e, naturalmente, uma das mais altas do Brasil. Assim sendo, é fácil entender porque esta cachoeira é sua maior atração. Além disso, ela é linda, com bastante volume de água e envolta de muito verde.
Com 156 metros de altura, esta cachoeira ganhou este nome porque as quedas de água formam no paredão atrás da cachoeira a imagem da cara de uma onça com a boca aberta. Não só a cachoeira é muito bonita, mas todo o lugar é muito fotogênico, já que fica dentro do cânion do Rio Salobra e é cheio de verde, de uma mata bem densa e intensa.
Antes que você pergunte se pode tomar banho neste lugar, eu já te respondo que sim! Na base da cachoeira tem um deque enorme, com cadeiras de praias e bancos, onde você pode descansar das escadarias e apreciar a vista incrível e, naturalmente, você pode mergulhar na piscina formada abaixo da cachoeira. Por fim, para completar a paisagem, o lugar ainda é decorado com a plataforma do rapel que fica ao lado da cachoeira, mas numa distância suficiente para não atrapalhar a beleza dela.
Entre outras cachoeiras a fazenda Boca da Onça em Bonito ainda tem a Cascata do Jabuti, a Praia Boca da Onça, Cachoeira do Fantasma, Cachoeira da Queixada, Cachoeira da Paca e pôr fim a Garganta da Arara.
Considerações sobre a trilha Boca da Onça
Limite de participantes
Em virtude de o passeio ter um viés ecológico e 55% da Fazenda Boca da Onça ser de preservação ambiental, existe um limite diário de visitantes permitidos. Deste modo, somente 226 pessoas por dia podem fazer o passeio, sendo eles divididos em grupos pequenos que saem em diferentes horários pela manhã, em sequência.
Como é uma das atrações mais procuradas em Bonito, eu indico que você se planeje com antecedência.
Leia também:
- FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA: UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO
- AS CACHOEIRAS SERRA DA BODOQUENA EM BONITO
- ESTÂNCIA MIMOSA EM BONITO: TRILHAS, CACHOEIRAS E MUITA DIVERSÃO
Grau de dificuldade
Em princípio, a trilha Boca da Onça em Bonito requer um nível de condicionamento físico médio. A trilha Adventure, que é a mais procurada, tem uma extensão de 4 quilômetros pela floresta. Ao longo desta trilha, os visitantes têm de subir e descer 886 degraus. Naturalmente, os guias vão fazendo diversas paradas ao longo da trilha e ela não se torna tão cansativa, mas ainda assim é importante que todos os visitantes estejam alertas para o fato de que não é um passeio plano.
Equipamentos necessários para o passeio
O uso de tênis obrigatório, já que não é permitido fazer o passeio de chinelo, por exemplo. Aqueles que preferirem, podem alugar botinhas de Neoprene na lanchonete, antes de o passeio começar. Mas devo dizer que eu achei o tênis o sapato ideal para fazer a trilha. Basta ter uma toalha para secar os pés depois dos mergulhos na cachoeira ou esperar os pés secar para calçar o tênis de novo e seguir adiante.
Incluso no valor do passeio
- Café da manhã e almoço típico regional com sobremesas (sem bebidas) feito no fogão a lenha;
- Seguro contra acidentes;
- Coletes salva-vidas;
- Guia profissional credenciado pelo MTUR.
O que o passeio não inclui
- Bebidas;
- Despesas pessoais no restaurante e lojinha;
- Serviços opcionais (como rapel).
Dicas
- Lembre-se de levar roupa de banho, chinelo e toalha. Além disto, é bom ter repelente e protetor solar.
- Na sede da fazenda tem restaurante, bar e loja de souvenirs, onde você pode comprar lembranças do passeio e da fazenda. Eles aceitam não só cartões de crédito VISA, Mastercard e AMEX, como também cartões de débito e dinheiro.
Crianças podem fazer a trilha Boca da Onça em Bonito?
Apesar de não haver uma proibição para crianças pequenas, o passeio não é indicado para elas. Isto porque a trilha é longa, conta com quase 900 degraus de escada e tem somente um ponto de saída (retorno para sede).
Entretanto, na minha opinião pessoal, eu acredito que somente crianças maiores de 10 anos aproveitem o passeio, desde que sejam crianças ativas e que não se importem em caminhar bastante.
O Boca da Onça Ecotour não oferece serviço de babá e crianças menores não podem ficar desacompanhadas na sede da fazenda enquanto os pais ou responsáveis fazem o passeio. Uma alternativa é conversar nas agências de turismo em Bonito e perguntar por indicação de babás, já que eles possuem um cadastro de algumas para oferecer.
