Acompanhe comigo: você está de férias, acorda num domingo na Alemanha e se programa para ter um dia normal de turista. Entretanto, ao sair do hotel se depara com as ruas vazias, assim como as lojas fechadas e quase nenhuma alma viva circulando pelas ruas. Será que o mundo acabou?, você pensa. Calma! Não, ainda não!
Mas é bom saber, na hora de planejar sua viagem, que muita coisa não acontece em feriado e domingo na Alemanha, e além disto, a mesma coisa acontece em outros países europeus, como Suíça e Áustria.
Para os brasileiros acostumados a ter supermercados facilmente abertos até meia noite e comércio normal no domingo, pode ser chocante chegar na terra da batata e dar de cara com tudo fechado. Como assim? Não é um país de primeiro mundo? Sim, é. Entretanto, justamente porque a crise não afetou muito a economia do país até hoje que eles não sentem a necessidade de abrir as lojas e fazer o dinheiro circular. Fora a enorme pressão da Igreja. Assim sendo, domingo na Alemanha é dia de descanso.
Na realidade, esta é uma tradição antiguíssima, que vem desde o século IV (!!!) e que foi instituída pelo Imperador Constantino, o Grande (306–337). Deste modo, domingo é o dia de descanso, da família e dia de visitar a igreja, e principalmente de não fazer compras. Ponto final. E como teimoso não é o alemão, mas quem teima com ele, esta tradição segue inalterada, apesar de a Alemanha ser um dos poucos países onde isto ainda acontece na Europa.
Passeio bate e volta de Frankfurt >>> Tour pelo Vale do Reno
O que fazer no Domingo na Alemanha
A primeira coisa a se esclarecer é: o comércio não pode abrir no domingo na Alemanha porque é lei! Isto mesmo, não são os comerciantes que não querem abrir as portas. Eles não podem.
Muito já foi tentado fazer para mudar a lei (sim, é lei!!!) alemã para o comércio poder optar por abrir as portas nos domingos e feriados, mas o lobby da Igreja (Católica e Protestante) é enorme. Não dá para esperar algo muito diferente num país onde o dízimo é descontado direto na folha de pagamento do funcionário, não é mesmo? Mas esta é outra conversa…
Países da Europa que antigamente também mantinham o comércio fechado aos domingos mudaram de lado logo após enfrentar uma grande crise econômica. Este é o caso da Espanha, Itália, Portugal. Mas países acima dos alpes, como Áustria e Suíça, entre vários outros, ainda seguem com as portas das lojas fechadas no dia da família.
Como a coisa não parece ter solução breve, então o melhor a fazer é traçar um plano B e pensar o que fazer no domingo na Alemanha.
Inesquecível!!! >>> Passeio para os Alpes Alemães (Ninho da Águia)
O que abre e o que fecha no domingo
O que esperar de um domingo na Alemanha? Esta é uma pergunta que varia muito dependendo da época do ano e da cidade visitada. Claro que nos dias de verão, até mesmo os domingos são mais movimentados e as ruas estão mais cheias. Nesta época acontecem muitas festinhas de rua e sempre tem estandes com vinícolas vendendo seus vinhos e espumante, e muitos alemães curtindo o bom tempo.
Enquanto que no inverno, devido ao frio, as ruas ficam vazias e pouco se vê de movimento. Então é nesta época que você deve prestar mais atenção no planejamento.
Cidades grandes x cidades pequenas
Outro fator é se você está em cidades maiores, como Berlim, Munique e Hamburg, ou nas cidades pequenas. Nas cidades maiores sempre tem mais restaurantes e cafés, e mais pessoas pelas ruas. Já nas cidades menores o movimento é pequeno, e as vezes cruzar com uma alma viva é raro. Mas claro que existe o caso das cidades pequenas e muito turísticas, como as cidadezinhas da Rota Romântica, do Vale do Reno e afins onde sempre tem movimento.
Passeio lindo a partir de Munique >>> Rota Romântica e Rothenburg
Resumindo em poucas palavras: o grande fator determinante é o sol e o calor! Se o dia estiver bonito, as pessoas estarão na rua. Porque, claro, torna o passeio agradável em qualquer lugar. Se o dia estiver frio, chuvoso ou cinza, são grandes as chances de seu passeio ficar prejudicado porque ninguém estará pelas ruas.
Não vou negar que o domingo na Alemanha não se aproveita de maneira igual que nos outros dias. Mas com as dicas abaixo, dá para você se preparar e tirar o máximo deste dia meio parado. 😉
Restaurantes, Cafés e Padarias
A primeira pergunta que pode surgir para quem lê este artigo é: – E os restaurantes abrem?
Sim, abrem! Barriga salva!
Claro que existem restaurantes que optam por não abrir neste dia, mas são a minoria. Nos centros turísticos das cidades todos os restaurantes estarão de portas abertas, assim como os cafés.
