Lembro-me que a primeira vez que tive conhecimento da cidade de Bratislava foi procurando um voo para Viena. Encontrei uma low-cost oferecia voo para Viena sendo que o aeroporto de chegada seria Bratislava. Naquela época, pouco me interessei pelo o que fazer em Bratislava e optei pelo voo direto. Apesar de ter torcido um pouco o nariz por perder tempo na viagem. Isto porque 80 quilômetros (em torno de 1 hora de viagem) separam as duas cidades.
Mas o tempo foi passando e vários posts de viagem sobre a cidade foram cruzando meu caminho. Até que Bratislava ganhou minha atenção completa e foi meu destino escolhido para uns dias de passeio. De modo que a tal low-cost não oferecia mais vôos saindo do aeroporto que eu gostaria, foi a vez de Viena ser usada só como chegada e saída!
+ COMO IR DE VIENA PARA BRATISLAVA, NA ESLOVÁQUIA
Bratislava: passeio guiado pela cidade
O que fazer em Bratislava
Cheguei em Bratislava com um tempo chuvoso, que me acompanhou nos 3 dias na cidade. Mas mesmo abaixo de chuva constatei que a cidade é uma graça! Assim como, percebi que tem muito o que fazer em Bratislava! A cidade é cortada pelo famoso rio Danúbio, assim como Viena. Ainda por cima, conta com um castelo no alto da colina, que além de inúmeras belas torres de igrejas, ainda é cheio de história.
A bela Bratislava foi por séculos a cidade das coroações dos Imperadores Austro-Húngaros. Assin sendo, este fato por si só já fala sobre sua importância histórica. Aqui nesta cidade, 19 Imperadores tiveram suas cabeças coroadas com o poder total sobre o vasto império.
Antes de embarcar para Europa, não esqueça de adquirir um bom seguro viagem para viajar tranquilo.
Afinal, o seguro de viagem é obrigatório!
Então, aproveite e use nosso link para garantir um desconto de 10% para pagamento no boleto ou 5% no cartão!
História
A Eslováquia e a própria Bratislava tem uma longa história, com passado cheio de dominações e conquistas. Fundada antes do século X, a cidade era conhecida originalmente como Pressburg. De acordo com a hstória, ela ganhou notoriedade no século XII devido suas fortificações. Entre os anos 1541-1784, a cidade foi escolhida como capital da Hungria. Em resumo, isto mostra a importância de sua localização estratégica nas margens do Danúbio.
Em 1805, durante a Guerra Napoleônica, foi assinada na cidade a Paz de Bratislava no Palácio do Primaz. Isto aconteceu após a derrota dos exércitos de Francisco I, imperador da Áustria, e de Alexandre I, o czar russo. Eles foram derrotados pelo exército de Napoleão, em Austerlitz. Quando a Tchecoslováquia foi criada, em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, a cidade foi rebatizada de Bratislava. Assim como também foi escolhida a capital da província da Eslováquia.
Hoje, anos após as províncias terem se tornadas independentes, a Eslováquia segue com sua capital na bela cidade. Bem como, a história deste povo continua a ser escrita.
Traslado de Catamarã entre Viena e Bratislava
Bratislava hoje
Uma cidade muito charmosa e tranquila, assim pode ser descrita Bratislava. Ela possui um centro antigo conservado e bem-cuidado. Da mesma forma, as ruas estreitas oferecem vários restaurantes e bares com mesas nas calçadas. Super aconchegante para assistir o vai-e-vem de pessoas.
Aliás, a cidade já deixou para trás o ranço dos anos de administração comunista (entre 1948 e 1989). Hoje em dia, ela oferece boas opções, como outras capitais europeias: bons museus, shoppings, atrações bem-preservadas, inúmeras opções culturais.
Sem dúvida, a cidade é uma excelente opção para um final de semana prolongado. Até mesmo para uma visita rápida, ela vale muito à pena! Então, quem tem um tempo sobrando ao visitar Viena e Budapeste, deve aproveitar! Já que estas belas capitais ficam próximas de Bratislava. Aliás, o que fazer em Bratislava é o que não falta e tenho certeza que você vai se surpreender!
Bratislava: excursão a pé privada
Onde ficar em Bratislava
Antes de mais nada, caso você vai ficar pelo menos uma noite em Bratislava, deixa eu te dar uma ajuda na escolha de uma hospedagem na cidade. Pois estar perto do centro vai te ajudar muito. Aliás, eu recomendo muito que você fique pelo menos uns 2 dias na cidades.
