Escolher uma cidade charmosa na Alemanha para visitar não é tarefa das mais fáceis, já que as opções são inúmeras. Entretanto, uma das fortes candidatas é a linda Heidelberg, sem sombra de dúvidas. Com seu imponente castelo, o Castelo de Heidelberg, a olhando do alto, a cidade é uma das mais fotogênicas do país. Por isto, a cidade é um grande destino de viagem!
Heidelberg é aquele tipo de cidade charmosa, que faz a alegria dos olhos. Em cada canto tem um detalhe a ser descoberto. Aliás, seu centro antigo é muito gracioso e cheio de atrações. De forma que ela fica próxima a Frankfurt, a cidade é uma excelente opção de bate-volta para quem tem mais dias. Como também fica no caminho para quem pretende conhecer a Floresta Negra, ela passa a ser parada obrigatória no roteiro de quem segue em direção ao sul da Alemanha.
Certamente, a cidade oferece várias atrações irresistíveis, mas nenhuma bate seu castelo que a olha de cima da montanha. E uma visita ao Castelo de Heidelberg pode ser um dos pontos altos da sua visita. Vai por mim e venha saber tudo sobre ele para sua visitar ser inesquecível! 😉
De Frankfurt: Excursão para Heidelberg de 6 Horas
Leia também:
+ FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT
+ OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA
+ BURG ELTZ, UM DOS MAIS BELOS CASTELOS DA ALEMANHA
Schloss Heidelberg – Castelo de Heidelberg
Olhando a cidade do alto da montanha, o Castelo de Heidelberg brilha. Naturalmente, ele figura como atração número 1 da cidade. Na realidade, este que chamam de Schloss Heidelberg (Castelo de Heidelberg) é hoje as ruínas bem preservadas deste monumento que um dia já teve um passado glorioso. Se mesmo sendo ruínas, ele ainda assim é uma estrutura impressionante e imponente, imagine nos tempos de glória!
A cidade de Heidelberg é cortada pelo rio Neckar, que forma um vale na região, sendo que dos dois lados do rio são grandes montanhas. Na encosta do lado direito, erguendo-se a 80 metros acima do rio, encontra-se este que é o símbolo da cidade e sua maior atração: o Castelo de Heidelberg. Não tem como não notar este monumento. Seja por sua grandiosidade, pela sua cor avermelhada, ou ainda pela sua posição dominante.
A saber, esta estrutura é uma das mais famosas ruínas da Alemanha.
Tour pelo Castelo de Heidelberg: conheça a Residência dos Eleitores
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Reserve seu hotel na Alemanha ou em Heidelberg no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.
[/vc_message]
História do Castelo
O castelo é muito antigo, tendo mais de mil anos de história. A primeira vez que mencionaram o castelo foi no ano de 1196. Por vários séculos, o lugar foi a residência dos príncipes-eleitores do Palatinado. Os príncipes-eleitores eram os manda-chuvas na região de Heidelberg. A cada geração, ele ganhava novas salas e ia sendo ampliado, mas também ia sendo modificado. A forma que se vê hoje, o castelo ganhou a partir de 1544. Aliás, sua primeira grande destruição aconteceu durante a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648). Esta famosa guerra foi uma grande luta entre católicos e protestantes por toda a Europa, especialmente na Alemanha.
Somente em 1697, com o fim da Guerra, os moradores da cidade começam a retornar e a reconstruir a cidade. Entretanto, sem muitos recursos financeiros, nem os príncipes-eleitores do Palatinado, e muito menos os habitantes da cidade, tinham como reconstruir o grande castelo. Então, em 1742, o eleitor Karl Theodor planejou voltar com toda sua corte para cidade e reconstruir o Castelo, e assim o fez. Mas não muito tempo depois, quando ainda estavam o reconstruindo, em 1764, um raio atingiu o castelo causando um enorme incêndio. Este imprevisto acabou com todos os progressos que haviam sido feitos nos últimos anos.
Desse modo, por muito tempo o Castelo ficou esquecido na colina. Neste período, os moradores foram retirando tudo que de valor ali tinha. Inclusive suas pedras foram usadas para construir casas pela cidade. Até que em 1810, o conde francês Charles Graf von Graimberg se movimentou em defesa de sua preservação.
Heidelberg: Tour Privado de 3 horas com visita ao Castelo
Hoje em dia
Atualmente, a arquitetura do Castelo de Heidelberg combina os estilos medieval, renascentista e barroco. Isto é, devido as suas inúmeras reconstruções ele não tem mais um estilo único. As tentativas de fazer o castelo ser habitável ao longo dos tempos que deram sua forma atual.