Já as padarias podem abrir somente pela manhã, e algumas não abrem. Portanto, se você passar na frente de uma padaria e pensar em buscar seu pãozinho, ou tomar seu café ali no domingo, confira o horário de abertura para não dar com a cara na porta. Geralmente o horário está afixado na entrada, do lado de fora, você nem precisa entrar para perguntar.
Lojas
O comércio permanece fechado. De fato, todas lojas fecham. Caso você planeja comprar especial, não deixe de se programar para ir ou no sábado ou na segunda-feira! As únicas lojas que você encontrará abertas são as lojas de souvenires próximas às atrações turísticas.
Supermercados
Supermercados não abrem aos domingos. Fué, fué, fué… e saibam que faz pouco tempo que eles começaram a abrir até às 21h ou 22h. Enquanto esta é uma novidade de uns 2 anos pra cá, antigamente eles abriam somente até às 20h!
Se eu contar que quando cheguei na Alemanha há 17 anos atrás eles fechavam às 14h no sábado…
Precisa muito de um supermercado no domingo? Na região de Frankfurt o único supermercado aberto é o Tegut no aeroporto. Ele fica no terminal 1C, nível 0, e está aberto diariamente entre 06-22h.
Farmácias e Drogarias
Farmácias e drogarias não abrem no domingo. Mas não fique em pânico! Caso aconteça alguma coisa, saiba que você tem para onde correr (sem ser para um hospital). Existe um rodízio de farmácias que abrem neste dia e naturalmente existe sempre uma de plantão. De fato, ela não vai estar com as portas abertas, mas vai ter um funcionário que atenderá você ao tocar a campainha.
Desta forma, todas as farmácias tem um bilhete na porta com o endereço e telefone da farmácia de plantão. Portanto basta passar na porta de uma e anotar o endereço para seguir para lá. As drogarias seguem como o comércio e infelizmente não abrem as portas neste dia.
Postos de gasolina
Os postos fazem parte de um “seleto clube” que tem autorização especial de funcionamento. Entretanto, não é difícil que muitos deles permaneçam fechados nos domingos e feriados. Dentro das cidades maiores somente alguns postos abrem, mas nas na autoestradas (Autobahns) eles estarão funcionando. Além do que, muitos deles abrem 24h.
Exceção
Mas daí você está andando pelas ruas num belo domingo e está tudo aberto! Rá, a Carina me enganou!! Não, você deu sorte e está num dos chamados verkaufsoffenen Sonntagen (aberto para compras no domingo). Na maioria dos Estados é permitido o comércio abrir até 4 domingos no ano, sendo que em Berlin, por exemplo, é permitido abrir até 10 domingos.
Para quem entende alemão, pode consultar este site e consequentemente se informar das datas de cada cidade. Elas estão separadas por estados.
Sendo que existem regras especiais para a venda aos domingos e feriados valem para certos pontos de venda. Desta forma, farmácias, postos de gasolina, quiosques e lojas em áreas turísticas podem abrir. Vale lembrar que por lei lojas nas estações ferroviárias, rodoviárias, portos e aeroportos e as áreas de serviço nas autoestradas estão excluídas da proibição de abrir.
- COMPRAS NA ALEMANHA – UM GUIA COMPLETO COM DICAS
- MELHORES OUTLETS NA ALEMANHA
- VOCABULÁRIO BÁSICO DE ALEMÃO PARA VIAGEM: COMPRAS
Então, o que fazer no domingo na Alemanha?
Já que o centro das cidades vai estar mortinho, o negócio é fazer alguns passeios. Muitos lugares turísticos abrem as portas nestes dias e com certeza você não precisa ficar esperando a segunda-feira chegar para passear e ver alguma coisa. Abaixo vou dar algumas ideias que você pode seguir e ser feliz num domingo ou feriado na Alemanha! 🙂
Passear nos centros turísticos das cidades
Sim, apesar de o centro comercial da cidade estar praticamente vazio, já que as lojas estão fechadas, nem sempre ele fica no mesmo lugar que o centro turístico da cidade. Assim, a sua programação de viagem está salva neste dia!
Isto porque as atrações turísticas estão abertas nos domingos e muitos feriados. As praças centrais e turísticas sempre tem movimento, seja de turistas, como de residentes. Fora que estes lugares contam com restaurantes e cafés, e claro, as lojinhas de souvenires.
- FRANKFURT RÖMERBERG, O CORAÇÃO TURÍSTICO DA CIDADE!
- A PRAÇA MAIS FAMOSA DE MUNIQUE: A BELA MARIENPLATZ!
