Imagine um roteiro de carro pela Europa passando pelos países Alemanha e Holanda, incluindo a Bélgica e Luxemburgo em apenas 9 dias! Pois é, fiz essa loucura, mas tenho uma explicação muito lógica para isso.
Foi uma viagem que aconteceu em Abril e misturou conhecer novos lugares, revisitar outros, ver tulipas e terminar em uma das maiores festas de Amsterdam e da Holanda!
ETIAS | Autorização de entrada na Europa para Brasileiros
Seguro viagem para Alemanha, sabia que é obrigatório?!!
Como nasceu essa viagem!
A ideia dessa viagem de carro pela Europa foi conhecer uma parte que eu ainda não havia ido na Alemanha: Rio Reno, Rio Mosel e Trier. Então, como era ali pertinho, aproveitei para passar um dia em Luxemburgo já que seria novidade e estava no caminho!
Então, depois desta etapa, começaria meu “repeteco” de lugares que já havia visitado: uma passadinha vapt-vupt por Ghent na Bélgica e depois Amsterdam, na Holanda, onde fomos celebrar os 40 anos de uma amiga. Aliás, este foi o real motivo que nos motivou a embarcar nessa aventura!
Entre a Bélgica e a Holanda passamos pelo belíssimo parque das tulipas Keukenhof que estava recheado de tulipas e para completar o roteiro, tivemos a oportunidade e curtir o Dia do Rei na Holanda (Koningsdag)!
Confesso que fazia tempo que não me cansava tanto em uma viagem, já que sempre prefiro ir devagar, mas também sou da teoria que temos que agarrar as oportunidades, então eu abracei a causa e aproveitei! Fiz desta viagem entre Alemanha e Holanda o melhor que podia e espero que você aprove também! 😉
O incrível museu Rijksmuseum em Amsterdam
12 cidades para conhecer na Holanda e se apaixonar ♥
Kinderdijk: o melhor lugar para se visitar moinhos na Holanda
ABRIL NA EUROPA: ALEMANHA e HOLANDA!
Outras coisa incrível dessa viagem foi o fato de estarmos viajando pela Europa bem no meio da primavera!
Morremos de amores pelos campos de canola na Alemanha (que é possível avistar desde o avião) e visitar os campos de tulipas na Holanda foi indescritível, um sonho que virou realidade!!!
Pensa em uma pessoa feliz!!!
E por falar em viajar para Holanda em Abril, minha recomendação é comprar os ingressos para os parques de tulipas com antecedência para evitar fila e não esquentar a cabeça com isso ao chegar lá, paga isso, mando abaixo as diferentes opções de ingresso para você comprar antecipadamente.
Ingressos para o Keukenhof e região:
- Keukenhof: Ingresso sem Fila da Bilheteria
- Ingresso para Keukenhof c/ Transporte de Amsterdã
- Keukenhof: Excursão Guiada e Cruzeiro de Cortesia nos Canais
- Volendam/Marken, Zaanse Schans e Keukenhof c/ Cruzeiro Canal
- Amsterdã: Excursão Particular de Meio Dia ao Keukenhof
Leia também:
- Onde Ver os Campos de Tulipas na Holanda
- 18 Razões Para Visitar Amsterdam na Holanda
- Roteiro pela Alemanha, Áustria e República Tcheca
ROTEIRO PELA EUROPA DE CARRO
ALEMANHA e HOLANDA
Esse roteiro de carro pela Alemanha e Holanda a foi feito de carro, pois ele nos daria mais flexibilidade e ganharíamos tempo, alugamos um carro na Rentcars e lá fomos nós de Frankfurt a Amsterdam!
Claro que dirigir por estradas diferentes dá um certo frio na barriga, mas todas as vezes que viajamos na Europa e usamos carro, sempre deu tudo certo: basta seguir as regras e avisar a locadora quais países irá passar.
Recomendo também comprar um bom seguro viagem que é obrigatório para quem viaja para a Europa, a cobertura deve ser de no mínimo 30.000 euros. Usando esse link, para receber no mínimo 5% de desconto.
Outros roteiros de carro pela Europa
- Roteiro na França pela Costa Oeste: Dordogne, Loire, Bretanha, Normandia e Paris
- Roteiro pela Alemanha, Austria e República Tcheca
- Viagem para Itália e os Bálcãs: um roteiro
- Roteiro de viagem de 7 dias pela Alemanha, incluindo Rota Romântica
MAPA E ROTEIRO DIA A DIA
Baseado nas cidades que nos hospedamos, o mapa do nosso roteiro pela Europa ficou assim:
Roteiro dia-a-dia:
1: Rio Reno – Bacharach (chegamos no aeroporto de Frankfurt pela manhã)
2: Rio Reno – Bacharach (leia também Castelos do Vale do Reno)
3: Rio Mosel – Cochem (para um cidade ainda menor, fique em Beilstein)
4: Luxemburgo
5: Luxemburgo
6: Ghent
7: Amsterdam (Keukenhof e campos de tulipas)
8: Amsterdam
9: Amsterdam (hotel aeroporto)
Ainda, aproveitem os links que deixei acima, assim, vocês podem ter ideias do que fazer em cada lugar que passamos!