Hoje em dia, quando a gente faz a visita, percebe que apenas uma pequena parte do Castelo de Heidelberg foi reconstruída. E é nesta parte que podemos circular e que está aberta à visitação, apresentando museu e exposições. Apesar de não ser muito grande, ainda tem bastante para ver e conhecer. Fora a vista incrível da cidade e do rio Neckar que a gente pode ver da sua sacada. Simplesmente arrebatadora!
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Não corra riscos na Imigração! Desse modo, tenha seu seguro comprado em mãos!
Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!
[/vc_message]
Visita ao Castelo de Heidelberg
Apenas a vista da cidade e do seu centro antigo lá de cima já vale a subida. Então, só isto é motivo mais do que suficiente para você separar um tempo para conhecer o Castelo de Heidelberg de perto. Mas saiba que o lugar oferece muito mais, como o Museu Alemão da Farmácia e o Barril de Heidelberg.
Deutsche Apothekenmuseum – Museu Alemão da Farmácia
O Museu Alemão da Farmácia fica no prédio chamado Ottheinrichsbau. Esta é uma parte reconstruída mais decorada e cheia de detalhes. Ainda você pode visitar várias salas com mobiliários e artigos farmacêuticos de diversas épocas. A gente faz uma viagem no tempo e descobre como eram as farmácias em vários períodos da história e no que elas consistiam.
Inclusive, podemos ver ali reprodução das oficinas farmacêuticas, equipamentos, assim como instrumentos. Além desses, tem até utensílios rudimentares utilizados nas atividades farmacêuticas diárias.
Excursão a Heidelberg e Rio Reno: saindo de Frankfurt
Barril de Heidelberg
Este famoso barril de vinho se encontra nas caves de Castelo de Heidelberg e é dito ser o “maior barril de vinho da Europa”!
O barril foi construído em 1751 pelo príncipe eleitor Karl Theodor para abrigar o vinho que ele recebia como pagamento de imposto dos produtores de vinho da região. Este enorme tonel tem oito metros e meio de largura e possui capacidade para 220.000 litros de vinho. Ele fica sustentado a sete metros de altura.
Para se ter uma ideia do seu tamanho, basta dizer que tem uma pista de dança construída em cima dele. A pista foi construída para se aproveitar o espaço de cerca de 20 m² que existe na plataforma da sua parte superior. Para chegar ali em cima, basta subir as escadas laterais que ficam ao lado do barril.
Centro Antigo de Heidelberg: Excursão guiada a Pé de 1,5 Hora
Os vários barris construídos
Mas este barril que se vê hoje em dia não foi o primeiro a ser construído. Antes dele existiu três outros e todos em tamanhos avantajados. O primeiro foi construído em 1591 e era tinha o nome de Johann-Casimir-Fass (Fass significa em alemão barril). Em seguida, o segundo foi construído em 1664 era chamado de Karl-Ludwig-Fass. E o terceiro, o Karl-Philipp-Fass, foi construído em 1728. Por fim, este que pode ser visitado é o Karl-Theodor-Fass. Ele surgiu em 1751 e na sua construção foi utilizada a madeira de 130 carvalhos.
Hoje em dia, o barril não é mais usado para armazenar vinho, sendo somente uma grande atração turística de Heidelberg. Mas ainda motivo de muitas histórias… Das histórias contadas sobre o barril, diz-se que durante o reinado do Príncipe Eleitor Carl Philip, um anão tirolês apelidado de Perkeo, que era o bobo da corte, tinha a função de vigiar o barril. Imclusive, ele ficou conhecido pela sua capacidade de beber grandes quantidades de vinho. Entretanto, um dia ele se equivocou e bebeu um copo de água, que o levou a morte.
Você consegue viajar sem celular e internet?
Dicas para sua visita ao Castelo de Heidelberg
– Independente se a compra da entrada é efetuada no guichê do funicular na Kornmarkt ou na bilheteria do castelo, que fica do alto do morro, o valor é o mesmo e inclui o funicular. Portanto, vale a pena comprar na bilheteria do funicular no pé do morro e subir confortavelmente até lá.
– Mas é possível comprar bilhetes somente para o funicular, sem a entrada do Castelo de Heidelberg (apesar de o contrário não existir). Desta forma, você pode ir até lá em cima e só passear pelos jardins do castelo.