Eu escolhi o Felicity Garni Hotel quando fui, mas devo dizer que ele fica a uma boa pernada do centro. Tem transporte público que passa em frente, mas como eu estava sozinha, me senti meio fora de mão. Prefiria ter escolhido algo como o Ibis Bratislava Centrum ou o BlueBell Hotel, que são parecidos, mas bem mais centrais. Se tua intenção é ficar muito bem localizado, a indicação é o APLEND CITY Hotel Perugia. Juntando localização especial e um pouco de luxo, temos então o Radisson Blu Carlton Hotel.
Naturalmente, numa cidade cortada pelo Danúbio, você pode optar por ficar de frente ao rio, por exemplo, no ótimo Hotel Devin. Mas você pode optar por ficar DENTRO do rio! Sim, isto é possível! Basta fazer uma reserna no Botel Gracia! Como o nome já diz, ele é um barco-hotel. 🙂
O que fazer em Bratislava
A grande maioria dos turistas ainda vem a Bratislava de Viena. Dependendo de que forma você escolhe ir de Viena para Bratislava, chega-se em um ponto da cidade. Mas em todas elas é rápido e fácil chegar no centro e perto de todas atrações principais.
Passeio de Viena a Bratislava: de Ônibus e de Barco
O centro da cidade pode ser rapidamente percorrido em algumas horas. Mas eu já aviso que a cidade e suas atrações de Bratislava merecem mais tempo. Fazer um passeio pelo seu centro antigo é uma delícia. Certamente, você vai encontrar muita coisa o que fazer em Bratislava. Somente, tenha em mente que só a visita interna ao Castelo de Bratislava leva em torno de 2-3 horas. Então, se você quer apreciar com calma o que ele oferece, ponha mais tempo na conta.
O centro turístico de Bratislava é compacto e muito bonito. Ele tem inúmeras ruas para pedestres, prédios bem preservados, muitos restaurantes e lojinhas. Certamente, este passeio é muito agradável e a cidade é uma bela surpresa.
Centro de Informações Turísticas
Apesar de o centro de Bratislava ser fácil de visitar, o centro de Informações Turísticas da cidade oferece mapas gratuitos. Mas não se preocupe muito, porque vai ser muito difícil você se perder. Invariavelmente, passeando pelas ruas do centro antigo, você acaba passando por quase todos os pontos interessantes. Até mesmo sem seguir um roteiro pré-planejado.
Roteiro de 1 dia em Bratislava
Então vamos começar um passeio pela cidade! Através deste roteiro de 1 dia em Bratislava você pode planejar sua visita. O passeio começa pela grande atração de Bratislava, o seu belo castelo.
Bratislavský hrad (Castelo de Bratislava)
SEm dúvida, o Castelo de Bratislava é uma de suas maiores atrações do país. No alto de um morro, bem ao lado do centro antigo, ele reina sobre a cidade. Inegavelmente, ele é cheio de história e muito imponente, uma visita vale muito a pena. Por isto, temos um post só sobre ele.
+ O CASTELO DE BRATISLAVA, UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DA ESLOVÁQUIA!
Nový most (Ponte Nova) e o UFO
A Ponte Nova foi construída entre 1967 e 1972. Ela é a ponte que corta o Rio Danúbio próximo ao centro Antigo e o Castelo de Bratislava. Esta ponte tem 430 metros de comprimento e faz um contraponto muito interessante na paisagem da cidade. Afinal, ela é uma estrutura futurista. Portanto, a ponte moderna liga as duas margens do Rio Danúbio, bem em frente ao Castelo de vários séculos.
No alto de uma das bases da ponte fica uma estrutura suspensa em formato de disco voador. Por isto ela ganhou o nome UFO. Na realidade, o UFO é um mirante e bar-restaurante que tem 95 metros de altura. O lugar oferece uma bela vista panorâmica da cidade. Dizem que em dias claros dá para avistar até 100 km de distância.
Aberto diariamente das 10-23h.
Ali perto está a Katedrála – Dóm Svatéro Martina.
Katedrála svätého Martina (Catedral de São Martinho)
Esta é a maior e uma das mais antigas igrejas em Bratislava. Assim como, esta catedral gótica foi o importante palco de coroações de reis húngaros entre 1563 e 1830. Então só imagina tudo que estas paredes seculares já não viram! Como não podia ser diferente, aqui estão enterrados alguns desses reis. Sem dúvida, a visita a Catedral de São Martinho é daquelas atrações imperdíveis de Bratislava.
No topo da torre da igreja, ao invés de ter uma cruz, como é normal nas igrejas, está uma réplica da coroa do rei da Hungria. A coroa de S. Stéfano, assentada sobre um travesseiro, está ali desde 1847. Só para ilustrar, a coroa pesa 300 kg e tem 1 metro de diâmetro. Inclusive, foram usados 8 kg de ouro para recobrir a coroa e o travesseiro. Por fim, a coroa remete às 19 coroações celebradas nesta catedral.
Certamente, uma igreja tão cheia de história, tem várias curiosidades. Entre elas está o fato de que a missa solemnis, de Beethoven, foi tocada pela primeira vez nesta igreja.
Visitas: aberta diariamente das 09-11h30 e das 13-17h, exceto nos fins de semana.
Entrada é paga, mas é gratuito para missas.
Rudnayovo námestie.
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Reservando seu hotel na Eslováquia por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.[/vc_message]
Hviezdoslavovo námestie
Paralelo ao Danúbio está o Hviezdoslavovo námestie, um lindo e arborizado calçadão. Ali você vai encontrar diversas estátuas e o Monumento a Pavol Országh Hviezdoslav, com uma fonte. Nesta rua estão alguns prédios de embaixadas, como a dos EUA e da República Tcheca.
Numa das pontas está o Slovac National Theater (Teatro nacional Eslovaco) e a Slovenská filhármonia (Filarmônica Eslovaca).
Aliás, aqui fica um dos pontos de partida dos trenzinhos que fazem os passeios turísticos pela cidade. Caso você queira passear com ele, não deixe de anotar este lugar.
Trenzinho Turístico
Uma empresa oferece 2 tours diferentes para quem deseja conhecer a cidade sem se cansar. Um é o circuito Castle Tour, que passa por fora do centro antigo e indo até o Castelo (parada de 15 minutos). Enquanto o outro tour, o Old Town Tour, sai da praça Hlavné Námestie, e circula por dentro da cidade antiga.
Siga em direção ao centro pela rua Rybárska brána. Ao chegar na esquina com a rua Panská, procure pela famosa estátua Čumil– Man at Work. Esta é outra das grandes atrações de Bratislava. Inesperadamente, você vai ver um homem saindo de dentro de um bueiro. Com toda a certeza, esta é a estátua mais fotografada da cidade. Mas siga procurando, porque estátuas interessantes para se encontrar pela cidade não faltam!
[vc_gmaps link=”#E-8_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”]
Ainda na esquina da rua Laurinská está outra estátua famosa da cidade: o Paparazzi. Esta estátua parece que está fotografando todos os “famosos” de forma sorrateira.
Aliás, esta é uma das facetas mais interessantes de Bratislava. A cidade quer ter um ar leve e cômico, e estas estátuas fazem boa parte deste papel. Então coloque a procura pelas estátuas na sua lista de o que fazer em Bratislava!
Hlavné Námestie (Praça Principal)
A praça principal do belo e bem preservado centro histórico da Bratislava também segue esta mesma linha. Da mesma forma que seus arredores, a área tem prédios bonitos e uma linda fonte no centro, a Fonte Maximilian.
De fato, a bela praça é rodeada por cafés, bares e lojas de souvenirs. Nela está uma das muitas estátuas famosas espalhadas por Bratislava: a estátua de um soldado de Napoleão. O soldado está descansando apoiado em um dos bancos da praça. A obra é de autoria do artista eslovaco Juraj Meliš, 1997.
Inclusive, nesta praça está também o edifício da Antiga Prefeitura, a Stará Radnica.
Stará Radnica (Prefeitura Antiga) e Múzeum mesta Bratislavy (Museu da Cidade de Bratislava)
Na verdade, a antiga prefeitura da cidade é um complexo de construções erguidas a partir do século XIII. Atualmente, o lugar também abriga o Museu da Cidade de Bratislava. Ele é o museu mais antigo da capital eslovaca, inaugurado em 1868. Por exemplo, na salas de exibições estão artefatos do sistema judicial feudal, assim como móveis originais da época. No interior dá para visitar alguns salões e exposições temporais, além de um calabouço.
Visitas: de 3ª-6ª-feira, entre 10-17h; sábado e domingo, entre 11-18h.
Primaciálne námestie, 3.
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]
Você consegue viajar sem celular?
Nem dá pra imaginar, não é mesmo?! Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!
[/vc_message]
Seguindo pelo lado da Prefeitura, você vai chegar na Primaciálne námestie, outra praça bonita. Nesta praça você vai ver o Primaciálny Palác e o Centro de Informações da cidade. Caso você precise, este é o lugar para tirar dúvidas, pegar um mapa gratuito, além de fazer reservas de passeios e hotéis. Adicionalmente, você pode comprar souveniers da cidade, entre outros.
Primaciálny Palác (Palácio Primaciálny)
Hoje em dia, este palácio em estilo clássico é a sede da Prefeitura. Inclusive, é possível fazer um tour rápido para conhecer o seu interior e sua modesta coleção de arte. Além disso, você pode visitar a sala de espelhos. Foi aqui que Napoleão e o líder da dinastia Habsburgo, Franz I, assinaram um tratado de paz após a Batalha de Austerlitz. O Tratado de Pressburg estabelecia a retirada de tropas francesas do território austro-húngaro.
Abre de 3ª-domingo, entre 10-17h.
Primaciálne námestie, 1.
Atravesse a rua Hlavné námestie e siga pela rua Sedlárska. Você vai chegar na Michalská, onde está a porta Michalská veza.
Michalská veza (Porta de Miguel)
Esta é a única das quatro portas de entrada para cidade medieval restantes que ainda contém sua torre original de 51 metros de altura e 7 andares conservada. Uma torre linda e super fotogênica, que tem no topo uma estátua do arcanjo Miguel matando um dragão. Devido esta estátua, o portão ganhou este nome.
Do seu terraço, você pode ver lindas vistas panorâmicas da cidade. A entrada para a torre é feita através do Museu de Armas, que fica junto da estrutura. Para achar a entrada basta procurar pela réplica do canhão que fica na porta de entrada do museu.
Devin Castle: Visita guiada de 3 horas a partir de Bratislava
Embaixo da torre, dentro do túnel formado por ela, fica a placa mostrando o ponto zero da cidade. Você vai ver um círculo no chão que mostra as distâncias de Bratislava para outras 29 cidades do mundo.
Saindo do centro antigo, mas ainda nos seus arredores, está o Palácio Presidencial, o Grassalkovich Palác.
Grassalkovich Palác (Palácio Grassalkovich)
Construído em 1760 para ser um palácio de verão, atualmente ele é a sede da Presidência da Eslováquia. A visitação não é permitida, mas os belos jardins são abertos ao público. Ali está a Fonte Zem – Planéta Mieru (Fonte Terra – Planeta de Paz).
Outras atrações de Bratislava
Slavín (Memorial Militar Slavín)
Este é um Memorial de Guerra em homenagem aos soldados soviéticos mortos na cidade. Eles enfrentaram o exército nazista e participaram da libertação da região no final da Segunda Guerra Mundial.
Ele fica no topo de uma colina e o grande memorial tem 39 metros de altura. Bem como, no seu topo está uma estátua de 11 metros de altura de um soldado russo carregando uma bandeira. Já na base do monumento estão gravadas as datas de libertação das cidades eslovaca libertadas pelo Exército Vermelho. Apesar de ser uma subida, a caminhada até o local é agradável e vale a visita.
Modrý Kostol svátej Alžebety (Igreja Azul ou Igreja de Santa Isabel)
Na realidade, a bela e aconchegante Igreja Azul de Bratislava chama-se Igreja de Santa Isabel. A igreja Kostol svätej Alžbety tem seu telhado na cor azul, assim como toda sua fachada é recoberta com tijolos esmaltados nesta cor. Além disto, a igreja tem belos mosaicos e cerâmicas pintadas.
A igreja é tão primorosa que um modelo dela foi escolhido para representar a Eslováquia no parque Mini-Europe, em Bruxelas.
Bezručova, 811.
Viagem privada de meio dia a Bratislava saindo de Viena
Prírodovedné múzeum (Museum de História Natural)
O acervo deste museu mostra a biodiversidade da Eslováquia e conta com mais de 2,4 milhões de objetos. Inclusive, ele está entre os museus europeus de história natural mais significativos. As coleções do museu incluem mineralogia, petrologia, paleontologia, antropologia, botânica e zoologia.
Abre de 3ª-domingo, 09-17h.
Na beira do Danúbio, Vajanského nábrežie 2.
Mirbach Palác (Palácio Mirbach)
Outra atração de Bratislava é este Palácio, que foi construído no século XVIII em estilo rococó. Além disso, seu último dono, Emil Mirbach, deixou-o para a cidade para o mesmo ser usado como uma galeria. Com efeito, ele conta com coleções barrocas de pintura e escultura, e ainda abriga exposições temporárias.
Abre de 3ª-domingo, entre 11-18h.
Františkánske námestie, 11, Staré Mesto.
Múzeum Zidovskej Kultúry (Museu da Cultura Judaica)
O museu conta a história, costumes e tradições da comunidade judaica na Eslováquia. Deste modo, você pode conhecer a história deste povo no país através de fotografias e documentos em exibição.
Aberto de domingo-6ª-feira, das 10-16h30.
Židovská 297/17, Staré Mesto.
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-car”]
>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.[/vc_message]
QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ESLOVÁQUIA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!
Hotel em Bratislava
Minha sugestão ao escolher seu hotel em Bratislava é hospedar perto das atrações turísticas. Ou seja, o mais próximo possível do centro turístico de Bratislava, que é bem compacto. Desse modo, você pode aproveitar muito mais a viagem, já que vai estar a poucos passos das principais atrações. Fora que é um grande ganho de tempo, principalmente para aqueles que vão passar pouco tempo na cidade.
Então, faça sua reserva nos hotéis na Eslováquia por aqui. A gente recomenda o Booking, onde você encontra as melhores opções e melhores preços!
Booking.comCarro
Certamente, o carro é uma excelente maneira de se deslocar pela Eslováquia. Apesar de você não precisar de um carro para visitar Bratislava, a minha dica é alugar um carro caso você planeje passear pelo país. Assim como, para aqueles que pretendem viajar entre Viena e Bratislava, o carro é uma mão na roda. Inclusive, ainda tem um Outlet no caminho, quase chegando na Eslováquia! Se você estiver de carro pode dar uma paradinha e tentar achar algumas barganhas.
Minha dica é usar o site RentCars, como eu sempre faço quando alugo carros nas minhas viagens. Aiás, este site é um buscador que compara preços das locadoras. Assim como dá o melhor custo-benefício de todas elas. Geralmente sai bem mais barato do que deixar para pegar um carro no balcão de uma locadora. Já que ao fazer isto, você vai pagar a tarifa cheia. Fora que ainda não se corre o risco de ficar sem carro…
Se você quiser mais informações, nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. O post sobre aluguel de carros no exterior tem ótimas dicas. Assim ali você pode economizar muito ao alugar um carro na sua viagem.
+ Como é alugar carro pela RentCars!
Ingressos Antecipados para as atrações
Sem dúvida, eu sou do time que planeja uma viagem antecipadamente. Desse modo, já descobri que planejamento tem como sinônimo economia. Quem reserva antes, paga menos. Principalmente na Europa. Mas não só isto, hoje em dia as filas pras atrações em geral estão imensas. Como eu detesto perder tempo em filas, sempre me planejo. Por isto, acho importante comprar todos os ingressos das atrações e excursões com antecedência.
Nada pior que perder horas na fila para entrar nas atrações ou ficar se fazer aquele tour porque não tem mais vaga, não é mesmo? Então, evite estes aborrecimentos! Compre seus tours antecipadamente!
Com toda certeza, um dos melhores sites para encontrar passeios e comprar ingressos é o Get Your Guide. Certamente, ele é um dos maiores do mundo e muito confiável. Aliás, eu mesma já comprei diversos passeios e ingressos por ele e recomendo. Com efeito, é muito fácil e rápido efetuar a compra online. Além disso, você encontra todos os passeios e excursões pela Eslováquia e Bratislava, sempre com preços excelentes.
Leia mais:
+ O CASTELO DE BRATISLAVA, UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DA CIDADE!
+ 12 ATRAÇÕES PARA VISITAR EM VIENA
+ A IMPERDÍVEL WIENER RIESENRAD: A LINDA RODA GIGANTE DE VIENA
Vale a pena comprar antecipadamente: