Luxemburgo Capa

O que fazer em Luxemburgo: roteiro para conhecer a cidade em 1 dia

Estive em Luxemburgo a muitos anos atrás, mais ou menos uns 10 anos. Desta época, tinha na minha memória uma cidade encantadora e com atrações muito interessantes. Então, ao retornar, depois de tantos anos, pude relembrar o quão verdadeiras eram estas memórias. Entre tantas cidades da Europa, esta é daquelas que deve estar na sua lista. Afinal, tenha certeza que a cidade vale muito a pena ser visitada!

Luxemburgo é uma cidade linda, limpa e cheia de atrações. Como ela tem um centrinho pequeno e suas atrações principais estão próximas, você pode se organizar e fazer um passeio delicioso de poucas horas. Sem dúvida, uma cidade fácil de conhecer e, principalmente, de se encantar! Dessa forma, preparei um roteirinho de o que fazer em Luxemburgo em 1 dia, para você aproveitar sua visita ao máximo!

Saindo de Bruxelas: Excursão de 1 Dia a Luxemburgo e Dinant

Luxemburgo Place de la Constituition vista1
Luxemburgo, vista da Place de la Constituition

Tranquilamente você pode conhecer Luxemburgo em 1 dia (claro que estamos falando somente da cidade e capital do país). Entretanto, para fazer este passeio com mais tranquilidade, eu recomendo estacionar o mais central possível para aqueles que vão de carro. A estação de trem também é central, então para aqueles que optam por ir de trem, também podem seguir a mesma ordem do roteiro do que fazer em Luxemburgo em 1 dia.

Desta vez, optamos por estacionar no Parking Theater, que fica na Place du Théâtre, 2613. Assim sendo, foi dali iniciamos nosso passeio.

Para conhecer bem: Circuito Hop-on Hop-off de Luxemburgo

Place du Théâtre
Place du Théâtre

Dica de hospedagem em Luxemburgo

Antes de começar o roteiro, queria dar algumas dicas de onde você poderia ficar em Luxemburgo para aproveitar melhor a tua viagem. Certamente, aqueles que optam por ficar mais tempo, além de algumas poucas horas, vão aproveitar mais. Ainda mais se escolherem um hotel no centro da cidade. Pois quem fica mais central sempre fica mais bem localizado e perde menos tempo se deslocando.

Desse modo, para aqueles que procuram um hotel mais central, eu indico o Hotel Le Place d’Armes para orçamentos mais folgados. Sem dúvida, é o que se pode chamar de hotel super bem localizado. Já para aqueles que não querem gastar tanto, mas querem ficar bem no centro, eu indico o Hotel Francais, na mesma localização. Ainda, outra opção bem central é o Domus Hotel.

Minha última viagem para lá foi uma passada de um dia na nossa viagem saindo da Alemanha e seguindo em direção a Bélgica. Devido a isto, optamos por um hotel afastado do centro para seguirmos viagem no outro dia pela manhã. O escolhido foi o hotel ibis Luxembourg Aeroport. Ele atendeu nossas necessidades, sem luxos, mas com um quarto limpo e cama confortável. Ainda, vale avisar que o estacionamento é gratuito e ele fica bem em frente ao aeroporto. Bem ao lado está o ibis Budget Luxembourg Aeroport para orçamentos menores. Entretanto, como o café da manhã do ibis que ficamos era €15 por pessoa, optamos por tomar café no ibis Budget que oferece café de manhã por €7,50. Certamente, foi um bom café, com vários pães, iogurte, sucos, frios e afins.

O que fazer em Luxemburgo: roteiro de 1 dia

Então, vamos para nosso passeio! Independente se você vai se hospedar na cidade ou não, um bom ponto para começar o roteiro de 1 dia em Luxemburgo, ou qualquer passeio pela cidade, é a praça que é considerada o coração da cidade: a Place Guillaume II. A partir dela, você alcança várias coisas legais para fazer em Luxemburgo.

>> Luxemburgo: passeio a pé guiado pela cidade com degustação de vinhos <<

Place Guillaume II

Nesta praça ampla e cercada por belas construções, sempre tem movimento. Nela está o Hôtel de Ville, a prefeitura da cidade, onde na frente reinam dois leões de bronze.

Luxemburgo Place Guillaume II Hôtel de Ville
Hôtel de Ville

Ainda nesta praça está a estátua do Rei e Grão-Duque Guilherme II de Nassau-Orange montado em seu cavalo. O soberano governou entre 1840 e 1849 e instituiu a primeira constituição parlamentar no Grão Ducado. Sendo que esta não é a única, pois em Haia, na Holanda, existe uma estátua idêntica do soberano.

Place Guillaume II
Estátua do Rei e Grão-Duque Guilherme II de Nassau-Orange

Outras duas praças próximas e também bem interessantes são a Place D’Armes e a Place Clairefontaine.

Place D’Armes

A Place D’Armes é rodeada de restaurantes com mesas na calçada e sob suas árvores. Por ali, o agito é sempre certo na cidade.

Luxemburgo Place D'Armes2
Place D’Armes

E numa das pontas da praça está o prédio Cercle Municipal, o Palácio Municipal. Ele é edifício administrativo da cidade com salas de recepção. Uma característica especial na fachada é um friso, que representa a entrega da carta de liberdade aos cidadãos da cidade do Luxemburgo em 1244 pela Condessa Ermesinde.

Place D'Armes Cercle
Cercle Municipal

>> O melhor da cidade de Luxemburgo: passeio guiado de bicicleta elétrica <<

No outro lado da praça está a Place Jan Palach, que é uma pracinha anexa. Neste lugar está o monumento Dicks-Lentz, que é uma homenagem aos dois grades poetas luxemburgueses Dicks (1823–1891) e Michel Lentz (1820–1893). Aliás, foi Lentz quem escreveu a letra do hino nacional. Na base lê-se o lema nacional: “Mir wëlle bleiwe wat mir sin” (queremos permanecer o que somos).

Place Clairefontaine

Esta pequena praça chama atenção pela estátua que fica no seu centro. Ali a gente pode ver, em bronze, a Grã Duquesa Charlotte. Cheia de carisma e amada pelo povo, ela reinou entre 1919 e 1964. Por certo, o sentimento de carinho do povo pode ser visto na base da estátua, onde está escrito: “Mir hun lech gaër” (te queremos bem).

Luxemburgo Place Clairefontaine
Place Clairefontaine

>> Cidade de Luxemburgo: caminhada guiada e tour cultural

Aqui também está o prédio que abriga a sede do governo, mas este não é um lugar acessível ao público.

Place Clairefontaine
Place Clairefontaine

Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


A próxima atração deste roteiro de 1 dia em Luxemburgo fica também bem próxima. Então, vamos ver o Palácio dos Grão Duques, na Rue du marché-aux-Herbes.

Palácio Grão-Ducal do Luxemburgo (Palais Grand-Ducal)

Este belíssimo prédio não passa de maneira nenhuma despercebido por quem passa por aqui. Pois a residência do Grão-Duque tem uma das mais belas fachadas na cidade, no estilo do Renascimento Flamengo (século XVI). O interior é magnífico e ainda conta com um mobiliário suntuoso. Além disso, o lugar inclui instalações de luz feita pelo designer Ingo Maurer. O interior pode ser visitado durante os meses de verão com uma visita guiada, que acontece só entre meados de julho até o final de agosto. 17, rue du Marché-aux-Herbes.

Luxemburgo Palais Grand-Ducal1
Palais Grand-Ducal

Colado o Palácio Grão-Ducal está a Câmara dos Deputados.

Câmara dos Deputados (Hôtel de la Chambre des Députés)

O Palácio da Câmara dos Deputados do Grão-Ducado de Luxemburgo é a sede do poder legislativo de Luxemburgo. O prédio inaugurado em outubro de 1860 reúne elementos do neogótico, do neo-renascimento e da arquitetura neoclássica.

Nas três colunas nas extremidades do edifício vê-se três figuras representando 3 arcanjos. Em resumo, estes três anjos representam o poder legislativo, que é exercido em conjunto pelo grão-duque e pela Câmara dos Deputados. Já no topo das colunas, os arcanjos carregam vários símbolos: cetro, coroa, cornucópia, brasão de armas do Luxemburgo e o pergaminho da lei. 19, rue du Marché-aux-Herbes.

Luxemburgo Chambre des Députés1
Chambre des Députés

Ali pertinho está a catedral da cidade, a Catedral de Notre Dame.

Catedral de Notre Dame

Sem chamar muita atenção na sua fachada, mas ainda assim imperdível na sua lista do que fazer em Luxemburgo, a catedral católica de Luxemburgo é uma construção gótica e ainda uma grande atração da cidade. Nela está a milagrosa imagem de Maria Consolatrix Afflictorum, que vem a ser a santa padroeira da cidade e da nação. Na época da Páscoa acontece uma peregrinação nacional em devoção à santa. Certamente das coisas legais para fazer em Luxemburgo.

