Lunenburg em Nova Scotia é um lugar encantador, daquelas cidadezinhas charmosas e coloridas, prontinha para nos acolher!
Ela está incrivelmente bem preservada e tem um jeitinho gostoso e sereno dessa província bucólica chamada Nova Scotia, no Canadá. Fundada em 1753, Lunenburg é considerada, segundo a UNESCO, um dos melhores exemplos de vila colonial britânica ainda existente.
Clima nas principais cidades canadenses
Lunenburg em Nova Scotia
Quando comecei a viajar com frequência para Nova Scotia, devido ao trabalho do marido, logo publiquei algumas fotos no Instagram para mostrar um pouquinho dessa a província canadense para amigos e leitores. Em uma dessas imagens, a Luiza, do querido ex-blog Arquivo de Viagens, me perguntou: “Você vai passar por Lunenburg?“.
Para ser sincera, na época, eu só tinha conhecido Halifax, capital da província de Nova Scotia, e a micro-cidadezinha (nada turística) que o Kiko (marido) estava trabalhando (Sterllaton). Ainda não havia começado minhas pesquisas sobre a região.
Mas no momento que a Luiza falou: “Deixei meu coração em Lunenburg, cidadezinha absurdamente fofa!“, obviamente ela foi para o topo da lista. Portanto, logo na primeira oportunidade, fui para lá conferir.
Ai gente… só posso concordar com a Luiza, Lunenburg é uma fofura! Gostei tanto que já visitei outras vezes; inclusive quando minha mãe veio passar férias no Canadá com a gente.
Sobre Lunenburg
Como mencionei acima, Lunenburg foi fundada pelos britânicos em 1753, mas foram os alemães, suiços e franceses protestantes, contratados para se estabelecerem na cidade, que realmente fizeram a diferença na história de Lunenburg.
Ela prosperou em 1850, quando a indústria da pesca e construção de navios estava no auge. Contudo, hoje, o turismo se tornou sua maior fonte de renda e não é por menos, a vila é um xuxu e um dos principais pontos turístico de Nova Scotia.
Como visitar Lunenburg em Nova Scotia
O centrinho de Lunenburg é pequeno e em poucas horas você consegue andar por todos os cantinhos sem a preocupação de seguir um itinerário definido, pois não tem como se perder!
Lunenburg pode ser sua base para explorar a costa leste de Nova Scotia, ou você pode conhecê-la a partir de um bate e volta de Halifax, decerto o que a maioria das pessoas fazem.
A maioria dos visitantes alugam um carro em Halifax e fazem um day trip. Sendo assim, passam primeiro pelo famoso farol de Peggy’s Cove e depois seguem pelas cidadezinhas bucólicas de Nova Scotia, entre elas, destaco Chester, Mahone Bay, até, então, chegar em Lunenburg.
Onde ficar
Se tiver mais tempo, com certeza vale a pena passar pelo menos uma noite em Lunenburg, pois tem várias pousadinhas (B&B) com ótimas avaliações como:
>> Dicas: O que fazer em Halifax
Onde comer
Almoce em algum dos restaurantes da Montague St, sendo assim, recomendo o The Savvy Sailor ou o The South Shore Fish Shack, ambos tranquilos e sem frescura. O South Shore é bem mais informal e muito famoso por seu fish & chips (peixe frito com batata frita).
Aliás, esse negócio de fish & chips é uma das heranças britânicas no Canadá! A-DO-RO!
Depois escolha algum café da cidade para continuar curtindo o dia sem muita pressa e programação.
Participe: Comunidade Viajando pelo Canadá no Facebook!
Chip de celular!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
O que fazer em Lunenburg, Nova Scotia
Não deixe de caminhar pelo waterfront e curtir o visual da cidade de baixo para cima. Passe pelo prédio ultra-vermelho do Fisheries Museum of the Atlantic (Museu da Pesca), uma das principais atrações de Lunenberg em Nova Scotia.
Se tiver sorte, durante sua estadia, você poderá ver a réplica da escuna Bluenose, a Rainha do Atlântico Norte. Esse barco foi construído em 1921 em Lunenburg e foi ganhador de 4 competições internacionais, de tão famosa, ela virou estampa da moeda de 10 centavos em 1937.
Outro prédio histórica bem bonito é a Igreja Anglicana St. John’s, recomendo bastante!
Enfim, a dica é caminhas pelos poucos quarteirões por ali e como disse no início do artigo, não tem como se perder. (risos)
Conclusão – Lunenburg em Nova Scotia
Apesar de Nova Scotia ser um destino canadense ainda pouco explorado por brasileiros, eu me apaixonei pela forma mais calma e tranquila que essa parte do país funciona.
Além do estilo de vida mais bucólico e recheado de história e tradições, as cidadezinhas são encantadoras, assim como essa que te apresentei hoje, Lunenburg.
Se você já foi pra lá, depois me conta se tem mais alguma dica para compartilhar e se ainda não foi, me diz o que achou desse pedacinho do Canadá!
Todos os posts sobre o Canadá aqui do Viajoteca