Uma das minhas cidades favoritas da Europa certamente é Amsterdam. E acho que não sou a única, pois a cidade recebe mais de 16 milhões de visitantes anualmente em busca de tulipas, canais, moinhos, coffee shops e sua bela arquitetura que floresceu no século XVII. Naturalmente, todas elas buscam saber onde ficar em Amsterdam.
Já visitei a cidade algumas vezes, mas também já tive a sorte de morar em Amsterdam por alguns meses. Sendo assim, resolvi criar esse pequeno guia sobre onde ficar em Amsterdam para te ajudar a escolher a melhor localização dentro do que busca visitar. Dito isso, já aviso que a cidade é compacta e escolhendo a maioria dos bairros que sugeri abaixo, será fácil se deslocar de um lado para o outro. Contudo, descobrir o bairro que mais se encaixa no seu perfil, certamente vai fazer o passeio se tornar muito mais agradável.
Mais dicas:
Melhores bairros para ficar em Amsterdam
De forma bem sucinta, mando abaixo os melhores bairros para se ficar em Amsterdam de acordo com o tipo de viajante ou de viagem. Um pouco mais abaixo tem a descrição mais detalhada de cada um deles, assim como dicas de hotel com boa avaliação:
- Centrum e Grachtengordel: ideal para quem está indo pela primeira vez e quer ficar bem no miolinho turístico de Amsterdam. [+ detalhes] [ver hotéis]
- Joordan: um dos bairros mais charmosos de Amsterdam, ideal para quem gosta de gastronomia e lugares trendies. [+ detalhes] [ver hotéis]
- Museumkwartier: melhor área para atrações culturais, bons hotéis e Vondelpark do ladinho. [+ detalhes] [ver hotéis]
- De Pijp: um pouquinho mais afastado do centro, porém um lugar eclético, com ótimos restaurantes, bares e boa vibe. [+ detalhes] [ver hotéis]
- Old Jewish Quarter / Plantage: apesar de estar mais distante do centro, recomendo para quem procura ambiente familiar, calmo e silencioso. [+ detalhes] [ver hotéis]
- Amsterdam-Noord: uma região que está se redescobrindo e com pegada industrial, porém precisa de ferry/balsa (gratuito) para chegar no centro. [+ detalhes] [ver hotéis]
Dicas dos melhores bairros de Amsterdam
Agora vamos descrever cada um dos bairros de Amsterdam e explicar um pouquinho mais porque nós os selecionamos como os melhores lugares para ficar na cidade. Aproveito e também compartilho alguns links de hotéis que eu ficaria dentro de cada orçamento.
Os mapas abaixo são do Google Maps, fiz um print para facilitar a visualização de cada localização. Sendo assim, para identificar o bairro, sempre observe onde está a parte do pontilhado vermelho. Espero que ajude.
Vale a pena comprar antes:
- I Amsterdam City Card
- Ingresso Museu Van Gogh
- Rijksmuseum: Ingresso sem Filas
- Ingresso Heineken Experience
- Passeio de Barco pelos Canais da Cidade
- De Amsterdã: Excursão de Meio Dia Moinhos de Zaanse Schans
1- Onde ficar em Amsterdam: Centrum e Grachtengordel
O centro histórico de Amsterdam é onde se localiza a grande parte das atrações turísticas da cidade. Então, esse teoricamente é o local ideal para ficar para quem está indo pela primeira vez. Contudo, precisa prestar atenção nas regiões e no seu estilo de viajante, pois nesse miolo se encontra o distrito vermelho, muitos coffee shops (onde se compra maconha) e tem muito pega turista.
Algumas pessoas também identificam essa região como Binnenstad, o coração medieval de Amsterdã.
Sendo assim, a vantagem de ficar no Centrum em Amsterdam é a facilidade de se deslocar, tanto para usar o trem que chega do aeroporto, quanto para circular a pé ou de transporte público. Por ali também ficam pitorescos canais, o histórico bairro Nieuwmarkt, a famosa praça Dam e a mais antiga igreja da cidade, Oude Kerk.
A desvantagem de ficar nessa região é a constante muvuca e dependendo de onde ficar seu hotel, será difícil ter silêncio absoluto. Aliás, esse é uma das coisas que sempre pesquiso nas acomodações quando vou viajar para Amsterdam.
Melhores hotéis no Centrum de Amsterdam:
- De L’Europe Amsterdam (histórico e luxuoso)
- Sofitel Legend (moderno e luxuoso)
- Rembrandt Square Boat (Hotel barco)
- NH City Centre (moderado +, já fiquei!)
- Hotel Mai (moderado)
- ibis Styles Central Station (econômico)
- The Hotel Apartments (apartamentos)
TULIPAS na HOLANDA:
+ PARQUE KEUKENHOF | PARQUE DAS TULIPAS NA HOLANDA
+ COMO VISITAR OS CAMPOS DE TULIPAS NA HOLANDA
2- Onde ficar em Amsterdam: Jordaan
O bairro de Jordaan em Amsterdam é um dos mais queridos e disputados da cidade. E não é por menos, Jordaan é bem localizado, super charmoso e continua como um dos melhores lugares para se viver na cidade. Alguns insistem em dizer que Jordaan é fora do radar de turistas, mas a realidade é que (quase) todo mundo já descobriu a maravilha desse lugar!
Acima disso, a vantagem de ficar em Jordaan é a proximidade de bons bares e restaurantes, galerias, boutiques e o ultra-famoso Museu da Anne Frank. O mapa acima não inclui os canais do lado direito, mas todo mundo considera essa parte também de Joordan.