– Mesmo que você não pretende entrar no castelo, vale a pena subir até lá e passear pelos jardins do lado de fora. Afinal, o passeio ali é gratuito e oferece uma vista impressionante da cidade. Além de ainda ser um ótimo lugar para um piquenique sob a sombra de suas enormes árvores.
– Quem não deseja subir de funicular, mas deseja chegar aos jardins do castelo, pode utilizar a escadaria. Afinal, subir pelas escadas é gratuita e começa perto da bilheteria do funicular.
Heidelberg e do Vale do Neckar: Segway Tour 360 graus
[vc_message message_box_color=”danger” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Boas Opções de Hospedagem em Heidelberg
Se você está procurando uma hospedagem super central, na “cara do gol”, o Hotel Zum Ritter St. Georg é imbatível. Ele fica exatamente na frente da catedral, na principal praça da cidade, super perto do Castelo. E num prédio histórico! Com ótimas resenhas, este é o hotel para tornar sua viagem pela cidade inesquecível.
Mas a cidade conta com outras ótimas opções. Tanto o Arthotel Heidelberg, quanto o Hotel Anlage Heidelberg, são super centrais e tem o plus de estarem em áreas mais tranquilas.
Outra boa opção é o Hotel e Gasthaus Backmulde. Também super central e com um café da manhã elogiado.[/vc_message]
[vc_message message_box_color=”danger” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Luxo
Quem prefere luxo e história, não deve deixar de ficar no Die Hirschgasse Heidelberg. O hotel é todo decorado no estilo clássico de Laura Ashley. Do outro lado do rio, e com vista para o Castelo, possui um excelente restaurante com estrela Michelin, que serve especialidades locais. O hotel está localizado a apenas 10 minutos a pé do centro histórico e tem mais de 500 anos, e já recebeu hóspedes famosos como o Conde Bismarck e o Mark Twain.
Mais luxo ainda? Então fique no Boutique Hotel Heidelberg Suites! Da rede Small Luxury Hotels of the World, afinal ele tem uma vista fantástica do castelo e da cidade, além de encantar os hóspedes com cada detalhe.[/vc_message]
Informações Práticas
Horário:
Castelo (Schloss)
Aberto diariamente, das 08 até às 18h.
Fechado no dia 25.12.
Museu Alemão da Farmácia
Aberto diariamente, entre 01.04 e 31.10, das 10 às 18h.
Entre 01.11 e 31.03, diariamente das 10 às 17h30.
Fechado dia 25.12.
Entrada
O bilhete custa €9 adultos e €4,50 reduzido.
Sendo que neste valor está incluído o preço de ida e volta do funicular, a visita ao castelo, a entrada no Museu Alemão da Farmácia e assim como a visita ao Barril gigante.
Grátis com Heidelberg Card.
Áudio-guia em várias línguas: €6.
Tour guiado: €6.
(valores atualizados em setembro de 2023)
Endereço
Schlosshof, 1.
www.schloss-heidelberg.de/en/home/
Como chegar
Para subir, são cerca de 10 minutos de caminhada morro acima. Assim sendo, a subida é puxada para crianças e pessoas com problemas de mobilidade. Entretanto, pode-se pegar o funicular para chegar no alto, que em alemão é Bergbahn.
Bergbahn
Este funicular leva até bem próximo da entrada do castelo. O acesso para o funicular fica na base do castelo, na estação Talstation Kornmakt, na rua Zwingerstraße, 21.
Ônibus
O ônibus 33 que sai da estação central de trens de Heidelberg leva até a parada Bergbahn, que fica em frente a estação de funicular Talstation Kornmakt.
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-car”]
Pretende alugar carro na sua viagem pela Alemanha? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!
[/vc_message]
Atenção!
O funicular tem mais 3 paradas no total (além da estação Talstation Kornmakt), sendo que 2 delas são acima do castelo.
Então para fazer a visita ao castelo, deve-se descer na 1ª parada do mesmo, na parada Schloss.
Você pode optar por conhecer as outras paradas do funicular, mas esteja atento que para chegar nas outras estações tem que pagar outras tarifas.
Informações: www.bergbahn-heidelberg.de/en/Home/Welcome-to-the-Heidelberger-Bergbahnen.html
Estacionamento
Existe um estacionamento junto com a estação de funicular, chamado Parkhaus Kornmarkt/Schloss (P12). Inclusive, o estacionamento é aberto 24h por dia, 365 dias por ano.
Endereço: Zwingerstraße, 20.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Uma resposta