Os apreciadores do vinho adoram visitar a França pela sua enorme abundância de vinhas e ótimos vinhos. Realmente, o país é abençoado e são muitas as regiões vinícolas na França. Contudo, o melhor de tudo é que você não precisa ser um grande fã de vinhos para tirar proveito das regiões vinícolas mais bonitas da França.
A França é o lar de algumas das paisagens mais belas do mundo e com muitas cidades imperdíveis para você visitar. Então, descubra e se encante com algumas das regiões vinícolas mais bonitas da França. Se, eventualmente, você estiver com viagem marcada para alguma dessas regiões, não deixe de aproveitar os seus vinhos.
Leia também:
+ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA
+ COMO IR DO AEROPORTO CHARLES DE GAULLE PARA O CENTRO DE PARIS
+ COMO IR DO AEROPORTO DE BEAUVAIS PARA O CENTRO DE PARIS
+ DO AEROPORTO DE ORLY PARA O CENTRO DE PARIS: COMO IR
Regiões vinícolas mais bonitas da França
Em tempo, aviso que eu não sou uma expert em vinhos. Infelizmente! Até porque o que eu gosto mesmo é de cerveja – não me julguem. Aliás, preciso fazer um curso de enologia urgente. Então, não te darei o nome do melhor vinho daqui e dali, nem qual vinícola visitar. Mas aí que está a graça da coisa. Você vai experimentando todos que quiser, até achar um para chamar de seu. Entretanto, a França tem o portal Visit French Wine que mostra tudo o que rola de Vinho na França. 😉
[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]Vai viajar para a Europa?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.[/vc_message]
Clique e pule direto dentro do texto:
ALSÁCIA
Viajando pelas regiões do Extremo Oriente da França você vai encontrar a bela região de vinhos da Alsácia. Ela está localizada perto da fronteira com a Alemanha. O que significa que os vinhos produzidos aqui têm uma influência germânica muito grande. Assim como a Alemanha, a Alsácia produz muito bons vinhos brancos, que são o equivalente francês do Riesling alemão.
Os vinhos franceses tendem a ser mais fermentados e, portanto, um pouco mais secos do que o vizinho alemão. Assim, a Alsácia segue ao longo do rio Reno e com as montanhas de Vosges ao fundo. Deste modo, além do vinho, oferece o cenário perfeito. Com a sua famosa rota do vinho, a Alsácia é voltada para o turista apreciador de um bom vinho. Inegavelmente, você encontrará lindas cidades, arquitetura tradicional e ótima gastronomia.
BORDEAUX
Você já deve ter ouvido muito falar em Bordeaux. Sem dúvida, esta é uma das regiões vinícolas mais bonitas da França. Inclusive, a mais famosa também. Ela cobre uma área enorme e, definitivamente, é uma das regiões vinícolas mais populares. A produção de vinho (na maior parte vermelha – daí a referência do nome Bordeaux) tem uma excelente reputação. Não deixe de visitar o novíssimo museu Cité du Vin.
Bordeaux é o lar de alguns dos vinhedos mais reverenciados do mundo, mas a cidade super vale a visita. Oficialmente, a cidade de Bordeaux é um patrimônio mundial, com arquitetura clássica e neo-clássica belamente preservada. Quer saber mais sobre Bordeaux e os vinhos? O Bordeaux Wine Connection te mostra as novidades.
BERGERAC
Bergerac é uma região histórica em se tratando de vinho, e fica no sudoeste da França. Com suas casas em enxaimel e com seus bancos estrategicamente situados na beira do Rio Dordogne, é imperdível. Aliás, Bergerac, a capital do Roxo Périgord, vale bem mais que uma visita.
Você encontrará castelos impressionantes, lindas cidades, que serão o cenário perfeito para uma degustação de vinho. Além disso, você encontrará vinhos brancos secos e doces, bem como vermelhos e rosé. Com uma rica produção local de “acompanhamentos” para o vinho, Bergerac se tornou um excelente destino gastronômico.
BORGONHA
Borgonha além de ser uma região linda, ela é intimamente ligada à produção de vinho. Os 360 quilômetros que separam Paris de Lyon, é composta por um mosaico de pequenos vinhedos de pequenas cidades que se formaram ao longo de um vale estreito. Com sua beleza histórica e cultural, este é um lugar de tirar o fôlego e que merece a sua visita. Você encontrará as variedades de uvas Chardonnay e Pinot Noir em abundância, o que deu a esta região uma reputação de classe mundial.
CHAMPAGNE
Ahhhh, a Champagne… Esta região é tão famosa, que tem a bebida mais amada do mundo com o seu nome. Esta região vinícola começa a 140 quilômetros de Paris, em torno da cidade de Meaux e se estende ao longo do rio Marne em direção a cidade de Epernay. Champagne é o lar de paisagens cênicas, patrimônio mundial, castelos medievais e vinhas, a perder de vista. A comida regional é em abundância e deliciosa. Não deixe de fazer pelo menos um tour em alguma das caves e aprenda a arte de fazer champanhe, enquanto desfruta de uma das melhores invenções francesa.
LANGUEDOC-ROUSSILLON
Languedoc-Roussillon é uma região de vinhos bem diversificada, no sul da França. Cobre uma área que se estende de Montpellier, ao leste, até à fronteira espanhola. A região é francesa, mas as influências da cultura espanhola e catalã são bem evidentes. Se estabeleceu rapidamente como um lugar para descobrir grandes vinhos, mas sem o preço alto que se paga por um “nome”.
Aqui nesta região,eEles não têm medo de misturar as uvas, produzindo assim sabores únicos para a região. Os 700.000 acres do Languedoc compõem uma das regiões vinícolas mais produtivos e acessíveis do mundo. Com paisagem deslumbrante, uma boa dose de arquitetura espanhola e vários festivais ao longo do ano. Este é o destino obrigatório para um amante de vinho.
PROVENCE
Uma das regiões mais lindas da França, a Provence é o destino favorito da maioria dos turistas que visitam a França. Esta bela região é responsável por cerca de 8% da produção do vinho Rosé do mundo. Aliás, eles são os melhores. Sem falar de todo o charme das cidades, paisagens rochosas de tirar o fôlego, campos de lavandas, o azul do mediterrâneo…
VALE DO LOIRE
Se você gosta de vinho branco e castelos, visitar o Vale do Loire é indispensável. É o principal produtor de vinho branco da França. Famoso por sua beleza natural, belas cidades, castelos pitorescos, o Vale do Loire é um excelente destino de viagem. Como a Alsácia, o Vale do Loire tem uma ótima estrutura para receber o turista que quer conhecer seus vinhos. A maioria das suas vinhas ficam localizadas na ‘Route du Vin’, a Estrada do Vinho no Loire. Com mais de 70.000 hectares de vinhas, o que não vai faltar são ótimos vinhos para você degustar.
VALE DO RHÔNE
O Vale do Rhône é a região vinícola mais antiga da França, que remonta quase 600 anos. O Vale do Rhône é famoso pelos seus vinhos, como os vermelhos vibrantes do Châteauneuf-du-Pape. As vinhas se encontram ao longo do rio, mas também nas montanhas, em encostas íngremes, e nas planícies do delta do Rhône. São mais de 200 km de Vale do Rhône para descobrir, incluindo vários castelos medievais e a belíssima cidade murada de Avignon.
Qual das regiões vinícolas mais bonitas da França é a sua preferida?
Você já esteve em alguma destas regiões vinícolas da França? Qual foi a sua favorita? Tem alguma sugestão para dar? Nossos leitores iriam amar saber suas indicações. Então, deixe ali nos comentários todas as tuas dicas e dúvidas. Teremos muito prazer em saber o que você achou da viagem e poder te ajudar em eventuais dúvidas!
Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre as regiões vinícolas da França. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉
Respostas de 28
Olá! Tudo bem? As vinícolas recebem para visita criança de 09 anos?
Oi Larissa.. depende da época e vinícola. Algumas recebem crianças sim, e até fazem atividades para elas. O melhor é escolher a vinícola e depois entrar no site dela para ver se é aceito ou não na época da sua viagem. =)
Partiu França!
Dicas sensacionais! Parabéns mais uma vez! Espetacular essa vinícola da foto (dentro de uma “caverna”) na região de Languedoque…pode dizer qual é??
Oi Pedro.. é a Château d’Yquem.. maravilhosa.. Fica na divisa com a região de Bordeaux. Dá para visitar as 2 regiões na mesma viagem. =)
Visitei a Borgonha com o meu noivo quando saímos de Lyon, na última vez que fomos. A visita foi com uma guia brasileira, a Pricila, da gimtravel. Foi sensacional. Ela é especialista em vinhos. Nos mostrou a região, a gastronomia – almoçamos nos vinhedos, os vinhos (claro!!) e muitas outras coisas que passariam batidas se não estivéssemos com a visita guiada. Nossa próxima viagem será com eles também, e sempre que possível, gosto de indicá-los, pois o serviço foi tão bom e vale muito a pena! A França (e os vinhos) que nos aguarde!!
Oi Martinha, que post mais lindo. Melhor que só beber o vinho (que já é algo delicioso) é viajar, conhecer sua origem e bebê-lo praticamente na sua fonte. Adorei!
Adorava visitar todas estas regiões, até porque aprecio um bom vinho. 😉 Acho que começava por Champagne e seguia por aí fora. É incrível como há tantas regiões de bons vinhos em França.
Recentemente deixei de beber álcool, mas vinho sempre foi a minha bebida preferida 🙂 Sou de uma zona vinícola e sempre que vejo fotos deste género penso na minha infância e onde fui criado. Lindas fotos 🙂
Me joga em qualquer uma dessas, de preferência de vinhos tintos, e me esquece por lá! Vou ver se consigo planejar a ida a pelo menos uma quando for a Paris pro IVEEBB! J’arrive!
Adorei as dicas ! De cara a primeira já fiquei muito feliz em ver nessa lista, tenho muita vontade de conhecer Alsácia e poder aliar com uma bela degustação de vinho seria demais ! Mas me encanta conhecer todos os lugares dessa lista ! 😉
Sou igual você, gosto de vinho mas não entendo muito bem! Mas gosto da ideia de buscar uma vinícola uma região ou até mesmo um vinho pra chamar de meu, independente do meu grau de conhecimento, meu paladar em primeiro lugar.
Já conheci Bordeuax e Alsácia, não sabia que em Provence se produzia vinho, ainda mais o rosé. Adorei o post, e todas as regiões já entraram para a lista rsrs. Ohhh vida dura rsrs
Só posso concordar com essa seleção! Também não entendo muito de vinho, mas sei que são as regiões mais conhecidas de vinhos franceses, e dá para unir o útil ao agradável visitando vinícolas e as cidades!
Sócia morri com esse post.. Das regiões vinícolas francesas eu só conheço um pouco da Alsácia dos tempos que morava em Freiburg e mal tomava vinho.. Preciso voltar para a França e conhecer esses lugares todos e de preferencia com você 😀
Bjs
Por isso que eu amo a França! kkkkkkkkk Brincadeira. Mas é um dos motivos sim! hahaha.. Parabéns pelo post, ficou muito completo. Você como sempre arrasando com as melhores dicas! =*
Hahahaha… eu também… vinhos, queijos e melhor baguette <3
Nossa, como eu adorei essas dicas! Sou “viciada” em vinhos e vinícolas. 🙂 De todas, acho que fiquei mais interessada em Bergerac. Talvez pelo caráter histórico do lugar, que vira um a mais, além das belezas e do vinho, claroooo! 😛
Oi Dayana.. Obrigada!! Bergerac é realmente belíssima e os vinhos, ótimos!! =)
Também conheço pouco de vinhos, mas eles podem muito bem virar só uma desculpa para viajar para esses indos lugares, não é? Belíssimas fotos, excelentes dicas de cidades. =)
OI Geisy.. bem isso, os vinhos se tornam uma bela desculpa para descobrirmos lugares lindos <3
O passeio em vinícolas é um dos mais legais! Simplesmente adoro! Ainda não fiz isso na França. Fiquei com muita vontade depois de ler o post.
Oi Lulu… então venha!! Tem tantos lugares lindos e ótimos vinhos que você vai adorar =)
Nossa carteiras de viagens a fazer é bem longa, e com certeza, uma viagem pelo interior da França, incluindo visitas as espetaculares vinícolas, estão no caderninho. Mais uma vez parabéns pelo design, organização, enfim, tudo o que traz o prazer de ler. Muito bom!
Oi Francisco… Muito Obrigada por suas palavras.. O interior da França é belíssimo e vale a visita.. =)
Que delícia um país que tem vinícolas em quase todo o território. Só conheço as do vale do Loire, tenho que conhecer TODAS!
Oi Adriana… sim, aqui fazem vinhos em todas as regiões. Amém né?! =)
Achei o Extremo Oriente da França um charme! Excelente pedida para apreciar um bom vinho e ainda conhecer um lugar lindo! Post completíssimo! Parabéns!
Obrigada =)