A catedral ainda é o lugar de descanso final de diversas gerações da família real, assim como guarda o túmulo do Conte de Luxemburgo João I da Boêmia. Rue Notre Dame, 2240.

Luxemburgo Catedral de Notre Dame1
Catedral de Notre Dame

Como tudo nesta cidade é pertinho, a poucos passos adiante se está na Praça da Constituição (Place de la Constituition). Dessa forma, nesta praça a gente pode ver o Monumento Gëlle Fra.

Place de la Constituition
Place de la Constituition, Luxemburgo

Monumento Gëlle Fra

Gëlle Fra significa Dama Dourada em luxemburguês e é monumento em memória aos milhares de luxemburgueses que se voluntariaram a serviço das forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial.

O monumento é bonito e conta com uma mulher no topo de um obelisco de granito de 21 metros de altura. A figura segura uma coroa de louros e “coroa” os luxemburgueses que pereceram durante a guerra. Em outras palavras, este monumento simboliza a liberdade e a resistência para o povo do Luxemburgo.

Place de la Constituition Gëlle Fra
Place de la Constituition, Gëlle Fra

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Da Praça da Constituição se tem uma vista linda da Ponte Adolphe.

Ponte Adolphe (Pont Adolphe)

Também chamada de Ponte Nova (Nei Bréck), ela foi construída entre 1900 e 1903, durante o reinado do Grão-Duque Adolphe. Nesta época, ela foi a maior ponte de arco de pedra do mundo. Inclusive, ainda é uma das maiores pontes de arco de pedra do mundo. O grande arco duplo, com um vão de 85 metros, atravessa o Vale do rio Pétrusse a uma altura de 42 metros. O comprimento total da ponte é de 153 metros e ela suporta o trânsito de carros, pedestres e de uma linha de bonde.

Luxemburgo Pont Adolphe
Pont Adolphe

Mas sem dúvida, a maior atração da cidade e imperdível na sua lista de o que fazer em Luxemburgo são as Casamatas de Bock.

Luxemburgo Casamatas4
Casamatas de Bock

Casamatas de Bock (Casemates du Bock)

As casamatas são redes de túneis com funções defensivas e que foram construídas no século XVII (expandidos no século XVIII) dentro dos rochedos que sustentam a cidade alta. Sem dúvida, uma grande obra de engenharia militar de defesa e que é um patrimônio único no mundo! O lugar é um labirinto de túneis e vale muito a visita! Na realidade, estes corredores defensivos chegaram a ter cerca de 23 quilômetros de comprimento. Pode imaginar?!

Luxemburgo Casamatas
Casamatas de Bock
Luxemburgo Casamatas
Casamatas de Bock

Inacreditavelmente, estes corredores eram capazes de abrigar milhares de soldados, juntamente com seus equipamentos e cavalos. O lugar tinha vários níveis e chegava até 40 metros de profundidade. Inclusive, esta atração está na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Fora que é a principal atração turística na Cidade do Luxemburgo e totalmente única.

O lugar recebe mais de 125.000 visitantes por ano e oferece visitas guiadas três vezes por dia, de abril a setembro. Entrada: €10 adultos; €8 estudantes/senhores; €5 crianças menores de 4 anos.

Luxemburgo Casamatas15
Pelos corredores das Casamatas de Bock

Dica!

Indico muitíssimo um passeio neste roteiro de 1 dia em Luxemburgo pela viela Chemin de la Corniche. Esta ruazinha vai margeando o vale e liga a Casamatas de Bock com a Place du Saint-Esprit. Pois, ao longo dela, a gente tem as mais belas vistas do Rio Alzette, do Bairro Grund, além das Casamatas e desta região da cidade. Uma das coisas legais para fazer em Luxemburgo.

Luxemburgo Chemin de la Corniche vista2
Luxemburgo

Um pouco antes das Casamatas de Bock para quem está vindo do centro está o Museu Nacional da História e da Arte.

Museu Nacional da História e da Arte (Musée National d’Histoire et d’Art)

Este museu fica num edifício moderno e com uma frente bem ampla, bem próximo das Casamatas de Bock. O museu tem uma grande coleção arqueológica, particularmente de objetos descobertos durante as várias escavações: sarcófagos, ferramentas, moedas, joias, lápides, entre outros.

Ainda o visitante pode ver uma vasta gama de pinturas luxemburguesas do século XVIII ao século XX, incluindo as telas pós-impressionistas de pintores luxemburgueses. O museu também abriga esculturas e pinturas antigas (incluindo uma atribuída a Cranach), e tem uma coleção de arte contemporânea de inegável originalidade. Então, caso você se interesse, saiba que a entrada é gratuita. Fica na Marché-aux-Poissons.

Luxemburgo Musée National d’Histoire et d’Art
Musée National d’Histoire et d’Art


Se você tem mais um tempinho para a cidade…

Se você quiser deixar mais um dia para o que fazer em Luxemburgo, ou conseguir apurar sua visita pelo roteiro de 1 dia na cidade, dá para conhecer uma outra parte dela, que fica um pouco mais afastado do centro. Apesar de não ser possível chegar à pé, o bairro Kirchberg é acessível de transporte público e de carro. Inclusive, é neste bairro que se localiza o Centro Europeu.

Kirchberg

Com prédios muito modernos, sem dúvida, este lugar é o paraíso para os apaixonados por arquitetura. Com ruas amplas, calçadas grandes e várias opções de diversão e restaurantes durante a semana, quando a região tem bastante movimento.

A região abriga o Museu de Arte Moderna do Grão-Duque Jean MUDAM. Este museu foi projetado por Ieoh Ming Pei, arquiteto famoso por também criar a pirâmide de vidro do Louvre, em Paris. Ainda, outras atrações da área são a catedral de vidro, que foi erguida sobre um antigo forte de Vauban e decorada com vitrais do artista Wim Delvoye. Além desses, a gente encontra a Philharmonie com suas mais de 800 colunas verticais e com acústica excelente.

>> Compre agora: Ingresso para o Museu de Arte Contemporânea Mudam <<

Luxemburgo Kirchberg
Philharmonie

Ainda, o bairro também abriga uma das várias sedes da União Europeia. Então, ali estão o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, o Banco Europeu de Investimento e assim como o Tribunal de Contas Europeu.

Bom saber!

Luxemburgo é uma das três cidades europeias onde se concentram as principais Instituições Europeias. As outras duas são Bruxelas (Bélgica) e Estrasburgo (França). Assim como, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, localiza-se o Banco Central Europeu.

Sem dúvida, uma ótima dica para aqueles que querem conhecer um pouco a cidade e não desejam caminhar muito, é utilizar o Pétrusse Express.

Pétrusse Express

O trenzinho verde faz um tour de uma hora passando pelos principais pontos turísticos da cidade. As explicações estão disponíveis em 4 idiomas (inglês, alemão, francês, luxemburguês) e o passeio dura aproximadamente 50 minutos. Certamente, uma das coisas legais para fazer em Luxemburgo com crianças. A partida é da rua Montée de Clausen, junto a Casamatas de Bock.

>> Compre aqui seu bilhete de trem da cidade <<

Pétrusse Express
Pétrusse Express

>> Luxemburgo: Ticket combinado para Trenzinho & 7 Museus na cidade <<

Conclusão

Claro que ter mais tempo para conhecer a cidade vai tornar a viagem mais legal. Afinal tem várias coisas legais para fazer em Luxemburgo. Mas eu sei que muitos tem o tempo de viagem contado, então quis ajudar e mostrar o principal para ver num dia só. Caso você tenha mais sugestões ou até mesmo dúvidas, escreve ali nos comentários. Nós e nossos outros leitores vamos adorar saber sua opinião!

Caso este post tenha te agradado ou te ajudado de alguma forma, utilize os links que estão dentro dele para fazer suas reservas. Pois através deles ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a sempre ter conteúdo fresquinho e de qualidade para você! Obrigada!!

Mais dicas de onde ficar em Luxemburgo:

Booking.com

Vale a pena comprar antecipadamente:

Respostas de 5

  1. Olá Carina, boa noite. Estou vendo as suas dicas para Luxemburgo e quero passar pelo menos 2 dias inteiros na cidade. Pelo custo de hotel super alto, fiz uma reserva no IBIS Budget no aeroporto. Pelas informações que vi no site, o transporte do hotel para o centro é super fácil. Você consegue me confirmar isso? Muito obrigada pela ajuda.

    1. Oi, Renata!
      Eu fui pro centro de carro é não usei transporte público. Mas indico que vc de uma olhada no Google Map, ele vai te dar detakhadinho todas as opções de como ir deste hotel até o centro é vc pode avaliar melhor. 😉
      Boa viagem!

  2. Esse íbis do aeroporto é um lixo, não recomendo nem se for de passagem, quarto enclausurado , quente pois o ar não funciona e com uma janela que não abre!! Um horror!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.