Não existe dúvidas de que a visita mais fantástica que se faz em Taormina é o Teatro Antico de Taormina. Sabe daqueles lugares que você sabe que são lindos, que você fica embasbacado ao entrar e ver ao vivo? De fato, assim é este lugar!
Toda cidade de Taormina fica em cima do Monte Tauro, na Sicília, Itália. Quando eu fui chegando perto da cidade e a vi de longe, já fiquei de queixo caído com a beleza daquilo tudo. Uma localização privilegiada, de tal sorte tanto para quem vê de baixo, quanto para quem está lá em cima. Sem dúvida, Taormina é imbatível em termos de vistas panorâmicas na Sicília. A saber, na ponta do penhasco, na parte com as vistas mais espetaculares está este antigo teatro grego, que reina absoluto na região.
Não bastasse ser uma estrutura incrível, com mais de 2 mil anos, o Teatro Antico de Taormina ainda tem uma das vistas mais estonteantes de toda Itália. Do alto de sua arquibancada, os espectadores tem o prazer de assistir a beleza do Mar Mediterrâneo bem aos seus pés, juntamente com Etna, o mais alto e mais ativo vulcão da Europa, que emoldura a paisagem de forma perfeita.
Teatro Antico de Taormina
Sinceramente, eu não estava preparada para a vista que tive lá do Teatro Antico de Taormina. A construção em si já é imponente, uma estrutura que tem mais de 2 mil anos e que continua ali, de pé, cheia de história. Surpreendentemente quando eu parei de pé na arquibancada, de frente para o palco, na hora do pôr do sol e no dia do meu aniversário, e vi a vista com o mar lá embaixo e o Monte Etna ao lado, tive certeza que eu estava vendo uma das paisagens mais lindas da minha vida!
Certamente não existem palavras para descrever certas emoções, e minha visita a este lugar foi, de certa forma, um grande presente. Com efeito chegar na hora certa, num dia lindo de sol e numa data especial, foi mais do que eu tinha imaginado para esta visita. Sobretudo teve um impacto incrível no meu passeio por ali. 🙂
Origem do Teatro Antico de Taormina
O Teatro Antico de Taormina é um teatro grego-romano. Primordialmente porque acredita-se que foi construído pelos gregos no século III a.C. Entretanto os romanos expandiram e alteraram bastante a construção original no séc. II a.C., eliminando quase que totalmente os vestígios gregos.
Época Grega
Apesar dos poucos resquícios gregos, um dos indícios de terem sido eles os construtores do teatro é o fato de Tauromenion, que hoje chamamos de Taormina, ser uma cidade fundada pelos gregos. Conforme é de conhecimento, toda cidade grega da época possuía um teatro. Bem como, outro ponto que reforça esta tese são os blocos de rocha sob o palco e as fundações. Eles são um exemplo típico da tecnologia de construção grega.
O grande fato que leva a crer que foram os gregos os criadores desta belezura, é a localização. Inegavelmente o teatro tem a vista mais incrível da região. Certamente a motivação maior de os gregos construírem teatros era apresentar suas diversas manifestações culturais, como teatro, música, recitais de poesias e afins. Tudo que envolvia a beleza e a arte. Aliás, precisa de pano de fundo melhor que a vista do mar e do Etna emoldurando o palco?
Venha descobrir tudo que Taormina pode te oferecer >> As melhores experiências estão aqui!
Época Romana
Posteriormente quando os romanos conquistaram a cidade, eles reformaram completamente o teatro grego. Só para exemplificar, eles o embelezaram colocando colunas, estátuas, uma grande variedade de mármores e pedras coloridas importadas. Entretanto eles fecharam com uma parede o fundo do palco, eliminando a vista incrível do teatro. Primordialmente o teatro era usado para espetáculos sanguinários, como jogos e batalhas de gladiadores e com animais. Desta forma, a vista não dispersaria o público e não atrapalharia as apresentações.
Entretanto, os ataques sofridos pela cidade danificaram o teatro nos séculos posteriores. Com isto, a parede que ficava no fundo do palco acabou ganhando uma abertura com 10 metros de largura e desnudando novamente a belíssima vista.
Dimensões do Teatro Antico de Taormina
Com efeito, independente de quem começou a construção, é fato que teve muito trabalho. O teatro foi escavado ali, sendo que sua arquibancada foi esculpida nas rochas do lugar. Afinal, para ter o formato certo do anfiteatro neste lugar foi necessário remover manualmente mais de 100.000 m³ de rocha. Imagine o trabalho que isto deve ter gerado na época! Isto faz dele um dos teatros mais impressionante da antiguidade. De fato, o Teatro Antico de Taormina é o segundo maior teatro na Sicília, perdendo somente para o de Siracusa.