O QUE EU FARIA DIFERENTE:
Então, no Vale do Reno e Mosel na Alemanha, eu aumentaria a viagem. Apesar de ser viável fazer o principal dessa região em um dia cada, acho corrido. Ainda mais para quem gosta de trilhas, cidades pequenas, calma e vinho (em especial Riesling), o local merece mais dias.
Por exemplo, nós gostaríamos de ter ficado pelos menos 3 dias em cada região, para poder aproveitar tudo sem pressa. Pra quem gosta de pedalar, certamente o Vale do Reno e do Mosel são um paraíso.
Ghent, na Bélgica: essa paradinha em Ghent não fez sentido. Apesar de eu ter adorado revê-la, foi muito rápido! Então, acho que deveria ter ido direto para Amsterdam.
HOTÉIS do Roteiro ALEMANHA e HOLANDA – incluindo Bélgica e Luxemburgo
Na região do Reno e Mosel, na Alemanha, quando comecei a procurar local para ficar nessa região, a opção mais óbvia e sensata seria ficar em Koblenz. A cidade fica na intersecção entre os dois rios: Reno e Mosel. Inclusive, foi a recomendação da Evelyn lá no blog Viaje na Viagem.
Porém, quando investiguei um pouquinho mais sobre a cidade, percebi que o charme que estava procurando das cidadezinhas contos de fadas dessa região da Alemanha, eu não encontraria em Koblenz. Pois Koblenz é uma cidade maior e parte do seu passado foi destruído durante as guerras. Mas ela ainda é graciosa e tem várias atrações interessantes! Não deixe de visitar!! Entretanto, ela não tem o carisma das cidades pequenas.
Assim sendo, escolhi Bacharach, no Reno, e Cochem, no Mosel, que simplesmente foram perfeitas! Então, eu recomendo MUITO!
Gostaria de ressaltar também sobre a relação do número de estrelas dos hotéis que fomos ficando. Pois começamos com algo mais simples e fomos subindo, até atingir o ápice em Amsterdam. Eu gosto e recomendo essa estratégia! A gente vai ficando “rico” conforme a viagem vai acabando (risos).
Então, só para avisar, esqueci de tirar foto dos quartos do hotéis que fiquei. Mas no website do Booking.com vocês encontrarão detalhes e posso garantir que são fidedignas.
+ OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA
+ RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO
+ O PASSEIO DE TELEFÉRICO SOBRE O RIO RENO EM KOBLENZ, NA ALEMANHA
Então vamos as observações sobre os hotéis que ficamos nesse roteiro pela Europa:
> PENSION BEI DER POST (BACHARACH, ALEMANHA)
Endereço: Bluecherstrasse 159, 55422 Bacharach, Alemanha – Reserve aqui.
Estava em dúvida entre ficar no Castelo Hotel Auf Schoenburg (em Oberwesel) ou na pensão Bei der Post (em Bacharach), ambas com boas avaliações, mas tinham preços completamente diferente.
Como não queríamos gastar muito nesse primeiro hotel na Alemanha, resolvemos arriscar a pensão e deu tudo certo!
A pousada era bem simples (típico hotel de 2 a 3 estrelas europeu), mas tudo impecavelmente no lugar, arrumadinho e muito bem mantido.
Optamos pelo quarto com banheiro privativo, uma de nossas prioridade. A acústica entre os quartos poderia ser melhor, mas faz parte das casas antigas europeias. Não tivemos do que reclamar dos nossos vizinhos de quarto, pois as 10 da noite estavam embalados no sono, assim como toda cidade.
O café da manhã oferecia o suficiente: pão, ovos, geleias e frios, havia um estacionamento público e gratuito em frente a pousada e pagamos apenas 60 euro a noite e achamos que tudo estava acima do esperado.
A pensão não fica no centrinho de Bacharach, é preciso andar uns 15 minutos pra chegar na vila onde ficam os restaurantes e a parte histórica. Os donos da pensão, Gary e Becky são uns amores: britânicos e com boas dicas para oferecer.
A cidade mais famosa do Vale do Reno é Rudesheim am Rhein, então vale procurar opções por lá também.
ONDE FICAR EM BACHARACH – OUTRAS OPÇÕES COM BOAS AVALIAÇÕES:
ONDE FICAR EM RUDESHEIM AM RHEIN – OPÇÕES COM BOAS AVALIAÇÕES:
- Breuer’s Rüdesheimer Schloss
- Weingut Magdalenenhof (perto dos vinhedos)
- Krone Rüdesheim (acordar e ver o Reno)
- Hotel zur Rose
- Hotel Zum Bären
> PARKHOTEL COCHEM (COCHEM, ALEMANHA)
Endereço: Sehler Anlagen 1, 56812 Cochem, Alemanha – Reserve aqui
Cochem é uma das principais a cidades do Mosel, e por essas e por outras estava bastante preocupada em me hospedar lá, pois em uma viagem onde o objetivo é ver castelos, cidades minúsculas, degustar vinhos e afins, não queria um esquema Disneylandia, certo?
Essa decisão entre calmo x lotado havia tomado no Reno quando escolhi Bacharach ao invés de Rudesheim am Rhein para nos hospedar. Mas no final gostamos muito de Cochem e o Parkhotel foi excelente. No verão com certeza a cidade deve ficar entupida! Alta temporada é sempre assim em qualquer lugar…
O Parkhotel fica há uns 10 minutinhos (no máximo) de centrinho, e a caminhada é bastante agrádavel, pois vai beirando o Mosel.
A única reclamação, é que quando chegamos no quarto, sentimos um cheirinho de esgoto (risos), mas depois passou e agora não sei se nos acostumamos ou foi alguma uma reforma que estava tendo durante nossa estadia.
O café da manhã foi muito bem servido, um buffet com muitas opções. Pagamos 120 euros a noite com café da manhã incluído.
Minha segunda opção de hospedagem seria a vila de Beilstein, a queridinha do autor de viagem americano Rick Stevens, mas por ser muito pequena, ela já estava lotada quando comecei as buscas.
+ COCHEM, A PÉROLA DO VALE DO MOSEL NA ALEMANHA
+ PELAS CURVAS DO RIO MOSEL NA ALEMANHA: DE KOBLENZ À TRIER
MAIS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM COCHEM E BEILSTEIN:
- Hotel Villa Vinum – Cochem
- La Baia Hotel – Cochem (Ótima localização)
- Hotel Traumblick – Cochem (vista linda)
- Altes Winzerhaus – Conchem (10 minutos do centro caminhando)
- Hotel Restaurant Alte Stadtmauer – Beilstein
- Beilsteiner Gästehaus – Beilstein
- Hotel Gute Quelle– Beilstein
> DOUBLETREE LUXEMBOURG (LUXEMBURGO)
Endereço: 12 Rue Jean Engling, 1466, Luxembourg – reserva aqui
Ficamos no Doubletree usando nossos pontos do Hilton e como as reviews eram boas, resolvemos arriscar.
Sendo um hotel grande e especializado em business, ele não tinha o charme dos outros dois, mas oferecia o padrão Hilton que eu gosto muito.
Uma das chatices desse hotel é que chegamos junto com algumas excursões e isso me irritou! Mas pela localização mais afastada do centro e custo-benefício, faz sentido as excursões buscarem por ele.
O estacionamento era gratuito, o que para Luxemburgo é um ponto positivo. O ponto de ônibus que levava a cidade ficava do lado do hotel e o ônibus número 5 passava entre 15 e 20 minutos e foi muito tranquilo usá-lo.
Uma curiosidade de Luxemburgo, é que há muitos portugueses vivendo por lá, dá até pra puxar uma prosinha em português em várias ocasiões.
+ LUXEMBURGO: SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA CONHECER A CIDADE NUMA VISITA DE 1 DIA
OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM LUXEMBURGO:
- ibis Luxembourg Aeroport (afastado do centro)
- ibis Budget Luxembourg Aeroport (afastado do centro e para orçamentos menores)
- Hotel Le Place d’Armes (ótima localização, mais luxo)
- Hotel Francais (ótima localização)
- Domus Hotel (no centro)
> MARRIOTT GHENT (GHENT, BÉLGICA)
Endereço: Korenlei 10 – 9000 Gent, Bélgica – reserve aqui.
Ghent não estava nesse roteiro pelo Europa originalmente, ela foi encaixada de última hora, pois o Kiko (marido) queria tomar uma cervejinha de trigo na Bélgica, eu estava doida para revisitar a cidade que tinha me apaixonado em 2004 e comprar novamente a tradicional e histórica mostarda Tierenteyn-Verlent.
Mais uma vez usamos pontos para fazer a reserva do Marriott e amamos o hotel. A localização do hotel foi simplesmente perfeita e perto de tudo! Claro que como estávamos no meio do buxixo, o estacionamento custou uma grana (23 euros).
O hotel apesar de ser bem focado no público business, tinha um charme e sua fachada é linda!!!
Se você tem problema com barulho, eu recomendaria pegar os quartos que não tem as portas voltadas para o lobby, pois a arquitetura do hotel é aberta e o barulho deve vazar para o quarto. Para nossa alegria, ganhamos um upgrade e nosso quarto tinha essa vista abaixo!!!
MAIS HOTÉIS EM GHENT BEM AVALIADOS:
> SIR ALBERT HOTEL (AMSTERDAM, HOLANDA)
Endereço: Albert Cuypstraat 2 – 1072 CT Amsterdam, Holanda – reserve aqui.
O Sir Albert tem muito charme, localização e bom atendimento, mas obviamente, tudo isso veio com um precinho, certo? Pagamos 209 euro a diária (sem café da manhã e com preço de grupo, já que todo pessoal do aniversário estava se hospedando ali).
O quarto era bem pequeno, todo moderno e bem aconchegante. Nós não testamos as comidas do restaurante do hotel (japonês fusion), mas todos os dias estávamos no bar, que era o ponto de encontro da turma.
Quando disse que a localização do hotel era ótima, não vá imaginando que ficava ali no buxixinho de Amsterdam, ok? O Sir Albert é localizado em um dos bairros mais descolados e boêmios da cidade atualmente, o De Pijp, e adorei. Para se ter uma ideia, o hotel fica há uns 3 ou 4 quarteirões do Museumplein, a praça onde ficam os museus do Van Gogh e o Rijksmuseum. Como Amsterdam é uma cidade compacta, dá para caminhar pra todos os lugares, não precisando necessariamente do tram ou da bike.
Entretanto, como era feriado no final de semana que ficamos em Amsterdam, não conseguimos curtir o mercado Albert Cuyp, um dos mais famosos da cidade e que fica há 2 quarteirões do hotel (abre de Segunda a Sexta das 9s às 17h).
Eu adoro visitar Amsterdam, pois como morei lá por 4 meses em 2007, ela tem uma sensação de casa, sabe?!
DICAS DE HOTÉIS EM AMSTERDAM:
- Double Tree by Hilton – Centro medieval
- W Amsterdam – Centro medieval
- Décor Canal House – Joordam
- Mr. Jordaan – Joordam
- Amici Amsterdam – Joordam
- Hotel JL No76 – Museumplein
- Motel One Amsterdam-Waterlooplein
- Apollo Hotel Amsterdam – Oud-Zuid
+ ONDE FICAR EM AMSTERDAM: MELHORES BAIRROS PARA SE HOSPEDAR
CONCLUSÃO sobre Alemanha e Holanda
Sem dúvida esse não é um típico roteiro da Alemanha e Holanda e nem um itinerário indicado para quem vai a Europa pela primeira vez, mas se você está retornando e quiser dar uma volta muito gostosa e passar por lugares incríveis, eu recomendo!
Foi uma delícia fazer essa rota pela Alemanha e Holanda, ainda incluir Bélgica e Luxemburgo. Então, espero que tenham gostado das dicas!
Não esqueça de fazer suas reservas usando nossos links, dentro desse post ou de qualquer lugar do blog! E qualquer dúvida, estou a disposição nos comentários abaixo!
Respostas de 5
Olá Mirella,
sabe se é possível locar o carro em um país e devolver em outro? Se sim, em qual locadora?
Outra coisa, como posso me certificar se poderei circular entre países fazendo a reserva online?
Pesquisando na rentalcars, não localizei.
Oi Rosana,
Sim é possível, mas precisa pesquisar bastante, não tem receita de bolo, infelizmente.
Geralmente tem uma taxa extra para esse serviço e você precisa se certificar que pode andar por todos os países do seu roteiro. Mande mensagem para a locadora perguntando e se certifique novamente antes de sair com o carro.
Acho que vale a pena olhar diretamente na Avis, Hertz ou Europecar que são locadoras grandes e tem mais flexibilidade.
Abs
Faremos o roteiro de carro Frankfurt/Medio vale do Reno/ Bruxelas/Bruges/Antuérpia/Roterdã/ Amsterdã/ Colônia/ Frankfurt no mês de junho. Existe algum impedimento para atravessar as fronteiras Alemanha/Bélgica/Holanda?
Olá, Maria Clarice!
Fique tranquila, não existe nenhum impedimento e nem barreiras para atravessar fronteiras entre estes países.
Boa viagem!
Oi Maria,
Somente um adendo, se for alugar um carro, se certifique que você pode circular entre esses países. Geralmente não tem problema, mas é sempre bom deixar combinado isso com a locadora para evitar dor de cabeça.
Abs,