- ROTEIRO PARA CONHECER NUREMBERG EM UM DIA
Passear nas rotas turísticas
Cidades pequenas das rotas turísticas como a Rota Romântica, Vale do Rio Reno, do Rio Mosel e etc. sempre tem algo para oferecer. Certamente o domingo é um dia bom para visitá-las, principalmente em dias ensolarados. Apesar de a procura ser maior que nos outros dias da semana, exatamente por causa da falta de mais opções, o programa vale muito a pena. Até mesmo muitos alemães as procuram para um passeio dominical (especialmente no verão, afinal no inverno já fica mais complicado).
- A FAMOSA ROTA ROMÂNTICA, NA ALEMANHA
- RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO
- COCHEM, A PÉROLA DO VALE DO MOSEL NA ALEMANHA
Visitar museus
Igualmente, os museus também abrem aos domingos ( e geralmente fecham na segunda-feira), então eles sempre são uma boa opção nos dias de chuva e frio. O que não falta na Alemanha são boas opções de museus. Portanto, escolha um e seja feliz!
Chip de Internet para os Europa!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!
*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).
Visitar Mirantes
Tem coisa mais bacana que ver as cidades do alto, de uma outra perspectiva? Então, assim como os museus, estes mirantes costuma estar abertos nos feriados e domingos na Alemanha. Desta forma, eles se transformam em uma ótima opção. Fora que a Alemanha é cheia deles! Assim sendo, procure na cidade que você está, onde você poderia ver a cidade como os pássaros a veem!
- MAIN TOWER EM FRANKFURT: O MELHOR LUGAR PARA VER A CIDADE DE CIMA!
- PANORAMAPUNKT – VISTA 360 GRAUS DE BERLIM
- MONUMENTO NIEDERWALD, ENTRE VINHEDOS E LINDAS VISTAS DE RÜDESHEIM E DO RENO
- O PASSEIO DE TELEFÉRICO SOBRE O RIO RENO EM KOBLENZ, NA ALEMANHA
Visitar Castelos
Outras atrações que costumam abrir nos domingos e feriados na Alemanha são os Castelos! Ufa! Que alívio, não!? Até porque o que traz muitos turistas para a Alemanha são exatamente seus belíssimos castelos, e que estão espalhados por todo país.
Desta forma, este é um passeio imperdível em qualquer dia da semana. Mas uma excelente opção para os domingos.
- OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA
- BURG ELTZ, UM DOS MAIS BELOS CASTELOS DA ALEMANHA
- OS INCRÍVEIS CASTELOS NEUSCHWANSTEIN E HOHENSCHWANGAU NO SUL DA ALEMANHA
- CASTELO DE HEIDELBERG: UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA ALEMANHA
De Munique: Excursão Castelos de Neuschwanstein e Linderhof
Passear nos parques, florestas e zoológicos
O alemão preza muito pelo seu tempo passado junto à natureza. Por causa disto toda cidade alemã tem um (ou vários) parque, com muito verde, parquinho para crianças, trilhas para caminhada, etc. Por isto, alguns contam até com quadras de esportes, lagos e restaurantes.
Já as chamadas florestas ficam nos arredores das cidades e são uma ótima opção para quem gosta de andar de bicicleta. Além disto, esta é uma forma de se ter contato com um típico programa de alemão. Eles amam andar pelas trilhas das florestas.
Fora estes acima, tem os zoológicos, que são encontrados nas grandes cidades alemãs. Além de costumarem ser lugares bem agradáveis, ainda são bem visitados no domingo na Alemanha.
- OS MELHORES PARQUES DE DIVERSÃO NA ALEMANHA
- LEGOLAND DEUTSCHLAND, O PARQUE DA LEGO NA ALEMANHA
- ZOO FRANKFURT
Não esqueça do Seguro Viagem! Ele é obrigatório!
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
Assistir jogos, shows e afins
Planeje-se com antecedência e veja se neste dia tem algum show que você gostaria de assistir. Ou se está acontecendo algum jogo de futebol na cidade onde você está, ou algum outro esporte do seu interesse.
Por exemplo, um bom site para ver ingressos e shows que estão acontecendo é o Eventim.
Caso tenha vontade de assistir um jogo, confira a tabela de jogos do campeonato alemão de futebol. Assim, clique no site da Bundesliga. Bem como, para ver os jogos da seleção alemã, entre no site da DFB.
+ EINTRACHT – FRANKFURT, JÁ OUVIU FALAR?
Fazer refeições demoradas
Sabe aqueles restaurantes que você recebe excelentes indicações e não consegue encaixar na viagem por falta de tempo porque tem muita coisa para ver? Definitivamente, este é o dia de você fazer uma reserva num deles! Além de aproveitar ao máximo a deliciosa comida, você pode aproveitar o ambiente, sem pressa.
- ADOLF WAGNER, O RESTAURANTE QUE É UMA TRADIÇÃO EM FRANKFURT
- A CERVEJARIA HB EM MUNIQUE: PROSIT!
- CONFEITARIA EM FRANKFURT: 3 OPÇÕES DELICIOSAS NO CENTRO ANTIGO
Descansar
Todo mundo pode, e deve, se dar um dia de descanso no meio de uma viagem. Desta forma, se você estiver num feriado ou num domingo na Alemanha no meio de sua viagem, aproveite este dia para dormir até mais tarde. Além do mais, uma boa pedida também é aproveitar o hotel (uma boa dica é escolher um hotel melhor para fica neste dia!). Assim como tomar o café da manhã com calma, além de ver se o hotel oferece spa ou algo assim.
Ou ainda você pode procurar por um Brunch nas proximidades do seu hotel e interagir com os locais. O tempo vai voar, você vai ver! Fora que você pode colocar aquelas pendências de viagem que você fica empurrando pra frente em dia. Quais? Que tal baixar as fotos para o computador (ou HD), lavar as roupas, arrumar as malas…
Assim como você pode escolher simplesmente relaxar e pensar em tanta coisa bacana que você viu nos últimos dias. Dessa maneira você estará revigorado para os próximos dias de viagem que virão! Fora que você nem vai achar tão ruim assim ter ficado um dia de domingo na Alemanha!
ENCONTRE SEU HOTEL NA ALEMANHA |
||||
---|---|---|---|---|
Berlim | Frankfurt | Munique | Hamburg | Nuremberg |
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 13
Boa noite, Carina. Estou viajando para a Alemanha na Páscoa de 2023, chego na sexta-feira santa. Os parques, museus e pontos turísticos ficam abertos nos feriados. Desde já te agradeço a atenção. 🙂
Olá, Hélio!
A grande maioria sim, mas nem todos. Eu recomendo fortemente que você entre nos sites das atrações que pretende visitar para confirmar e não ter decepções. 😉
Boa viagem!
OI Carina! Parabéns pelo post e obrigada por suas ótimas dicas!
Irei p Alemanha em maio, e estarei em Frankfurt num domingo! No caso de ainda não ter alterado o costume de lojas e mercados fechados, acha uma boa ideia aproveitar e fazer um bate-volta até Heidelberg? Será que lá tb está tudo fechado?
Grata pela ajuda, abs
Vania
Olá, Vânia!
Sim, é uma ótima pedida. O comércio também estará fechado em Heidelberg, mas ao menos a cidade tem mais atrações e tem bastante vida nos domingos. Além de ter mais lojinhas de souveniers, que estarão abertas! 🙂
Boa viagem!
Muito, mas muito obrigado mesmo, estava sem ideias do que fazer.
Fico muito contente em ajudar! Ótima viagem pra vc!
Adorei ler esse artigo com dicas super detalhadas! É mesmo desencorajador chegar numa cidade e ver tudo fechado, mas aqui na Europa já é algo habitual… eu vivo em França e Domingo é quase que sagrado, não dá mesmo para ir ao supermercado ou fazer umas comprinhas, mas habituamo-nos ao fim de algum tempo a saber que Domingo é dia meio desperdiçado mesmo! haha
Bem verdade, Ester! A gente que vive aqui na Europa se habitua a não ter muito o que fazer, principalmente no inverno. Mas o brasileiro que vem para cá, e é acostuma com muita coisa aberta aos domingos sofre, e fica chocado muitas vezes, pois não imagina que aqui seja desta forma.
Obrigada pela tua visita!
Um abraço pra vc!
Pois é. No meu primeiro domingo em Berlim fiquei meio perdida com a cidade fechadona.
Oi, Carina. Na Itália, na verdade, essa abertura aos domingos começou bem antes da crise. Quem lançou a moda foram os grande shopping centers (que por aqui é um fenômeno da última década). Depois os grandes supermercados (mesmo que muitos só abram no domingo até as 13h). Mas, por exemplo, no centro da cidade, que é área turística, muita coisa já abria aos domingos. Eu acho super prático ter um dia a mais para fazer compras. Beijo, Lu
Bom saber, Lu! Tenho uma amigona que mora em Torino e lá começou a abrir tudo não faz muito tempo. E este é um dos motivos que eu amo ir visitar ela! Heheheh!
Quem sabe uma hora a Alemanha acorda neste sentido…
Obrigada pela visita e um abraço pra vc!
Adorei o post pq isso costuma ser um problema não só na Alemanha, mas nas viagens em geral! O fim de semana que eu passei em Magdeburg foi estranho pra mim justamente pq quase não tinha uma alma pela cidade, nem no sábado e nem no domingo…
Bem isto, Fer! Quando eu morei em Eisenach, a cidade parecia fantasms nos fins de semana também. Era de assustar. Acho que as cidades da antiga DDR são mais neste estilo mesmo.
Beijos pra vc!