Quando se fala nas cidades mais românticas do mundo, Veneza na Itália chega ser quase unanimidade. Uma cidade muito difícil de ser descrita para quem nunca esteve lá, afinal a La Serenissima realmente é única. Então, para entender melhor como é formada esta cidade, só vendo ela de cima, preferencialmente do Campanile di San Marco em Veneza!
Sim, esta linda torre de sinos que enfeita belissimamente a Praça de São Marcos em Veneza pode ser escalada. Assim sendo, esta visita é aquele tipo 2 em um. Pois, além de visitar um monumento histórico tão bonito e importante da cidade, de quebra a gente tem uma vista arrasadora da cidade, do Canal Grande e de todos os arredores. O Campanile di San Marco em Veneza é o lugar certo para quem quer ver a cidade do seu ponto mais alto e apreciar toda sua beleza. Imperdível!
+ O QUE FAZER EM VENEZA: DIVERSAS DICAS E ATRAÇÕES!
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem antes de embarcar! Pois você sabia que ele é obrigatório nas viagens para a Europa? Então, não corra o risco de não poder entrar na Europa por não ter um seguro internacional. Faça já o seu!
Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.
+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR
+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!
[/vc_message]
O Campanile di San Marco em Veneza
Campanile di San Marco em Veneza
O Campanário de São Marcos é a torre do sino da Basílica de São Marcos, que fica bem a sua frente. Assim como, ambos estão localizados na importante Piazza San Marco (Praça de São Marcos), que é um dos símbolos mais conhecidos de Veneza.
Inclusive, o Campanário de São Marcos é a construção mais alta de Veneza. Então, por este motivo, em dias claros, a gente consegue ver até os Dolomites (alpes italianos) no horizonte.
Veneza: Ingresso Prioritário Palácio Ducal
História do Campanile di San Marco em Veneza
Certamente, não há lugar melhor para contemplar o panorama da cidade de Veneza do que do alto do Campanário. Por isto, durante sua longa história, esta torre esteve presente em diversos fatos históricos. Sem dúvida, um dos mais importantes foi quando Galileu Galilei usou o campanário de São Marcos como um observatório para estudar os céus. Inclusive, foi de lá que em 21 de agosto de 1609 ele fez a demonstração do seu telescópio para o Doge de Veneza, Antonio Priuli.
Nos tempos pré-romanos, por cerca do século IX, sabe-se que já existia um campanário neste lugar. Entretanto, a estrutura foi construída e destruída inúmeras vezes entre os séc. XII e XIV. Até que finalmente atingiu sua forma atual numa restauração entre 1511 e 1514.
Mas em 14 de julho de 1902 a torre sofreu um colapso e desabou devido a falhas na sua estrutura. A nova torre começou a ser reconstruída em 1903. Finalmente foi inaugurada em 1912 após ser reerguida a imagem e semelhança da antiga torre externamente. Entretanto, por dentro, foram utilizadas as mais modernas técnicas de construção da época, para que esta sim, durasse muito tempo e não sofresse problemas de estrutura.
Excursão Sem Fila à Basílica de São Marcos e Palácio Ducal
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]
Reserve seu hotel na Itália ou Veneza por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.
[/vc_message]
Sobre o Campanile de São Marcos
A maior parte do prédio é simplesmente uma estrutura de tijolos simples, encimado por um campanário em arco que abriga cinco sinos. A torre é uma construção de alvenaria quadrada (12 metros de largura) que serve como base para a torre piramidal que tem no topo um anjo dourado.
O Campanile di San Marco em Veneza tem 98,6 metros de altura e fica em um canto da Praça de São Marcos, perto da Basílica de San Marco e do Palazzo Ducale. Originalmente a torre foi construída para servir de orientação às embarcações que se aproximavam da cidade. Atualmente é o melhor ponto de observação de Veneza.
Excursão para as Ilhas de Murano, Burano e Torcello
Decoração do Campanile di San Marco
A base da torre é decorada pelo Logetta, um ornamentado adicionado entre 1538-1545. O design barroco com mármore de baixos-relevos e esculturas de bronze foi criado por Jacopo Sansovino, um arquiteto e escultor de Florença. Os baixos-relevos retratam cenas alegóricas com deuses que representam Veneza, Creta e Chipre.
No topo do Campanário de São Marcos fica outra seção de tijolos, em cujas faces são decorados com leões andando (em honra do Evangelista São Marcos) e a Deusa da Justiça (la Giustizia), a representação feminina de Veneza.
O topo da torre é coroado por um pináculo piramidal, no qual tem no topo um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel de 3 metros de altura. Aliás, a estátua possui asas que são empurradas pelo vento, fazendo-a girar. Inclusive, dizem que quando o anjo está de frente para a Basílica, significa que eles terão “água alta” (enchentes).
Veneza: Passeio Particular de Gôndola para até 6 Pessoas
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]
Você consegue viajar sem celular?
Não dá nem pra imaginar uma viagem sem estar conectado, não é mesmo?! Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!
[/vc_message]
Sinos
Sem dúvida, os sinos do campanário tinham uma função. Então, os cinco sinos tinham a missão de comunicar cinco mensagens diferentes ao povo veneziano. Dessa forma, o maior – Marangona – assinalava o início e fim de cada dia de trabalho. Assim como, o segundo – Nona – tocava ao meio dia. O terceiro – Mezza Terza – chamava os senadores para o Palácio dos Doges. já o quarto – Trottiera – convocava os magistrados do Maggior Consiglio. Por fim, o menor – il Maleficio – era tocado para anunciar as execuções de prisioneiros que pendiam em gaiolas até a metade das paredes da torre. Os sinos ainda são tocados até hoje, mas apenas para manter a tradição e entreter os turistas.
Informações Prática sobre o Campanile di San Marco em Veneza
Endereço do Campanile di San Marco
Piazza San Marco, 30124 Veneza.
[vc_gmaps link=”#E-8_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”]
Como chegar
Pegar o vaporetto Actv 1 ou 2 e descer na parada San Marco. O vaporetto 2 faz a viagem mais rapidamente, já que faz menos paradas.
A partir de Roma: passeio de 1 dia bate e volta de trem para Veneza
Subida ao Campanile di San Marco
A subida é feita por elevador.
Bilhetes
Adultos: €12.
Gratuito para crianças até 6 anos.
(valores atualizados em maio de 2023)
Horário
Diariamente aberto. Entretanto, os horários de abertura variam durante o ano:
Outubro: entre 09-19h.
Novembro – Março/Abril (Páscoa): 09h30-20h.
Março/Abril (Páscoa) – Junho: 09h-20h.
Julho – Setembro: 09-21h.
Veneza: Ingresso Coleção Peggy Guggenheim
Dicas
– Normalmente existem filas para subir no campanário, mas elas não costumam demorar muito. Então, quem estiver com pressa (ou quer poupar dinheiro), tente visitar o campanário de San Giorgio Maggiore. Não é tão alto, mas tem boas vistas. Ainda é menos agitado, fora que o bilhete de entrada custa mais barato.
– Na bilheteira existe um guarda-volumes (pago) e um balcão onde você pode alugar um áudio-guia. Certamente, eu indico pegar um para conhecer mais detalhes sobre o campanário e arredores.
Onde se hospedar em Veneza?
Booking.comLeia mais sobre a Itália:
+ AS PONTES MAIS FAMOSAS DE VENEZA
+ CONHECENDO A ARENA DE VERONA
+ QUER VER VERONA DO ALTO? TORRE DEI LAMBERTI É O LUGAR CERTO!
+ LAGO DI GARDA, UM DOS LAGOS MAIS LINDOS DA ITÁLIA
+ BARDOLINO, NO LAGO DI GARDA: UNINDO VINHEDOS E BOA VIDA
Vale a pena comprar antecipadamente:
Respostas de 3
Na próxima visita a Veneza, eu vou subir a torre do campanario.