Minha ressalva seria para evitar hotéis nas ruas Marnixstraat e Rozengracht, pois são as mais movimentadas. Além disso, os valores de hotéis em Joordan costumam ser acima da média.
Melhores hotéis em Joordan:
Nessa região tem muitos apartamentos para alugar, então vou deixar também o mapa do Booking para facilitar sua pesquisa.
- Pulitzer (clássico e luxuoso)
- Linden Hotel (moderado)
- Hotel Mercier (econômico +)
3- Onde ficar em Museumkwartier
Outra área muito bacana de ficar em Amsterdam é a região do Museumkwartier. Como o próprio nome diz, é a área onde se localiza três dos principais museus do país: Van Gogh Museum, o Rijksmuseum e o Stedelijk Museum.
Particularmente, eu gosto muito dessa parte da cidade, pois mistura sofisticação, cultura e uma certa tranquilidade. Apesar de ficar perto do centro, a muvuca não domina. A desvantagem é que não tem canais cortando o bairro, mas por outro lado tem o delicioso Vondelpark para arejar a cabeça.
Nessa região, do outro lado do Vondelpark, tem o bairro Oud-West que costuma ter um melhor custo x benefício que o Museumwartier. E logo onde começam os canais, você encontrará a região de Leidseplein, onde a noite acontece em Amsterdam. Fica tudo mais ou menos no mesmo lugar, por isso mencionei aqui.
Melhores hotéis no Museumkwartier:
- Conservatoriun (luxuoso, talvez o melhor hotel de Amsterdam)
- The College Hotel (moderado)
- Hotel Omega (econômico)
+ O INCRÍVEL MUSEU RIJKSMUSEUM EM AMSTERDAM
+ MUSEU VAN GOGH EM AMSTERDAM – OBRAS, PREÇOS, HORÁRIOS E MUITO +
+ HEINEKEN EXPERIENCE | O MUSEU HEINEKEN EM AMSTERDAM
4- Onde ficar em Amsterdam: De Pijp
De Pijp está despontando como o lugar mais descolado de se ficar em Amsterdam, também conhecido como “Latin Quarter”. Além de ser uma ótima região para quem gosta de vida noturna, você também encontrará uma vizinhança multicultural e que preza a diversidade.
Assim como Joordan tem a cara pitoresca de Amsterdam, De Pijp tem o jeito aberto dos reais habitantes da cidade. Quem preza pelo silêncio, recomendo fugir das ruas mais movimentadas do bairro, onde se localizam os restaurantes, bares e casas noturnas.
Um dos mercados mais famosos de Amsterdam acontecem nessa região, o Albert Cuypmart, vale a pena conhecer.
Melhores hotéis no De Pijp:
- Sir Albert (descolado e luxuoso, já fiquei e adorei!)
- Ibis Styles Amstel (moderado)
- Houseboat Little Amstel (hotel barco)
- Bicycle Hotel (hostel)
5- Old Jewish Quarter / Plantage
Você sabia que desde o século XVI, Amsterdam é um refúgio para muitos judeus? E foi nessa região que eles começaram a se instalar quando chegaram na cidade fugindo da época da inquisição de Portugal e Espanha, mas ao longo dos séculos ele se espalharam por toda a cidade. Hoje só ficou mesmo o nome “Old Jewish Quarter” ou Plantage.
Plantage fica um pouco mais afastada do centro, sendo assim é um bairro bastante familiar e com poucos turistas. Outra vantagem é que há mais parques e a arquitetura um pouco diferente. Dessa forma, Plantage é uma boa opção para quem viaja com crianças ou quer um lugar mais tranquilo da muvuca.
Melhores hotéis em Plantage:
- InterContinental Amstel (luxuoso)
- Citizenm (Moderado + moderno)
- Monet Garden (moderado +)
- Perfect APT (Apartamento 2 quartos)
Mais dicas da Holanda:
+ CIDADES NA HOLANDA PARA CONHECER E SE APAIXONAR
+ KINDERDIJK: ONDE VISITAR MOINHOS NA HOLANDA
6- Onde ficar em Amsterdam-Noord:
Olhando assim no mapa a gente tem a impressão que Amsterdam-Noord fica super longe, mas você pode acessar o centro através de uma balsa gratuita (empresa: GVB), ou seja, entre 5 e 10 minutos você já pode perambular pelos canais e atrações de Amsterdã.
A região está se reinventando e o estilo é bem avant-garde e industrial. Obviamente, não dá para negar que Amsterdam-Noord é mais fora de mão e demanda mais tempo para se chegar no centro, especialmente quando comparado aos bairros que mencionei aqui nesse post do Viajoteca. Por isso, recomendo essa região para quem já visitou Amsterdam em outra(s) ocasiões e está procurando algo diferente, ou para quem procura por acomodações com bom custo x benefício.
Melhores hotéis em Amsterdam-Noord
- Crane Hotel Faralda (luxuoso e inusitado)
- DoubleTree – NDSM Wharf (moderado)
- Botel (hotel barco, grande)
Mapa com melhores hotéis de Amsterdam
Booking.comEspero que tenham gostado dessas dicas sobre onde ficar em Amsterdam e os melhores bairros para se hospedar. Tenho certeza que sua viagem será legal demais!
Se puder, reserve seu hotel com os links que distribui ao longo desse post. A gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você!