Você deve estar se perguntando, mas existem Castelos no Canadá?! Na verdade, os prédios históricos que vamos falar nesse artigo, são os famosos hotéis de luxo do Canadá que tem formato de castelo, ou mansões magníficas, e que (quase) todos nós podemos nos hospedar.
Esses “hoteis-castelos” do Canadá, em sua maioria, foram construídos no final do século XIX ou início do século XX durante ou logo após a construção da linha de trem que cruza o Canadá de leste a oeste.
No Canadá, eles foram conhecidos como “Railway Gran Hotels” (Grandes Hotéis da estrada de ferro). Isso porque, a arquitetura desses hotéis de luxo remontam a idéia romântica das citadelas europeias.
Hoje, a maioria desses hotéis pertencem a rede Fairmont, ou seja, uma rede que te como princípio unir arquitetura icônica e luxo. Para se ter uma ideia, só no Canadá, eles possuem 19 propriedades nesse estilo. A título de curiosidade, desde 2016, o Fairmont faz parte do Grupo Accor.
Já me hospedei em alguns desses hotéis aqui no Canadá e já visitei todos os outros. Para quem gosta de um luxo-clássico, certamente recomendo muito! Do contrário, como a maioria dos hotéis do mundo, você pode entrar para apreciar o interior ou experimentar alguns de seus restaurantes, e depois seguir para outro lugar!
Compras no Canadá – dicas e guia por produto!
Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?
Onde ver aurora boreal no Canadá
Hotéis Castelos no Canadá
1- Château Lake Louise – Banff, Alberta
Localizado as margens do belíssimo Lago Louise, dentro do Banff National Park, quem vai visitar as rochosas canadenses, não sabe se se encanta mais com o visual turqueza do lago ou com a arquitetura do Château Lake Louise.
O hotel é aberto o ano inteiro, sendo assim, a paisagem e as atividades de lazer mudam de acordo com a estação do ano. Além disso, você também pode usá-lo como base para estação de esqui no inverno ou como início de suas trilhas no verão.
Celebridades reais como Príncipe Rainier de Monaco, Rainha Elizabeth II e Príncipe Phillip já se hospedaram ali!
Endereço: 111 Lake Louise Dr, Lake Louise, AB T0L 1E0
Clique aqui para fazer sua reserva.
Outras dicas das Rochosas:
- Montanhas Rochosas do Canadá – quando ir, clima e roteiro
- Roteiro de carro de Vancouver a Banff
- Lake Louise no inverno | Lago Louise no Canadá!
Traslado e Passeios em Banf e Lake Louise:
- Traslado do aeroporto de Calgary a Banff
- Ingresso para a gôndola de Banff
- Passe de Ônibus Hop-On Hop-Off em Banff
2- Banff Springs Hotel – Banff, Alberta
Aberto em 1888, o Banff Springs Hotel é o “castelo no Canadá” que fica encravado no meio das Montanhas Rochosas. Parece que ele saiu de dentro da paisagem, sabe?
O gerente da Canadian Pacific Railway, William Cornelius Van Horne, foi um dos propulsores do turismo na região das rochosas no final do século XIX. Certamente, um tiro certeiro, pois hoje a região de Banff é uma das mais visitadas em todo Canadá.
Uma de suas frases icônica foi: “Se não podemos exportar o cenário, teremos que importar turistas”. E ele tem toda razão, pois se você nunca pensou em visitar as rochosas canadenses, você PRECISA ir para lá! Um dos lugares mais bonitos que já visitei na vida!!!
Endereço: 405 Spray Ave, Banff, AB T1L 1J4
Clique aqui para fazer sua reserva.
Mais dicas do Canadá:
- Parques Nacionais mais bonitos dos Canadá
- Lugares incríveis no Canadá (que você talvez nem saiba que existe)
Mais passeios pelas rochosas:
- Voo de helicóptero com caminhada de exploração nas rochosas
- Experiência gastronômica no Banff Springs Hotel
- Banff para Jasper: passeio turístico (somente ida)
3- Chateau Frontenac – Quebec City, Quebec
Diz a lenda que o Chateau Frontenac, o castelo de Quebec, é o hotel mais fotografado do mundo! Daqueles hotéis que vale conhecer por dentro e por fora! Independente dessa história ser verídica, certamente ele é um prédio icônico.
Acima disso, sua localização no topo da colina é bastante privilegiada, pois assim como Salvador na Bahia, Quebec City possui a cidade alta e a cidade baixa.
O Chateau Frontenac, assim como a histórica vila de Quebec City são um pedacinho da Europa no meio do Canadá. Sério mesmo, passear por ali parece que estamos em outro país. Decerto, um programa delicioso para curtir em um ou muitos dias!
Endereço: 1 Rue des Carrières, Ville de Québec, QC G1R
Clique aqui para fazer sua reserva.
Outras sugestões em Quebec:
Passeios em Quebec City e arredores:
- Cidade de Quebec: Cruzeiro Turístico
- Excursão para Cataratas Montmorency e Ile d’Orleans
- Excursão para observação de baleias em Baie-Ste-Catherine
4 – Chateau Laurier – Ottawa, Ontário
Localizado logo ao lado do Parlamento do Canadá, ou seja, a sede do governo federal do Canadá, o Chateau Laurier segue imponente na colina de Ottawa.
Construído em 1912, no estilo francês renascentistas, certamente nenhuma economia foi feita para que o hotel oferecesse luxo e requinte para seus hóspedes, especialmente por se localizar na capital federal do Canadá.
Uma curiosidade é que o magnata que foi responsável por sua construção, Charles Melville Hays, morreu no acidente do Titanic dias antes da data marcada para a inauguração do Chateau Laurier. Devido ao ocorrido, o hotel acabou abrindo suas portas alguns meses depois.
Endereço: 1 Rideau St, Ottawa, ON K1N 8S7
Clique aqui para fazer sua reserva.
Não perca essas dicas de Ottawa:
- O que fazer em Ottawa – principais atrações e roteiro
- Festival das Tulipas em Ottawa
- Ottawa com crianças (duas atividades diferentes)
Passeios em Ottawa e região
- Bilhete Ônibus Hop-On Hop-Off em Ottawa
- Ingresso para o Museu Canadense de História (imperdível!)
- Aluguel de bicicleta de 4 ou 8 horas
5 – Empress Hotel – Victoria, British Columbia
O Empress Hotel, mais um “hotel castelo do Canadá”, foi inaugurado em 1908 no estilo “eduardiano”, isto é, moda que dominou o Reino Unido e suas colônias durante a primeira década do século XX, quando o Rei Eduardo VII sucedeu sua mãe, a Rainha Victoria.
Independe de se hospedar ou não no hotel, vale experimentar o high tea (café da tarde sofisticado) do Empress. Certamente, ele é um dos mais famosos do Canadá.
E antes que me esqueça, vale muito a pena conhecer Victoria, nem que seja para fazer um bate e volta de Vancouver. Mas se puder ficar uma ou duas noites, ainda melhor.
Endereço: 721 Government St, Victoria, BC V8W 1W5
Clique aqui para fazer sua reserva.
Dicas de região de Victoria e Vancouver
- Os Lagos mais bonitos do Canadá
- Roteiro: 3 a 5 dias em Vancouver
- Jardins e Parques em Vancouver e Victoria
Excursões para ir de Vancouver a Victoria:
- Excursão Turística 1 Dia a Victoria (hidroavião, balsa e traslado)
- Excursão à Victoria e Jardins Butchart (balsa e traslado)
- Victoria: Excursão de observação de baleias no Zodiac
6 – Le Manoir Richelieu – Chalevoix, Quebec
O hotel-castelo Le Manoir Richelieu fica localizado aos pés do Rio St. Lawrence, ao norte de Quebec City. Além dele ser lindíssimo, ele també. oferece uma ótima base para conhecer a bela região de Charlevoix, no Canadá.
O hotel oferece atividades de inverno como cross-country skiing and snowshoeing. Do mesmo modo, no restante do ano, os hóspedes podem fazer passeio para ver baleia nos fiordes de Quebec ou aproveitar as montanhas da região para fazer trilhas. Além disso, é claro, é um paraíso para quem gosta de praticar golf.
Endereço: 181 Rue Richelieu, La Malbaie, QC G5A 1X7
Clique aqui para fazer sua reserva.
O Canadá tem lugares incríveis:
Passeios de baleia pela região:
7 – Fairmont Palliser – Calgary, Alberta
O hotel mais antigo e luxuoso de Calgary, está localizado em um dos endereços mais privilegiados de downtown. Certamente, impossível passar por ele não notar esse prédio imenso.
O Fairmont Palliser foi inaugurado em 1914 e seu design relembra as linhas geométricas de Chicago, contudo ele não tem aquele ar de castelo. Mas, sem dúvida, é um marco da arquitetura da cidade.
Endereço: 133 9 Ave SW, Calgary, AB T2P 2M3
Clique aqui para fazer sua reserva.
Posts relacionados:
Tours e Traslados em Calgary
8 – Le Château Montebello – Montebello, Quebec
De todos os “castelos no Canadá” que te apresentei até agora, o Château Montebello é o mais diferente de todos, pois sua construção foi feita com toras de madeira. Ele tem um estilo rústico-chic que o faz muito especial.
O Château Montebello, fica entre as cidade de Ottawa e Montreal. Além disso, logo ali do lado se encontra o incrível Parc Omega, um zoológico (estilo safari) com animais canadenses que eu recomendo muito, sem contar a charmosa vila de Mont Tremblant.
Endereço: 392 Rue Notre Dame, Montebello, QC J0V 1L0
Clique aqui para fazer sua reserva.
Conheça mais do Canadá:
Royal York – Toronto, Ontário
O Royal York Hotel está localizado no coração de Toronto, ou seja, logo em frente a Union Station (estação central) e início do distrito financeiro da cidade.
Sem dúvida um dos marcos arquitetônicos de Toronto, e símbolo de glamour e luxo. Mesmo que você não possa se hospedar no Royal York, certamente recomendo muito que você entre no lobby para observar sua construção e detalhes.
Você pode aproveitar para conhecer o Path, isto é, rua subterrânea de Toronto. Para isso, basta descer no subsolo do hotel que encontrará a conexão com o Path!
Endereço: 100 Front St W, Toronto, ON M5J 1E3, Canada
Clique aqui para fazer sua reserva.
Dicas para conhecer Toronto:
- O que fazer em Toronto – 25 dicas imperdíveis!
- Onde ficar em Toronto (dicas de hotéis e melhores bairros)
- Transporte público em Toronto – como usar e dicas
Atrações incríveis de Toronto:
- Assista um jogo de basquete Toronto Raptors (NBA)!!!
- Toronto: 48 Horas para o Ônibus Hop-On Hop-Off
- Passeio para Niágara Falls com motorista que fala português
Conclusão sobre os Castelos no Canadá
Como você pode ver, os castelos no Canadá são “fake news” (risos), mas arquitetura e história que essas construções carregam são gigantes e faz parte de um emaranhado de peças que hoje faz do Canadá um dos países mais incríveis do mundo.
Espero que tenham gostado dessa lista e prédios históricos do Canadá e fique aqui no Viajoteca, pois temos muitas dicas de viagem para você!
Respostas de 6
Oi Mirella!
Poderia me ajudar com uma dica? Visitar o Canadá pela primeira vez em janeiro seria algo muito difícil? Tenho um filho de 7 anos e não consigo imaginar um roteiro legal para ele. Ama animais e natureza, sei que o Canadá é um paraíso, mas considerando temperaturas muito negativas me assusta um pouco.
Obrigada!!
Oi Manuela, Tudo jóia?
Janeiro não é um mês fácil para ficar saracotiando por aí, porque é bem frio mesmo.
Mas se focar a viagem em aprender a esquiar e curtir o frio, pode ser uma ideia.
A natureza nessa época é mais branquinha (risos).
Oii! 🙂
Vou fazer um intercâmbio em toronto ano que vem, em setembro. Meu curso é pela parte da tarde e tem duração de 4 semanas.
O que você me recomendaria conhecer? (Nada muito caro, sou estudante hahah)
Abraços!
Oi Re,
Tem tanta coisa para fazer, que poderia escrever um livro (risos).
Recomendo você começar suas pesquisas do que fazer em Toronto por aqui: https://www.viajoteca.com/guia-de-viagem-toronto/
E obviamente, acompanhar o blog, pois sempre trago novidades de Toronto, cidade que resido.
Abs
Oi Mirella! O viajoteca sempre com muita cultura e dicas diferenciadas… tudo isto torna o site único! Sou fã! Parabéns! Adorei! Gostaria de saber se você trabalha ou indica alguém que desenvolva roteiros personalizados na América do Norte? Um abraço!!
Oi Dai,
Super obrigada pelas palavras sobre o blog, estou com sorriso dando lacinho 🙂
Eu conheço quem faz roteiro personalizado para NY, mas não para América do Norte… vou ficar de olho e te aviso.
Beijos