Restrições do passeio Boca da Onça em Bonito
Deste mesmo modo que acontece com as crianças, pessoas idosas e/ou pessoas com dificuldade de locomoção também devem pensar duas vezes se estarão dispostas a encarar a trilha completa. O trecho dentro da mata é longo e existem muitas escadas, que são encaradas na descida para até o Rio Salobra e depois na subida, para retornar aonda se pega o transporte.
Além disto, a trilha Boca na Onça em Bonito não é recomendada para mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos. Aliás, todos problemas de saúde devem ser relatados na hora do check-in, como diabetes, hipoglicemia, pressão alta ou baixa, alergias graves, problemas respiratórios, cardíacos e sanguíneos etc.
Outras atividades oferecidas no Boca da Onça Ecotour
Rapel na Boca da Onça
Certamente os mais aventureiros não vão querer perder a oportunidade de fazer rapel na maior plataforma de rapel do Brasil! Sim, a maior plataforma de rapel do país fica ao lado da mais alta cachoeira do estado do Mato Grosso do Sul.
Então, se você gosta do esporte ou quer viver uma experiência diferente, não deve perder a oportunidade de fazer esta descida de 90 metros no paredão de frente com o Cânion do Rio Salobra. A plataforma de onde se começa a descida se projeta 15 metros adiante sobre o precipício e, também é visitada pelos visitantes da trilha. Aliás, devo dizer que a vista lá de cima é incrível!
No entanto, o rapel da Boca da Onça é negativo. Mas o que isto significa? Ou seja, ele é sem o apoio dos pés nas rochas, você desce no ar, sem se apoiar no paredão. Com isto, a vista é livre e simplesmente fantástica, tanto da cachoeira ao lado, quanto do Cânion do rio Salobra.
O passeio é cheio de adrenalina, mas não é só para experts, não. O rapel é aberto a todos. Entretanto existem algumas restrições para o passeio: somente são aceitas pessoas acima de 12 anos, tem no mínimo 1,40 metros de altura e peso mínimo de 45 kg.
Então, caso você se interesse em fazer o rapel, saiba que são somente 30 vagas por dia e que a segurança é a maior preocupação do receptivo, deste modo, os equipamentos são vistoriados diariamente e você é observado o tempo todo por diversos instrutores que estão na plataforma, na base e até mesmo no meio do paredão.
Informações Práticas
Endereço
Rodovia MS-178 para Bodoquena, Km 26 Bodoquena – MS
A distância total de Bonito é 58 km (sendo 10 km de terra), já da cidade de Bodoquena-MS está a 34 km.
https://www.bocadaonca.com.br/
Como chegar e estacionamento
Como o endereço ali em cima entrega, o Boca da Onça Ecotour fica em outra cidade, a cerca de 65 quilômetros de Bonito. Assim, chegar lá precisa de um pouco de planejamento, já que não existe transporte público até as atrações de Bonito, sejam elas perto ou não. Deste modo, a opção é seguir de carro (próprio ou alugado) ou ainda contratar um transfer para levar até lá.
Caso alugar um carro não seja uma opção para você, não deixe de reservar o transfer já na hora que você comprar o passeio, assim você não correr o risco de não ter como chegar lá no dia do passeio.
Também é importante tem em mente que você precisa sair de Bonito pelo menos 1 hora antes do horário agendado do seu passeio. Por exemplo: caso seu passeio seja às 09h, o seu horário máximo de saída de Bonito deverá ser às 08h, para não perder seu horário de passeio.
Bilhetes
Antes de mais nada, é importante ressaltar que não é possível comprar ingresso na hora. Nenhuma das atrações em Bonito vende ingressos na hora. Deste modo, você só pode fazer um passeio se comprar os bilhetes antecipadamente.
Saiba tudo sobre como funciona a compra de ingressos para os passeios em Bonito aqui:
+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS
Entretanto, é importante saber que os valores dos passeios são tabelados, independentemente de onde você compra (qual agência você escolher), o valor será o mesmo.
Trilha Adventure
Alta Temporada (valores com almoço)
Adultos: R$ 546,00.
Crianças (07 a 11 anos): R$ 273,00.
Baixa Temporada (valores com almoço)
Adultos: R$ 455,00.
Crianças (07 a 11 anos): R$ 227,50.
Trilha Discovery
Alta Temporada (valores com almoço)
Adultos: R$ 640,00.
Crianças (07 a 11 anos): R$ 335,00.
Baixa Temporada (valores com almoço)
Adultos: R$ 558,00.
Crianças (07 a 11 anos): R$ 279,00.
Rapel
Os mais aventureiros têm a oportunidade de fazer Rapel na maior cachoeira do estado do Mato Grosso do Sul.
Alta Temporada
Rapel + Trilha + almoço: R$ 876,00.
Baixa Temporada
Rapel + Trilha + almoço: R$ 730,00.
Horário de funcionamento
Os passeios começam diariamente às 08h e os grupos vão sendo chamados a cada meia hora até às 11h30, quando sai o último grupo. O receptivo fecha às 16h. Já os passeios acontecem inclusive feriados, natal e ano novo.
Onde ficar em Bonito
Apesar de o passeio a Boca da Onça não ser em Bonito, e sim na cidade de Bodoquena, o interessante é você se hospedar mesmo em Bonito, que é uma cidade bem mais voltada ao turismo e com mais opções de hotéis e agradáveis pousadas.
Existem algumas opções de hospedagem que ficam mais afastadas do centro da cidade e que oferecem uma experiência mais de contato com a natureza, como é o caso da ótima Pousada Olho D’Água, da Pousada Boyrá, do Hotel Cabanas e do Hotel Santa Esmeralda. Entretanto, este é o tipo de hospedagem que você vai precisar ter um carro próprio ou alugado disponível.
Eu me hospedei no Chalé do Bosque e achei bem legal. O lugar fica no alto de um morro dentro da cidade, cercado pela natureza e bem privativo. Mas também precisa de carro, já que é longe para ir caminhando até o centro de Bonito.
Vai para Bonito com crianças? Então não deve deixar de olhar o Zagaia Eco Resort. Certamente teria sido minha escolha se eu tivesse levado minha filha.
Por final, outros lugares mais centrais e bem indicados são a Pousada Surucuá, o Bonito Ecotel e a Pousada Gira Sol.
Prontos para fazer a trilha Boca da Onça em Bonito?
Espero que tenham curtido essas dicas deste super passeio em Bonito! Sem dúvida, um dos lugares mais lindos que já visitei, com vistas incríveis e com muito respeito à natureza. Sendo assim, qualquer dúvida ou sugestão, eu e o pessoal aqui do Viajoteca estamos a disposição nos comentários no final desse post!
Aliás, aproveito para pedir para usar nossos links de parceiros sempre que possível, assim a cada reserva concluída ganhamos uma micro-comissão que nos ajuda a manter o Viajoteca com dicas sempre atualizadas! Naturalmente, você não paga a mais por isso, fora que às vezes ainda ganha descontos especiais e nos ajuda muito!
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 12
Tenho muito vontade de conhecer Bonito. Para quem não gosta muito de fazer trilhas e turismo de aventura, tem como aproveitar a viagem em Bonito?
Oi, Andressa!
Pessoas que curtem apreciara natureza tem muita coisa legal pra ver em Bonito, mas invariavelmente existe sempre uma pequena trilha dentro da mata para chegar na maioria dos lugares. Algumas trilhas são curtas e não envolvem nenhum tipo de aventura, mas ainda assim são pequenas trilhas. Já a cidade de Bonito em si não é o grande atrativo da região, ela serve mesmo só de base para os passeios que são feitos nas fazendas ali perto. 😉
Sem dúvida um lugar maravilhoso, quero muito conhecer Bonito, principalmente pelas belezas naturais e trilhas, que local fantástico.
Realmente, Flavia! Um dos destinos brasileiros mais incríveis que já visitei. 🙂
Obrigada pela visita!
Bonito estava na minha lista de viagens de 2020 😔 a cada post fico mais encantada com esse lugar – além de amar esses nomes todos com referência a animais! Já guardei o contato da agência que vc indica para minha futura viagem.
Torcendo muito pra esta loucura toda passar e a vida da gente poder ter um pouco de normalidade. Bonito merece estar nas listas do “ir pra ontem”! 🙂
Obrigada pela visita!!
Olá vou para bonito. Gostaria de saber se tem serviço de fotos nesta trilha?
Olá!
Infelizmente não sei dizer. Recomendo você olhar direto no site da atração, para ver se eles oferecem este tipo de serviço. 😉
Boa viagem!
Caraca, fazer o passeio da trilha da Boca da Onça em Bonito é TUDO o que eu preciso fazer assim que a pandemia passar. Estou chocada com as fotos, conexão total com a natureza. E adorei os nomes dos lugares, tudo com bicho fofo, lontra, macaco, anta… hehhee
Sem brincadeira, Gabi, um dos lugares mais incríveis que já visitei na minha vida! Bonito é realmente um dos destinos mais incríveis do Brasil, e este passeio é um dos melhores de lá!
Eu nem saberia dizer o que achei mais bonito nessas incríveis imagens naturais da Boca da Onça em Bonito! Cada cenário mais apaixonante que o outro. Se olhando a foto da Janela para o Céu da Boca da Onça, eu fiquei sem fôlego, imagino só como você se sentiu, estando lá e sentindo a energia do lugar! Esse Brasil não cansa de me surpreender!
Analuiza, o lugar é realmente incrível!! Eu fui para Bonito sem grandes expectativas e voltei de queixo caído com as belezas que vi. E este passeio está no meu top 3! Obrigada pela visita!