A saber, o teatro tem 50 metros de largura, 120 metros de comprimento e 20 metros de altura. O diâmetro do auditório é de 109 metros e comportava cerca de 5400 espectadores. Assim sendo todos tinham uma excelente visão do palco de 30 metros. Além, claro, da acústica excepcional.
- Taormina: ingresso sem fila para o teatro antigo
- De Taormina: Excursão de 1 Dia às Crateras Superiores do Etna
- Excursão de 1 Dia a Panarea e Stromboli
- Giardini Naxos: excursão semi-submarina a Isola Bella
Conhecendo o Teatro Antico de Taormina
A Visita
Em princípio, a visita do teatro é livre. Ou seja, pode se caminhar livremente por toda área onde ele está localizado. Não é necessário seguir um guia e nem uma rota pré-determinada. Pode-se andar praticamente por todos os lugares ali e ler as placas explicativas. Entretanto, quem deseja entender a história e os detalhes do lugar, deveria alugar um áudio-guia (pago a parte).
Em síntese, não é uma visita cansativa e nem demorada. Na realidade, aqueles que querem somente dar uma volta rápida e bater fotos, podem programar uns 30 minutos para visita. Contudo quem desejar apreciar as vistas do lugar e ouvir as histórias e explicações do áudio-guia, deve separar pelo menos umas 2 horas para ver tudo com calma.
>> Taormina: ingresso sem fila para o teatro antigo <<
O que conhecer
Com efeito o teatro foi literalmente escavado na encosta do monte, desta forma sobe-se uma escada pelas suas laterais para chegar no alto do auditório (Cavea). Lá no topo é onde ficava o pórtico. A experiência de ficar parado ali, na entrada do pórtico para o auditório, e vendo a vista ao fundo do palco, certamente faz suspirar!
A circulação no alto é feita por uma área aberta, que antigamente abrigava o pórtico. Hoje tem um muro que protege a parte norte do teatro, e de onde pode-se tem outra vista incrível abrangendo a Isola Bella e o litoral.
Com efeito, o lugar tem muito espaço para passear, bem como muitos pontos para ver as lindas vistas, mas basicamente o teatro é dividido em 5 seções:
Escadas de acesso
As escadarias laterais levam até o topo da arquibancada, ou auditório (Cavea). Conforme ia se subindo ia se passando por 3 portas de acesso a Cavea. Em princípio, na primeira porta de acesso entravam as autoridades maiores. Consequentemente, a segunda porta era para o acesso de pessoas importantes. Em suma, os espectadores normais tinham que subir até o final das escadas para entrar no auditório. Visto que as escadas terminavam no Pórtico, o povão tinha que caminhar mais.
Pórtico (Portici)
O Pórtico era um enorme corredor com arcos e o teto em abóbadas que foi construído em tijolos na parte superior da Cavea. Visto que este espaço servia para aumentar o número de lugares e circundava toda a Cavea. Ainda na parte superior do pórtico, nas abóbodas, ficavam mais fileiras de assentos.
Primordialmente só sobraram algumas bases dos pilares em arco do pórtico e uma pequena parte da cobertura. Mas já dá para ter uma ideia de como era nos tempos áureos.
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Auditório (Cavea)
A saber, a Cavea era a onde o público ficava para assistir os espetáculos. Portanto era uma grande escadaria semicircular toda esculpida na rocha. Desta forma era acessada pelo Pórtico e pelas escadas laterais.
Surpreendentemente este lugar, onde ficavam os espectadores sentados, podia abrigar até 5400 pessoas. A parte mais baixa (perto da orquestra) era reservadas às autoridades. Inegavelmente, de baixo para cima, podia se avaliar a condição sócia econômica dos espectadores: conforme as pessoas iam perdendo a importância, mais acima elas ficavam.
Ainda hoje pode-se ver a divisão do auditório, que tem nove seções e era servido por oito escadas.
Palco (Skene)
O palco é a parte mais impressionante e praticamente original que resta do teatro. Era neste lugar que aconteciam as apresentações. Ainda é possível ver algumas colunas e a parede construída pelos romanos para tampar a vista. Esta parede tem um grande vão, que, como já foi dito, aconteceu devido aos ataques sofridos pela cidade.
Seja como for, das colunas e decorações do teatro nada sobrou, já que na Idade Média muitas das colunas, decorações e estátuas foram retiradas dali para serem usadas em palácios e igrejas da cidade, inclusive na catedral.
Pesquisadores dizem que as colunas eram esculpidas em outros lugares e chegavam pelo mar em Villagonia (região onde está a estação de trem da cidade hoje em dia). Para trazer estas colunas até o teatro, escravos as amarravam em cordas e as puxavam morro acima.
Existiam 2 fileiras de colunas em estilo coríntio. A primeira fileira tinha nove colunas dispostas em grupos de três. E a segunda fileira contava com dezesseis colunas mais baixas e distribuídas a uma distância igual uma da outra.
Orquestra
A orquestra é a área plana que fica em frente ao palco, e era onde ficavam os músicos. Mas é dito que os corais e dançarinos também se apresentaram ali. Por conseguinte, ali também eram encenadas peças teatrais maiores, como tragédias e comédias.
No período romano, esta era a área mais usada do teatro, pois era aqui que aconteciam as batalhas de gladiadores.
Não deixe de fazer estes passeios:
- Taormina: Excursão Particular a Pé de Meio Dia
- Em Taormina: destaques históricos excursão a pé guiada privada
- De Siracusa: visita guiada a Taormina e Isola Bella
- Etna e Taormina: Excursão de 1 Dia saindo de Palermo
- De Taormina: Excursão de 1 Dia às Crateras Superiores do Etna
Hoje em dia
Inegavelmente o Teatro Antico é a maior atração de Taormina, por isto muitos o visitam diariamente. Mas o lugar também é usado nos meses de verão, principalmente em julho e agosto, para abrigar concertos, shows de rock, balés, peças de teatro, entre outras manifestações culturais.
Certamente assistir um show ali deve ser algo muito especial! Afinal, ter a vista incrível ao mesmo tempo que se assiste uma apresentação do nível das que acontecem ali, deve ser mágico!
Outras experiências em Taormina
Pela cidade de Taormina
Além desta visita incrível, a cidade oferece muitas boas opções. Para aqueles que são amantes de vinhos, existem tours guiados para fazer degustações com caminhadas pelos vinhedos, com muita comida deliciosa. Aliás, você sabia que a Sicília tem fama de oferecer uma das melhores experiências gastronômicas do mundo?
Vulcão Etna e Arredores
Está em Taormina e quer conhecer o Vulcão Etna de perto? Isto também é possível! Certamente eu indico muito, pois é uma experiência bem diferente do que estamos habituados. Por exemplo você também pode casar esta aventura com visita aos cânions de Alcantara e visita a vinícolas! Super especial!
Hotéis em Taormina
Para aqueles que querem ficar bem perto do Teatro Antico e ter pacote completo de sonho, nenhum bate o incrível Belmond Grand Hotel Timeo. A saber, o hotel 5 estrelas tem vistas arrasadoras, é mega central, e fica aos pés da maior atração de Taormina, o Teatro Antico. Simplesmente perfeito! Outras ótimas opções são os incríveis Hotel Villa Belvedere, Hotel Villa Carlotta e o NH Collection Taormina.
Booking.comInformações Práticas sobre o Teatro Antico de Taormina
Endereço
Via Teatro Greco, 40 Site
Estacionamento
Anteriormente, num outro post sobre a cidade, eu já dei dicas de onde estacionar em Taormina. Dei também outras dicas práticas no post de como planejar sua ida a cidade de Taormina, passa lá. 😉
+ COMO IR A TAORMINA, NA SICÍLIA: DICAS PARA PLANEJAR SUA VISITA
Horário
O horário de abertura durante o ano todo é às 09h da manhã. Entretanto, o horário de fechamento do Teatro Antico varia muito a cada mês. Então, ele vai das 16h no inverno até às 19h no alto verão. Em resumo, você tem maiores detalhes na foto abaixo.
Entrada
- Adultos: €13,50.
- Europeus entre 18-25 anos: €8,50.
- Gratuito: europeus menores de 18 anos, professores italianos, no seu aniversário, primeiro domingo do mês.
- Áudio-guia: €5
Leia mais sobre a Sicília:
- AS 11 MAIORES ATRAÇÕES DE CATÂNIA: UM PASSEIO PELA CIDADE SICILIANA
- UMA VISITA AO INCRÍVEL TEATRO ROMANO DE CATÂNIA, NA SICÍLIA
- COMO IR A TAORMINA, NA SICÍLIA: DICAS PARA PLANEJAR SUA VISITA
GOSTOU DO TEATRO ANTICO DE TAORMINA?
Espero que tenham gostado dessas dicas do Teatro Antico de Taorina. Tenho certeza que se você escolher ir até lá, sua viagem será legal demais!
Se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre o Teatro Antico de Taormina, na Sicília. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Aliás, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉
Vale a pena comprar antecipadamente: