O Douro em Portugal é lindo e não faltam razões para visitá-lo. E uma é melhor que a outra. Tem lindas paisagens, muitos vinhos, ótima gastronomia, cultura incrível e muito amor envolvido.
Além disso, você vai encontrar a simpatia e generosidade das pessoas. Fora as tradições genuínas e as histórias que moldaram a região. Portugal é uma terra mágica, repleta de belas paisagens, pessoas amigáveis, comida deliciosa, e preços incrivelmente baixos.
Em 1756, o primeiro-ministro português, o infame Marquês de Pombal, declarou o Douro uma região vinícola formal.
Ela abrange 250.000 hectares, dos quais 48.000 são ocupados por vinhas, passando por 22 aldeias. 24.000 hectares da área total foram classificados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. É muita beleza minha gente!
Leia também:
+ 9 PROGRAMAS IMPERDIVEIS NO VALE DO DOURO
+ HOTÉIS NO DOURO EM PORTUGAL |ONDE FICAR NO DOURO
11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL
ARQUITETURA NO DOURO
Andando por Porto e pelo Vale do Douro, eu tive que me beliscar muitas vezes para acreditar que o que eu estava vendo era real.
Cores, muitas cores. Muitos detalhes e azulejos. E dias com céu lindo para completar a paisagem. O estilo barroco de muitas aldeias me lembrou muito Ouro Preto e região.
Não esquecendo a parte moderna de alguns edifícios do Porto.
AZULEJOS
Impossível não falar dos Azulejos. Eles estão em todos os lugares em Portugal. Em 10 minutos caminhando por Porto, vi mais azulejo que em toda minha vida. E meus olhinhos brilhavam.
Eles decoram tudo, desde paredes de igrejas e mosteiros, palácios, casas, fontes, lojas e estações ferroviárias.
Eles muitas vezes retratam cenas da história do país, mostram seus pontos turísticos mais arrebatadores, ou simplesmente servem como sinais de trânsito, placas de identificação, ou números de casa.
Os azulejos são uma parte muito importante da arquitetura do país. A gente agradece!
ALDEIAS ENCANTADORAS DO DOURO
Se você gosta de lugares hospitaleiros, onde gastronomia e vinhos, linda arquitetura, festas e romarias são como cartões de visita, as cidades históricas, visitar o Douro em Portugal, é a certeza que as aldeias ficarão gravados em sua memória.
Cada uma das aldeias preserva edifícios únicos que vale a pena descobrir. Além do patrimônio e da história, desfrutam das magníficas paisagens e tornar-se rodeado por uma simpatia natural.
Os centros históricos, que foram recuperados irão surpreendê-los pela riqueza de seus monumentos, espaços de lazer, jardins, …
Muitas delas já são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade. A principal aldeia é Peso da Régua, conhecida como Régua (lá, não deixe de visitar o Museu do Douro).
Amarante é um encanto. Atravesse a ponte setecentista sobre o rio Tâmega e visite a Igreja e o Convento de São Gonçalo, que começou a ser construído por volta de 1540. Nele existe a tradição de pedir ao santo casamenteiro para abençoar o seu amor. Não saia desta charmosa localidade sem saborear um dos principais doces de Amarante.
Em Pinhão visite a belíssima estação de comboio decorada com painéis de azulejos, de onde você poderá partir num passeio nostálgico de comboio, através do Vale do Douro.
Não deixe de visitar Tarouca, e conheça o Mosteiro de São João, o primeiro fundado pela Ordem de Cister em território português, no século XII.
Perto dali, admire a ponte medieval de Ucanha e suas casas antigas nas margens do rio Varosa. Sabrosa e Vila Real são duas aldeias lindas, com sua seus prédios em arquitetura barroca.
A Casa de Mateus em Vila Real é uma verdadeira obra prima.
Transfer em Lisboa e Região
Você está planejando uma viagem para Portugal e precisa de um serviço de transfer em Lisboa? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, fechamos em parceria com motoristas em Lisboa, super recomendamos, que podem te ajudar. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Lisboa e passeios por toda região!
Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).
Os motoristas brasileiros em Lisboa garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Portugal. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.
Peça sua cotação sem compromisso: por email ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!
BELAS PAISAGENS
Você vai se apaixonar pelo Douro e suas paisagens. O Norte de Portugal se destaca como a região vinícola mais bonita do mundo, comprovada pela grandeza da sua paisagem e pelos seus vinhos.
Talhada em encostas com o granito polido, os vinhedos íngremes, com o majestoso rio Douro muito abaixo. Não tem como não se emocionar vendo esta paisagem.
Para nossa sorte, fizemos várias paradas estratégicas para apreciar a vista. São Leonardo de Galafura, bem acima de Régua, foi uma das minhas vistas preferidas.
Quando alguém diz que a vista é épica no Douro, você não faz ideia do sentimento que você tem quando você está lá. O Douro é uma relíquia viva da história agrícola que remonta 2000 anos.
Cada canto da terra ao longo do Douro foi tocado pelas mãos de agricultores. Grande parte da área é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Durante séculos, com suas estradas de terra e paralelepípedos, era de acesso muito difícil. E para pessoas que assim como eu enjoam em trajetos sinuosos, pode ser um verdadeiro pavor, já que é curva para todos os lados, e parece não acabar nunca.
Confira as promoções para alugar um carro:
CIDADE DO PORTO
O Porto merece muita honra, já que é daqui que você parte para descobrir o Douro. Os edifícios antigos em torno da cidade revelam milhares de anos de história.
Lar de apenas 230.000 pessoas, esta linda cidade costeira precisa estar na lista de todos e é uma viagem de fim de semana perfeito para qualquer um na Europa. Como o resto de Portugal, é extremamente acessível, e o transporte público é eficiente, além de ser uma cidade muito tranquila.
Porto é uma cidade muito romântica, com suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e caves de Vinho do Porto om vistas deslumbrantes sobre o rio, em quase todos os lados.
É também uma cidade muito montanhosa, então esteja preparado para subir e descer ladeiras.
Leia também:
>> ROTEIRO NO PORTO (2 DIAS) E DICAS DA REGIÃO
>> VISITANDO AS CAVES DE VINHO DO PORTO GRAHAM’S
CULTURA
Uma região tão rica como o Douro, não estaria completa sem a sua vertente cultural. Nestes dias que lá ficamos, descobrimos muitos segredos e maravilhas da região. Visitar o Douro em Portugal, é sinal de muitas histórias para lembrar para a vida toda.
Além de registrar a história do Douro, o melhor foi partilhar as memórias das pessoas que moldaram esta terra e fizeram dela Patrimônio Mundial.
Conhecemos histórias incríveis, entre elas as minhas preferidas : a oração na preparação do pão da Padaria Fátima, o vinho que ouve música clássica na Quinta da Casa Amarela, as cinco irmãs que comandam a Casa Calços do Tanha.
Não esquecendo que o Douro conta com uma variada oferta de exposições, o Museu do Douro em Régua, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, o Mosteiro de São João de Tarouca, Parque Arqueológico do Vale do Côa.
GASTRONOMIA
Minha gente, te digo uma coisa. Fome você não passará, nem vontade. Porque se tem uma coisa que Porto e o Vale do Douro sabem, é nos mimar com delícias gastronômicas.
Desde uma simples comida do dia a dia até um restaurante estrelado, tudo será uma delícia. Conhecida pela hospitalidade, a região é generosa na hora de servir bem à mesa.
E com uma enorme variedade de pratos (de peixe, marisco, carne ou seus muitos doces), sempre cozinhados com ingredientes locais e da estação. Não esquecendo que sempre tem um vinho para cada ocasião.
Leia também:
>> RAZÕES PARA VISITAR LISBOA | 14 MOTIVOS PARA SE APAIXONAR POR LISBOA
>> UM DIA EM GUIMARÃES – SE ENCANTE PELO BERÇO DE PORTUGAL
HOTÉIS DE LUXO & QUINTAS
Se você gosta de luxo, o Vale do Douro é o lugar. Você encontrará muitos hotéis luxuosos e quintas belíssimas e com um preço ótimo. Não esquecendo que as Quintas carregam histórias de gerações, já que a maioria delas faz parte da mesma família há séculos.
A atmosfera delas (e dos hotéis também) é incrivelmente tranquila e você sempre estará a poucos minutos (ou metros) de várias vinhas. Afinal, este é o país do vinho!
Leia também:
>> HOTÉIS NO DOURO EM PORTUGAL |ONDE FICAR NO DOURO
>> HOTEL NO PORTO – HOTEL TEATRO – ONDE A ESTRELA É VOCÊ
IGREJAS E MOSTEIROS
Você sendo religioso ou não, o que não faltam são igrejas e mosteiros para você visitar. Eu sou católica, nem tão praticante, admito! mas adoro conhecer igrejas.
E em Portugal, é impossível não se apaixonar. Elas são incríveis. São magníficos edifícios e como a maioria deles foram construídos há centenas de anos, eles têm muita história.
A maioria das igrejas que eu visitei eram super básicas do lado de fora, mas foi só colocar os pés dentro, que wow! Os interiores eram impressionantes, com muitos detalhes, azulejos e ouro. Os altares eram incríveis.
Leia também:
>> 9 PROGRAMAS IMPERDIVEIS NO VALE DO DOURO
>> 2 MOSTEIROS PARA VISITAR NO DOURO – PORTUGAL
PESSOAS ESPECIAIS
É impossível não se encantar com o povo português. Eles são uma verdadeira simpatia. Sempre com um sorriso no rosto, tentando ajudar, a humildade em pessoa.
Desde que coloquei os meus pés em Portugal, até a minha partida, só tenho boas memórias. Muito amor por todos vocês. Um povo muito hospitaleiro.
VINÍCOLAS & VINHOS
E lógico que não poderia ficar de fora as vinícolas com seus maravilhosos vinhos. Sem dúvida, o vale do Douro é uma das regiões vinícolas mais belas do mundo.
É também a casa das mais belas vinhas e patrimônio da Unesco. E isso é uma moradora da França falando. Não tem como não falar que amei.. amei.. amei.. conhecer e beber (muito!) vários vinhos do Porto e do Douro.
A região do Douro é onde os vinhos do Porto e Douro são produzidos. O vale desfruta de um microclima que torna o local perfeito para cultivar azeitonas, amêndoas e uvas.
Além da paisagem deslumbrante que vai deliciar os seus olhos. É muita perfeição a organização das parreiras. Na viagem nós passamos por várias quintas e caves. E o que mais me impressionou foi a produção própria e estilo de cada uma.
Regado a cada ano com prêmios e honrarias, sempre com muito bom gosto e dignos de investimento estrangeiro.
Os produtores mais antigos são famílias inglesas, que se instalaram na região e na cidade do Porto há mais de um século. Sem esquecer da imensa quantidade de uvas existentes que eu nem fazia ideia.
Todos os vinhos do Porto e de mesa são produzidos com algumas das melhores uvas de Portugal: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca, que estão entre os melhores.
Leia também:
>> QUINTA DA CASA AMARELA – UMA QUINTA COM MUITO AMOR E SABOR
>> QUINTA DO VALLADO – A QUINTA QUERIDINHA DOS BRASILEIROS