A Itália faz suspirar… Poucos países são tão unânimes como este, já que de alguma forma agrada a todos. Gosta de boa comida? A Itália tem. Vinho? Claro que tem, e dos melhores. História? Nem precisa explicar. Modernidade, paisagens de tirar o fôlego, praia, parque de diversões, vida noturna,… Pense o que for, você vai encontrar lá. Ainda quer um lugar que reúne muito disto tudo? Então, vm comigo que eu vou te apresentar o Lago di Garda!
O Lago di Garda é um dos destinos turísticos mais famosos no país, numa região realmente incrível, que mistura paisagens de sonho, boa mesa, bons vinhos e passeios fascinantes. Ou seja, tudo que faz as férias serem inesquecíveis.

Lago di Garda
A Itália tem vários lagos lindos, mas Garda é o maior deles. Naturalmente, por esse motivo, tende a oferecer maior variedade de diversas formas de diversão, paisagens e hospedagens. A começar pela paisagem que no norte fica em meio a montanhas dos Dolomites e ao sul margeada por vinhedos. Ainda, para completar, tem 5 ilhas. Aposto que já despertei seu interesse!
O Lago di Garda em números
O lago é enorme, então para quem gosta de números lá vai:
- uma linha reta entre Sirmione (ao sul) e Riva del Garda (ao norte) tem aproximadamente 50 quilômetros.
- seu ponto com as margens mais afastadas tem 17 km.
- um passeio ao redor do lago todo tem em torno de 160 quilômetros.
- quando se fala em profundidade de suas águas, chega-se a números bem impressionantes: o ponto mais profundo do lago tem 346 metros (!), e a profundidade média do lago é de respeitosos 136 metros.
Cidades ao redor do Lago di Garda
Este enorme lago conta com várias pequenas e charmosas cidades ao redor dele, sendo que cada uma com sua particularidade e beleza. O que torna a escolha difícil para quem pretende se hospedar por ali. Mas para cada gosto, existe uma opção mais compatível.
Pelo Lago de Garda: Excursão Guiada de 1 Dia em Ônibus e Barco

Parte Sul do Lago de Garda
Indiscutivelmente, a região sul do lago apresenta as cidades mais conhecidas e turísticas. Afinal, ali estão cidades como a já citada Sirmione, Bardolino e Garda, que dá nome ao lago.
BARDOLINO, NO LAGO DI GARDA: UNINDO VINHEDOS E BOA VIDA
Inclusive, a margem oriental atrai muito mais gente, já que é mais povoada. Isto acontece porque a margem ocidental apresenta algumas regiões de montanhas escarpadas que mergulham diretamente no lago, o que não se encontra na margem oposta.


Não esqueça do Seguro Viagem ! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
Vinho
Sem dúvida, os amantes do vinho não podem deixar de visitar Bardolino. Pois a cidade onde estão os inúmeros vinhedos que produzem o vinho de mesmo nome. Certamente, o que ajuda a dar fama a região. Aliás, inúmeras vinícolas por ali abrem suas portas aos turistas. Então não deixe de comprar algumas garrafas diretamente dos produtores. Afinal, tomar uma taça de Bardolino, num dos restaurantes a beira do lago, e apreciando a paisagem é programa obrigatório!

>> Lago de Garda: tour de vinhos e experiência de degustação em Bardolino <<
>> Lazise: excursão vinícola com vinhos de Garda e degustação de comida <<
>> Lago de Garda: degustação de vinhos e comidas nas vinhas <<
Gardaland
Quem vai com crianças não pode perder o parque Gardaland, um parque de diversões muito bacana, perto de Peschiera del Garda, bem ao sul. Ele é um dos melhores parques temáticos da Europa. Realmente, um lugar imperdível para entreter os menores!
+ OS MELHORES PARQUES DE DIVERSÃO NA EUROPA

- Gardaland: Ingresso Sem Fila Parque de Diversões
- Gardaland: Ingresso 2 Dias Consecutivos com Data Flexível
- Ingresso Sem Fila Parque Gardaland e Gardaland SEA LIFE
- Aquário Gardaland SEA LIFE: Ingresso Flexível
Parte Norte do Lago de Garda
Já o extremo norte do lago, onde está Riva del Garda e sua vizinha Torbole, é a região dos esportistas. Ali reúnem-se ciclistas, windsurfistas e adeptos do paraglide. Dessa forma, andar pelas ruas das 2 cidades é se deparar com inúmeros praticantes e lojas de apoio destes esportes.
Então se você chegar ali e decidir fazer windsurfe, fique tranquilo que vai encontrar inúmeras escolas que oferecem locação de equipamento e até aulas, para principiantes. Ciclistas que queiram se aventurar pelas montanhas e praticar mountain-bike também estão bem amparados, e podem alugar bicicletas e comprar equipamentos.
TORBOLE, A CIDADE DOS ESPORTISTAS NO LAGO DI GARDA

Bicicletas
Aliás, lojas de aluguel de bicicletas encontram-se em quase todas cidades ao redor do lago. E também alugam bicicletas de cidade, já que andar de bicicleta pela beira do lago é um programão! Muitas cidades do Lago di Garda são ligadas por excelentes ciclovias e oferecem um passeio inesquecível margeando o lago.
Barcos
Mas se o teu programa é passear PELA água, um dos inúmeros passeios de barcos e de ferries vai te atrair. Não gosta de passeio com as massas? Existe barcos para alugar!

- Sirmione: 25 minutos de cruzeiro de barco ao redor da Península
- Peschiera: Cruzeiro de Meio Dia no Lago de Garda
- Lago de Garda: cruzeiro de barco guiado de 4 horas com parada em Sirmione
- Lago de Garda: cruzeiro de barco de 4 horas para Isola del Garda e Salò
Teleférico
Malcesine é outra fofíssima cidade na margem oriental que tem um atrativo forte. Ali está um teleférico que leva ao topo do Monte Baldo. E nem preciso dizer que de lá se tem as vistas mais lindas do lago, né?
Dicas para visitar…
O Lago di Garda merece pelo menos uma semana para ser desfrutado apropriadamente. Mas para os que tem pouco tempo, um passeio de 2 dias já dá uma boa ideia do lugar.
Teoricamente, a volta no lago é possível de ser feita num dia, já que 160 km é uma distância pequena. Mas vai por mim, são tantos pontos de parada para fotos, e dependendo da época do ano (verão e feriados as estradas estão LOTADAS!) esta distância parece ser multiplicada por mil! Assim sendo, não é um passeio recomendado.
Como se ainda não bastasse tudo isto, Valpolicella e Verona estão ali ao ladinho, a menos de 20 km… Então, descubra aqui no blog o que mais você pode ver nestes lugares e não planeje errado seu tempo de viagem!

Encontre seu hotel no Lago di Garda:
Leia mais sobre Verona e a região do Lago di Garda:
- BARDOLINO, NO LAGO DI GARDA: UNINDO VINHEDOS E BOA VIDA
- TORBOLE, A CIDADE DOS ESPORTISTAS NO LAGO DI GARDA
- VERONA, A PIAZZA DEI SIGNORI
- CASTELVECCHIO, EM VERONA, NA ITÁLIA
- VERONA, O QUE FAZER: ROTEIRO DE 1 DIA
GOSTOU DO POST?
Espero que tenham gostado dessas dicas do que fazer no Lago de Garda, na Itália.
Se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre o Lago di Garda na Itália. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada, mas naturalmente você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você!
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 11
Olá, Carina! Adorei o seu post com as dicas. Vou estar de férias na Itália, nessa região, em julho. Já estou encantada com o que li, vou ficar muito mais quando estiver lá. O lugar é espetacular! Adorei as fotos!
Oi, Flávia!
Fico muito feliz em saber!
Aproveite muito tua viagem, a região é realmente sensacional!
Oi, Carina. Adorei seu post. De grande utilidade, além de me fazer sonhar desde agora com essa bela regiao da Italia. Irei com meu marido e filhos no final de outubro. Sei que a água do lago estará muito fria para banho, mas o que vc acha desta época de outono, pode ser tbm uma boa época para se visitar a regiao? um abraco, Ana Carolina
A Itália é sempre linda em qualquer época do ano, e portanto se teu desejo é conhecer está região, vá sem medo. /)
Até porque frio para banho o lago é até no verão!
Oi, Cá! Adorei o post!!
Tu sabes dizer se em Julho (primeira metade), o Lago fica muito lotado? É insuportável passear por lá, dirigir, estacionar, etc?
Beijos!!
Oi, Nic!!
Não sei te dar 100% de certeza, nunca fui nesta época, mas infelizmente acredito que seja sim… julho e agosto é altíssima temporada, como vc bem sabe, é a alemoada desce em peso. As ruas ao redor do lago são estreitas e eu acredito em trânsito, sim.
Seria mais interessante se vc ficasse num só lugar e de repente fizesse passeios de barco.
Super beijo pra vc!!
Ótima dica, Ca, obrigada! Vou dar uma olhada nos passeios de barco
Beijos
Que lugar lindo, fotos maravilhosas parabéns pelo post!
Obrigada, Sarah!!
Que legal, demos uma passada rápida em Sirmione e adoramos. Da próxima vez quero reservar mais dicas. Adorei o post, beijos.
Sirmione é linda tb!! Um grande abraço e obrigada pela visita!